Notícias

por adm publicado 13/07/2023 16h01, última modificação 13/07/2023 16h01

LOA é aprovada pela Câmara de Vereadores

por Ascom publicado 16/12/2015 11h50, última modificação 16/12/2015 12h25
A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 foi aprovada na Câmara Municipal de Gurupi na sessão desta quarta-feira (16/12). A LOA define as prioridades e metas a serem atingidas no ano.A aprovação foi feita por todos os vereadores com a exceção do Vereador Gleydson Nato que está de atestado médico.
LOA é aprovada pela Câmara de Vereadores

ASCOM/CÂMARA

A Câmara Municipal de Gurupi aprovou e sancionou para o ano de 2016 que estima o montante financeiro de 294.850.780,96 (duzentos e noventa e quatro milhões, oitocentos e cinquenta mil, setecentos e oitenta reais e noventa e seis centavos). Compreendendo, nos termos do art. 165 § 5º da Constituição Federal:

Orçamento Fiscal, Orçamento de Seguridade Social e Orçamento de Investimento das Empresas que o Município direta ou indiretamente detém a maioria do Capital Social com direito a voto.

Sessões Ordinárias do mês de Fevereiro/2016.

por Ascom publicado 01/02/2016 12h22, última modificação 01/02/2016 12h22
Sessões Ordinárias do mês de Fevereiro/2016.

ASCOM/CÂMARA

Participem das Sessões, sua participação é essencial  para o crescimento de Gurupi.

Câmara de Gurupi realiza 1ª Sessão Ordinária do ano de 2016.

por Ascom publicado 02/02/2016 12h25, última modificação 02/02/2016 13h05
Dando inicio aos trabalhos legislativos do ano de 2016, a Câmara Municipal de Gurupi realiza na manhã desta terça-feira 02 de fevereiro a 1ª Sessão Ordinária do mês.
Câmara de Gurupi realiza 1ª Sessão Ordinária do ano de 2016.

ASCOM/CÂMARA

Em pauta estão além de Projetos de Lei, Moção de Pesar, requerimentos e indicações.

De autoria do Vereador Ivanilson Marinho, foi requerida ao Secretário de Infraestrutura, a pavimentação asfáltica no Jardim dos Buritis e indicação para a pavimentação asfáltica das ruas do Setor São Jorge.O Vereador Wendel Gomides requerer a construção de meios fios no Setor Parque das Acácias, tendo em vista que há muitos anos o asfalto do setor está concluído e a falta do meio fio vem causando danos aos trabalhos já realizados. Outro requerimento apresentado pelo vereador é a implantação de cursinho pré vestibular gratuito para alunos da rede pública de ensino de nossa cidade.

Vereador Ataide solicita através de requerimento e indicação a construção de um calçadão para realização de caminhadas na Avenida Antonio Nunes da Silva, saindo do Setor Sol Nascente até aos Setores Campo Bello I e II, atendendo assim aos moradores daquelas localidades.

A implantação de um Colégio Militar em Gurupi de parceria com a Polícia Militar do Estado do Tocantins com a Secretaria Municipal de Educação é requerida pela Vereadora Marilis Fernandes.

Destinados ao Secretário Municipal de Infraestrutura dois requerimentos de autoria do Vereador Valdônio Rodrigues para a conclusão das ruas 03 até a Rua 19ª entre as avenidas Santos Dumont e Aeroporto III e conclusão da pavimentação asfáltica nas ruas Lenival Correia Ferreira, João Oscar, Edson Vieira dos Santos, André Faria dos Santos e Antônio Ricardo Medeiros, localizadas no Setor Alto da Boa Vista.

O requerimento de Nº 115/16 apresentado pelo Vereador Dr. Macêdo institui a campanha permanente de prevenção do câncer ginecológico e mamário. Outro requerimento também apresentado pelo Vereador solicita exames oftalmológicos gratuitos para alunos na rede municipal de ensino.

A disponibilização de um profissional em enfermagem para acompanhar pacientes com encaminhamentos para realização de exames e tratamentos na cidade de Palmas-TO, é requerido pelo Vereador Walter Junior.

O Vereador Erley Brito “Lêca”, apresentou requerimento destinado a revitalização da Praça da Igreja do Senhor do Bonfim, no Jardim Sevilha, com a construção de uma quadra poliesportiva, iluminação, bancos e jardinagem, visando atender a comunidade daquela região.

 

Vereadores da bancada da base do Prefeito Municipal desta casa, votam a favor para revogar Decreto nº 0057/2016.

por Ascom publicado 03/02/2016 13h26, última modificação 03/02/2016 13h26
Vereadores da Câmara Municipal, subscreveram a revogação do Decreto nº 0057/2016, que fixa novos valores das tabelas de serviços contidos no Código Tributário Municipal.
Vereadores da bancada da base do Prefeito Municipal desta casa, votam a favor para revogar Decreto nº 0057/2016.

ASCOM/CÂMARA

A presente indicação tem como objetivo provocar o Poder Executivo, utilizando o princípio de autotutela, prevista no direito administrativo para revogar o Decreto que fixou valores no Código Tributário. “Por ser um período de crise, com redução dos Recursos do Governo Federal e Estadual, e com tantos problemas que a comunidade, comerciantes e empresários vem enfrentando, necessário possibilitar alternativas a comunidade gurupiense continue seus investimentos, e aumentar taxas de serviços ou a carga tributária, na visão dos economistas não é a melhor saída para enfrentar a crise”, fundamentou a bancada.

Vereador Professor Cabo Carlos, usa a tribuna para cobrar Projeto do Executivo.

por Ascom publicado 16/02/2016 12h53, última modificação 16/02/2016 12h53
No uso da tribuna na manhã desta terça-feira o Vereador Professor Cabo Carlos, aproveitou a oportunidade para cobrar o Executivo Municipal apresentação do projeto.
Vereador Professor Cabo Carlos, usa a tribuna para cobrar Projeto do Executivo.

ASCOM/CÂMARA

Segundo o Vereador, um certo Projeto que ainda não foi protocolado na Câmara Municipal, que altera o contrato de pedagogos para ocupar os cargos de coordenador, supervisor e orientador educacional para escolas municipais. Os professores cobram dos Vereadores um posicionamento, no entanto nada pode ser feito, pois o referido ainda não passou por esta casa, o que vem causando constrangimentos aos nobres Vereadores, " O parlamentar só tem uma arma  "a tribuna", e o executivo "a caneta", portanto nada pode ser feito até que os vereadores discutam o projeto.

Presidente da Câmara de Gurupi participa da cerimônia de aula inaugural do ano letivo da Rede Estadual de Ensino.

por Ascom publicado 19/02/2016 13h55, última modificação 19/02/2016 21h38
A abertura oficial do ano letivo de 2016 foi realizada na quadra de esportes do Colégio Estadual CEM de Gurupi.
Presidente da Câmara de Gurupi participa da cerimônia de aula inaugural do ano letivo da Rede Estadual de Ensino.

ASCOM/CÂMARA

Momento em que também foi realizado o lançamento Nacional da Campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, apresentações voltadas ao combate e a prevenção das doenças causadas pelo mosquito foi apresentada por alunos da rede de ensino.

 

O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Educação, Juventude e Esporte Adão Francisco de Oliveira, Ministro Helder Barbalho da Secretaria de Portos da Presidência da República, do Prefeito Laurez Moreira, Presidente da Câmara Wendel Gomides, Secretários de Saúde e Educação do Município, Deputada Federal Josi Nunes, Vice Governadora Claudia Lelis, Comandante do 4º BPM Major Flávio Santos, representantes do MEC e do Ministério da Saúde, dentre outras autoridades.

Vereador Lêca requer a implantação do CER em Gurupi.

por Ascom publicado 23/02/2016 12h10, última modificação 23/02/2016 12h10
Requer que seja Instituída a Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (Portaria nº 793, de 24/04/2012 – Ministério da Saúde), bem como, incentivos financeiros de investimentos e de custeio para o Componente Atenção Especializada da Rede (Portaria nº 835, de 25/04/2012 – Ministério da Saúde), no município de Gurupi.
Vereador Lêca requer a implantação do CER em Gurupi.

Assessoria do Vereador

O CER (Centros Especializados em Reabilitação) é um ponto de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território, e poderá ser organizado das seguintes formas:

I - CER composto por dois serviços de reabilitação habilitados - CER II;

II - CER composto por três serviços de reabilitação habilitados - CER III; e

III - CER composto por quatro ou mais serviços de reabilitação habilitados - CER IV.

O atendimento no CER será realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e sua família.

O CER poderá constituir rede de pesquisa e inovação tecnológica em reabilitação e ser polo de qualificação profissional no campo da reabilitação, por meio da educação permanente.

O CER contará com transporte sanitário, por meio de veículos adaptados, com objetivo de garantir o acesso da pessoa com deficiência aos pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde.

O transporte sanitário poderá ser utilizado por pessoas com deficiência que não apresentem condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transporte convencional ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos.

Segundo o Vereador, “Implantar o CER em Gurupi, facilitará para os moradores do nosso município e da região sul do nosso estado, a terem acesso mais fácil ao tratamento, pois nos dias atuais as pessoas que necessitam desse tipo de cuidado especial em Gurupi, precisam se deslocar para a capital Palmas ou para outros estados em busca de atendimento, na maioria das vezes não tendo condições financeiras e nem físicas para esse deslocamento.”

 

Aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 09/16

por Ascom publicado 24/02/2016 11h55, última modificação 24/02/2016 12h13
Aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei Nº 09/16 de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a alteração da Lei Municipal nº 2.244
Aprovado pela Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 09/16

ASCOM/CÂMARA

Em Sessão Extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 24 de Fevereiro foi aprovado em sua forma original o Projeto de Lei N. 09/16 de autoria do Poder Executivo  que dispõe sobre a alteração da Lei Municipal nº 2.244, de 03 de dezembro de 2015, sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério Público do Município.

A lei aprovada em dezembro de 2015 pelo legislativo sofreu alteração no texto original, estabelecendo que nas funções de Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional, Supervisor e Inspetor Escolar deveriam ser lotados servidores públicos efetivos, isto vinha prejudicando de forma significativa o funcionamento das Unidades Escolares e a Secretaria Municipal de Educação, visto que, são funções de suporte pedagógico ao trabalho dos professores e consequentemente, a ausência desses profissionais afeta diretamente a qualidade do ensino.

  Com duas semanas de aula foi constatado que em 11 escolas das 18 estavam com déficit nas funções de Coordenadores Pedagógicos e Orientador Educacional e a SEMEG com Supervisor e Inspetor Escolar devido ao desinteresse dos profissionais em assumir essa função, visto que a carga horaria do professor em sala é mais atrativa e flexível do que essas funções que exigem 8 horas diárias de efetivo trabalho do profissional.

A alteração feita e aprovada pelos Vereadores desta casa se fez necessária uma vez que tais profissionais são de suma importância nas unidades escolares. 

Vereador Valdônio Rodrigues cobra a conclusão de pavimentação asfáltica em vários setores de Gurupi.

por Ascom publicado 25/02/2016 12h22, última modificação 25/02/2016 12h22
A falta de pavimentação asfáltica em diversos setores da cidade tem sido motivo de reclamação de moradores que buscam uma alternativa para se livrarem da poeira, buracos e da lama. Neste sentido o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) solicitou ao Poder Executivo medidas voltadas aos moradores dos setores Residencial Daniela, Alto da Boa Vista e Waldir Lins.Para fortalecer a luta destes moradores, o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) apresentou na última Sessão três requerimentos, todos eles dirigidos ao Secretário Municipal de Infraestrutura de Gurupi, Sr. Gerson José de Oliveira, solicitando a conclusão da pavimentação asfáltica das vias públicas do setor Residencial Daniela e também a conclusão da pavimentação asfáltica nas ruas Lenival correia Ferreira; João Oscar; Edson Vieira dos Santos; André Faria dos Santos e António Ricardo Medeiros, que se localiza entre as avenidas – Oeste (Residencial Daniela) e Honorina Alves Furtado (Alto da Boa Vista) e, por último, a conclusão da pavimentação asfáltica no Setor Waldir Lins.
Vereador Valdônio Rodrigues cobra a conclusão de pavimentação asfáltica em vários setores de Gurupi.

Assessoria do Vereador

“Como representante da comunidade estou cobrando para que se possa colocar em prática o que já foi muito discutido, pois entendo que as cobranças dos moradores, que chegaram a se organizaram em grupos de redes sociais para fortalecer a luta em defesa da pavimentação asfáltica com meio fio e melhorias em seus setores. Entendo que tudo isso deve ser feito com prioridade e, assim o Poder Público Municipal possa sanar os constrangimentos em face da carência apresentadas, sendo que alguns moradores sofrem com a poeira no verão e na época da chuva com a lama e buracos. Além do mais a conclusão do asfaltamento do setor irá contribuir para a valorização dos imóveis da localidade, bem como proporcionará a urbanização de terrenos baldios e conforto, bem-estar, melhor qualidade de vida e saúde à população”, defende o vereador Valdônio Rodrigues.

 

Calendário das Sessões Ordinárias do mês de Março.

por Ascom publicado 26/02/2016 11h25, última modificação 26/02/2016 11h28
Calendário das Sessões Ordinárias do mês de Março.

ASCOM/CÂMARA

Participem das Sessões, sua participação é essencial  para o crescimento de Gurupi.

O Vereador Zé Henrique apresentou Indicação ao Poder Executivo Municipal para implantação do IPTU proporcional.

por Ascom publicado 02/03/2016 11h04, última modificação 02/03/2016 11h04
O Vereador Zé Henrique apresentou Indicação ao Poder Executivo Municipal para implantação do IPTU PROPORCIONAL, ou seja, desconto de 20% no valor do IPTU para cada ausência dos melhoramentos urbanos que são: meio-fio ou pavimentação, com canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgotos sanitários; rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar; e escola primária ou posto de saúde à distância máxima de 03 (três) quilômetros do imóvel considerado.
O Vereador Zé Henrique apresentou Indicação ao Poder Executivo Municipal para implantação do IPTU proporcional.

Assessoria do Vereador

De acordo com o Art. 9 do Código Tributário Municipal, define-se Zona Urbana como aquela que possua no mínimo dois dos melhoramentos acima expostos.

Atualmente a cidade enfrenta inúmeros transtornos frente às intempéries naturais, em bairros mais abastados, e extremas dificuldades de acesso a infraestrutura básica, em bairros menos favorecidos, embora tenham obrigações tributárias similares aos de bairros que possuem amplo acesso a infraestrutura básica.

Na busca por soluções factíveis e viáveis para a correção desta "injustiça" tributária propomos que o pagamento deste tributo ocorra de forma proporcional.

Nossa busca é pela cobrança justa de tributos aos contribuintes do município e pela promoção da infraestrutura básica aos bairros de Gurupi.

 

O vereador Ataíde solicita ao Prefeito o cumprimento do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais- REFIS.

por Ascom publicado 03/03/2016 10h10, última modificação 03/03/2016 10h10
Visando a regularização de créditos tributários de competência do Município de Gurupi, inclusive créditos inscritos na dívida ativa e ajuizados, relativos à Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza- ISSQN, Taxas e Contribuições.
O vereador Ataíde solicita ao Prefeito o cumprimento do Programa de Recuperação de Créditos Fiscais- REFIS.

Assessoria do Vereador

Com a finalidade de propiciar e incentivar a população a regularização dos tributos, bem como viabilizar e aumentar o incremento da receita tributária do Município.

A Indicação busca dar ao contribuinte que possui débitos na Fazenda Municipal a possibilidade de regularizar sua situação, através de parcelamento ou conforme o poder aquisitivo de cada contribuinte, com a redução de multas e juros sobre os valores lançados.

Dia Internacional da Mulher

por Ascom publicado 07/03/2016 11h38, última modificação 07/03/2016 11h38
8 de Março
Dia Internacional da Mulher

ASCOM/CÂMARA

Presidente da câmara parabeniza mulheres pelo dia internacional

por Ascom publicado 08/03/2016 10h43, última modificação 08/03/2016 10h43
Presidente da câmara parabeniza mulheres pelo dia internacional

Ascom Câmara

Por: Heliana Oliveira

 

Nessa terça-feira, 08, comemora-se o dia Internacional da Mulher, uma data marcada por lutas e conquistas. Um momento para refletir o papel da mulher na sociedade. A mulher ao longo dos anos vem conquistando grande espaço, e a cada dia lutando para vencer o preconceito e machismo que ainda existem.

 O presidente da câmara de vereadores de Gurupi, Wendel Gomides (PDT), ressalta a importância da mulher na sociedade elencando qualidades. “Sabemos que a mulher é um ser que consegue agregar muitos valores e essa frase de que ela é ‘sexo frágil’, não é verdadeira, pois ela tem uma força quase que sobrenatural e um poder surpreendente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo”, ressaltou.

 Para Wendel é importante essa ocupação da mulher no mercado e na política. “Aqui na câmara temos muitas mulheres nos gabinetes e temos a graça de termos como colegas duas parlamentares, vereadora Marílis Fernandes e Wanda Botelho que vêm desempenhando um bom trabalho. Quero parabenizá-las”, enfatizou.

 Wendel comenta que embora a mulher tenha conquistado um bom espaço na sociedade,  ainda não é o ideal, pois muitas mulheres continuam sendo vítimas de violência dentro e fora de casa, tanto física como psicológica. O vereador cita dados da Organização Mundial de Saúde que mostram que no Brasil, a cada dois minutos, uma mulher é espancada. Conforme a Organização, em 2015, o Brasil passou de sétimo para o quinto lugar no ranking mundial de assassinatos contra mulheres. “São dados alarmantes e que têm que ser mudados”, expõe.

 Segundo o Mapa da Violência, o número de mulheres assassinadas passou de 1.353, em 1980, para 4.762 em 2013, um aumento de 252%. Conforme o Mapa, a cada sete feminicídios, quatro foram praticados por pessoas que tiveram relações íntimas com as vítimas. “Isso é inadmissível. Temos que unir nossas forças para combater essa violência. A data é importante para comemorar, mas é essencial para refletir sobre as lutas e barreiras a serem vencidas”, conclui.

 

Câmara de vereadores homenageia mulheres

por Ascom publicado 08/03/2016 10h56, última modificação 08/03/2016 10h56
Nessa terça-feira, 08, data que marca a comemoração da luta das mulheres, a presidência da Câmara de Vereadores ofereceu uma homenagem e café da manhã especial às servidoras.
Câmara de vereadores homenageia mulheres

Kennya Victor

 

Por: Heliana Oliveira

 

O momento de confraternização trouxe uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

A abertura das homenagens foi feita pelo diretor geral, Sérgio Pereira, representando o presidente Wendel Gomides, que destacou a importância do ser feminino na cidade e do trabalho delas desempenhado na câmara.

A vereadora Marílis Fernandes lembrou que essa data foi marcada pelo assassinato de trabalhadoras que reivindicavam melhorias e que o dia 08 é uma data para refletir a luta diária para vencer as desigualdades e conquistar um mundo melhor. “Somos importantes, como mãe, educadora, amiga e um ser que faz a diferença na nossa comunidade”, ressaltou.

O vereador Jonas Barros enfatizou que a mulher desempenha o papel mais importante na sociedade, pois é ela a responsável pela educação de uma família. O vereador ressaltou que a mulher na política é menos corruptível que o homem. O parlamentar também comentou sobre os espaços que a mulher tem ocupado a cada dia. “Lembro que há alguns anos entrávamos em faculdades e cursos como engenharia, direito, medicina, e outros, eram preenchidos na maioria por homens e hoje vemos o inverso”, explanou.

O vereador Ataíde Salgado enfatizou que a mulher é o esteio da família e é importante em toda a sociedade. Segundo ele, o papel dela na política é essencial. “A mulher sabe lidar com várias situações por isso é especial. Quero parabenizar a todas as mulheres, especialmente, as servidoras dessa Casa”, pontuou.

O vereador Ivanilson relatou que desde o princípio a mulher teve um papel importante e confirmou isso com passagens bíblicas. “Após Jesus ser crucificado não havia nenhum homem ali, mas apenas mulheres. A bíblia ainda diz que o homem quando encontra uma mulher, encontra uma preciosidade”, comentou afirmando que as mulheres devem ser veneradas todos os dias, pois fazem a diferença na família e na vida pública.

A procurada da Câmara, Mírian Fernandes, explanou que a mulher além de ser o esteio da família, é da sociedade, pois é ela quem educa. “A mulher é quem forma seres para ser úteis, ou, inúteis. Nossa tarefa é árdua e devemos permanecer fortes e trabalharmos para cada dia sermos mais”, finalizou.

Ivanilson Marinho solicita melhorias na infraestrutura dos pontos de ônibus

por Ascom publicado 09/03/2016 11h30, última modificação 09/03/2016 11h30
Os pontos de ônibus de Gurupi estão praticamente sem infraestrutura alguma. Para minimizar os problemas de quem usa o trasporte coletivo, o vereador Ivanilson apresenta indicação para reforma
Ivanilson Marinho solicita melhorias na infraestrutura dos pontos de ônibus

Ascom Vereador


Por: Verusca Santos


Quem necessita usar o transporte coletivo em Gurupi enfrenta algumas dificuldades, pois os pontos de ônibus praticamente não têm infraestrutura e são marcados por uma sinalização vertical, sem qualquer proteção. Os usuários ficam expostos ao sol e à chuva. Para minimizar esse problema o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) apresentou indicação ao Prefeito Municipal para reforma e construção de pontos de ônibus adequados, substituindo a atual sinalização encontrada em alguns pontos da cidade e requerendo a imediata substituição dos pontos por outros com a devida infraestrutura necessária para proteção do sol e chuva.

 Segundo o vereador, os pontos de ônibus encontram-se em situação de abandono, não possuem cobertura e assentos, ferindo inclusive a dignidade humana. Os usuários do transporte coletivo municipal têm que aguardarem os circulares em pé.

  

Asfalto

 Outra reivindicação do vereador Ivanilson Marinho e a pavimentação asfáltica no Setor Jardim Daniela solicitação feita por requerimento que tem com objetivo proporcionar aos moradores melhor qualidade de vida, pois ainda sofre com a falta de infraestrutura principalmente com as condições do asfalto. O revestimento asfáltico trará para os moradores do local melhoria de acesso, bem como mais segurança.  (Ascom Vereador Ivanilson Marinho). 

Jonas apresenta Moção de Aplausos ao empresário Oswaldo Stival

por Ascom publicado 10/03/2016 12h07, última modificação 10/03/2016 12h07
Oswaldo Stival é um grande empreendedor de Gurupi e segundo Jonas isso justifica a Moção
Jonas apresenta Moção de Aplausos ao empresário Oswaldo Stival

Divulgação

 

Por: Heliana Oliveira

 

O empresário gurupiense, Oswaldo Stival, toma posse nessa quinta-feira, 10, como membro da diretoria da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto) eleita para o quadriênio 2016/2020. Oswaldo, que é sócio proprietário da Cooperfrigu e ainda presidente do Sindicato das Indústrias Frigoríficos de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes /TO), é um dos maiores empregadores de Gurupi e sua empresa tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. Em razão disso o vereador Jonas Barros (PV) vai apresentar na próxima sessão, que acontecerá na terça-feira, 15, uma Moção de Aplausos ao empresário.

 Segundo Jonas, essa Moção é uma forma de reconhecer os relevantes trabalhos da família Stival prestados a Gurupi. “Ao longo dos anos a empresa da família Stival tem ocupado espaços levando o nome da nossa cidade para fora do Brasil, pois é uma grande exportadora de carnes, e além de tudo, é uma grande empregadora com responsabilidade social”, destaca.

 Para Jonas, a presença de Oswaldo na Fieto é uma grande oportunidade para a região Sul. “Precisamos aproveitar esse momento da investidura dele na Fieto e colocar Gurupi no mapa da industrialização”, finalizou. 

Câmara de Gurupi restaura galeria de fotos de ex-presidentes

por Ascom publicado 11/03/2016 11h10, última modificação 11/03/2016 11h10
A Câmara Municipal de Gurupi restaurou e modernizou recentemente o Memorial Legislativo Gurupiense, com uma galeria de todos os ex-presidentes que já passaram pelo poder legislativo até os dias atuais.
Câmara de Gurupi restaura galeria de fotos de ex-presidentes

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

A galeria foi idealizada para o resgate e preservação da história da câmara de Gurupi desde a primeira legislatura em 1961, além de fazer parte do regimento interno da Câmara. A galeria fica exposta no plenário Salomão Lustosa Faú e pode ser visitada também no site da câmara www.gurupi.to.leg.br

Para o presidente da Câmara, vereador Wendel Gomides, esta é uma forma de homenagear os vereadores que contribuíram para o desenvolvimento de Gurupi durante essas 16 legislaturas.  “Já existiam alguns quadros na Câmara, com nomes de vereadores que já foram presidentes e algumas fotos. Nós fizemos uma pesquisa histórica, um trabalho detalhado, com base nas atas do Legislativo e chegamos a este resultado, ainda faltam algumas fotos, mas estamos providenciando. Esta foi uma forma de prestarmos reconhecimento a esses homens e mulheres que tanto contribuíram não apenas para a história da Câmara, mas também de Gurupi", relatou o presidente.

Vereador de Gurupi requer implantação do Programa do Governo Federal “MELHOR EM CASA”

por Ascom publicado 11/03/2016 11h57, última modificação 11/03/2016 11h57
O requerimento do Vereador Erley Brito “Lêca” solicita a Implantação do Programa do Governo Federal “MELHOR EM CASA” - Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD), no município de Gurupi.
Vereador de Gurupi requer implantação do Programa do Governo Federal “MELHOR EM CASA”

Assessoria do Vereador

A propositura apresentada tem por finalidade atender as pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência multiprofissional gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes, simultaneamente.

Segundo o Vereador, ”O programa também ajudará a reduzir as filas nos hospitais de emergência, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente, desde que tenha o consentimento da família”.

 

Benefícios do programa:

- Melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado, em casa, e perto da família.
- Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.
- Pacientes submetidos a cirurgias e que necessitam de recuperação poderão ser atendidos em casa, e terão redução dos riscos de contaminação e infecção.
- O Melhor em Casa representará avanços para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajudará a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.
- Estima-se (estimativa do Departamento de Atenção Básica e da Coordenação Geral de Gestão Hospitalar) que com a implantação da Atenção Domiciliar obtém-se economia de até 80% nos custos de um paciente, quando comparado ao custo desse mesmo paciente internado em um hospital.

Revisão do Plano Diretor de Gurupi inicia audiências populares nesta segunda, 14

por Ascom publicado 12/03/2016 14h50, última modificação 12/03/2016 15h03
O Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Gurupi está sendo revisado pela primeira vez e inicia um vasto cronograma de audiências públicas para a participação direta da comunidade.
Revisão do Plano Diretor de Gurupi inicia audiências populares nesta segunda, 14

Lino Vargas/Secom Gurupi

Por: Secom Gurupi

A primeira audiência envolverá 13 bairros e será realizada, nesta segunda-feira, dia 14 de março, às 19, na Escola Municipal Ulisses Guimarães, APM 02, Rua 02, Parque Das Acácias.


“Esperamos o envolvimento de toda a sociedade na elaboração de uma revisão que contemple a melhoria da qualidade de vida de todos, agora e à longo prazo também,  pois o Plano Diretor é fundamental para o crescimento ordenado do nosso Município”, destaca o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.


Coleta de informações


De acordo com a presidente do Conselho do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Gurupi, Cristina Leandro Donato, essa fase é específica para a coleta de informações e anseios da sociedade para a revisão e planejamento de ações.


“Esta será a primeira vez que o Plano Diretor passará por uma revisão, apesar de existir desde 2007 e para isso precisamos ouvir a população. Faremos uma prestação de contas também à sociedade das propostas elaboradas pelas equipes técnicas para o desenvolvimento sustentável do Município”, acrescenta a presidente. 


Bairros da Primeira Audiência


Águas Claras, Campo Belo, Jardim América, Morada do Sol, Parque dos Buritis, Parque das Acácias, Sol Nascente, Jardim Eldorado, Alto da Boa Vista, Residencial Daniela, Jardim das Bandeiras, Waldir Lins, Residencial Lago Sul.  


Mais informações:http://www.gurupi.to.gov.br 

Marilis cobra mais atenção aos produtores rurais da região por causa da pouca chuva

por Ascom publicado 14/03/2016 12h10, última modificação 14/03/2016 12h12
A pouca chuva na região sul do Estado tem provocado preocupação nos produtores rurais.
Marilis cobra mais atenção aos produtores rurais da região por causa da pouca chuva

Arquivo Pessoal

Por causa da pouca chuva ocorrida na região de Gurupi nos últimos meses, a vereadora  Marilis Fernandes (PDT),  solicitou ao prefeito Laurez Moreira (PSB), que seja declarada situação de emergência na região, por causa dos prejuízos na agricultura e pecuária, conforme indicou os boletins divulgados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

 Segundo Marilis, devido o comprometimento nos mananciais provocado pela  falta de água, a  produção agrícola e pecuária  ficam prejudicadas, afetando também a economia da região. “Isso é consequência da pouca chuva, por isso fiz o pedido ao Executivo que junto aos órgãos competentes declare situação de emergência. Essa ação acontece em todo o Estado e os documentos serão enviados ao Governo Federal para que os produtores tenham mais acesso a créditos rurais e facilidade nas negociações com as dividas”, explicou a vereadora.

  

Satisfação

  A produtora rural Ana Cristina Caetano, tem uma propriedade na região de Cariri no sul do Tocantins. “Apesar de alguns prejuízos, estou satisfeita com o empenho da vereadora junto ao executivo para que a os produtores da região sul do Estado tenham mais incentivos do Governo Federal”. (Clifton Morais – Assessoria de Imprensa). 

 

Valdônio Rodrigues justifica requerimento para conclusão da pavimentação asfáltica

por Ascom publicado 15/03/2016 12h17, última modificação 15/03/2016 12h17
O Vereador sugeriu à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Gurupi a conclusão da pavimentação asfáltica dos setores Aeroporto II e III e Vila Nova até ao aterro sanitário.
Valdônio Rodrigues justifica requerimento para conclusão da pavimentação asfáltica

Assessoria do Vereador

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Gurupi, desta terça-feira, 15 de março o vereador apresentou dois requerimentos, solicitando a conclusão da pavimentação asfáltica na Avenida Perimetal Norte no Setor Aeroporto e, em caráter de urgência, as avenidas que dão acessos às escolas, Estadual Setor Aeroporto, Estadual Hercília Carvalho da Silva  e Municipal Vila Nova.  “Defendo esses requerimentos com intuito de contribuir para a valorização de um trânsito estável, bem como proporcionará conforto, bem estar, melhor qualidade de vida e saúde a população”, disse o vereador Valdônio Rodrigues.

 

Segurança e Saúde foram discutidas na sessão dessa terça-feira

por Ascom publicado 15/03/2016 12h30, última modificação 15/03/2016 16h30
Vereadores também debaterem sobre a Feira do Agricultor no setor Nova Fronteira e a implantação de pista de caminhada na saída para Peixe.
Segurança e Saúde foram discutidas na sessão dessa terça-feira

Gil Correia

 

Por: Heliana Oliveira e Kennya Victor

A falta de segurança tem assustado aos gurupienses e esse problema tem atingido até mesmo os órgãos públicos. Na noite do último domingo, 13, a Unidade de Pronto Atendimento, localizado no setor São Lucas, foi assaltada.  Servidores e pacientes que estavam recebendo atendimento no local foram surpreendidos por bandidos que levaram celulares.  

Esse problema foi tema de discussão na câmara de vereadores durante a sessão desta terça-feira, 15, com apresentação de indicação do vereador Gleydson Nato (PR) que sugere a implantação de guarda armada no local. “A Upa encontra-se em uma área vulnerável à ação de bandidos. Os servidores ali trabalham assustados, pois não é a primeira vez que os bandidos agem lá”, comentou.

Gleydson ainda apresentou requerimento para que seja implantado semáforo no cruzamento entre a Avenida Goiás e Avenida Beira Rio. Segundo o vereador, nesse cruzamento já houve vários acidentes, sendo que um deles atingiu a vários veículos, inclusive, de servidores da Câmara.

 

 Esporte

A caminhada é uma das atividades físicas mais praticadas em Gurupi. Muitos a fazem no Parque Mutuca, mas quem mora na região leste da cidade prefere realiza-las na rodovia 242, conhecida como saída para Peixe. Os praticantes dessa atividade não contam com o espaço adequado e seguro. Pensando nisso, a vereadora Marílis Fernandes (PDT) solicita à Mesa Diretora que encaminhe o requerimento ao Supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), regional de Gurupi, Antônio Veras, que seja construída uma pista para caminhada.

“A construção dessa pista é muito importante aos moradores dos setores Vila São José e condomínio Santa Luzia e demais setores, pois esses moradores já praticam atividades naquele local sem nenhuma segurança. Com essa implantação proporcionaremos  aos que gostam de realizar as atividades com mais segurança”, ressaltou.    

 

Feira do Agricultor

A feira do agricultor realizada todas as quintas-feiras na Rua D no Setor Nova Fronteira em Gurupi, tem sido de suma importância não só para os agricultores quem têm a oportunidade de vender seus produtos, mas também para a comunidade do setor e bairros vizinhos que podem desfrutar de produtos de qualidade sem que seja necessário buscá-los nas feiras cobertas da cidade que ficam numa distância considerável da grande maioria dos bairros.

No entanto, comerciantes e clientes têm reclamado constantemente da exposição dos produtos a serem comercializados aos raios solares, que interferem consideravelmente a qualidade e durabilidade dos alimentos.

Pensando nisso o Vereador Walter Junior (PSDB) apresentou na sessão de hoje requerimento destinado ao Secretário Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Raimundo Wagner de Souza Aguiar, solicitando a disponibilização de tendas a serem instaladas na Feira, minimizando assim o problema enfrentado. "É notável que os agricultores ali localizados necessitam de uma atenção especial para que possam continuar oferecendo produtos de qualidade a população. Com atitudes simples podemos melhorar suas condições de trabalho", enfatizou o vereador

Macedo sugere a distribuição de repelentes a grávidas atendidas pelo SUS

por Ascom publicado 15/03/2016 12h38, última modificação 15/03/2016 12h38
O vereador destaca que a distribuição deve ser contínua
Macedo sugere a distribuição de repelentes a grávidas atendidas pelo SUS

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira 

 

A dengue transmitida pelo mosquito aedes aegypti há muitos anos tem preocupado os gestores e sido temas constantes de campanhas educativas. Mas nos últimos meses a preocupação aumentou, pois o mosquito também transmite chikungunya e zika vírus, sendo que esse último é apontado como o causador da microcefalia em bebês durante a gestação.

Para a proteção das gestantes é recomendado o uso de repelentes, mas há grávidas que não tem condições financeiras para garantir o uso e, pensando nessas mulheres, o vereador Dr. Macedo (PMDB) apresentou nessa terça-feira, 15, requerimento solicitando a distribuição gratuita de repelentes de insetos de eficácia comprovada  a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O vereador destaca que o objetivo é proteger a gestante de três patologias: dengue, chikungunya e zika vírus transmitidos pelo aedes aegypti e, segundo o vereador, todas essas doenças podem atingir o bebê. “Queremos proteger a gestante não apenas do zika vírus que pode causar microcefalia no bebê, mas de todas as patologias transmitidas por mosquitos”, ressaltou.

Para Dr. Macedo, se a gestante receber esse repelente gratuitamente ela terá uma gravidez tranquila. De acordo com ele, essa distribuição é simples porque as gestantes fazem o pré-natal e durante as consultas elas devem receber o repelente. “O poder público tem que ter essa política de proteção à gestante, assim como exames e consultas que são realizados”, disse

Ele ainda conta que essa entrega  deve ser contínua, não apenas nesse momento onde fala-se muito sobre o zika vírus. “Preoucupo-me porque tem gestantes que viajam e podem ser contaminadas por algum mosquito, como no caso de malária no Pará, e o repelente pode evitar a contaminação. A entrega não deve ser feita só agora e o uso não somente em Gurupi, pois a mulher quando for viajar tem que redobrar os cuidados”, salientou. 

Wendel solicita estudos para implantação de ambulatório para acompanhamento da obesidade

por Ascom publicado 15/03/2016 12h50, última modificação 15/03/2016 12h50
No Brasil está ais de 50% da população está acima do peso.
Wendel solicita estudos para implantação de ambulatório para acompanhamento da obesidade

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira/Ascom Câmara

 

Atualmente as famílias têm convivido com um problema sério que é a obesidade. É um caso de saúde pública. A projeção da Organização Mundial de Saúde é que em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões.

Os dados revelam que no Brasil mais de 50% da população está acima do peso. Entre crianças, estaria em torno de 15%.

Com esses números preocupantes, o vereador Wendel Gomides (PDT) apresentou na sessão desta terça-feira, 15, um requerimento solicitando estudos para a implantação de um ambulatório específico para orientação, controle e tratamento da obesidade em Gurupi.

“Queremos que seja feito um estudo para implantação desse ambulatório, sob a supervisão de profissionais como nutricionistas e psicólogos”.

Para o Wendel é muito importante esse acompanhamento, pois alguns consideram a obesidade apenas com um problema estético, porém é bem mais preocupante, principalmente em relação às crianças. “A obesidade influencia em vários aspectos da vida. Uma pessoa obesa tem menos disposição e rendimento em suas atividades”, explicou. 

Vereadores aprovam implantação da Ouvidoria Geral da Câmara

por Ascom publicado 15/03/2016 16h27, última modificação 15/03/2016 16h27
A Ouvidoria será um canal aberto para ouvir reclamações, sugestões e elogios da população.
Vereadores aprovam implantação da Ouvidoria Geral da Câmara

Gil Correia

 

Por: Heliana Oliveira 


O diálogo é algo imprescindível em uma relação entre a gestão pública e a sociedade. É essencial em uma instituição um canal aberto para a comunidade tirar suas dúvidas,  fazer suas reclamações e questionamentos. Diante dessa necessidade é que surge a importância de uma Ouvidoria.

A Câmara de Vereadores de Gurupi quer ampliar a comunicação entre a casa de leis e a comunidade gurupiense e para isso vai implantar a Ouvidoria Geral. O Projeto de Lei que estabelece esse departamento foi votado e aprovado por maioria absoluta na sessão desta terça-feira, 15.

De acordo com o projeto, a Ouvidoria será um canal aberto para o recebimento de solicitações, reclamações, denúncias e elogios relacionados à organização e ao funcionamento da Casa.

Segundo o presidente da Câmara, Wendel Gomides (PDT) há certa cobrança da sociedade para que seja implantado um canal de diálogo e atendendo a essa exigência da comunidade é que se faz necessário a implantação dessa Ouvidoria. “Através dessa Ouvidoria queremos estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados”, enfatizou.

Wendel explicou que será implantada uma linha exclusiva para a manutenção desse serviço e o servidor será capacitado para atender as demandas. O presidente assegurou que a criação desse órgão não acarretará prejuízos aos cofres, pois há recursos para a manutenção. Vale destacar que atuarão nesse órgão apenas dois servidores.

De acordo com um dos relatores do PL, vereador Professor Cb. Carlos (PT), esse órgão vem para assegurar de modo permanente e eficaz a preservação dos princípios da legalidade moralidade e eficiência das ações realizadas na Câmara. O relator ressalta que a criação desse serviço concretiza o direito à informação que todo cidadão tem.  

 

Projeto

Conforme o PL, o órgão tem como objetivo atender e orientar o público quanto ao acesso às informações; receber e registrar pedidos de acesso à informação; informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos; protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações, entre outras atribuições.

Entre as funções do Ouvidor estão o encaminhamento aos órgãos internos da Câmara e aos gabinetes dos vereadores as manifestações dos cidadãos, acompanhando as providências adotadas e garantindo o retorno aos interessados; produzir relatórios que expressem expectativas, demandas e nível de satisfação da sociedade e sugerir mudanças necessárias, a partir da análise das manifestações recebidas. O ouvidor também terá que manter sigilo sobre denúncias e reclamações que receber, se assim for solicitado.

Foram favoráveis à implantação da ouvidoria os vereadores: Erley Brito “Leca” (PSB), Valdônio  Rodrigues (PSB) Marílis Fernandes (PDT), Jonas Barros (PV), Walter Junior (PSDB) Professor Cabo Carlos (PT), Ivanilson Marinho (PMDB), Ataíde Salgado (PPS).

O Projeto de Lei será encaminhado ao prefeito Laurez Moreira (PSB) para sanção. 

Vereadores aprovam recomposição salarial dos professores e comissionados da Unirg

por Ascom publicado 16/03/2016 09h26, última modificação 16/03/2016 09h26
Os vereadores apreciaram e aprovaram o Projeto de Lei de autoria do Executivo que concede aos professores concursados e contratados e servidores comissionados da Fundação Unirg a recomposição das perdas salariais com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que foi de 10,67%.
Vereadores aprovam recomposição salarial dos professores e comissionados da Unirg

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira

 

O presidente da Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug), Gilberto Correia acompanhou a votação e explicou que a data-base dos servidores da Unirg é em janeiro, então de junho a outubro do ano anterior o projeto tem que ser feito para em dezembro ser enviado à câmara para ser votado, mas segundo ele, mais uma vez houve atrasos e somente entrou na pauta nessa terça-feira, 15. Porém, a recomposição já entrará na folha desse mês de forma retroativa.

“Pedimos aos vereadores que tivessem uma compreensão e acelerasse esse processo de análise e votação antes do fechamento da folha de pagamento para evitar problemas”, disse.

O relator do PL, vereador Ivanilson Marinho (PMDB), enfatizou que a recomposição das perdas inflacionárias é uma previsão constitucional. Ele explanou que o prefeito Laurez Moreira (PSB) está honrando o compromisso com os servidores. Enfatizou que não haverá nenhum prejuízo, pois há dotação orçamentária na instituição para o pagamento dessa recomposição. “Não haverá prejuízo para as atividades da academia”, assegurou.

O Projeto de Lei enfatiza que a reposição das perdas inflacionárias representa o restabelecimento do poder de compra do salário do servidor, que se não for feita, significa redução dos rendimentos.

Segundo o projeto, para a estimativa dos gastos com pessoal tomou-se como base a despesa do ano de 2015 que foi de R$ 33.170.593,25 e acrescentou-se R$ 4.480.489,65 ao ano, correspondente ao impacto imediato, chegando a R$ 37.651.082,90.

Alunos da Fundação Bradesco visitam Câmara de Gurupi

por Ascom publicado 16/03/2016 12h15, última modificação 16/03/2016 12h15
Cerca de 60 alunos do 3º ano do ensino fundamental da Fundação Bradesco em Formoso do Araguaia estiveram em visita à Câmara Municipal de Gurupi nesta manhã.
Alunos da Fundação Bradesco visitam Câmara de Gurupi

Kennya Victor/Ascom Câmara

Por: Kennya Victor

 

O objetivo é que os alunos conheçam como funciona o trabalho do legislativo, “a ideia de trazê-los ate aqui é um complemento de conteúdo aplicado em sala de aula, onde estamos estudando sobre bairros, municípios e indústria. Hoje pela manhã já visitamos alguns bairros da cidade, estivemos na indústria Tetto-Telhados Tocantins, e agora vamos encerrar assistindo à uma sessão com os vereadores, queremos que além da teoria eles vejam na prática como tudo funciona”, esclareceu a Orientadora Pedagógica Luciana Cabral.

Os alunos usaram a tribuna para fazer perguntas aos vereadores, tais como: Qual o papel do Vereador? O que é necessário para se tornar vereador? Como é o trabalho do Presidente da Câmara? Quantos dias um vereador trabalha?

Um momento de interação entre as crianças e os vereadores. Este é a segunda vez que crianças da Fundação visitam a Câmara, “quero agradecer a recepção de todos, sempre que estamos aqui nossas crianças são bem recebidas e o espaço dado a nós é muito importante, nos sentimos à vontade, obrigada pela oportunidade e por contribuírem com a complementação do nosso conteúdo iniciado em sala de aula”, agradeceu Luciana Cabral.

Transformar o Centro Poliesportivo da Unirg em Centro de Convivência é um requerimento do Vereador Wendel Gomides

por Ascom publicado 16/03/2016 12h38, última modificação 16/03/2016 12h38
Para o vereador, uma forma de usar o espaço que hoje se encontra sem funcionalidade para o bem comum da sociedade
Transformar o Centro Poliesportivo da Unirg em Centro de Convivência é um requerimento do Vereador Wendel Gomides

ASCOM/Kennya Victor

Por: Kennya Victor

 

O presidente Wendel Gomides apresentou nesta manhã, 16 de março um requerimento que solicita que o Centro Poliesportivo do Centro Universitário Unirg localizado no setor Malvinas seja transformado em um Centro de Convivência para a comunidade. A mudança possibilitará a interação dos moradores com o lazer, propiciando através da reforma da piscina, aulas de natação e hidroginástica de forma gratuita as crianças e idoso da comunidade, a reforma da quadra ainda propiciará para aulas de futsal, handebol, basquete e vôlei para crianças e pessoas da comunidade em geral, sendo sua administração podendo ser feita pelos próprios estudantes de Educação Física e Fisioterapia, como forma de estágio supervisionado.

Para o vereador, uma forma de usar o espaço que hoje se encontra sem funcionalidade para o bem comum da sociedade, “Gurupi é carente de espaços para a prática de esportes, precisamos manter nossas crianças e jovens longe da criminalidade e das drogas, o espaço já existe, precisamos adapta-lo para melhor atender a população”, esclareceu o presidente.

Acadêmicos da Unirg procuram vereadores para discutir sobre a falta de segurança no campus

por Ascom publicado 17/03/2016 10h27, última modificação 17/03/2016 10h27
Alunos reclamam da falta de estacionamento e policiamento
Acadêmicos da Unirg procuram vereadores para discutir sobre a falta de segurança no campus

Heliana Oliveira

Por: Heliana Oliveira  


Devido à falta de segurança nos campus da Fundação UnirG, acadêmicos da instituição visitaram à câmara de vereadores na quarta-feira, 17,  para solicitar aos vereadores que intercedam para que medidas sejam tomadas para conter essa onda de criminalidade. Na última segunda-feira, 14, foi roubada uma camionete de um estudante no campus e ele foi feito de refém e liberado a 80km de Gurupi.

O vereador Walter Junior (PSDB) foi o primeiro a ser contatado e sugeriu que os acadêmicos conversassem com os demais vereadores para que juntos pudessem pensar uma maneira de resolver esse problema.

Nessa quarta-feira, o vereador Jonas Barros (PV) solicitou em plenário que a Casa promova uma tribuna livre na UnirG para que esse problema seja discutido.

O vereador Professor Cabo Carlos (PT), que é um dos organizadores das audiências que discutem a segurança pública, destacou ser importante um movimento dentro da instituição.

O vereador Jonas Barros afirmou que a tribuna livre é essencial para discutir esse problema e será uma oportunidade de alunos e servidores da UnirG expor a preocupação e também da instituição apresentar uma solução.

Os alunos afirmaram que a instituição somente diz que não tem responsabilidade com a segurança fora do campus e reclamam por  ela não oferecer um estacionamento e não haver policiamento na redondeza. Segundo eles, todos sentem-se desprotegidos e roubos estão ocorrendo quase que diariamente.

Os alunos ficaram de escolher uma data para a realização da Tribuna Livre. 

Vereador requer melhores condições para comerciantes da Feira do Agricultor

por Ascom publicado 17/03/2016 10h30, última modificação 17/03/2016 10h36
Comerciantes e clientes têm reclamado constantemente da exposição dos produtos a serem comercializados aos raios solares.
Vereador requer melhores condições para comerciantes da Feira do Agricultor

Assessoria Vereador

Por: Kennya Victor

A feira do agricultor realizada todas as quintas-feiras na Rua D no Setor Nova Fronteira em Gurupi, tem sido de suma importância não só para os agricultores quem têm a oportunidade de vender seus produtos, mas também para a comunidade do setor e bairros vizinhos que podem desfrutar de produtos de qualidade sem que seja necessário buscá-los nas feiras cobertas da cidade que ficam numa distância considerável da grande maioria dos bairros.

No entanto, comerciantes e clientes têm reclamado constantemente da exposição dos produtos a serem comercializados aos raios solares, que interferem consideravelmente a qualidade e durabilidade dos alimentos.

Pensando nisso o Vereador Walter Junior (PSDB) apresentou na sessão de hoje requerimento destinado ao Secretário Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Raimundo Wagner de Souza Aguiar, solicitando a disponibilização de tendas a serem instaladas na Feira, minimizando assim o problema enfrentado. "É notável que os agricultores ali localizados necessitam de uma atenção especial para que possam continuar oferecendo produtos de qualidade a população. Com atitudes simples podemos melhorar suas condições de trabalho", enfatizou o vereador.

Presidente da Câmara recebe área para a construção da sede do Poder Legislativo

por Ascom publicado 18/03/2016 12h58, última modificação 18/03/2016 12h58
A área doada a Câmara é de 25 mil m²
Presidente da Câmara recebe área  para a construção da sede do Poder Legislativo

Kennya Victor

 

Por: Heliana Oliveira 

 

Na manhã desta sexta-feira, 18, o presidente da Câmara de Vereadores, Wendel Gomides (PDT) acompanhado pelos vereadores Ivanilson Marinho (PMDB), Professor Cabo Carlos (PT), Jonas Barros (PV) Erley Brito “Lêca” (PSB) e Marílis Fernandes (PDT), recebeu o documento que oficializa a doação de uma área para a construção da sede própria do Poder Legislativo, no loteamento Park Filó Moreira, fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Gurupi e a Superintendência de Patrimônio da União (SPU).

O presidente Wendel agradeceu a entrega dessa área e afirmou que é um grande passo para a realização da construção da sede própria. “Temos a honra de sermos agraciados com 25 mil m² para a nossa sede. Estamos satisfeitos porque há dois anos tivemos uma conversa com o prefeito e ele nos disse para elaborarmos o projeto para essa grande obra, porque há tempos estamos investindo com aluguel, e agora com essa doação estamos mais pertos de realizarmos esse empreendimento”, destacou o presidente.

O prefeito Laurez Moreira (PSB) expôs que Gurupi está sendo planejada para o futuro e esse loteamento que vai receber todos os órgãos públicos é uma novidade para a região norte do país. “Nenhuma cidade da região norte tem um conjunto que abriga a todos os órgãos como Gurupi terá e isso é um ganho para a população. A entrega desses lotes é um momento de muita satisfação”, enfatizou.

O Representante do Patrimônio da União no Tocantins, Ronisson Parente, afirmou que o papel de quem cuida do patrimônio é fazer ações como essas que vão beneficiar a população. Segundo ele, a União tem no Tocantins muitos imóveis e tem-se que verificar o interesse público e o que pode melhorar a vida das pessoas e por esse motivo fez se necessário a doação dessa área que pertencia ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

O Park Filó Moreira será um condomínio de Órgãos Públicos do Tocantins que começa a ser edificado em uma área de 140 mil metros quadrados à Avenida Goiás Norte, às margens da BR 153, antigo DNIT, em Gurupi.

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

por Ascom publicado 21/03/2016 11h10, última modificação 21/03/2016 11h11
21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

Ascom/Câmara

Zé Henrique requer melhorias na infraestrutura do Mercado Municipal

por Ascom publicado 22/03/2016 08h41, última modificação 22/03/2016 08h41
Quem frequenta o Mercado Municipal de Gurupi - TO já está acostumado com a presença de usuários de drogas e bêbados sentados ou deitados nos bancos do local.
Zé Henrique requer melhorias na infraestrutura do Mercado Municipal

Ascom/Câmara

Por: Assessoria do Vereador

O Vereador Zé Henrique solicitou ao Poder Executivo Municipal melhorias na infraestrutura do Mercado Municipal com objetivo de inibir aglomeração de ébrios habituais e usuários de entorpecentes no   local e,  ainda,  em parceria com a polícia militar  e a Secretaria Municipal de Saúde (Agentes  Comunitários de  Saúde e CAPS AD), realizar  primeiro atendimento e oferecer internação  para  tratamento a esses dependentes  químicos.

Além do problema social, esta situação tem deixado os frequentadores   e comerciantes do local envergonhados já que por vezes os alcoólatras e usuários de drogas mendigam para sustentar o vício.

A proposição apresentada visa atender as solicitações dos feirantes daquela localidade. Isso evitaria desistência dos clientes de frequentar o local, o que acarretaria prejuízo àqueles que dependem dessa fonte de renda para sua  subsistência e  de suas famílias.

Chefes do Executivo, Legislativo e Autarquias deverão apresentar declaração de imposto anual

por Ascom publicado 22/03/2016 12h10, última modificação 22/03/2016 12h09
O Projeto é de autoria do Vereador Dr. Macedo e dispõe sobre a obrigatoriedade da apresentação da evolução patrimonial por meio da declaração de imposto de renda.
Chefes do Executivo, Legislativo e Autarquias deverão apresentar declaração de imposto anual

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

O Projeto de Lei de nº 009/2016, de 1º de março de 2016, trata-se de tornar obrigatória a apresentação da evolução patrimonial por meio de declaração de imposto de renda para Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Vereadores e Chefes de Autarquias.

É inegável que a declaração anual de imposto de renda é a forma mais eficaz para comprovar o patrimônio dos Chefes do Executivo, Legislativo e Autarquias, e também o momento em que o contribuinte pode se acertar com a receita Federal declarando seus recebimentos tributáveis, ou seja, qual foi sua renda no ano anterior e quais seus bens e patrimônios.

Segundo o Vereador a declaração deverá ser feita anualmente no mês de Maio à Câmara de Vereadores e ao Ministério Público. “Considero de suma importância essa declaração, pois aumenta a transparência e ajuda no combate contra a corrupção” defendeu Dr. Macedo autor do Projeto.

Vereadores concedem Moção de Aplausos ao empresário Oswaldo Stival

por Ascom publicado 22/03/2016 12h24, última modificação 22/03/2016 12h24
Os vereadores destacaram a importância da empresa da família Stival no desenvolvimento econômico da cidade
Vereadores concedem Moção de Aplausos ao empresário Oswaldo Stival

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira


Nessa terça-feira, 22, a Câmara de Vereadores homenageou o empresário Oswaldo Stival com uma Moção de Aplausos, de autoria do vereador Jonas Barros (PV). O autor destacou que a empresa de Stival já colocou Gurupi no mapa do desenvolvimento por meio das exportações de carne e, agora que ele faz parte da diretoria da Federação das Indústrias do Tocantins (Fieto), Gurupi terá mais oportunidade de industrializar-se. “Não podemos deixar de prestar essa homenagem a esse grande empresário que é um dos maiores empregadores de Gurupi”, enfatizou.

Oswaldo Stival disse estar orgulhoso de ter reconhecimento da câmara de vereadores por ter assumido um posto na Fieto e destaca que essa é uma conquista de todos os empresários da cidade e a sua luta é para engrandecer e fortalecer a região Sul. Ele falou da união de todos os grupos para trazer benefícios para cidade. “Temos que caminhar sempre unidos por uma causa só, vamos juntar forças para trazermos indústrias e fortalecer o comércio. Gurupi é sim uma cidade industrial e deve ser tratada assim”, destacou reafirmando o seu compromisso de ajudar no desenvolvimento de Gurupi.

O prefeito Laurez Moreira (PSB) comentou que sente-se orgulhoso pela dedicação da família Stival à cidade. Segundo ele, Gurupi tem se fortalecido junto às instituições ligadas ao comércio e indústria e afirmou que acredita que a presença do empresário gurupiense na Fieto vai contribuir bastante no desenvolvimento da economia da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Wendel Gomides (PDT) disse ser importante prestar essa homenagem a quem tanto contribui para o crescimento de Gurupi. “A família Stival emprega centena de trabalhadores auxiliando na economia da nossa cidade, além de ser uma grande exportadora levando o nome da nossa cidade para vários países. É uma empresa que nos dá orgulho”, elogiou.

 

PERFIL OSWALDO STIVAL JUNIOR

 

Oswaldo Stival Junior nasceu no dia 05 de maio de 1965, em Goiânia (GO). Filho de Oswaldo Stival e Edith Peixoto Stival, tem com irmãos: Edione Terezinha Stival Ferreira; Hermione Stival Moreira; José João Batista Stival; Edwaldo Peixoto Stival.

Em 1982 ele conheceu Andrea de Souza Noleto Stival, com quem se casou no dia 23 de abril de 1988, ainda em Goiânia. Da união, nasceram os filhos João Victor Noleto Stival e Marco Túlio Noleto Stival.

Em 1986 se formou em Direito, pela Universidade Federal de Goiás. Em 1995 veio para o Tocantins com a família em busca de novos desafios e de novas realizações.

 Mudou-se para Gurupi em 1995, onde investiu na Cooperfrigu, fundada em 1999. Há 10 anos implantou na Cooperfrigu o projeto sócio-ambiental COOPERAR, que promove integração, socialização e capacitação para os colaboradores da cooperativa. Durante todo o ano são realizadas palestras, festa das crianças, gincanas, atividades ambientais e sociais, destacando a responsabilidade sócio-ambiental da Cooperfrigu.

 Hoje a Cooperfrigu gera mais de 550 empregos diretos e está habilitada a exportar para 132 países. A Cooperfrigu é uma das maiores indústrias do Estado, gerando emprego e renda não só para Gurupi, mas para toda a região Sul do Tocantins, onde atua fortemente na compra de animais.

 Agropecuarista juntamente com a esposa Andrea Stival e os filhos há mais de 20 anos, Oswaldo Stival Junior se tornou selecionador de nelore P.O. (puro de origem).

 Entre os anos de 2005 e 2009 foi vice-presidente da Associação das Empresas do Parque Agroindustrial de Gurupi (Acepaig). Em 2013, assumiu a presidência do Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Carnes Bovinas, Suínas, Aves, Peixes e Derivados (Sindicarnes/TO) e em agosto do ano passado foi reeleito para o triênio 2015/2018. Stival também é membro da atual diretoria da Associação Comercial e Industrial de Gurupi (Acig).

 Desde 2013, como presidente do Sindicarnes, Oswaldo foi membro efetivo do conselho da Federação das Indústrias do Tocantins (FIETO) e tomou posse no dia 10 de março de 2016 como vice-presidente da entidade para o quadriênio 2016/2020.

Wendel pede o calçamento às margens do córrego Mutuca

por Ascom publicado 22/03/2016 15h57, última modificação 22/03/2016 15h57
Para o vereador essa obra vai proporcionar mais comodidade aos gurupienses
 Wendel pede o calçamento às margens do córrego Mutuca

Kennya Victor


Por: Heliana Oliveira

 

A região na proximidade do córrego Mutuca é bastante utilizada para a prática esportiva e lazer em geral, porém a população está condicionada a utilizar apenas o Parque Mutuca, devido à falta de estrutura no restante da via que dá acesso ao córrego. Pensando em melhorar a infraestrutura do local, o presidente da câmara, vereador Wendel Gomides (PDT) solicita por meio de requerimento que o executivo dê continuidade ao calçamento às margens do córrego Mutuca e conclusão da Avenida Beira Rio.


Wendel explica que esse requerimento atende às necessidades da população que deseja um local limpo, preservado e com mais segurança para utilizar na prática esportiva, como por exemplo, caminhadas nos fins de tardes.


Para Wendel é essencial esses serviços para também facilitar o tráfego de veículos naquela avenida. Ele também destaca que após o calçamento e continuação da avenida o local ficará mais agradável.

A pedido da representante dos servidores da Saúde, vereadores adiam votação de aumento salarial

por Ascom publicado 22/03/2016 16h54, última modificação 22/03/2016 16h54
A Comissão estendeu o prazo de discussão para que a Classe converse com o Prefeito para que o aumento alcance toda a categoria
A pedido da representante dos servidores da Saúde, vereadores adiam votação de aumento salarial

Heliana Oliveira

Por: Heliana Oliveira

 

Desde a última semana as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e de Finanças, Orçamento e Fiscalização discutem o projeto do Executivo que concede aumento aos servidores da Saúde que têm nível superior e recomposição salarial de  8,32%. Porém, os vereadores acharam injusto esse aumento não alcançar a todos os servidores e buscaram ouvir os trabalhadores para somente votar uma lei após acordo da classe, assim a representante dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras), Leda Perini pediu um prazo para reunir com a classe e expor o que foi passado pelo secretário de Administração, Gutierres Torquato, que afirmou que nesse primeiro momento não poderia ser concedido o reajuste a todos.

 Nessa terça-feira, 23, em nova reunião das Comissões a representante dos trabalhadores solicitou mais alguns dias para reunir-se com o prefeito Laurez Moreira (PSB) e apresentar uma proposta que é a redistribuição do aumento a toda categoria. “Essa proposta não onera o projeto, pois prevê que esse valor seja distribuído entre os servidores de nível superior e médio, para que toda a categoria seja contemplada”, explicou o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, Professor Cabo Carlos (PT).

 Segundo Cb. Carlos, eles também pedem que seja revisto a recomposição das perdas salariais, porque o projeto prevê o percentual de 8,32% o que está abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que foi de 10,67%. “Eles pedem que seja corrigido esse percentual. Pegamos todas essas manifestações, fizemos um ofício e encaminhamos ao prefeito para que ele posicione. Demos a ele um prazo até segunda-feira, 28, para que possamos votar esse projeto na terça-feira, 29” explicou.

 Cabo Carlos disse que o ideal seria o prefeito conceder o aumento a toda a categoria, mas diante do cenário essa proposta de dividir o aumento é uma medida justa também. 

Walter Junior requer mais segurança no CEMEI do Setor Campos Belo

por Ascom publicado 23/03/2016 10h53, última modificação 23/03/2016 10h53
O requerimento é para que seja construído um muro ou a implantação de uma Grade na entrada lateral da creche CEMEI – Oneide de Sousa Coelho.
Walter Junior requer mais segurança no CEMEI do Setor Campos Belo

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

Na sessão realizada nesta quarta-feira, 23 de março o Vereador Walter Junior apresentou requerimento destinado ao  Secretário Municipal de Infraestrutura Gerson José de Oliveira solicitando que seja   construído um muro ou a implantação de uma Grade na entrada lateral da creche CEMEI – Oneide de Sousa Coelho localizada no Setor Campos Belos.

Segundo o Vereador há cerca de dois meses bandidos em fuga adentraram as imediações da creche para se esconder da policia, mais precisamente na área destinada ao estacionamento a qual é aberta. Situação que deixou os funcionários preocupados com a segurança do local, pois a não existência de proteção na garagem pode facilitar o acesso de bandidos nas dependências da creche.

“Para termos uma ideia da preocupação dos funcionários, eles estão promovendo inclusive rifas e bingos para a arrecadação de dinheiro com o intuito deles mesmo construir o muro. Diante da situação é que tomei para nos a responsabilidade de contribuir com a segurança daquele local, não podemos deixar crianças e funcionários a mercê dos bandidos, devemos nos precaver para que o pior não aconteça” defendeu o vereador.

Gleydson propõe discussão nas escolas sobre preservação da água

por Ascom publicado 23/03/2016 10h54, última modificação 23/03/2016 10h54
O Projeto “Água Um Bem de Todos” pretende desenvolver uma consciência ambiental nos estudantes da rede pública
Gleydson propõe discussão nas escolas sobre preservação da água

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira


No dia 22 de março comemora-se o dia mundial da Água, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas, em 1992 para discutir sobre esse bem natural. Pensando em levar essa discussão para as escolas , o vereador Gleydson Nato (PHS) indica ao prefeito Laurez Moreira (PSB) que seja instituído o Projeto “Água Um Bem de Todos”.

Segundo Gleydson, essa proposta tem como objetivo desenvolver nas crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Gurupi a consciência ambiental e as formas de preservar esse bem.  Gleydson destacou ser importante essa discussão nas salas de aulas, pois hoje, 40% da população mundial sofrem com a falta de água, além desse problema acarretar graves implicações ao setor econômico.

“Estima-se que 40% da população global viva  sob situação de estresse hídrico. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela ONU. A falta de água é frequente e a perspectiva para o futuro não é muito boa, por isso é tão importante a discussão dentro das escolas e desenvolver uma consciência ambiental nas nossas crianças”, justificou.

Cb. Carlos solicita ao presidente da UnirG instalação de sistema de câmeras na instituição

por Ascom publicado 23/03/2016 11h00, última modificação 23/03/2016 11h00
Os assaltos nas imediações dos campi têm sido recorrentes
Cb. Carlos solicita ao presidente da UnirG instalação de sistema de câmeras na instituição

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira 

 

A falta de segurança na Fundação UnirG tem assustado aos estudantes. A incidência de assaltos no campus tem sido recorrentes. Os bandidos têm levados veículos e celulares dos acadêmicos e servidores. Alunos do campus I sentem-se ainda mais desprotegidos. Aguardar o ônibus não tem sido uma tarefa fácil. Essa falta de segurança tem sido pauta constante nas sessões da câmara de vereadores e nessa quarta-feira, 23, foi lido o requerimento do vereador Professor Cabo Carlos (PT) que solicita ao presidente da instituição, Sávio Barbalho, que implante nos campi sistema de monitoramento por câmeras.

“Com tamanha violência que tem ocorrido em Gurupi é conhecido que a instituição UnirG vem sofrendo com constantes ataques aos alunos e servidores nas imediações do campus e um sistema de videomonitoramento irá promover segurança aos alunos, servidores e ao patrimônio público”, justifica.

Em menos de 15 dias já foram registrados roubo de veículos, que foi recuperado pela polícia, e nesta ultima segunda-feira, 21, cinco alunos enquanto aguardavam o ônibus por volta das 11h, foram surpreendidos por dois bandidos armados e em uma motocicleta que levaram os pertences dos estudantes.

Para o Professor Cabo Carlos essa situação está complicada e as pessoas que frequentam a instituição não podem continuar à mercê dos bandidos. 

Ponto Facultativo

por Ascom publicado 23/03/2016 11h23, última modificação 23/03/2016 11h23
Quinta-feira, 24 de Março de 2016
Ponto Facultativo

Ascom/Câmara

O Presidente em Substituição da Câmara Municipal de Gurupi Valdônio Rodrigues no uso de suas atribuições declara ponto facultativo na Câmara Municipal considerando que no dia 25 de março, sexta-feira é feriado nacional referente à Paixão de Cristo.

Assim fica declarado ponto facultativo no dia 24 de março, quinta-feira retornando as atividades normais desta casa de Leis, na segunda-feira, 28 de março.

 

Feliz Páscoa

por Ascom publicado 27/03/2016 10h50, última modificação 27/03/2016 10h50
Feliz Páscoa

Ascom/Câmara de Gurupi

Vereadores participam da solenidade de ampliação da Escola Lenival Correia

por Ascom publicado 28/03/2016 12h01, última modificação 28/03/2016 12h01
Os vereadores enfatizaram o compromisso de continuar a cobrar por melhorias na Educação
Vereadores participam da solenidade de ampliação da Escola Lenival Correia

Gyzelly Alves

Por: Heliana Oliveira


Na manhã desta segunda-feira, 23, foi inaugurada a ampliação da Escola Municipal Lenival Correia Ferreira, no setor Alto da Boa Vista.  Os vereadores, presidente da Câmara Wendel Gomides (PDT), Valdônio Rodrigues (PSB), Erley Brito “Lêca” (PSB), Marilis Fernandes (PDT), Ivanilson Marinho (PMDB) e Jonas Barros (PV) prestigiaram ao evento.

O presidente Wendel relembrou que há dois anos a Câmara esteve no bairro e, o presidente da comunidade, Mário Borges, fez diversas reivindicações sobre a escola. “No dia que estivemos aqui ele falou da pouca estrutura, como falta de portas dos banheiros, falta de cobertura na quadra poliesportiva, muita precariedade na cantina, paredes com pintura velha e agora estamos juntamente com o prefeito Laurez Moreira entregando essa reforma e ampliação para a população desse bairro e isso é motivo de orgulho”, enfatizou.

A vereadora Marilis Fernandes parabenizou a atuação do Executivo nas melhorias na Educação no município. “Hoje Gurupi deu um passo a mais na qualidade do ensino, nas melhorias na Educação, mas queremos mais”, disse a vereadora.

O vereador Lêca destacou que a comunidade de Gurupi tem muito a comemorar por ter um administrador que investe em educação e afirmou ser gratificante ver a alegria das crianças em poder estudar em uma escola com melhor infraestrutura.

O vereador Valdônio também parabenizou ao Executivo pelas obras que tem realizado na área de educação. “Essa ampliação é um grande ganho para a população desse bairro e estamos felizes com esse investimento”, comentou.

O vereador Jonas Barros destacou que quando uma administração investe em educação está trabalhando para diminuir a população carcerária. “Abrindo salas de aulas estamos diminuindo a criminalidade da nossa cidade. Temos que dar continuidade a essa política de educação”, relatou.

O vereador Ivanilson Marinho comentou que a educação de Gurupi nos últimos três anos teve um avanço. Segundo ele, as melhorias na infraestrutura têm sido significativas e ressaltou a garra dos profissionais que atuam no Lenival, pois, antes, mesmo com pouca infraestrutura, já realizavam um bom trabalho e acredita que agora haverá mais condições de um bom desempenho nas atividades.

A diretora da Escola, Elian Santos, disse estar muito feliz com as obras realizadas e pontuou o compromisso dessa gestão de oferecer melhorias na educação. “O prefeito prometeu e hoje está aqui entregando essa obra e estamos muito felizes em termos a possibilidade de realizarmos um trabalho ainda melhor para nossas crianças”, disse.

O presidente do  bairro, Mário Borges, comentou que era um sonho antigo a reforma da escola que hoje torna-se realidade. “No momento certo a comunidade foi atendida  e todos estão de parabéns. Agora as nossas crianças terão um ambiente mais agradável e peço a todos que cuidem bem desse local”, comentou.

O prefeito Laurez Moreira enfatizou sobre os avanços da educação e que Gurupi é referência na região Norte. “Apesar das dificuldades apontadas pelos gestores, estamos mostrando que é possível sim realizar as obras que o povo precisa. Não há nada melhor do que investir em  educação e acredito que as nossas escolas têm que oferecer aos filhos das pessoas com menos recursos financeiros as mesmas condições que  têm os filhos dos ricos”, pontuou.

A Escola que atende crianças do pré 1 ao 9º anos, passou a contar com 12 salas, todas  climatizadas, recebeu a reforma dos banheiros, da cantina e da secretaria, do depósito de alimentos, da biblioteca e ainda instalado um laboratório de informática. 

Vereadores participam da inauguração do Cemei e prestam homenagem à Tânia Scotta

por Ascom publicado 29/03/2016 10h00, última modificação 29/03/2016 10h00
O nome da professora Tânia Marinho Scotta foi sugerido pelo vereador Ivanilson e aprovada por unanimidade
Vereadores participam da inauguração do Cemei e prestam homenagem à Tânia Scotta

Kennya Victor

 

Por: Heliana Oliveira 


Na tarde dessa segunda-feira, 28, foi inaugurada oficialmente o Centro de Educação Municipal Infantil Tânia Marinho Scotta, no setor Nova Fronteira. Os vereadores participaram da solenidade e destacaram a importância desse Centro para a comunidade.

O nome da professora Tânia Scotta foi sugerido pelo vereador Ivanilson Marinho (PMDB) e aprovado por todos os vereadores . Ivanilson disse não ter conhecido pessoalmente a professora, mas sabe de sua história de dedicação à educação de Gurupi.

O presidente da Câmara, Wendel Gomides (PDT) disse estar lisonjeado em participar da inauguração, primeiro, por ser uma grande obra que atende a muitas famílias, segundo, por esse Centro de Educação receber o nome de sua ex-professora, mulher que foi muito dedicada ao ensino. “Quando o vereador apresentou o nome da professora Tânia, senti-me orgulhoso em poder votar pela aprovação para prestar essa homenagem”, disse.

O presidente também relatou que os vereadores sempre ouviam reclamações das mães de famílias que necessitavam trabalhar, mas não tinham onde deixar seus filhos, e que agora esse problema foi solucionado.

O vereador Jonas Barros (PV) comentou que é importante para as mães terem onde deixar seus filhos para trabalhar. “Essa obra representa muito, pois agora a mãe de família pode trabalhar tranquilamente. A mulher quando sabe que seus filhos estão bem cuidados, ela sai de casa para o trabalho satisfeita porque vai poder ganhar o seu dinheiro que será revestido em melhorias para si e para os filhos”, disse.

O vereador Ataíde Salgado (PPS) destacou o trabalho que a Secretaria de Educação vem desempenhando e que a inauguração do Cemei representa a realização de um sonho para muitas famílias.

A vereadora Marílis Fernandes (PDT) falou sobre o comprometimento da gestão em olhar para as necessidades das famílias e atender as demandas. “Essa entrega representa muito para as famílias, principalmente, para as mães”, ressaltou.

 

Sobre a homenagem

O filho da homenageada, Fernando Scotta, disse que a família recebeu com muita alegria e orgulho a homenagem prestada pelos vereadores que sugeriram e aprovaram o nome. “Parabenizo os vereadores pela sensibilidade em sugerir o nome e também parabenizo a gestão por atender a demanda para uma melhor educação”, comentou.

Fernando relatou sobre o comprometido de sua mãe com a profissão. “Ela era extremamente comprometida com o ensino e exigente. Uma mulher que se dedicou muito a Gurupi. Teve a oportunidade de retornar a sua cidade natal em 1997 quando ficou viúva, mas decidiu ficar aqui porque tinha identificação com a cidade. Era muito generosa com os colegas de trabalho e com seus alunos. A família Scotta se sente orgulhosa e honrada com essa homenagem na cidade em que nossa mãe escolheu para viver”, finalizou.  

Vereadores abrem negociação e prefeito concede índice de 10,67% de recomposição a servidores

por Ascom publicado 29/03/2016 12h50, última modificação 29/03/2016 12h50
O Projeto será votado nessa quarta-feira, 30.
Vereadores abrem negociação e prefeito concede índice de 10,67% de recomposição a servidores

Kennya Victor

 

Por: Heliana Oliveira

 

Há cerca de 15 dias os vereadores de Gurupi estão em discussão com os servidores públicos  municipais debatendo sobre reajustes salariais. O executivo enviou um projeto à câmara concedendo recomposição das perdas salariais no percentual de 8,32%, o que estava causando inconformismo aos servidores, pois o índice inflacionário de 2015 foi 10,67%, inclusive, concedido aos servidores da Fundação UnirG.

Os vereadores entenderam que não era justo aplicar um percentual diferenciado aos servidores da Prefeitura e abriram uma mesa de discussão com o Prefeito Laurez Moreira (PSB). Nessa terça-feira, 29, no plenário da Câmara, os vereadores mais uma vez reuniram-se com os servidores e o secretário de Administração, Gutierres Torquato, e após muito diálogo, o executivo decidiu conceder a todos os servidores o índice de 10,67%.

O vereador Professor Cabo Carlos (PT) explicou que desde quando o projeto chegou a Casa os vereadores tiveram a sensibilidade de ouvir os servidores para não votar nada que fosse contrário às reinvindicações da classe. Segundo ele, a proposta desde o principio causou impasses, pois, incialmente era um projeto de aumento salarial para parte dos servidores da Saúde e a recomposição um índice aquém, e foi necessário os vereadores abrirem a discussão com o executivo. “Dialogamos com o prefeito porque segundo a Constituição Federal não pode haver distinção entre os servidores, ou seja, se foi concedida a recomposição aos servidores da UnirG tem que ser estendida aos demais servidores municipais. E o prefeito atendendo à reinvindicação da Câmara  e a manifestação pacífica dos servidores chegou ao consenso de conceder o índice almejado pelos servidores”, destacou completando que o projeto será votado em sessão extra realizada nessa quarta-feira, 30.

O presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais, Antônio Neto, destacou o empenho dos vereadores na abertura das negociações. “A classe está agradecida ao esforço de cada vereador que entrou nessa discussão. Quero parabenizar os vereadores e a gestão pela sensibilidade. Já estivemos várias vezes debatendo sobre esse tema, mas ainda não tínhamos conseguido convencer o prefeito e com a intermediação dos vereadores isso foi possível. O prefeito sabia os que os servidores queriam, mas precisou do ‘empurrãozinho’ dos vereadores para concretizar esse avanço que tanto almejávamos. Foi de grande valia o esforço dos vereadores”, enfatizou.

O índice vai contemplar a todos os servidores tanto concursados como contratados. 

Datas das Sessões do Mês de Abril

por Ascom publicado 30/03/2016 09h10, última modificação 30/03/2016 09h10

Vereador Erley Brito “Lêca” indica a implantação da Casa de Abrigo Para Acolhimento da Mulher

por Ascom publicado 31/03/2016 12h21, última modificação 31/03/2016 12h21
A casa de abrigo será um local adequado e sigiloso que terá como destino o acolhimento temporário de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.
Vereador Erley Brito “Lêca” indica a implantação da Casa de Abrigo Para Acolhimento da Mulher

Ascom/Câmara

Por: Assessoria do vereador

A casa de abrigo será um local adequado e sigiloso que terá como destino o acolhimento temporário (período de até três meses), de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, que estão correndo risco de morte, acompanhadas ou não de seus filhos menores de 18 anos, com objetivo de proteger sua integridade física e psicológica. No espaço destinado ao abrigo deverá haver todo um trabalho interdisciplinar, realizando atendimento psicossocial, enfermagem, e ainda encaminhar as mulheres e seus filhos nos serviços existentes na cidade, como: creches, escola, saúde e programas de qualificação profissional.

Segundo o Vereador “as ações programáticas, busca-se prioritariamente promover a segurança das mulheres, fortalecimento de sua autoestima e autonomia, bem como a construção de um novo projeto de vida, livre da violência e da opressão de gênero. Em Gurupi, há vários casos de violência contra a mulher, por isso tem-se necessidade de implantar a casa de abrigo para o acolhimento dessas vítimas”, defende o vereador.

02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

por Ascom publicado 02/04/2016 13h57, última modificação 02/04/2016 13h57
Hoje dia 02 de Abril o Mundo comemora a Conscientização do Autismo. Mais do que uma comemoração é um dia de Luta pelo fim do preconceito.
02 de Abril - Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Ascom/Câmara de Gurupi

Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril.

A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Origem do Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.

Dia do Autismo no Brasil

No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. O objetivo é o mesmo em todo o lugar, ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença.

Nesta data, vários pontos turísticos do país são iluminados de azul, cor que simboliza o Autismo.

O que é o Autismo?

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.

 

Fonte: http://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-da-conscientizacao-do-autismo/

Vereador Valdônio comemora melhorias na escola Lenival Correia em Gurupi

por Ascom publicado 04/04/2016 11h59, última modificação 04/04/2016 11h59
Segundo o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) a revitalização e ampliação da Escola Lenival Correia vinha sendo defendida por ele desde o mês de maio de 2014 quando apresentou o Requerimento 330/2014 solicitando ao secretário de Educação, Eurípedes Fernandes, solicitando a reforma e ampliação. “Atendendo a comunidade apresentamos dois requerimentos, sendo um em 2014 e ou 2015 ao secretário e hoje todos nós comemoramos está obra que irá melhorar a auto-estima dos alunos e dos profissionais da educação”, defende o vereador.
Vereador Valdônio comemora melhorias na escola Lenival Correia em Gurupi

Assessoria Vereador

Com a ideia de melhorar a sociedade por meio do estudo e, assim, evitar a evasão escolar e garantir o futuro melhor seja profissional e melhorias nos índices sociais e diminuição de crimes, o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) lembra que não mediu esforço no sentido de sensibilizar os gestores para que a Escola Lenival Correia, localizada no Setor Alto da Boa Vista fosse contemplada com reforma e ampliação.

“A obra já foi entregue para a comunidade e agora a escola conta com piso novo, assim como, forro, pintura na escola e da quadra de esportes e instalação elétrica e hidráulica e de sistema de combate de incêndio e pânico. Agradecemos ao prefeito Laurez e toda sua equipe, em especial ao secretário Eurípedes, por atender mais um pedido da nossa comunidade”, comemora o vereador Valdônio Rodrigues.Também fez parte da revitalização e da ampliação duas salas de aula, sanitários, calçadas externas, passarela, bicicletário coberto, iluminação do pátio, cantina, estacionamento para veículos, reboco interno e externo do muro com assentamento de pingadeira.

Vereador Walter Junior avalia reunião com Secretário de Segurança Pública do estado como positiva

por Ascom publicado 05/04/2016 11h57, última modificação 05/04/2016 11h57
O Vereador Walter Junior juntamente com os colegas parlamentares, Jonas Barros, Ivanilson Marinho e Gleydson Nato estiveram representando a Câmara de Vereadores de Gurupi, e compôs a comitiva que esteve em Palmas nesta segunda-feira, 04 de abril em reuniões que debateram a Segurança Pública, em especial a atual situação que enfrenta a cidade de Gurupi.
Vereador Walter Junior avalia reunião com Secretário de Segurança Pública do estado como positiva

Arquivo Pessoal

Por: Kennya Victor

Além dos Vereadores esteve presente o Prefeito Laurez Moreira, a deputada Federal, Josi Nunes, o procurador Geral do Município, Thiago Benfica, defensor Público, Kita Maciel, presidente da Fundação Unirg, Sávio Barbalho, reitora da Unirg, Lady Sakai, presidente da OAB-TO, Walter Ohofugi, além de acadêmicos da Unirg.

O Secretário de Segurança Pública, Cesar Roberto Simoni falou sobre as dificuldades administrativas que tem passado o Governo do Estadual, e assegurou que vai enviar à Gurupi ainda essa semana uma equipe do GOTE (Grupo de Operações Táticas Especiais), e acredita que com a presença no grupo na cidade o índice de violência deve diminuir tendo em vista o grua de treinamento que os mesmos possuem para lidar com a situação.

Para o Vereador Walter Junior, estas reuniões são de suma importância tanto para a secretaria de segurança pública e principalmente para a população, “é necessário que sustentemos esse contato, onde podemos relatar a nossa situação mantendo o secretário bem informado, para que a partir dos nossos relatos ele tome as providências necessárias, acredito que esse foi um marco para mudarmos o estado em que se encontra a capital da amizade”, defendeu o vereador.

Walter Júnior propõe Moção de Aplausos aos componentes do Giro

por Ascom publicado 06/04/2016 10h28, última modificação 06/04/2016 10h28
O Giro implantado com a preocupação de prevenir e combater crimes cometidos por motociclistas em Gurupi.
Walter Júnior propõe Moção de Aplausos aos componentes do Giro

Kennya Victor

 

Na sessão desta quarta-feira, 06, o vereador Walter Júnior (PSDB) apresentou Moção de Aplausos aos componentes do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) de Gurupi pelos serviços prestados durante os 13 anos em que funcionou na cidade.

Os profissionais do Giro usam técnicas especificas de patrulhamento de moto, em intervenções de alto risco. Foi implantado com a preocupação de prevenir e combater crimes cometidos por motociclistas em Gurupi. Na cidade, o Giro era formado por duas equipes altamente capacitadas. Os profissionais agora estão atuando na Força Tática.

“Avaliamos que os profissionais merecem o reconhecimento dessa Casa por tantos anos terem se dedicado à população de Gurupi e torcemos que agora nessa nova função possam concretizar o que sonhamos para a melhoria da segurança da nossa cidade”, finalizou.

 

Sistema de segurança é pauta na sessão dessa quarta-feira

por Ascom publicado 06/04/2016 11h25, última modificação 06/04/2016 12h13
Vereadores sugerem implantação de segurança nas escolas, Cemeis e UnirG
Sistema de segurança é pauta na sessão dessa quarta-feira

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira

 

Na sessão realizada nessa quarta-feira, 06, foi apresentado o requerimento do vereador Valdônio Rodrigues (PSB) em que solicita a construção de uma guarita para vigilantes com equipamentos de videomonitoramento em cada escola municipal.

Para o vereador é essencial esse trabalho, pois com a onda de criminalidade as escolas estão à mercê da marginalidade. Segundo o vereador, pais, educadores e demais profissionais têm driblado a situação que a cada dia se agrava.

Valdônio destaca que já participou de reuniões com pais de alunos que têm feito essa reivindicação. “Os pais deixam as crianças nas escolas, mas não se sentem totalmente seguros, pois há escolas em que qualquer pessoa pode adentrar e com um vigilante e sistema de monitoramento só entrarão alunos e servidores”, enfatizou.

CEMEI’S

Também preocupado com a segurança dos Centros Municipal de Educação Infantil (Cemei), o vereador Dr. Macedo (PTN) solicita que seja implantado câmeras de vigilância em todos os Centros para resguardar servidores e o patrimônio público.

Segundo o vereador, com a onda de violência na cidade todos estão no alvo da marginalidade e o poder público precisa se resguardar e antecipar medidas para combater a criminalidade.

Discussões

Durante as discussões no plenário também foi comentado a falta de segurança recorrente na Fundação UnirG. O vereador Walter Junior (PSDB) expôs que a Fundação pode oferecer essa segurança sem necessariamente ser feita pela polícia militar.

O vereador Macedo disse que a implantação da Guarda Municipal seria uma medida para sanar esses problemas de insegurança nas instituições públicas.

O vereador Jonas Barros disse que é preciso fazer um debate entre Legislativo e Executivo para encontrar medidas para solucionar.

Segundo o vereador Ivanilson Marinho (PMDB), os governos federal e estadual não têm cumprindo as obrigações e os munícipes estão sofrendo com a violência.

 

Dr. Macedo propõe o dia municipal do jornalista e radialista

por Ascom publicado 06/04/2016 12h04, última modificação 06/04/2016 12h04
O dia municipal constará no calendário oficial de festividades de Gurupi na mesma data em que é comemorado o dia do jornalista
Dr. Macedo propõe o dia municipal do jornalista e radialista

Kennya Victor

 

No dia 07 de abril já é comemorado o dia do Jornalista, porém o vereador Dr. Macedo (PTN) acha interessante constar no calendário municipal a data para homenagear os profissionais da comunicação e por isso apresentou projeto de lei que institui o Dia Municipal do Jornalista a ser comemorado no dia 07 de Abril e o dia do Radialista comemorado no dia 21 de Setembro. O projeto foi aprovado por unanimidade na sessão desta quarta-feira, 06.

Segundo o vereador, o jornalista é um profissional imprescindível para a sociedade, que  ajuda a zelar pela democracia. “As grandes mudanças no país se deram, em parte, em razão da imprensa que fiscaliza e cobra o poder público. Os profissionais da imprensa dão voz à população a cada dia que escreve uma matéria. Temos que valorizar os jornalistas e radialistas e lutarmos para uma imprensa livre, pois é essencial para a democracia”, enfatizou. 

Presidente Wendel garante que concurso da câmara será realizado ainda esse ano

por Ascom publicado 06/04/2016 12h30, última modificação 06/04/2016 12h38
O certame oferecerá entre 25 a 30 cargos e o edital será lançado até quatro meses
Presidente Wendel garante que concurso da câmara será realizado ainda esse ano

Kennya Victor

Por: Kennya Victor

 

Nessa quarta-feira, 06, o Presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Wendel Gomides (PDT), concedeu entrevista à TV Anhanguera para falar da realização do concurso público para provimento de vagas ao quadro de funcionários do poder legislativo Gurupiense, e prestou esclarecimentos quanto ao prazo e ao número de vagas.

Segundo o Presidente, o último concurso realizado pela Câmara de Gurupi foi há cerca de 10 anos e a justificativa dada pelos antigos presidentes para a demora na realização de um novo certame foi questão financeira.  “Por isso um estudo está sendo feita para a contratação de uma empresa que fará o levantamento sobre o impacto financeiro que o concurso irá causar ao poder legislativo, isso porque a Câmara não tem uma receita fixa, pois o duodécimo depende da arrecadação do município. Também estamos analisando questões como a criação e até mesmo a extinção alguns cargos a serem oferecidos pelo certame”, explicou.

Segundo o Presidente, o concurso que deve acontecer ainda este ano ofertará cerca de 30 vagas. O edital deve ser anunciado num prazo de 3 a 4 meses.  “Temos bastante interesse em realizar este concurso. Hoje a Câmara de Gurupi possui uma minoria de funcionários concursados, pois grande parte dos cargos oferecidos se encontram em vacância em decorrência dos ocupantes terem sido aprovados em outros certames”, finalizou. 

7 de Abril - Dia Nacional do Jornalista

por Ascom publicado 07/04/2016 08h45, última modificação 07/04/2016 08h45
7 de Abril - Dia Nacional do Jornalista

Ascom/Câmara

Vereador Zé Henrique solicita ações do município ao combate ao mosquito Aedes aegypti

por Ascom publicado 08/04/2016 11h20, última modificação 08/04/2016 11h19
Vereador Zé Henrique solicita ações do município ao combate ao mosquito Aedes aegypti

Ascom/Câmara

Por: Assessoria do Vereador


O Vereador Zé Henrique fez Requerimento destinado ao Poder Executivo Municipal solicitando que os agentes de saúde do município promovam orientações sobre os cuidados que a comunidade e principalmente as gestantes devem ter para evitar e/ou minimizar os riscos de contrair o zika vírus, assim como, esclarecer os sintomas e consequências da doença.

No mesmo sentido, foi solicitado informações junto a Secretaria Municipal de Saúde referente às providências que estão sendo tomadas em relação ao combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, em nosso município

Comissões vão analisar PL que concede recomposição a servidores da Câmara

por Ascom publicado 12/04/2016 10h05, última modificação 12/04/2016 10h08
A recomposição é no percentual de 10,67% estendida aos inativos e pensionistas
Comissões vão analisar PL que concede recomposição a servidores da Câmara

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira

 

Na sessão desta terça-feira, 12, foi lido o projeto de lei que concede a revisão geral anual da remuneração dos servidores efetivos da Câmara de Gurupi. Esse benefício é estendido aos pensionistas e inativos.

Segundo o Projeto de Lei, será concedida a recomposição salarial no percentual de 10,67% retroativo a 1º de abril de 2016.  As despesas decorrentes da aplicação dessa lei estão previstos no orçamento da Câmara.

O presidente da Câmara, vereador Wendel Gomides (PDT), ressalta que essa recomposição é um direito constitucional dos servidores visando corrigir as perdas salariais do ano anterior. Ele ressalta que como se trata apenas de recomposição salarial, esse benefício não encontra vedação na legislação, por se tratar de ano eleitoral.

Wendel ainda comenta que o pagamento dessa recomposição não oferece impacto negativo no orçamento da Casa.

O Projeto de Lei foi encaminhado às Comissões para análise e posteriormente será votado em plenário. 

Marílis requer a construção de passarelas para pedestres e ciclistas nos trevos da 07 e 20

por Ascom publicado 13/04/2016 10h45, última modificação 13/04/2016 10h45
Segundo a vereadora, os acidentes de trânsito são responsáveis por mais de 100 mil mortes por ano na América Latina
Marílis requer a construção de passarelas para pedestres e ciclistas nos trevos da 07 e 20

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira 

 

Nessa quarta-feira, 13, a vereadora Marílis Fernandes (PDT) apresentou requerimento em que solicita que a presidência da Casa envie expediente ao deputado federal Irajá Abreu (PSD) para que destine emenda parlamentar para a construção de passarelas nos trevos das ruas 07 e 20.

Segundo a vereadora, os acidentes de trânsito são responsáveis por mais de 100 mil mortes por ano na América Latina e entre 30% e 50% das vítimas nesses acidentes são pedestres e ciclistas e muitos são atingidos ao atravessar vias em condições extremamente perigosas.  

Gurupi tem um trânsito bastante violento e quem precisa atravessar esses dois trevos sempre corre riscos e para minimizar esses riscos de acidentes a vereadora considera importante a implantação dessas passarelas.

Marílis justifica que, conforme pesquisas, em cidades que foram implantadas essas passarelas os atropelamentos e acidentes envolvendo ciclistas caíram quase 100%.

“Esse requerimento visa atender a reinvindicação da população de Gurupi e a implantação dessas passarelas vai proporcionar mais segurança a quem precisa fazer a travessia nesses locais diariamente”, explica.

 

Lêca propõe implantação de Casa de Abrigo a mulheres vítimas de violência

por Ascom publicado 13/04/2016 10h48, última modificação 13/04/2016 10h48
Para o vereador, a Casa deve contar com atendimento psicossocial e também deve atuar para encaminhar as mulheres e seus filhos aos serviços existentes na cidade
Lêca propõe implantação de Casa de Abrigo a mulheres vítimas de violência

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira 

 

Segundo dados da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), o Brasil registrou nos dez primeiros meses de 2015, 63.090 denúncias de violência contra a mulher. Entre estes registros, quase metade (31.432 ou 49,82%) corresponde a denúncias de violência física.

Essa também é uma triste realidade de mulheres gurupienses. Muitas não denunciam por medo, ou, porque dependem financeiramente do companheiro não tendo nem para onde se mudar ao afastar-se do parceiro. Pensando em minimizar essa opressão, o vereador Erley Brito “Lêca” (PSB), na sessão desta quarta-feira, 13, solicitou ao executivo que implante uma ‘Casa de Abrigo e Acolhimento da Mulher’ para acolher por até três meses mulheres em situação de violência doméstica. Conforme o requerimento, o local deve ser apropriado para, inclusive, receber a mulher acompanhada dos filhos menores de 18 anos.

Para o vereador, a Casa deve contar com atendimento psicossocial e também deve atuar para encaminhar as mulheres e seus filhos aos serviços existentes na cidade como: creches, escolas, e programas de qualificação profissional.

O vereador destaca que em Gurupi há vários casos de violência e de opressão de gênero e essas mulheres precisam ter no poder público uma assistência. “Pretendemos com esse requerimento promover a segurança das mulheres, fortalecer sua autoestima e trabalharmos para a construção de um novo projeto de vida livre da opressão de gênero”, pontua.  

Vereador Gleydson Nato (PHS) visita as obras do HGG nesta quarta-feira

por Ascom publicado 13/04/2016 16h45, última modificação 14/04/2016 09h45
Hoje 13 de abril, o vereador Gleydson Nato (PHS) visitou as obras do Hospital Geral de Gurupi. Ao lado do Engenheiro responsável, Leonardo Vieira Miranda pode constatar o quão atrasadas estão as obras.
Vereador Gleydson Nato (PHS) visita as obras do HGG nesta quarta-feira

Ascom/Câmara de Gurupi

Por: Kennya Victor

De acordo como engenheiro, a previsão para conclusão era em julho deste ano, mas com a obra quase paralisada a conclusão deve atrasar no mínimo em seis (6) meses, podendo ser finalizada ainda em dezembro, “hoje a parte física está 80% concluída, o ambulatório com 70%, o bloco administrativo com 60% e a parte financeira com 50%, mas o ritmo de trabalho diminuiu muito devido ao número de funcionários que precisamos dispensar, no inicio do ano estávamos com cerca 135 funcionários, hoje temos 102 dentre eles alguns estão de férias”, comentou o engenheiro Leonardo Vieira Miranda. Ainda segundo ele até o mês de maio outros serão dispensados, tudo isso devido aos reajustes salariais e aditivos atrasados quem veem se acumulando desde 2013.

A situação é preocupante, “não podemos admitir que uma obra como esta de tamanha importância para Gurupi e região fique nessa situação, as obras estão bem avançadas e com a demora na conclusão muito do que foi feito pode se perder, é inadmissível essa condição onde a população só perde, tanto com o atraso em receber uma saúde de qualidade como os muitos trabalhadores que estão sofrendo com o desemprego”, desabafou o vereador Gleydson Nato.

 

Câmara aprova destinação de recursos para o Gurupi Esporte Clube

por Ascom publicado 18/04/2016 10h34, última modificação 18/04/2016 10h34
Câmara aprova destinação de recursos para o Gurupi Esporte Clube

Divulgação

 Por: Heliana Oliveira 

 

A câmara de vereadores de Gurupi aprovou nessa segunda-feira, 18, o projeto de lei de autoria do executivo em que o autoriza a destinar recursos na ordem de R$ 400 mil para o Gurupi Esporte Clube.  Conforme o projeto, esse recurso será repassado ao clube parcelado em três vezes, sendo a primeira parcela de R$ 133 mil a ser paga no dia 20 de abril.

Segundo o projeto, essa lei tem o objetivo de promover e incentivar o desenvolvimento do esporte local, como fonte de divisas, representatividade, e criar mecanismos e marketing que resultem na visibilidade positiva de Gurupi.

Segundo o presidente do Clube, Wilson Castilho, o gasto mensal do time gira em torno de 130 mil entre despesa de inscrição de jogador, passagens, alimentação, hospedagens, viagens. Ele informou que como há quase um mês do inicio do campeonato, o Gurupi tem dívidas para pagar e está aguardando esse recurso para saldar.

Gurupi é o maior ganhador de títulos do Tocantins, sendo que o último foi em 2012 e nesse ano está em busca do Hexacampeonato. 

Jonas sugere que Câmara firme parceria com a Liga Feminina de Combate ao câncer

por Ascom publicado 18/04/2016 12h25, última modificação 19/04/2016 08h53
O vereador destaca que a participação da comunidade será essencial

Por: Heliana Oliveira 

Na próxima semana o vereador Jonas Barros (PV) vai apresentar requerimento para que seja firmada uma parceria entre a Câmara de Vereadores e Liga Feminina de Combate ao Câncer. A ideia do vereador, é que a Casa auxilie na arrecadação de roupas e calçados para serem doados ao Bazar da Liga.

“A Liga tem um bazar e minha ideia é envolver os vereadores e servidores da câmara para arrecadarmos esses itens para serem comercializados no bazar. Esse dinheiro vai auxiliar bastante”, destaca.

O vereador destaca que a participação da comunidade será essencial e quem quiser doar pode fazer isso diretamente na Liga, que fica situada à Avenida Piauí entre as ruas 8 e 9, ou, deixar em seu gabinete na câmara de vereadores. “Quem quiser entregar e não puder trazer à câmara, ou, à Liga é só me ligar o número 8497-3131 que iremos buscar”, salientou.

Outra proposta do vereador é que pessoas que já estiveram em tratamento, ou, estão e têm medicamentos em casa e puderem doar, assim o faça. “Às vezes a pessoa comprou uma caixa de remédio e ai sobrou alguns na cartela e não vai mais consumir esse medicamento pode ser doado à Liga para ajudar as pessoas que estão em tratamento”, enfatiza completando que há também a proposta de que seja firmada a parceria entre as clínicas médicas e a Liga para que os médicos repassem as amostras grátis de medicamentos recebidas pelos laboratórios.  

A presidente da Liga, Clezia Sena, comenta que o objetivo da instituição é ajudar o paciente mesmo enfrentando dificuldades financeiras e até de voluntariado, mas ela é otimista e acredita que a cada dia a Liga vai alcançar seus objetivos. 

Vereadora Marílis indica ao prefeito que construa uma escola no Jardim das Bandeiras

por Ascom publicado 26/04/2016 12h22, última modificação 26/04/2016 12h22
O setor tem aproximadamente 800 moradores e como não há unidade escolar no bairro as crianças estão estudando em escolas no centro da cidade
Vereadora Marílis indica ao prefeito que construa uma escola no Jardim das Bandeiras

Kennya Victor

 Por: Heliana Oliveira

Durante a sessão da câmara de vereadores de Gurupi nesta terça-feira, 26, a vereadora Marílis Fernandes (PDT) apresentou Indicação ao Executivo para que construa uma escola no Setor Jardim das Bandeiras.

Conforme a vereadora, o setor tem aproximadamente 800 moradores e como não há unidade escolar no bairro os pais têm sido obrigados a matricular os filhos em escolas no centro da cidade. A vereadora destaca que é importante que as crianças estudem próximas a sua casa e que isso deixa os pais mais tranquilos.

Segundo a Indicação, a escola nesse bairro ainda atenderia crianças do Setor Madrid. Marílis destaca que a unidade tem que contar com instalações seguras e deve oferecer do ensino infantil ao ensino fundamental conforme as normas estabelecidas pelo Ministério da Educação. 

Presidente da câmara solicita implantação de agência dos Correios no Sol Nascente

por Ascom publicado 26/04/2016 12h25, última modificação 26/04/2016 12h25
Os moradores dos bairros mais distantes do centro enfrentam dificuldades de acesso às agências
Presidente da câmara solicita implantação de agência dos Correios no Sol Nascente

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira

Atualmente Gurupi conta com duas agências dos Correios no setor Central da cidade. Os moradores dos bairros mais distantes do centro enfrentam dificuldades de acesso às agências, e por esse motivo o presidente da Câmara de Vereadores, Wendel Gomides (PDT) considera importante a instalação de uma agência no setor Sol Nascente e nessa terça-feira, 26, apresentou requerimento que será encaminhado ao gerente de vendas dos Correios, Paulo Isaias, solicitando essa demanda.

“Lembramos que as pessoas utilizam os Correios não apenas para postagem de correspondências, mas para diversos serviços e por isso se faz necessário a implantação de uma agência no setor Sol Nascente para atender aos bairros localizados naquela região”, destaca.

O presidente enfatiza que o papel do vereador é sempre melhorar a vidada população. “Pensando nisso é que requeremos essa agência dos Correios do Setor Sol Nascente”, finalizou.     

Ivanilson defende celeridade para a conclusão do concurso da Defesa Social

por Ascom publicado 26/04/2016 12h31, última modificação 26/04/2016 12h31
O vereador disse que conhece a angústia dos aprovados que aguardam a realização do Curso de Formação
Ivanilson defende celeridade para  a conclusão do concurso da Defesa Social

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira

Três aprovados do Concurso da Defesa Social participaram da sessão da câmara de vereadores nessa terça-feira, 26, para acompanhar a aprovação do requerimento apresentado pelo vereador Ivanilson Marinho (PMDB) em que requer à Secretaria de Cidadania e Justiça, de Administração, e Planejamento que dispense o processo licitatório, ou, dê celeridade ao processo para que seja realizado o curso de formação dos aprovados do concurso da Defesa Social realizado em 2014.

O vereador, que também é concurseiro, disse que conhece a angústia dos aprovados que investiram tempo e dinheiro para alcançar o objetivo da aprovação e estão no aguardo da convocação para o curso de formação. “Infelizmente tem sido uma prática corriqueira dos governos que têm realizado concursos e desrespeitando os candidatos devido a demora para a convocação, ou, realização do curso de formação, porém os contratos não param, pois constantemente ouvimos falar dessas contratações”, disse.

Segundo o vereador, há recursos para a realização desse curso de formação e ainda destacou que os deputados poderiam ter proposto emendas impositivas para esse fim.

Ivanilson ainda destaca que a conclusão desse concurso deve acontecer o mais rápido possível porque o Sistema Prisional do Estado está com déficit de servidores e há várias pessoas contratadas que não são capacitados para exercer as funções.  

A aprovada Diulia Deisika afirmou que há uma grande expectativa na convocação, primeiro, porque foram aprovados depois de grande esforço, segundo, porque o Estado necessita ampliar o efetivo para promover a tão sonhada e merecida segurança à população.

“Achei importante a atuação da Câmara de Vereadores na aprovação do requerimento pedindo continuidade desse certame, tendo em vista a força política que esta casa de leis representa e a demonstração que não são condizentes com a precariedade do sistema prisional.  Agradeço, em nome dos aprovados, ao Vereador Ivanilson Marinho por nos atender, isso demonstra que  ele e os demais vereadores que subscreveram o requerimento estão comprometidos com a segurança pública e tem direcionado cobranças ao governo sobre este setor tão carente”, comentou. 

GIRO de Gurupi recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores

por Ascom publicado 26/04/2016 12h55, última modificação 26/04/2016 13h09
Foram homenageados na sessão da Câmara Municipal desta terça-feira 26 de abril, os ex-componentes do GIRO-Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva de Gurupi, através de Moção de Aplausos de autoria do Vereador Walter Junior.
GIRO de Gurupi recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

A moção é um reconhecimento aos ex-componentes pelos serviços prestados durante os 13 anos em que fizeram parte do grupo em Gurupi. Atualmente eles formam o Grupo da Força Tática implantado este ano como forma de reforço nas operações realizadas pela Policia Militar.

O vereador Walter Junior avaliou a moção de aplausos como um reconhecimento merecido, “foram anos de dedicação a nossa cidade além de cidades da região, exemplos de homens de garra e coragem que buscaram por conta própria aprimoramento que nem todos têm coragem ou disposição para ir buscar, pois o curso que fizeram exige muito de cada um, fisicamente e psicologicamente. Admiro a carreira militar e estando sempre em defesa dos jovens acredito que o exemplo pode mudar o futuro de muitos, hoje muitas famílias perderam seus valores morais deixando suas crianças serem educadas pelo mundo, sou a favor da implantação de uma escola militar em Gurupi para que assim possamos encaminha-las no caminho do bem. Parabenizo a todos pela carreira que escolheram, e parabenizo pelos serviços prestados e que ainda vão nos prestar, agora sobre outra denominação, mas com a certeza do serviço de qualidade oferecido de sempre”, explanou o Vereador Walter Júnior.

Foram homenageados o 3º SGT QPPM Devany Gomes dos Santos, 3º SGT QPPM Glaldston Marinho de Souza, 3º SGT QPPM Vagner Roberto Rodrigues Gonçalves, 3º SGT QPPM Elio Chaves Cavalcante, 3º SGT QPPM Geovano de Oliveira Dantas, CB QPPM Edvaldo Aguiar de Souza, CB QPPM Paulo de Tarso Andrade Pego e CB QPPM Rick Bueno de Assis. Representando o 4º BPM esteve presente o Subcomandante Major Cândido Marques Soares Junior. Estiveram prestigiando também a homenagem o Capitão Lisboa e o Cabo Murussi ambos do 4º Batalhão e o Tenente Roberto Rodrigues, Delegado de Serviço Militar de Gurupi.

O Cabo Paulo de Tarso falou da honra em receber a homenagem oferecida pela casa de leis, expressando seu orgulho em ter integrado o Giro, “falo em nome de todos os meus colegas presentes, nos sentimos honrados pelo prestígio hoje aqui proporcionado, quero dizer que para nós é um orgulho ser militar e nos dedicar a esta corporação. Acredito que tudo na vida é vocação e para ser militar não é diferente, fazendo o que você gosta você faz bem feito e com satisfação, e assim que nos sentimentos, obrigado a todos pela por esse reconhecimento”, agradeceu o Cabo. Para o Cabo Bueno a moção é um incentivo ao trabalho do militar “sentimos hoje o reconhecimento da comunidade expressado através da Câmara de Vereadores, isso é um estimulo para nós enquanto profissionais deixando claro que nosso trabalho foi visto e reconhecido, e nos dá animo para continuarmos”, explanou.

Para o Subcomandante Major Cândido Marques Soares Junior, a moção é de grande merecimento “estes homens são exemplo, buscaram seus aprimoramentos por conta própria passando por um curso de difícil conclusão, onde muitos dos que entram não conseguem se formar. Quero parabeniza-los em nome de todo o 4° Batalhão. Hoje vocês compõem a Força Tática de nossa cidade que já está em pleno funcionamento e os frutos já estão sendo colhidos, já sentimos isso nas ruas, tenho certeza que a comunidade só tem a ganhar com o trabalho realizado por cada um de vocês”, parabenizou o Subcomandante.

Vereadores solicitam serviços de infraestrutura para diversos bairros de Gurupi

por Ascom publicado 27/04/2016 10h46, última modificação 27/04/2016 10h46
Vereadores pedem asfalto e revitalização de praças
Vereadores solicitam serviços de infraestrutura para diversos bairros de Gurupi

Kennya Victor


Por: Heliana Oliveira


Infraestrutura foi um dos temas debatidos na sessão da câmara de vereadores de Gurupi na quarta-feira, 27. O vereador Ivanilson Marinho (PMDB) solicita a Secretaria de Infraestrutura que conclua a pavimentação asfáltica da Avenida Beira Rio, no setor Waldir Lins II.

Para o vereador, é extremamente importante a pavimentação nesse setor, que é o mais antigo da cidade, e deve ser feita o quanto antes, pois os moradores há muitos anos aguardam essa obra que representa comodidade e bem-estar.

“A obra asfáltica trará para os moradores do local melhoria de acesso, além de ajudar na prevenção de doenças respiratórias que afligem a população. A população desse setor no inverno sofre com a lama e no tempo seco com a poeira”, enfatiza completando ainda que essa obra deve ser feita devido o setor estar passando por uma grande evolução imobiliária.

O vereador justifica o requerimento citando o Estatuto das Cidades que argumenta que “a política urbana tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana. Ele ressalta que o Executivo deve proporcionar a comunidade melhores condições de vida com infraestrutura adequada, garantindo uma cidade sustentável.

Ivanilson ainda solicita à secretaria de Infraestrutura a melhoria na iluminação pública no setor Nova Fronteira. Ele comenta que os moradores têm reclamado da pouca iluminação  que provoca perigo para quem transita por aquele setor.  “Os moradores se sentem expostos à criminalidade como agressões e assaltos”, salientou.

O vereador Dr. Macedo (PTN) também solicita pavimentação asfáltica para algumas ruas dos setores Jardim dos Buritis e Vila Nova. “A ruas se encontram desgastadas, ou, incompletas, algumas sem nenhuma pavimentação, colocando assim, pedestres e motoristas, em perigo. As donas de casa também reclamam muito da poeira, pois além de não conseguir manter as casas limpas, ainda há o problema de saúde”, relata.

Praças

O vereador Valdônio Rodrigues (PSB) solicita que seja promovido políticas públicas para a revitalização das praças. Ele comenta que a população tem reclamado da falta de infraestrutura nesses locais.

“As praças embelezam a cidade e são bastante utilizadas pela população, porém sem infraestrutura adequada fica difícil. Vemos grande movimentação de pessoas nas praças e com uma melhor infraestrutura poderemos oferecer mais comodidade ”, destaca. 

Wendel sugere parceria entre Secretaria de Cultura e IFTO para realização de oficinas de teatro

por Ascom publicado 28/04/2016 09h54, última modificação 28/04/2016 09h54
A arte promove inúmero benefícios à comunidade, um deles é manter os jovens afastados das drogas e criminalidade
Wendel sugere parceria entre Secretaria de Cultura e IFTO para realização de oficinas de teatro

Ilustração


Por: Heliana Oliveira

 

A arte é um dos principais mecanismos para manter as crianças, adolescentes e jovens distantes das drogas. Ela desperta interesse pelos estudos, ampliação do conhecimento e revela talentos. Pensando em todos os benefícios que a arte promove, o presidente da câmara de vereadores de Gurupi, Wendel Gomides (PDT), vai sugerir à secretária municipal de Cultura, Zenaide Dias, que estabeleça uma parceira com o curso de Artes Cênicas do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) para que seja oferecido oficinas de teatro a comunidade.  

Segundo o presidente, é importante utilizar o conhecimento dos acadêmicos do curso para promover o bem social. “Essa parceria será boa tanto para a comunidade quanto para os acadêmicos que vão ter um novo espaço para colocar em prática seus conhecimentos e até mesmo realizar seus estágios”, ressaltou.

Wendel comenta que hoje Gurupi sofre como tantas outras cidades com o problema das drogas e a cada dia os jovens estão entrando mais novos nesse universo quase sem volta, e por isso se faz necessário investir em trabalhos que vão mantê-los distantes dessa realidade. “Sabemos do poder do esporte e da arte e Gurupi precisa cada dia mais dessas atividades para que os jovens se sintam atraídos, com a mente ocupada e consequentemente longe das drogas e criminalidade”, ressalta.

 

Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2015

por Ascom publicado 28/04/2016 11h30, última modificação 29/04/2016 11h17
Durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, foi apresentado o relatório da execução orçamentária e financeira do 3º quadrimestre do exercício de 2015 da Secretaria de Saúde do Município.
Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2015

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

A prestação de contas apresentada pela Secretária Sueli Santos de Souza Aguiar e pelo Diretor financeiro da pasta, Gilberto Amorim é uma forma de divulgar aos vereadores e ao público presente como foram feitos os gastos na área de da saúde durante este período.

A prestação  atende ao artigo 36, da Lei Complementar nº 141, de 13 de Janeiro de 2012, onde prevê que o gestor do SUS apresentará, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em  audiência pública no Parlamento Municipal, o relatório da execução orçamentária e financeira do trimestre.

Segundo a secretária da pasta Sueli Santos, esse momento é de grande importância tanto para a população quando para os profissionais da saúde. “É nessa ocasião que podemos avaliar os gastos financeiros com o que entra e o que sai, avaliamos as ações realizadas no dia a dia, como consultas, curativos, dentre outros, avaliamos o índice em relação à dengue, números de exames realizados em grávidas, ou seja, um balanço geral do quadrimestre pra polução que também serve para aprimoramento do nosso trabalho” avaliou. Ela ainda enfatiza o quão interessante é a participação de toda a equipe. “Assim aproveitamos o momento para fazermos um apanhado do que estamos executando melhor, onde existe déficit para buscar formas de melhorar e ficamos satisfeita quando vemos números positivos, por exemplo, quando entramos a UPA atendia uma média de 8 mil pessoas, ano passado já passou para 18 mil e esse ano já estamos realizando 26 mil procedimentos por mês ou seja em  2015 realizamos mais de 1 milhão e 500 mil procedimentos, um número expressivo que confirma que a saúde tem melhorado.

Para o Vereador Erley Brito “Lêca”, a prestação de contas é importante, “com a transparência que temos observado a maior beneficiada é a própria comunidade que pode acompanhar de perto onde e como estão sendo aplicados os recursos da Saúde em nosso município.  Isso prova a discrição com que o executivo municipal tem administrado seus trabalhos" ilustrou o vereador.

Zé Henrique solicita informações sobre delimitação da abrangência de cada posto de saúde

por Ascom publicado 29/04/2016 11h25, última modificação 29/04/2016 11h25


O vereador Zé Henrique apresentou Requerimento destinado ao executivo solicitando informações sobre a delimitação da área de abrangência de cada uma das Unidades Básicas de Saúde, inclusive o da Zona Rural.


Segundo o vereador, objetivo é ter conhecimento se as unidades básicas de saúde estão prestando atendimento de forma adequada, e se possuem equipamentos, recursos humanos e capacidade de atendimento dentro dessas respectivas áreas de abrangência, levando em consideração o crescimento populacional do município. (Ascom Vereador). 

 

Jonas Barros reivindica melhorias para o ginásio da Unirg

por Ascom publicado 02/05/2016 11h36, última modificação 02/05/2016 11h36
Jonas Barros reivindica melhorias para o ginásio da Unirg

Heliana Oliveira

Por: Heliana Oliveira

A caminhada é uma das práticas esportivas mais saudáveis e preferidas pela população por ser simples e de grande benefício. As pessoas utilizam bastante o Parque Mutuca para essa prática, mas algumas pessoas têm preferência por realizar a caminhada próximo a sua casa e por isso o vereador Jonas Barros (PV) considera importante a revitalização do Ginásio Desportivo da Unirg, localizado no setor Malvinas, para ser usado para esse esporte.  

“É necessário a realização do calçamento da parte externa do Ginásio e a recuperação do alambrado para que a população possa utilizar aquele espaço com segurança. Aquela área tem bastante espaço e precisa de uma melhor infraestrutura”, disse.

O vereador comenta que é responsabilidade da Fundação Unirg realizar essa obra e que a Prefeitura pode colaborar com a mão-de-obra. “Essa é uma obra que não custará um alto valor, e a Unirg tem condições de realiza-la, basta querer. Será uma obra que beneficiará bastante a população daquele setor”, ressalta.

Asfalto

“Em reunião com a comunidade fui cobrado para que solicite ao Prefeito a conclusão do asfalto da Avenida B no perímetro da ponte que liga o Setor Santa Cruz ao Bela Vista, pois apenas um dos lados conta com a pavimentação.  Também solicitarei a construção do canteiro central”, disse.  

O vereador também vai solicitar por meio de requerimento que a Secretaria de Infraestrutura realize a abertura da via pública, com a construção de um bueiro celular triplo no córrego Água Franca ligando a Rua 37 B (no perímetro do Clube Nova Fronteira) à Alameda Sumaré que vai encurtar a distância entre os setores Nova Fronteira, Santa Rita, Bela Vista ao Centro da Cidade.

“É uma obra importante e extremamente necessária e que a população aguarda há bastante tempo”, finalizou.  

Sessões Ordinárias do Mês de Maio

por Ascom publicado 03/05/2016 11h22, última modificação 03/05/2016 11h22

Valdônio sugere a implantação do tratamento contra o câncer no Hospital que está sendo construído

por Ascom publicado 03/05/2016 12h30, última modificação 03/05/2016 12h33
"Essa nossa solicitação é extremamente importante e vai beneficiar Gurupi e os demais municípios da região Sul do Estado", diz.
Valdônio sugere a implantação do tratamento contra o câncer no Hospital que está sendo construído

Heliana Oliveira

 Por: Heliana Oliveira

As pessoas que moram em Gurupi que precisam de tratamento contra o câncer têm de se deslocar para o tratamento fora da cidade. Além da angústia da doença, os pacientes ainda têm que conviver com essas viagens cansativas para Palmas ou Araguaína. Muitos moradores vão mais longe e tratam-se no Hospital de Barretos, quando conseguem vaga. Pensando em minimizar os transtornos para esses pacientes, o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) solicitou que seja encaminhado expediente ao Secretário de Saúde, Esner Musafir, pedindo a implantação do tratamento contra o câncer no Hospital Geral de Gurupi, que está sendo construído.

“Essa nossa solicitação é extremamente importante e vai beneficiar Gurupi e os demais municípios da região Sul do Estado. É importante que o Estado já planeje a implantação dessa ala. Sabemos que o novo hospital tem condições de espaço para essa demanda e o governo pode fazer esse investimento que vai melhorar a vida da nossa população”, destaca.

Segundo o vereador, atualmente em Gurupi muitas pessoas convivem com a doença e há um sofrimento com esses deslocamentos, pois algumas pessoas têm poucas condições financeiras para pagar a estada em outra cidade, pois as viagens sempre são com acompanhantes e terminam tendo algum tipo de gasto financeiro. 

Gleydson sugere implantação de minicidade de trânsito para educar as crianças

por Ascom publicado 04/05/2016 11h22, última modificação 04/05/2016 11h22
Segundo o vereador, esse será um espaço lúdico às crianças do ensino fundamental.
Gleydson sugere implantação de minicidade de trânsito para educar as crianças

Heliana Oliveira

 

Por Heliana Oliveira


Os acidentes de trânsito são os maiores causadores de internação nos hospitais. A imprudência dos motoristas é o que mais tem colaborado para esses casos. Os acidentes provocam prejuízos ao poder público e às pessoas que muitas vezes ficam meses sem trabalhar, e outras, até ficam inválidas. Para o vereador Gleydson Nato é importante a cada dia intensificar a educação para o trânsito, por isso ele apresentou, nessa quarta-feira, 04, um requerimento em que sugere ao Superintendente Municipal de Trânsito, David Henrique, que implante a “Minicidade de Trânsito”, que é um projeto de educação para as crianças.

Segundo o vereador, esse será um espaço lúdico às crianças do ensino fundamental. Nessa minicidade, os alunos trafegarão em um circuito com cruzamentos, semáforos, e outros elementos comuns às ruas e avenidas, com base nas leis de trânsito, e orientadas por monitores capacitados.   

“Temos que preocupar em educar as crianças que são os futuros motoristas da nossa cidade, só a educação promoverá a mudança de comportamento e um trânsito mais tranquilo. Nessa minicidade as crianças saberão como se portar à direção e como pedestres”, destaca. 

Valdônio pede a implantação de um laboratório de prótese dentária para Gurupi

por Ascom publicado 04/05/2016 11h26, última modificação 04/05/2016 11h26
O Vereador defende que o laboratório oferecerá um atendimento de qualidade e de necessidade da comunidade
Valdônio pede a implantação de um laboratório de prótese dentária para Gurupi

Heliana Oliveira

 

Por: Kennya Victor

 

Na sessão desta quarta-feira, 04, o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) apresentou requerimento em que solicita um estudo para a implantação de um laboratório regional de prótese dentária na cidade. A solicitação é destinada ao Secretário Estadual de Saúde, Marcos Esner Musafir.

Segundo Valdônio, o Ministério da Saúde liberou recursos para o credenciamento de 84 novos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) e a reajustou o valor repassado a outros 32 laboratórios implantados em todo o país. Ao todo são 22 Estados comtemplados com a destinação de R$ 9,4 milhões por ano para o financiamento da confecção de próteses dentárias. Os laboratórios fazem parte do Programa Brasil Sorridente.

O Vereador defende que o laboratório oferecerá um atendimento de qualidade e de necessidade da comunidade. “Um laboratório desse porte em Gurupi proporcionará melhor qualidade de vida e saúde a população como um todo, além de se tratar de um assunto de grande anseio social”, defende. Com os novos credenciamentos, o País passará a contar com 1.481 Laboratórios.

Valdônio ainda explica que os recursos são repassados diretamente ao Fundo Municipal de Saúde, ou, ao Fundo Estadual de Saúde, de acordo com a sua capacidade de produção.

Policlínica

O vereador ainda apresentou requerimento solicitando a reforma e ampliação da unidade de saúde Policlínica com o objetivo de proporcionar melhorias nos serviços públicos priorizando a eficiência.  

Ele destaca que essa é uma unidade que recebe a muitos pacientes e é necessário um local adequado para recebê-los. “Queremos atender a necessidade de cada gurupiense que vai buscar atendimento. A secretaria de Saúde já iniciou essa obra e temos certeza que ela beneficiará muito a população que faz uso dessa unidade”, enfatizou.

UPA

Outro requerimento que beneficia a população que busca atendimentos na área da saúde foi apresentado pelo vereador Walter Júnior (PSDB), em que solicitou a implantação de uma porta divisória entre a sala de raio x e consultórios.

Feliz Dia das Mães!

por Ascom publicado 07/05/2016 22h45, última modificação 07/05/2016 22h45

Vereadores levam aos bairros discussão sobre a LDO/2017

por Ascom publicado 09/05/2016 10h31, última modificação 09/05/2016 10h31
“Precisamos saber o que a população deseja”, destaca o presidente da Casa, Wendel Gomides
Vereadores levam aos bairros discussão sobre a LDO/2017

Ilustração


Por: Heliana Oliveira

 

É um direito da comunidade participar das discussões e apresentar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentária. Todos os anos as reuniões são realizadas no plenário da Câmara de Vereadores, porém a participação da população é pouca e por esse motivo os vereadores decidiram levar essas discussões para os bairros. Diversos setores da cidade serão contemplados e a primeira audiência ocorrerá nessa quarta-feira, 11, na Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão no setor Bela Vista, a partir das 19h.

O presidente da Casa, Wendel Gomides (PDT) ressalta que a Câmara só entra em recesso após aprovar a LDO para o exercício de 2017 e ouvir a população é importante para essa aprovação. “Precisamos saber o que a população deseja e a alternativa é irmos ao encontro da comunidade e convido os moradores a participarem”, destaca.

O vereador Jonas Barros (PV) comenta que a Câmara indo aos bairros é mais fácil para a população ter conhecimento da LDO e consequentemente apresentar suas emendas. “Estamos abertos a ouvir a população. Vamos percorrer diversos bairros e finalizar aprovando a Lei no povoado Trevo da Praia”, enfatiza.

O vereador Cabo Carlos (PT) explica que a LDO tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e investimentos do Poder Público. Busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual (LOA) com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. “À LDO compreende as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente”, explana.

O vereador Ivanilson Marinho (PMDB) destaca que a Câmara com essa iniciativa quer aumentar a oportunidade de participação da comunidade. “Não queremos discutirmos sozinhos as emendas, mas ouvirmos a população é essencial”, argumenta.

Calendário

1ª dia 11/05 – Escola Municipal Agripino de Sousa Galvão - Bela vista

2ª dia 18/05 – Escola Municipal Vila Nova -  Setor Vila Nova

3ª dia 01/06 – Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães  - Setor Parque das Acácias

4ª dia 08/06 – Escola Municipal Antônio Almeida Veras – Setor Central

5ª 15/06 – Escola Municipal Professor Joel Ferreira Soares - Setor Nova Fronteira

6ª 22/06 – Escola Municipal José Pereira da Cruz – Setor Vila São José

Dia 29/06 Sessão para votação da LDO no Trevo da Praia, a partir das 9h.

 

Ivanilson pede ao executivo a regularização fundiária dos setores Jardim da Luz e Tocantins

por Ascom publicado 10/05/2016 12h19, última modificação 10/05/2016 12h19
Ivanilson destaca que há muitos anos os moradores aguardam esse benefício
Ivanilson pede ao executivo a regularização fundiária dos setores Jardim da Luz e Tocantins

Kennya Victor


Por: Heliana Oliveira 


Em Gurupi ainda existem moradores que não têm posse legal de seus imóveis, isso causa insegurança.  Por esse motivo, o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) apresentou na sessão desta quarta-feira, 10, requerimento à secretária de Desenvolvimento Urbano, Marta Barbosa, para regularizar os setores Jardim Luz e Jardim Tocantins.

Esses bairros são bem populosos e há uma grande reclamação para essa regularização.

O vereador ressalta que a moradia é um direito constitucional e em Gurupi diversas famílias ainda não contam com a posse definitiva dos seus imóveis. “Frente ao problema social do direito à moradia o poder público deve promover ações de regularização de áreas”, destacou.

Ivanilson destaca que há muitos anos os moradores aguardam esse benefício e que essa irregularidade tem provocado nesses moradores muito desconforto e incômodo. 

Vereador “Lêca” apresenta indicação onde solicita programa de apoio ao atleta

por Ascom publicado 11/05/2016 11h20, última modificação 11/05/2016 11h20
Indicado pelo Vereador Lêca, programa Bolsa Atleta visa atender aos anseios dos atletas de Gurupi que participam de competições nas seguintes categorias: I – atleta estudantil, atleta estadual, atleta nacional, atleta internacional e atleta olímpico e paraolímpico.
Vereador “Lêca” apresenta indicação onde solicita programa de apoio ao atleta

Ascom/Câmara

Com informações da Assessoria do Vereador

Segundo o Vereador, o programa Bolsa Atleta irá garantir a manutenção pessoal aos atletas que se destacam em nosso município “sabemos da dificuldade dos nossos atletas conseguirem patrocínio. Com isso, busca-se dar às condições necessárias para que se dediquem ao treinamento esportivo e possam participar de competições que permitam o desenvolvimento de suas carreiras”.

Vereadores falam sobre possível afastamento da presidente Dilma

por Ascom publicado 11/05/2016 11h32, última modificação 11/05/2016 11h32
Vereadores falam sobre possível afastamento da presidente Dilma

Divulgação


Por: Heliana Oliveira 


O possível afastamento da presidente Dilma Roussef (PT) foi um dos temas debatidos na câmara de vereadores de Gurupi na sessão desta quarta-feira, 11. O primeiro a usar a tribuna foi o vereador Jonas Barros (PV) que já comemora o afastamento e destaca que o país está mais feliz com a possibilidade de um novo presidente. Segundo ele, a presidente Dilma não tem mais condições de ficar à frente do governo, ideia compartilhada pela vereadora Marílis Fernandes que também destacou que Dilma “não tem moral para governar o Brasil”.

O vereador petista, Cabo Carlos, disse estar de luto e ressaltou as conquistas do governo do PT como as políticas de inclusão social e de habitação. Segundo ele, está havendo um desrespeito à democracia com essa tentativa de tirar uma presidente eleita pelo voto popular.

O vereador Ivanilson Marinho (PMDB) deixou um questionamento se um processo contra o vice-presidente Michel Temer, porque segundo vereador, ele também deve ser afastado porque assinou os atos com a presidente, ocorrerá com tamanha celeridade como no caso da presidente.

O vereador Zé Henrique (SD) disse que a situação alega ser um golpe o que está acontecendo, porém, segundo ele, golpe é o que a população passa com a tamanha corrupção, com desemprego entre outros problemas. Ele disse que 78% da população quer o afastamento da presidente. “Ela deveria ter humildade de assumir que mentiu para o povo e renunciar ao mandato”, enfatizou. 

Ivanilson requer ao governo suspensão da cobrança da taxa de inspeção veicular ambiental

por Ascom publicado 11/05/2016 12h25, última modificação 11/05/2016 12h27
O vereador expôs que é preciso saber quem estabeleceu os valores da cobrança e baseado em quais critérios
Ivanilson requer ao governo suspensão da cobrança da taxa de inspeção veicular ambiental

Kennya Victor

 

Por: Heliana Oliveira

Durante a sessão desta quarta-feira, 11, o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) apresentou requerimento em que deverá ser encaminhado ao Governador do Estado, Marcelo Miranda (PMDB), solicitando a suspensão da cobrança da inspeção veicular ambiental.

O vereador explanou que a Resolução nº 418, de 25 novembro de 2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), torna obrigatória a inspeção veicular nos estados e municípios com mais de três milhões de veículos. Conforme o vereador, somente São Paulo tem essa quantidade de veículos. O vereador ainda reiterou que somente o estado do Rio de Janeiro e a capital paulista têm o programa de inspeção veicular.

“Na cidade de São Paulo está sendo cobrado entre R$ 42 e R$ 63 e no Tocantins não tem critérios nenhum para cobrar essa taxa exorbitante. O Estado não tem R$ 3 milhões de veículos, não é um estado poluente. Se o estado quer cobrar, quais os critérios que foram estabelecidos para essa cobrança de R$ 147 a R$ 260?”, questiona.

O vereador ainda ressaltou que é preciso saber quem estabeleceu esses valores e baseado em quais critérios. “Essa cobrança da inspeção veicular é apenas uma máquina de ganhar dinheiro. A empresa ficará com 80% e o Estado com 20%. Outro detalhe é que a Resolução diz que a inspeção é anual e no Estado será por transferência do veículo contrariando norma federal. Não podemos deixar uma empresa faturar milhões com isso”, expôs. 

Moradores do Bela Vista e setores vizinhos participam das discussões da LDO

por Ascom publicado 12/05/2016 10h41, última modificação 12/05/2016 10h41
Moradores do Bela Vista e setores vizinhos participam das discussões da LDO

O presidente do Bela Vista, Zé Cabeleireiro fez diversas sugestões (Crédito: Romilton Messias)

 Por: Heliana Oliveira

Na noite desta quarta-feira, 11, os vereadores de Gurupi, presidente Wendel Gomides (PDT), Jonas Barros (PV), Ivanilson Marinho (PV), Cabo Carlos (PT), Ataíde Salgado (PPS) e Walter Júnior (PSDB) foram ao setor Bela Vista para discutir com a comunidade a Lei de Diretrizes Orçamentária para 2017. A proposta da Câmara é percorrer a cidade para ouvir da população as reais necessidades e as prioridades de cada morador para o seu bairro. As sugestões serão inseridas na Lei.

A audiência foi aberta pelo vereador Cabo Carlos que explicou aos moradores o que é a LDO e a importância da participação de todos para a construção das metas a serem estabelecidas. Cb. Carlos destacou que é importante ouvir os moradores porque eles sabem o que é melhor para o seu setor. “Às vezes pensamos em colocar algo para um determinado bairro, mas o morador acha que outra obra é mais importante do que a que estamos propondo, pois o morador é quem sabe o que tem de mais urgente para sua comunidade”, pontuou.

Na reunião participaram os moradores e as lideranças dos bairros Bela Vista I e II, Santa Rita, Bom Sossego e representantes do Alvorada II. A participação dos moradores foi bem efetiva.

O Assessor de Planejamento da Prefeitura, Plinio Gama, afirmou que as sugestões serão detalhadas dentro da Lei Orçamentária Anual. Disse ser importante a participação dos moradores para o prefeito saber como a população quer que  seja aplicado o orçamento.  Ele ainda se colocou à disposição da população para tirar dúvidas e ouvir demais sugestões.

 Sugestões   

O primeiro a usar a palavra foi o presidente do Bairro Bela Vista, José Pereira, conhecido como Zé Cabeleireiro. Ele solicitou a finalização do asfalto da Avenida B, que dá acesso a vários bairros daquela região. Há o asfalto em um dos lados da avenida que foi feito na gestão passada, porém não foi concluído. “Aqui sofremos com a poeira, pois a avenida por interligar os bairros tem bastante movimento”, destacou. Ele também pediu a regularização fundiária para o setor, a construção de uma quadra poliesportiva e a construção dos meios-fios das ruas asfaltadas.

A presidente do setor Bom Sossego, Dulce Milhomem, também pediu asfaltamento para o seu bairro e afirmou que na comunidade há uma área pública que pode ser utilizada para a construção de uma praça ou quadra poliesportiva para que as pessoas possam realizar atividades física.

Francisco Azeudo, presidente do setor Santa Rita, disse que muitas são as reinvindicações, entre elas, a abertura da via pública, com a construção de um bueiro celular triplo no córrego Água Franca ligando a Rua 37 B (no perímetro do Clube Nova Fronteira) à Alameda Sumaré. “Essa obra vai beneficiar moradores de vários bairros”.  Ele também pediu a macrodrenagem das ruas, pois no inverno, segundo ele, a população sofre bastante.

O pedido de regularização fundiária do setor Bela vista foi reforçado pelo morador Heleno Marques que disse que até mesmo a prefeitura vai ganhar, pois poderá cobrar o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). “Com a regularização fundiária a prefeitura poderá cobrar o IPTU e nós teremos mais direitos para cobrar as melhorias para o nosso setor, porque hoje podem alegar que não temos porquê cobrar porque nem IPTU pagamos”, disse.

A moradora do Alvorada II, Ivonete Lopes, pediu para que os vereadores insiram na LDO um projeto de arborização no setor. Segundo ela, é importante ter essa preocupação uma vez que Gurupi é uma cidade de um sol muito quente. “Lá no setor temos dois estudantes da UFT que podem ajudar na elaboração desse estudo de plantio de árvores. Lá havia pés de oiti, mas muitos moradores cortaram devido a árvore crescer muito e destruir as calçadas, mas é importante pensar na plantação de uma árvore que não trará prejuízos e colaborar com o melhoramento do clima” enfatizou.

A diretora da Escola Agripino Galvão, em que aconteceu a audiência, Dinausa Narciso, disse que a educação de Gurupi melhorou bastante e que o secretário de educação, Eurípedes Fernandes, conhece bem as necessidades e tem trabalhado para melhorar, mas que não custa pedir o apoio dos vereadores. “Aqui precisamos de uma quadra poliesportiva e a cobertura do nosso pátio. Seria bom também uma reforma total da escola e construção de mais salas”, disse.

Vereadores

O vereador Jonas Barros (PV) destacou que a Câmara decidiu ir aos bairros para dar mais condições de participação da população. “Nós precisamos da participação da população. É mais fácil para câmara fazer as leis ouvindo o que a comunidade quer e para o gestor administrar ouvindo o povo. Precisamos levar ao prefeito o sentimento da população”, destacou.                                                           

O vereador Ivanilson Marinho (PMDB) expôs que para algumas obras que foram reivindicadas na audiência, entre elas, a conclusão do asfalto da Avenida B que dá acesso ao Bela Vista, o executivo já está com recursos orçados, aguardando a análise dos engenheiros da Caixa Econômica Federal nos projetos apresentados pela prefeitura para a liberação dos recursos.

O vereador Ataíde Salgado destacou que das reuniões é que surgem as grandes ideias e, para ele, foi importante a participação e sugestão dos líderes e moradores dos bairros. “As pessoas expressaram muito bem as necessidades da sua comunidade. Hoje estamos aqui para ouvi-los e o que for aprovado no orçamento de 2017 terá de ser executado”, enfatizou.

O presidente da Câmara Wendel Gomides, que conduziu os trabalhos, encerrou a audiência agradecendo a participação dos moradores e a contribuição para a elaboração da Lei que define as metas e diretrizes orçamentária. Segundo ele, a participação do povo na elaboração da LDO garante uma lei mais fiel às reais necessidades de cada bairro.

Na próxima quarta-feira, 18, a audiência acontecerá na Escola Municipal Vila Nova, no setor Vila Nova. 

Câmara Municipal de Gurupi presta homenagem à Policiais do 4º BPM

por Ascom publicado 17/05/2016 11h35, última modificação 17/05/2016 11h35
Na oportunidade foi entregue a Moção de Aplausos requerida pelo Vereador Ivanilson Marinho e oferecido a Policiais do 4º Batalhão da Policial Militar de Gurupi. A homenagem é um reconhecimento pelo ato de bravura de 3 (três) policiais, em especial na data do dia 06 de fevereiro no circuito de carnaval da cidade, onde os mesmo abordaram um individuo em atitude suspeita.
Câmara Municipal de Gurupi presta homenagem à Policiais do 4º BPM

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor


A abordagem gerou confronto com a guarnição. A ação dos policiais que agiram de forma rápida e eficiente pode intervir em algo maior que poderia trazer prejuízos à comunidade e foliões que frequentavam a festa de carnaval.
Esta prevista na legislação militar tocantinense o ato de bravura, que é quando o militar pratica uma ação, de maneira consciente e voluntária, com evidente risco à própria vida, cujo mérito transcenda em valor, audácia e coragem a quaisquer atitudes de natureza negativa, porventura cometidas.
Para o vereador Ivanilson Marinho, autor da moção a atitude dos policiais de forma consciente impediu que meliantes pudessem agir contra a população “hoje nos sentimos honrados em oferecer-lhes este reconhecimento, numa forma de aplausos e não como pesar, pois o risco que os senhores enfrentaram evitou um evento mais trágico. Na ocasião foliões e religiosos foram salvos de serem vitimas de crimes, inclusive de homicídio, tendo em vista que os indivíduos estavam armados”, defendeu. 
O Poder Legislativo de Gurupi presta essa homenagem aos nobres militares por entender de ser de merecimento. A admiração e respeito foram demostradas por todos os vereadores desta casa aqueles que diuturnamente estão nas ruas das nossas cidades na prevenção e combate às praticas delituosas.

Lêca propõe semana de conscientização sobre a Depressão

por Ascom publicado 17/05/2016 11h59, última modificação 17/05/2016 11h59
A depressão é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, câncer entre outros.

 Por: Kennya Victor e Heliana Oliveira

Durante a 5ª sessão de maio da câmara dos vereadores, foi apresentado pelo vereador Erley Brito “Lêca” (PSB) , a Indicação em que solicita a realização da Semana Educativa de Informação, Prevenção e Combate a Depressão em Gurupi. Para o vereador é importante essa conscientização, uma vez que, é uma doença que ataca tão sorrateiramente, e a maioria dos que sofre dela nem percebe quando está ficando doente. O vereador ressalta que o Ministério da Saúde  reconhece a depressão como uma das mais sofridas doenças do mundo, e é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, câncer entre outros.

Segundo o Vereador, durante a referida campanha, poderão ocorrer palestras, debates, distribuição de panfletos com explicações básicas a respeito da doença, procurando atingir o maior número de pessoas do Município, independente, da idade ou nível de escolaridade.

“Dessa forma levaremos esclarecimentos a pessoas que sofrem desse mal e que muitas vezes não encaram a depressão como uma doença, além de combater o preconceito e orientar pessoas que se encontram nessa situação ou que conhecem alguém que sofra com depressão”, defendeu.

Casas lotéricas

Ainda na sessão foi lido o projeto de lei de autoria do Vereador Gleydson Nato (PHS), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de banheiros, bebedouros de água, climatização e cadeiras de espera nas Casas Lotéricas.

Segundo o vereador, as Casas Lotéricas tem se apresentado como miniagências bancárias, mas não oferecem ao mesmo conforto e qualidade exigidos dos bancos. “Temos o dever de oferecer a população em geral condições mínimas de atendimento básico em instituições financeiras para seus clientes. A concessão de tais benefícios poderá acarretar o aumento significativo de clientes para as casas lotéricas aumentando os lucros”, defendeu o vereador.

 Oftalmologia

Foi solicitado pelo Vereador Valdônio Rodrigues (PSB), estudos para a implantação de uma unidade de atenção especializada em oftalmologia na cidade. O requerimento vem ao encontro da grande necessidade de instalação desta unidade, que poderá atender também as cidades da região de Gurupi.

Para o vereador, neste últimos três anos vem crescendo a cada dia, segundo dados revelados pelo Ministério da Saúde, casos de doenças oftalmológicas, onde o cidadão de baixa renda não tem condições para custear o tratamento. “Tivemos um caso concreto, em que uma paciente de Gurupi, que sofre de glaucoma e não tem condições financeiras para custear tratamentos, necessitando do poder público para realizar o tratamento especifico, mas não temos essa unidade especifica no tratamento, expôs.

 

Zé Henrique solicita informações sobre funcionamento dos CEMEI’s

por Ascom publicado 18/05/2016 11h15, última modificação 18/05/2016 11h15
O vereador ressalta que a garantia das creches é um direito das crianças e dos pais e mães trabalhadores/as, um dever do Estado

   

O Vereador Zé Henrique apresentou Requerimento em que pede ao Executivo informações sobre Centros  Municipais  de   Educação Infantil  -  CEMEI’s,   localizados em Gurupi. As informações devem constar a  quantidade de  crianças  atendidas  de  06   meses   a  03  três  anos  em 2015, expectativa de  atendimento  para 2016  e   projetos  de implantação  (construção) de novos  CEMEI’s.  (locais e expectativa de  prazos).

O vereador ressalta que a garantia das creches é um direito das crianças e dos pais e mães trabalhadores/as, um dever do Estado. Além de ser uma ferramenta importante para as mulheres, uma vez que garante e promove a autonomia das mulheres ao fornecer condições para sua permanência no mercado de trabalho.

Zé Henrique ainda destaca que a proposição justifica-se para ter conhecimento se os CEMEI’s estão atendendo a demanda  de forma adequada. (Da Assessoria do vereador). 

 

Vereadores ouvem sugestões dos moradores do Vila Nova

por Ascom publicado 19/05/2016 11h14, última modificação 19/05/2016 11h14
Participaram também representantes dos bairros: Aeroporto I,II e III, Jardim da Luz , Jardim Tocantins, Jardim Boulevard
Vereadores ouvem sugestões dos moradores do Vila Nova

Nickson, presidente do Vila Nova, comentou que o bairro tem diversas necessidades


Por: Heliana Oliveira 

 

Nessa quarta-feira, 18, os vereadores, presidente Wendel Gomides (PDT), Ivanilson Marinho (PMDB), Jonas Barros (PV) e Ataíde Salgado (PPS) se reuniram com os moradores dos setores Vila Nova, Aeroporto I,II e III, Jardim da Luz , Jardim Tocantins, Jardim Boulevard para ouvir as sugestões a serem inseridas na Lei de Diretrizes Orçamentária  de 2017. A câmara decidiu percorrer os bairros de Gurupi para colher sugestões de melhorias para cada setor. Esse foi o  segundo encontro.

Na ocasião o presidente Wendel explanou que a participação de todos é muito importante e que esse contato da Casa de Leis com a comunidade é essencial. Ele destacou que antes as audiências eram realizadas no plenário da câmara, mas devido a pouca participação os vereadores sentiram a necessidade de ir aos bairros.

O vereador Jonas Barros enfatizou que os moradores são quem conhece a verdadeira necessidade dos setores. “Às vezes pensamos em propor uma determinada benfeitoria ao Vila Nova, por exemplo, mas os moradores têm outra  prioridade, por isso é importante ouvir os líderes de bairro e demais moradores”, destacou completando que todos devem cobrar a execução das sugestões inseridas na LDO.

O presidente do setor Vila Nova, James Nickson Alves, foi o primeiro representante de bairro a reivindicar. Ele comentou que o setor tem muitas necessidades, entre elas, uma quadra de esporte para o entretenimento dos jovens, crianças e adolescentes; melhorias na infraestrutura da praça, pois, segundo ele, está totalmente abandonada; sinalização de trânsito e a pavimentação asfáltica de algumas ruas.

Sobre o asfalto, o vereador Ivanilson Marinho explanou que existe um projeto na Caixa Econômica Federal que contempla o Vila Nova e outros setores daquela região. Segundo ele, só falta a liberação dos recursos. Ele ainda destacou que a deputada Josi Nunes está empenhada na liberação de mais recursos para várias obras de infraestrutura em Gurupi.

A diretora da Escola Municipal Vila Nova, Aurea Maria Teixeira, disse que hoje a escola atende cerca de 400 crianças e a demanda da unidade é grande e seria interessante a ampliação da escola com a construção de mais algumas salas. Outra solicitação apontada por Aurea é a duplicação da ponte sobre o córrego Pouso do Meio, na Avenida Goiás.

Moises Mota, presidente do setor Aeroporto I, II e III pediu a reforma no Centro Comunitário, asfalto para diversas ruas do bairro, e a construção de uma praça com espaço para que os moradores possam realizar caminhadas.

O representante do setor Industrial, José Nilde Batista, também participou da audiência  e disse que as necessidades são muitas e antigas, mas enfatizou que atualmente a maior necessidade é a construção de um posto de saúde, pois, hoje os atendimentos são feitos em uma sala de aula, sem condições adequadas para um bom atendimento.

O presidente do setor Jardim Tocantins I e II, Wesdaymy Araújo, reivindicou a pavimentação do bairro. Segundo ele, essa é a maior necessidade e deve ser feito de uma maneira diferente, pois diversas vias têm pontos de água que correm o ano inteiro. “A pavimentação das ruas aqui deve ser feita em bloquetes”, disse.

O vereador Ataíde Salgado disse conhecer bem a necessidade do Jardim Tocantins e o período chuvoso é uma época em que os moradores sofrem muito porque as ruas ficam intransitáveis. O vereador comentou também que as cobranças devem ser feitas e que o executivo e a câmara estão trabalhando juntos para melhorar a cidade.

A próxima audiência será no dia 1º de junho no setor Parque das Acácias, na Escola Municipal Dr. Ulisses Guimarães  . 

2ª Conferência Municipal das cidades acontece nesta quinta-feira em Gurupi

por Ascom publicado 19/05/2016 11h26, última modificação 19/05/2016 11h26
Esta sendo realizada no Plenário da Câmara Municipal, a 2ª Conferência Municipal das Cidades.
2ª Conferência Municipal das cidades acontece nesta quinta-feira em Gurupi

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

A Conferência tem como tema - A função Social da Cidade e da Propriedade: Cidade inclusiva Participativa e Socialmente Justa, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, e tem por objetivo fortalecer e estimular a participação social, além de contribuir para o avanço das políticas públicas de desenvolvimento urbano.

Está etapa municipal é preparatória para a 6ª Conferência Nacional que será realizada em Brasília. As discussões acontecerão durante todo o dia de hoje e contará com a participação de toda a comunidade.

Ataíde pede abertura de rua para ligar o setor Nova Fronteira ao Madri

por Ascom publicado 19/05/2016 12h25, última modificação 19/05/2016 12h28
A falta dessa via causa transtornos aos moradores

 

O vereador Ataíde Salgado (PPS)  encaminhou Indicação ao prefeito Laurez Moreira solicitando a abertura de rua que liga o Setor Nova Fronteira ao Setor Madri.

O vereador explana que o objetivo é promover políticas sociais públicas que atendam as necessidades dos moradores desses dois bairros.

Ataíde destaca que a falta dessa rua impede o tráfego de ônibus. “Em razão disso os moradores reclamam e querem solução, pois muitos dependem de transporte público”, destaca.

O vereador ainda ressalta que essa abertura atenderá as demandas e promoverá mais desenvolvimento para região e evitará transtornos”, finaliza. 

Vereador quer aplicação de multa a quem realiza trote para o Samu

por Ascom publicado 23/05/2016 10h30, última modificação 23/05/2016 10h32
A multa prevista será de R$ 1 mil por cada trote realizado.

Por: Heliana Oliveira                                                 

O Serviço de Atendimento Móvel (Samu), que realiza assistência de urgência e emergência, prestando atendimento no local do ocorrido, ainda é vítima de inúmeros trotes. Muitas vezes os profissionais saem da sede, após receber uma ligação, e quando chegam ao local informado não há nenhuma solicitação, ocasionando prejuízos e muitas vezes impedindo atendimento a quem realmente  necessita. Segundo dados da Samu, nos últimos cinco anos foram registrados 9.120 trotes, sendo que somente em 2015, foram 1.704. Os números vêm caindo devido às campanhas de conscientização, mas é importante esse fato deixar de ocorrer, porque uma “brincadeira” pode ocasionar atraso no atendimento a quem realmente necessita.

Pensando em coibir essas atitudes, o vereador Gleydson Nato, apresentou um Projeto de Lei que estabelece a aplicação de multas contra os praticantes de trotes. No Samu, os números ficam registrados e conforme o PL, o Samu encaminhará o relatório com os números às empresas telefônicas que deverão informar o nome do proprietário da linha.

O projeto diz que, identificados os proprietários das linhas telefônicas, serão enviados relatórios ao órgão competente que adotará medidas cabíveis.  Segundo o vereador, a multa prevista será de R$ 1 mil por cada trote realizado.

“Quanto menos trotes, mais vidas poderão ser salvas. Essa lei é muito importante para o bom andamento dos atendimentos do Samu porque os trotes prejudicam bastante o atendimento àqueles que realmente necessitam”, argumenta o vereador. 

Comissões analisam projeto da criação de Brigada contra Incêndio

por Ascom publicado 31/05/2016 12h36, última modificação 31/05/2016 12h36

Por: Heliana Oliveira

Nessa terça-feira, 31, as Comissões de Constituição Justiça, Redação e Final e Orçamento e Finanças se reuniram para discutir o projeto de lei do poder Executivo que institui a Brigada Municipal de Proteção Contra Incêndio e Ações da Defesa Civil. Conforme o projeto, a Brigada será ligada à Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente.

O PL diz que aos brigadistas competem agir na prevenção e combate contra incêndios, trabalhar para reduzir os danos ao meio ambiente em áreas públicas e privadas e proteger a vida e o patrimônio.

A Brigada ainda atuará na capacitação de servidores municipais com palestras sobre educação e segurança em escolas, entidades e empresas.

A comissão deu parecer favorável ao projeto com algumas emendas supressivas. O PL será lido em plenário na próxima sessão que acontecerá no dia 07 de maio.

A apreciação do projeto foi acompanhada pelo Subcomandante da 4ª Cia de Bombeiros, Capitão Moura, que explicou que há dois anos foi firmada com o poder executivo parceria para a Brigada provisória e agora será permanente, o que segundo ele, colabora com o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Capitão Moura afirma que neste ano houve um aumento de focos de incêndios, que deve estar na faixa de 100 focos de calor e nesse ano também foi registrada o maior período de estiagem desde 2010. Os focos de incêndios acontecem mais na zona rural.   

Valdônio Rodrigues requer estudos para implantação de uma unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia

por Ascom publicado 02/06/2016 09h20, última modificação 02/06/2016 09h24
Para o vereador a implantação é de grande necessidade devido aos vários casos registrados de doenças oftalmológicas.
Valdônio Rodrigues requer estudos para implantação de uma unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia

Assessoria Vereador

Para o vereador a implantação de uma unidade de Atenção Especializada em Oftalmologia é de grande necessidade devido aos vários casos registrados de doenças oftalmológicas, uma vez que o cidadão carente não tem condições para custear o tratamento especializado, além disso, possibilitará atender as regiões próximas ao município, “Um laboratório desse porte em Gurupi proporcionará melhor qualidade de vida e saúde a população como um todo, além de se tratar de um assunto de grande anseio social e faço questão de mostrar à comunidade que o nosso papel está sendo cumprido naquela Casa de Leis como representante do povo”, disse Vereador Valdônio Rodrigues.

 

Vereador sugere implantação do disk entulho

por Ascom publicado 07/06/2016 11h22, última modificação 07/06/2016 11h22
O vereador afirma que se essa proposta for atendida pelo executivo irá facilitar para a solução de transtornos relacionados a materiais de construção civil
Vereador sugere implantação do disk entulho

Kennya Victor

 

Nesta terça-feira, 07, o vereador Valdônio Rodrigues (PSB) apresentou requerimento sugerindo a criação de um serviço de ‘disk entulho’. O vereador afirma que essa proposta tem o objetivo de promover políticas públicas e sociais que atendam as necessidades da população.

Valdônio destaca que atualmente a população não conta com um atendimento específico para quem precisa de um serviço de limpeza de entulho.

O vereador afirma que se essa proposta for atendida pelo executivo irá facilitar para a solução de transtornos relacionados  a materiais de construção civil, que ficam expostos nas calçadas e algumas vezes até na rua, atrapalhando a passagem de pedestres.

Venda de passagens

A vereadora Marílis Fernandes (PDT) sugere que seja implantado pela empresa de transporte coletivo que detém a concessão em Gurupi pontos de vendas de passagens em outros bairros da cidade. Segundo a vereadora, atualmente as passagens são comercializadas apenas no setor Vila Nova, o que dificulta a compra por quem necessita do transporte e mora em outros setores.

“Muitas pessoas em Gurupi necessitam do transporte coletivo diariamente e precisam comprar as  passagens e encontram certa dificuldade para adquirir os passes. Quem mora em outros bairros reclamam”, enfatiza completando que deve ser criada alternativas para o incentivo ao uso do transporte público.

Abertura de rua

O vereador Ataíde Salgado (PPS), apresentou requerimento em que solicita com urgência a abertura da rua que liga o Setor Madrid ao Nova Fronteira.

Segundo o vereador, a proposição visa atender as necessidades da população daqueles bairros. Ele afirma que os moradores do Madrid estão passando por grandes dificuldades, principalmente, quem necessita de transporte coletivo, porque por falta de rua o transporte passa pouco naquele local.

Pavimentação asfáltica

O presidente da câmara de vereadores de Gurupi Wendel Gomides  (PDT) apresentou requerimento solicitando a pavimentação asfáltica nas ruas Leonidas Brito e Marconi Amaral do Setor Atalaia.

O vereador declara que os moradores dessas ruas reclamam muito da falta dessa benfeitoria que garantiria segurança e bem-estar. Wendel destaca que essa é uma reivindicação antiga dos moradores.

Zé Henrique requer informações a cerca de áreas destinadas as UBS's de Gurupi

por Ascom publicado 08/06/2016 11h25, última modificação 08/06/2016 11h25
O Vereador Zé Henrique apresentou Requerimento destinado ao Poder Executivo Municipal solicitando informações sobre a delimitação da área de abrangência de cada uma das Unidades Básicas de Saúde-UBS, inclusive o da Zona Rural, no município de Gurupi – TO.
Zé Henrique requer informações a cerca de áreas destinadas as UBS's de Gurupi

Ascom/Câmara

Assessoria do Vereador

A solicitação se faz necessária para ter conhecimento se as UBS’s estão prestando atendimento de forma adequada, e se possuem equipamentos, recursos humanos e capacidade de atendimento dentre das respectivas áreas de abrangência, levando em consideração o crescimento populacional do município.

As informações poderão subsidiar eventuais futuras proposições de construção, reforma e/ou ampliação das Unidades Básicas de Saúde de  Gurupi-TO.     

Em projeto de lei, Ivanilson pede implantação de ações aos moradores de rua

por Ascom publicado 08/06/2016 12h12, última modificação 08/06/2016 12h12
Em projeto de lei, Ivanilson pede implantação de ações aos moradores de rua

Kennya Victor


Por: Heliana Oliveira


Na sessão desta quarta-feira, 08, da câmara de vereadores de Gurupi, foram lidos três projetos de lei de autoria do vereador Ivanilson Marinho (PMDB). Um deles dispõe sobre o tratamento do poder público municipal para atendimento à população de Gurupi. Segundo o projeto, o executivo deve manter serviços e programas de atenção à população de rua garantindo a dignidade e não violência, e esses programas devem incluir ações emergenciais e de caráter promocional em regime permanente. Segundo o vereador. A ação deve ter caráter intersetorial para garantir a unidade da política de trabalho dos vários órgãos municipais.

“Transitando por várias cidades podemos observar homens, mulheres e até crianças, morando nas ruas e isso denota grave violação aos direitos humanos dessas pessoas. Essa situação revela a desigualdade social e infelizmente é uma realidade de Gurupi também”, destaca.

O vereador ainda ressalta que essa condição abre precedentes para outros problemas como o uso de drogas, sem contar que as pessoas vivendo sem nenhuma higiene podem ter problemas de saúde.

Ivanilson destaca que esse é um problema que tem que ser uma preocupação de quem estar no poder público e, por entender ser importante essas medidas, é que apresenta esse projeto de lei que busca contribuir para o respeito aos direitos da população.

Segundo o projeto, deve-se implantar em Gurupi abrigos emergenciais com provisão de instalações preparadas com recursos humanos e de materiais necessários para o acolhimento; albergues  com instalações preparadas para o alojamento de pessoas que estão em tratamento na cidade; centro de serviços para oferecer durante o dia alimentação e condições de higiene pessoal; casas de convivência; moradias provisórias, soluções habitacionais definitivas, oficinas e cooperativas  para capacitação profissional, entre outras medidas.

Sonoridade

Outro projeto apresentado pede a alteração do Artigo 51 da Lei 1086 que criou o Código de Postura, para estabelecer limites sonoros nas reuniões religiosas. Conforme o projeto, fica fixado o limite sonoro em 65 decibéis de propagação no ambiente externo nas reuniões em templos e espaços de qualquer natureza e religião. Compreende ao ambiente externo aquele localizado a 20 metros da porta principal do local da manifestação religiosa.

Segundo o vereador, a legislação ambiental hoje aplicada no Brasil remete para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a fixação de limites para a propagação de emissão sonoras nas mais diversas áreas de atividades, mas a ABNT não fixou normas para atividades desenvolvidas nas igrejas. Por falta de legislação federal, os responsáveis pelos templos ficam condicionados a normas totalmente díspares. “Prova disso é que na nossa cidade, o limite é de 45 decibéis diurnos, mas sabe-se que o som emitido pela voz humana em condições normais atinge 35 decibéis a uma distância de cinco metros”, disse.

Segundo o vereador, o limite estabelecido por muitos municípios é inviável e questionável. Ele ressalta que a Organização Mundial de Saúde estabeleceu como 65 a 70 decibéis o limite de tolerância do ouvido humano.

Vitória dos Bichos

Na sessão também foi lido o projeto que declara de Utilidade Pública a Associação Vitória dos Bichos (AVB). Segundo Ivanilson, esta é uma solicitação dos membros associados que vem prestando relevantes trabalhos de cuidado aos animais abandonados e maltratados até a doação deles.

O vereador destaca o importante papel social de cada membro da AVB que cuida com tanto zelo de animais abandonados.

Os projetos foram encaminhados às Comissões para discussão. 

Câmara de Gurupi discute Projeto de Lei junto a proprietários de Lotéricas

por Ascom publicado 09/06/2016 10h30, última modificação 09/06/2016 11h10
O encontro acontecerá na sala de reuniões da Câmara com sede na Av. Goiás, às 10:00hs no dia 14 de junho.
Câmara de Gurupi discute Projeto de Lei junto a proprietários de Lotéricas

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

A Câmara Municipal de Gurupi realizará na próxima terça-feira, 14 de junho uma reunião com os proprietários de Casas Lotéricas da cidade com o intuito de discutir, apontar soluções e colher ideias a cerca do Projeto de Lei Nº. 014/2016 de autoria do Vereador Gleydson Nato. O projeto trata-se da obrigatoriedade de instalações de banheiros, bebedouros de água, climatização e cadeiras nas Casas Lotéricas.

O encontro acontecerá na sala de reuniões da Câmara com sede na Av. Goiás, às 10:00hs.

Ivanilson pede implantação de Centro para o tratamento a Hanseníase

por Ascom publicado 21/06/2016 12h12, última modificação 21/06/2016 12h12
Ivanilson pede implantação de Centro para o tratamento a Hanseníase

Kennya Victor

 

Por: Heliana Oliveira

Na sessão da câmara de vereadores realizada nesta terça-feira, 21, o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) apresentou requerimento em que solicita a implantação de um Centro de Referência para o Combate e Tratamento da Hanseníase. Segundo ele, o desafio de construir essa rede pede sensibilidade e capacidade do gestor e profissionais de saúde.

O vereador ressalta que os índices de hanseníase no Brasil ainda são muito elevados  e cerca de 23% dos novos casos diagnosticados anualmente apresentam graus de incapacidade  I e II. Ivanilson comenta que a atenção integral para essas pessoas demanda, além de quimioterápicos, o acesso à reabilitação clínica e cirúrgica e a prevenção das limitações funcionais e das deformidades causadas pelo acometimento de estruturas como olhos, sobrancelhas, nariz e orelhas e do sistema nervoso periférico.

O vereador destaca ser importante a implantação desse Centro para concentrar as ações de tratamento e o acompanhamento dos doentes com hanseníase em Gurupi e realizar as atividades de acolhimento/suspeição diagnóstica, diagnóstico, tratamento, exame dermatoneurológico e vacinação dos contatos, além da notificação dos casos.

Ivanilson ainda apresenta os dados da Secretaria de Estado da Saúde que demonstram que Gurupi ficou em terceiro lugar nos casos de hanseníase em 2015. “Um Centro para o combate e tratamento possibilita a capacitação de recursos para políticas voltadas para esta finalidade tão importante”, enfatiza. 

Valdônio Rodrigues tem indicação atendida pelo executivo

por Ascom publicado 21/06/2016 12h19, última modificação 21/06/2016 12h19
A indicação de N.45/16 trata-se da construção de duas novas pistas de caminhadas em Gurupi
Valdônio Rodrigues tem indicação atendida pelo executivo

Assessoria Vereador

O Vereador Valdônio Rodrigues está satisfeito por mais uma indicação de sua autoria que está sendo atendida pelo executivo.

Trata-se da construção de duas novas pistas de caminhada, que visam o bem estar e o lazer dos moradores do Setor Sol Nascente. Para isso foi indicado pelo vereador ao Prefeito Municipal a construção de uma praça pública, que contará além da pista de caminhada, quadra poliesportiva e playground na quadra localizada entre as ruas S-06, S-09, e S-12, “quero agradecer ao prefeito Laurez Moreira por mais essa indicação atendida pelo poder Executivo”,  comemorou o Vereador Valdônio Rodrigues.

 

Macedo solicita informações sobre o custo de cada unidade de saúde

por Ascom publicado 21/06/2016 12h20, última modificação 21/06/2016 12h22
O vereador ainda pede a realização de campanha de glicemia capilar na rede municipal de ensino
Macedo solicita informações sobre o custo de cada unidade de saúde

Kennya Victor


 Por: Heliana Oliveira


Na sessão da câmara de vereadores realizada nesta terça-feira, 21, o vereador Dr Macedo solicitou por meio de requerimento à secretaria municipal de Saúde, que envie informações sobre o custo mensal das unidades básicas de saúde.

Segundo o vereador, as informações solicitadas são indispensáveis para que a Câmara cumpra seu papel conforme determinação do artigo 31 da Constituição Federal que diz que “a fiscalização do município será exercida pelo poder legislativo, mediante controle”.

“É nosso dever sanar questionamentos, sendo a documentação a única forma de responder às indagações”, afirma.

Dr. Macedo ainda solicita a realização de campanha de glicemia capilar nos alunos da rede pública municipal de ensino. Ele explica que o teste de glicemia capilar é a forma mais rápida e prática de fazer o controle da taxa de açúcar, possibilitando conhecer os níveis de glicemia durante o dia, em momentos que interessam para acompanhar e avaliar a eficiência do plano alimentar, da medicação oral e principalmente da administração de insulina, assim como orientar as mudanças no tratamento. 

Wendel parabeniza Gurupi Esporte Clube pela conquista

por Ascom publicado 28/06/2016 11h31, última modificação 28/06/2016 11h31
Wendel comenta que sua alegria ainda é maior pelo fato de que também já foi jogador do Gurupi
Wendel parabeniza Gurupi Esporte Clube pela conquista

Ascom Prefeitura

 

Nos últimos dias Gurupi tem vivido um clima de muita alegria, principalmente, as pessoas que amam o futebol, pois o time da região sul conquistou no último fim de semana o título de campeão do campeonato tocantinense, vencendo o Tocantins Miracema de virada, o que tornou a vitória ainda mais gratificante.

Nesse clima de alegria que contagia a cidade, o presidente da câmara, vereador Wendel Gomides, que também é vice-presidente do clube, parabeniza o time que lutou com muita garra para conquistar esse tão sonhando título, que faz do Gurupi o maior de todos no estado.

Wendel comenta que sua alegria ainda é maior pelo fato de que também já foi jogador do Gurupi. É muito gratificante olhar para trás e saber que dei minha colaboração ao nosso Camaleão do Sul como jogador e hoje posso auxiliar fazendo parte da diretoria e nós não medimos esforços para dar condições ao Gurupi de conseguir esse título. A câmara também foi importante nesse processo e parabenizo ao prefeito Laurez que também incentivou bastante nosso time”, destacou.

Com essa vitória, Gurupi tornou-se hexacampeão. Agora vai competir a Copa do Brasil e Brasileiro série D. 

Ações do documento