Sargento Jenilson visita Guarda Municipal de Lagoa da Confusão e defende implantação do serviço em Gurupi

por Ascom publicado 18/04/2018 12h21, última modificação 18/04/2018 12h21
A finalidade da visita foi conhecer o modelo de trabalho dos guardas municipais da cidade de Lagoa da Confusão, distante 216 km de Palmas.

Em 2017 o vereador sargento Jenilson (PRTB) teve requerimento de sua autoria, em que solicitou a implantação da Guarda Municipal Armada em Gurupi, aprovado pela Câmara Legislativa de Gurupi, no entanto ainda não recebeu nenhuma resposta do executivo municipal.

Conforme o vereador, durante a visita, os responsáveis pela execução do serviço na cidade informaram que após a implantação da guarda municipal teria sido constatado diminuição de ocorrências de criminalidade no município. “Observamos durante a nossa visitação como é realizado o trabalho deles, que hoje contam com 32 câmaras vídeomonitoramento, que é realizado pela prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Meio Ambiente, no período diurno e pelos agentes da Guarda Civil Municipal no período noturno trazendo agilidade aos serviços de combate a criminalidade”, observou Jenilson.

Ao fazer um balanço do resultado das operações realizadas em conjunto com a Polícia Militar num período de pouco mais de três meses, a comandante da Guarda Municipal de Lagoa da Confusão, Taiany Ribeiro, informou que nesse período foram apreendidas quatro armas de fogo, efetuada a prisão de  10 traficantes, 16 ladrões e um homicida do Primeiro Comando da Capital (PCC), além de terem sido recuperados 67 veículos furtados.

“O trabalho em prol da segurança pública tem se intensificado a cada dia e ganhou mais força com a criação da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar em Lagoa da Confusão, contamos com o apoio do prefeito da cidade”, disse a comandante.

Sargento Jenilson continua defendendo a implantação de uma Guarda Municipal em Gurupi e acredita que será de grande ajuda no combate a criminalidade em Gurupi, ressaltando que nestes últimos meses a cidade tem sido destaque no que se refere a homicídios e tentativas de homicídios. Só nestes primeiros 4 meses do ano foram registrados 31 homicídios e 29 tentativas.

“Precisamos desenvolver um trabalho como esse em Gurupi, a população vem sendo vitima da criminalidade e com ajuda da Guarda Municipal diminuiria esses números, somando esses serviços e trazendo números positivos para a nossa cidade”, pontuou o parlamentar.

Jenilson disse ainda que “apesar da previsão legal na Lei Orgânica (LO) de Gurupi e as diversas proposituras deste e de outros gabinetes, o município nunca deliberou sobre a implementação da guarda municipal armada conforme Lei Federal 13.022/2014”, concluiu.