Superintendente do banco Santander visita Câmara de Gurupi para prestar esclarecimentos sobre exposição ‘Queermuseu’

por Ascom publicado 30/11/2017 19h15, última modificação 30/11/2017 19h18
A visita foi uma resposta a Moção de Repúdio enviada em outubro pela Câmara Municipal de Gurupi ao Banco Santander Cultural.

A Moção de Repúdio foi apresentada pelo vereador Ivanilson Marinho (PMDB) e aprovada por unanimidade no dia 17 de outubro passado. Ao justificar a moção, o vereador disse que a discussão não poderia passar em branco em nenhuma cidade do Brasil. “As cenas expostas no referido evento exibiram total desrespeito aos símbolos do Cristianismo, visto que a imagem de Jesus Cristo crucificado, o derramamento de sangue e a cruz simbolizam o sacrifício pago por Cristo como plano de Salvação de Deus para os homens”. Para o vereador a exposição caracterizou-se como “uma afronta aos cristãos e as famílias, bem como a fé de milhares de fiéis que foram expostos as terríveis cenas de escárnio”.

O Superintendente da instituição em Brasília, Nivton Fernandes, esteve na Câmara na manhã de hoje, 30, representando o Banco Santander que por meio do Santader Cultural patrocinou o evento. Fernandes disse a repercussão gerada por meia da polêmica deixou aprendizado a instituição. “ Aprendemos muito com o que aconteceu, e inclusive modificamos o nosso sistema de seleção de obras para outras exposições, mas deixamos claro que respeitamos as diferentes ideologias e diversidades e que o Santander tem orgulho em ter em seu quadro de , que são em torno de 47 mil, pessoas de várias religiões e ideologias e temos muito respeito por todos”, explanou.

O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues, ressaltou a importância do banco ter enviado um representante, para prestar os esclarecimentos. “ Nós não esperávamos que viria alguém, e agradecemos essa consideração que o banco está tendo conosco, de fato nós nos preocupamos naquilo que pode ferir a base das famílias, e mesmo que tenha acontecido em outra cidade, estamos fazendo nossa parte para evitar algo do tipo aqui em nossa cidade”, frisou.

Também participaram da reunião, os vereadores André Caixeta (PSB), Claúdio do Trevo (PSB), Zezinho da Lafiche (PRÓS), Mirian Lustosa (PMDB), Jair Souza (PMDB) e Marilis Fernandes (PDT), além de alguns representantes religiosos da cidade.

Entenda a polêmica

Intitulada “Queermuseu-Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, a exposição ficou em cartaz por menos de um mês na cidade de Porto Alegre (RS) e exibiu  . A mostra foi cancelada um mês antes do prazo previsto para o término devido aos inúmeros protestos nas redes sociais acusando várias obras de artes de fazerem apologia à pedofilia, à zoofilia e ao vilipêndio religioso.