Notas da sessão plenária dessa quinta-feira

por Ascom publicado 08/06/2017 12h34, última modificação 08/06/2017 12h34
Dentre as solicitações apresentadas durante a terceira sessão ordinária da Câmara de Gurupi, ocorrida na manhã dessa quinta-feira, 08, está a solicitação de redução da taxa de esgoto no município de Gurupi, atenção à coleta seletiva, internet grátis na cidade e disponibilização de vacina domiciliar.
Notas da sessão plenária dessa quinta-feira

Para Ataíde Leiteiro a taxa de esgoto cobrada sobre o consumo de água é abusiva.

Taxa de esgoto

O vereador Ataíde Leiteiro (PPS), solicitou ao prefeito de Gurupi que reduza de 80% para 50% a taxa de esgoto cobrada dos consumidores gurupiense.  Atualmente a taxa cobrada corresponde a 80% sobre o valor do consumo de água. “Um pai de família que consuma 100,00 terá que pagar 180,00, é abusivo esse valor, e a prefeitura tem toda autonomia para mudar esse percentual por meio de Lei”. O vereador conta ainda que cidades como Araguaína e Tocantinópolis já reduziram a taxa para 50%, e que o Tribunal de Justiça do Tocantins já deu parecer favorável com relação a esse preceito.

Projeto de Lei

Idosos, pessoas com deficiência motora, multideficiência profunda com dificuldade de locomoção, doenças incapacitivas e degenerativa poderão ser contemplados com vacinação domiciliar sempre que necessitarem, o que garante o Projeto de Lei do vereador Sargento Jenilson (PRTB), apresentado hoje, caso seja aprovado.

Inclusão digital

Outra solicitação do parlamentar é a disponibilização por parte do munícipio de pontos gratuitos de internet a começar pelo centro da cidade e posteriormente estender aos bairros. Ele lembrou que Gurupi já tem estrutura para receber. A vereadora Miriam Lustosa (PMDB) lembrou que essa é uma solicitação antiga e também uma promessa feita ainda em 2012. Sargento Jenilson destacou que a verba já havia sido disponibilizada, mas o projeto nunca foi executado.

Coleta seletiva

César da Farmácia (DEM) e Jair Souza (PMDB) indicaram ao prefeito municipal a instalação de coleta seletiva de lixo e programa de recolhimento continuo de recicláveis nas escolas de Gurupi. Já o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) requereu que seja implantado coleta seletiva de óleo de cozinha para promover reaproveitamento contribuindo com o meio ambiente e ainda gerando oportunidade de renda.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 20 de junho.