Regularização fundiária e leishmaniose foram os principais assuntos debatidos na sessão dessa terça-feira

por Ascom publicado 22/08/2017 12h45, última modificação 23/08/2017 11h26
Nesse mês de agosto, a imprensa divulgou que diversos casos de leishmaniose (calazar) foram registrados em Gurupi. Durante a sessão de hoje, 22, os vereadores cobraram intensificação de ações de combate e prevenção a doença. Outro tema discutido durante o trabalho legislativo foi sobre a regularização fundiária.

O debate foi levantado depois que o vereador Wendel Gomides (PDT) apresentou requerimento pedindo a regularização fundiária de um bairro, e duas ruas do centro de Gurupi.

Foram apresentados dois requerimentos de autoria do vereador Wendel Gomides, destinados à secretaria de infraestrutura do município. Gomides comentou que existem vários imóveis em situação irregular no setor Leste, próximo à saída para o Peixe, e também nas ruas 15 e 16 entre as Avenidas Pernambuco e Ceará. “Essas famílias esperam ansiosas pela regularização de seus imóveis, ganham as famílias e ganha o município”.

Leishmaniose

O vice-presidente da casa, Zezinho da Lafiche (PROS), apresentou um projeto de Lei para que seja instituída no calendário do município a semana de combate à leishmaniose. O parlamentar pediu ainda por meio de requerimento que sejam intensificadas e ampliadas as ações de combate à doença. “Há dois anos perdi meu irmão vítima de calazar, na época o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fez uma ação intensificada durante uns três meses, se essa ação tivesse continuado talvez não teríamos tido outro caso fatal. É preciso realizar um trabalho intensificado, se isso acontecer vamos conseguir erradicar essa doença” disse o vice-presidente da Casa.

No mesmo sentido o vereador Sargento Jenilson solicitou ao Coordenador do CCZ para que seja realizada, em caráter de urgência, a aquisição e distribuição das vacinas e coleiras para ajudar na prevenção da doença.

“Estamos solicitando pelo menos a vacina canina, pois uma médica veterinária de uma clínica aqui da cidade disse que dos 120 testes feitos naquela clínica 80 foram positivos para leishmaniose. E não podemos esquecer que tivemos um alerta muito triste esse mês; o falecimento do bebê de 10 meses”.

A vereadora Mirian Lustosa (PMDB) que subscreveu a matéria completou: “durante o tempo em que foi tratado com seriedade, diminuiu muito os casos no município, mas nesses últimos tempos foi deixado de lado, então devemos cobrar para que seja atendida com urgência essa solicitação”.

André Caixeta (PSB) informou que esteve no CCZ e que o trabalho já está sendo intensificado “porém para que as coleiras sejam possibilitadas é preciso que o Ministério da Saúde libere, e o coordenador do CCZ me disse que está tendo dificuldade com relação a isso”.

A próxima sessão ordinária acontece nessa quarta-feira, 23, as 09h no plenário da Câmara Legislativa de Gurupi.

Sobre leishmaniose

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas ( protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico da pessoa ou animal infectado. Sua transmissão se dá por meio de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que , dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui.

Josy Donato/Ascom CMG