Primeira sessão de maio têm Projetos de Leis voltados a atender demandas da saúde e educação

por Ascom publicado 09/05/2017 14h47, última modificação 09/05/2017 14h47
Na manhã dessa terça-feira, 09, aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Gurupi a 1ª sessão ordinária do mês de maio.

Saúde

O vereador Ivanilson Marinho (PMDB), protocolou Projeto de Lei (PL) que obriga Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Rede Pública Municipal a fixar em suas dependências, e em local de fácil visualização e consulta um painel informativo com a listagem completa dos medicamentos fornecidos pela Prefeitura Municipal de Gurupi disponíveis para retirada imediata. Veja detalhes sobre o projeto AQUI.

Já o PL 023/2017l de autoria do vice-presidente da Casa de Leis, Zezinho da Lafiche (PROS), institui o “Programa Saúde Vocal”, destinado aos profissionais da educação do município de Gurupi. “Esses profissionais utilizam a voz com tanta frequência, tornando-se comum que apresentem problemas como falta de ar, rouquidão e alguns casos mais graves em que que podem até perder a voz”, justificou o vereador.

Educação

Alunos, pais ou responsáveis que tenham alguma doença incapacitante, deficiência ou mobilidade reduzida, devem ter prioridade ao se matricularem em escolas ou centros municipais de educação e terem preferência quanto aos mais próximos de suas residências, é o que define o PL021/2017  também apresentado pelo vereador Ivanilson Marinho.

Os PLs foram lidos em plenário e encaminhados para as comissões temáticas onde serão apreciados.

Outro assuntos

Ataíde Leiteiro (PPS) solicitou por meio de requerimento a regularização fundiária dos imóveis localizados nas ruas 18 e 19-A, entre as avenidas Bahia e Brasília, no Setor Leste.

Apoiado por todos os vereadores, Cláudio do Trevo (PSB) comentou que que os moradores do povoado Trevo da Praia sofrem com a falta de uma ambulância para atender a comunidade, e pediu o secretário de saúde do município que disponibilize uma para o povoado.

O vereador Jair Souza (PMDB) requereu o imediato funcionamento das Unidades Básicas de Saúdes (UBS) Clara da Mota e Silva, Unidade Buritis e Comunidade Loteamento Irmãos Ferreira.

Indicações ao executivo

César da Farmácia (DEM), fez indicação ao Executivo Municipal para que elabore um Projeto de Lei para implantar a disciplina de Educação no Trânsito na grade curricular das escolas municipais.

Sargento Jenilson (PRTB) sugeriu a criação do Programa Para o Fornecimento de Uniformes para alunos da educação infantil e fundamental na Rede Municipal de Ensino de Gurupi.

A Câmara Municipal convida a todos a participarem nessa quarta-feira, 10, da segunda sessão ordinária do mês de maio.