Ivanilson Marinho apoia implantação do Projeto Meu Amigo Polvo em Gurupi

por Ascom publicado 18/10/2017 14h05, última modificação 18/10/2017 14h08
O Projeto surgiu na Dinamarca em 2013 é já atua em 15 países, incluindo o Brasil em que alguns estados aderiu ao programa. O Hospital Regional de Gurupi possui uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal que atende em média 45 prematuros por ano.
Ivanilson Marinho apoia implantação do Projeto Meu Amigo Polvo em Gurupi

Divulgação

O Vereador Ivanilson Marinho recebeu na manhã desta quarta-feira, 18, a coordenadora do UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal) do Hospital Regional de Gurupi enfermeira Débora Sara Lima Rezende e a fisioterapeuta do UCIN Kênia Nogueira Ayres Argeo.

A equipe do UCIN apresentaram ao Vereador o Projeto Octo que costura e doa polvos de crochê para bebês prematuros em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatais. A intenção é que, quando abraçado, o brinquedo transmita calma e proteção ao recém-nascido, causando a sensação de segurança parecida à do útero materno.

O Projeto surgiu na Dinamarca em 2013 é já atua em 15 países. No Brasil, este projeto já se estendeu em alguns estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. No Tocantins, o Hospital Regional de Gurupi possui uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal que atende em média 45 prematuros por ano.

A unidade possui a primeira etapa do Método Canguru, que é uma assistência humanizada ao prematuro de baixo peso. Com o objetivo de melhorar a assistência ao neonatal a equipe da UCIN pretende implantar o Projeto Meu Amigo Polvo (Projeto Octo) em Gurupi.  Todo prematuro estável que for internado na UCIN ganhará um amigo polvo, faram parte do projeto os recém-nascidos prematuros, de baixo peso, de choro fácil, filhos de mães com dependência química.

O Projeto Meu Amigo Polvo pretende dar melhor conforto aos prematuros garantindo calma e segurança, humanizar a assistência neonatal, diminuir o tempo de internação hospitalar, melhor os níveis de saturação e frequência cardíaca, melhora no ganho de peso e diminuição de perda acidental de dispositivo com sondas, tubos e fios.
Esta iniciativa faz parte do Novembro Roxo Campanha Mundial da Prematuridade, que ocorre ao logo de todo o mês se concentrando do dia 17 de Novembro.

Verusca Santos/Ascom Ver. Ivanilson Marinho