6ª Sessão Ordinária do mês de Novembro - Novembro Azul (25/11).

por Ascom publicado 25/11/2015 11h36, última modificação 25/11/2015 11h36
Acontece nesse momento no Plenário da Câmara Municipal de Gurupi, a 6ª Sessão Ordinária da mês. Excepcionalmente, como o mês de novembro é dedicado aos cuidados da saúde do homem e atendendo ao pedido do Vereador Zé Henrique a Câmara Municipal convidou o Médico Álvaro Rocha de Alencar para ministrar uma palestra voltada ao Câncer de Próstata.
6ª Sessão Ordinária do mês de Novembro - Novembro Azul (25/11).

ASCOM/CÂMARA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O exame de toque leva de 10 a 15 segundos. “A única coisa que o especialista faz é introduzir o dedo na região retal (canal que liga o ânus ao reto) para verificar se existe alguma alteração na próstata”. 
O exame físico dá informações sobre o volume, consistência, presença de irregularidades, limites, sensibilidade e mobilidade da próstata. "Se o órgão está inchado, o que é um sintoma anormal, o dedo não chega a ser introduzido por inteiro", explica o doutor.

“Estamos contribuindo de alguma forma, para melhoria e a prevenção, o poder legislativo sempre estará disposto a apoiar todas as campanha”, destaca o presidente da Câmara.