Unidades de Saúde de Gurupi devem contar com o Cartão de Vacinação Eletrônico

por Ascom publicado 12/04/2018 11h45, última modificação 12/04/2018 11h45
A iniciativa é do vereador Jair Souza (MDB).
Unidades de Saúde de Gurupi devem contar com o Cartão de Vacinação Eletrônico

Foto: Zacarias Martins

O vereador Jair Souza (MDB), apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a criação do Cartão de Vacinação Eletrônico no âmbito do município e dá outras providências.

O projeto prevê que os  dados referentes à vacinação deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados, por qualquer Unidade de Saúde Municipal de Gurupi, com acesso à internet.

Jair Souza  destaca que será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde  de Gurupi a criação de infraestrutura necessária para a informatização do novo sistema de vacinação, bem como, a criação do banco de dados para o armazenamento das informações sobre a vacinação, e o treinamento para que os profissionais possam manter esse banco de dados atualizado.

Praticidade

Na defesa do seu projeto de Lei, Jair Souza lembra que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, porém, o parlamentar ressalta que muita gente não sabe é que o cartão de vacinas é um documento indispensável para crianças, adolescentes, adultos e também para idosos.

“É comum encontrarmos adultos que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há pessoas que possuem dois, três ou até quatro cartões de vacinas diferentes. Também é importante guardar todos os cartões recebidos durante a vacinação, pois somente dessa forma será possível acompanhar o histórico de imunização”, lembra o parlamentar

Segundo Jair Souza, seu  projeto de Lei  tem a finalidade de solucionar vários problemas causados pela reforma e material ineficaz utilizado na confecção do atual cartão de vacina, argumentando que esse cartão contém informações de extrema relevância que precisam ser preservadas por toda vida. Informações essas, que muitas vezes são perdidas pelo mau uso, armazenamento inadequado ou até a perda do cartão.

“Propomos que os dados dos cidadãos vacinados deverão ser salvos em um banco de dados eletrônico, evitando qualquer confusão ou conflito de informações, como saber se já recebeu determinada vacina ou não, ou receber a mesma vacina duas vezes sem perceber. É interessante citar que a perda ou danificação deste cartão implica no aumento de gastos custeados pela Municipalidade, pois a pessoa que perdeu o cartão acaba perdendo junto com ele todas as informações que constava, consequentemente, comprometendo sua imunização por tomar vacinas de forma inadequada, colocando em risco a saúde da população”, finalizou o vereador Jair Souza.

Zacarias Martins

Ascom/Vereador Jair Souza