Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose está em tramitação

por Ascom publicado 23/08/2017 11h25, última modificação 23/08/2017 11h25
O vice-presidente da Câmara Legislativa de Gurupi, Zezinho da Lafiche (PROS), apresentou um Projeto de Lei (PL) para que seja instituída no calendário do município a Semana Controle e Combate à leishmaniose.

Conforme o texto do PL será celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto como data inicial, tendo como objetivo intensificar e ampliar ações de prevenção e combate a leishmaniose visceral (calazar), leishmaniose cutânea, e leishmaniose mucocutânea, humano e animal em todo o município de Gurupi.

Conforme o projeto, as ações a serem realizadas envolvem a conscientização da comunidade, inclusive com relação ao combate do mosquito transmissor da doença.

“As atividades previstas dentro do plano de intensificação e ampliação abrange a capacitação de agentes comunitários, médicos e enfermeiros; coleta de amostras de sangue dos animais caninos para análise; borrifação das residências em áreas prioritárias; realização de manejo ambiental (recolhimento do lixo e descarte adequado); distribuição de material informativo sobre a doença”, explicou.

A propositura entrará em vigor depois que for aprovada em todas as comissões, votada em plenário e posteriormente sancionada pelo prefeito.

Josy Donato/Ascom CMG