Sistema de saúde pública de Gurupi deve passar a contar com o Cartão-Receita

por Ascom publicado 31/08/2017 09h56, última modificação 31/08/2017 09h56
A iniciativa é o vereador Jair Souza, do PMDB.

Por meio de projeto de lei apresentado na sessão de quarta-feira (30), da Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Jair Souza (PMDB), propõe a criação do Cartão-Receita, destinado à renovação automática das receitas de medicamentos para doenças crônicas previamente diagnosticadas aos usuários dos hospitais, Unidade de Pronto-Atendimento e demais unidades de saúde do município de Gurupi e dá outras providências.

“São medicamentos de uso contínuo e controlado que terão a renovação automática das receitas através do Cartão-Receita”, explica o vereador, lembrando que são consideradas doenças crônicas, aquelas que preveem a utilização de medicamentos de uso contínuo, tais como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, cardiopatia, vasculares, epilepsia, HIV/Aids, dentre outras diagnosticadas.

Pelo projeto de Jair Souza, o Cartão-Receita terá a validade de um ano e será renovado a partir da autorização médica. Sendo que a Secretaria de Saúde de Gurupi ficará responsável pela confecção do cartão e a devida fiscalização de sua utilização.

Jair Souza argumentou, ainda, que existem no sistema público de saúde, procedimentos burocráticos, que ao invés de resolver certas situações, acabam por atrasar e até emperrar o atendimento à saúde da população, por isso, tomou a iniciativa de propor esta Lei para resolver um problema constante de muitos   usuários das unidades de  saúde de Gurupi.

Muitos pacientes, mesmo com o seu diagnóstico definido, são obrigados a passar mensalmente pelo médico, apenas para pegar uma receita, pois precisam ser medicados ininterruptamente.

“O que ocorre é que na grande maioria dos casos, as pessoas que necessitam destes medicamentos já têm uma idade avançada e mensalmente passam por uma maratona que já começa para marcar a consulta e, muitas vezes, as pessoas são obrigadas a esperar por vários dias para serem atendidos, apenas para retirar a sua receita. Com a implantação do Cartão-Receita, certamente, o atendimento a essas pessoas que apenas querem a receita para adquirir o seu remédio, será agilizado”, finalizou Jair Souza

Zacarias Martins- Ascom/Ver. Jair Souza