Fortes pede esclarecimento ao Estado sobre a demora do resultado de exames de mamografias e cirurgias no HRG

por Ascom publicado 01/11/2017 10h15, última modificação 01/11/2017 10h17
O tempo para entrega dos resultados não deveria ultrapassar 30 dias, entretanto conforme divulgado recentemente pela imprensa o HRG não entrega resultados de exames há 5 meses e não aderiu a campanha do Outubro Rosa.

Diante da extrema importância em atender a população feminina de Gurupi e Região da necessidade do autoexame e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, o vereador Eduardo Fortes (PSDB), solicitou no último dia, 17, em Sessão Ordinária, Requerimento ao Secretário Estadual de Saúde, Marcos Musafir, esclarecimento e a agilização nos exames, resultados, laudos e cirurgias agendadas referentes à mamografia do Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Recentemente, foi divulgado na imprensa que há cinco meses o HRG não fez a entrega dos resultados dos exames de mamografias no (HRG), que chega há cinco meses. Devido a esse atraso, o hospital não aderiu ao Outubro Rosa. Com a inércia do Governo Estadual, o parlamentar ressalta sua indignação sobre essa demora.

“Uma vez que, este tipo de atendimento está prejudicado, pois muitas mulheres estão esperando por um resultado, e que em muitos casos estes pacientes já poderiam estar em fase de tratamento ou até mesmo curadas. Sem contar ainda que esta demora acarreta em uma fila de grande espera para novos agendamentos. Temos que cobrar do governo, essa demora não pode está acontecendo. Estamos vivendo uma saúde precária diante dos nossos olhos”, lamenta Eduardo Fortes.

Segundo a reportagem do G1 Tocantins, publicada no último dia 04 deste mês, pelo menos 150 pacientes esperam o exame em Gurupi; são 483 mulheres aguardando em todo o estado. No mesmo dia da publicação na imprensa, Eduardo Fortes usou sua rede social para desabafar a sua revolta no descaso da saúde pública do Governo Estadual, e reforçou que estará cobrando essa agilidade em atender as demandas relacionadas à saúde pública de Gurupi e Região Sul.

Ainda de acordo com a informação, o tempo de espera não deveria ultrapassar 30 dias. O HRG além de atender os pacientes de Gurupi, o setor de mamografia do hospital atende ainda pacientes de 17 cidades da Região Sul do estado.

Segundo o INCA, o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.

Sesau

Em resposta ao vereador Eduardo Fortes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enviou uma nota informando que houve um problema pontual com a empresa terceirizada responsável pela emissão dos laudos de mamografia realizadas no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Conforme a nota, a situação será regularizada com a contratação de equipe técnica para executar este trabalho em força tarefa e normalizar a situação até o final deste mês (outubro).

Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes