Por: Geovana Penha – Ascom Câmara

A população de Gurupi celebrou, nesta semana, a inauguração do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Porte II, um marco importante no fortalecimento da rede de atenção à saúde. Com instalações modernizadas, novos equipamentos e uma equipe multiprofissional ampliada, o espaço está preparado para oferecer atendimento de excelência a pessoas com deficiência física e intelectual. Esta obra tem parceria efetiva com a Câmara Municipal, que sempre busca melhorias para o povo. “Nós estamos muito felizes em estar aqui participando dessa inauguração, pois mostra o compromisso que o legislativo tem com a comunidade gurupiense. São tantas obras entregues, e muitas outras ainda virão, e devido a pandemia essa obra estava parada, mas com planejamento e parcerias, hoje mais um importante avanço para Gurupi está sendo reinaugurado,” afirmou o vereador Ivanilson Marinho (PL), presidente da Câmara Municipal de Gurupi.

A unidade, que agora conta com ambientes mais acessíveis e humanizados, volta a operar com capacidade ampliada, beneficiando centenas de pacientes por mês. Entre os serviços oferecidos estão fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e avaliação interdisciplinar, garantindo uma abordagem integral no processo de reabilitação. “Esse centro de reabilitação é de porte II, e ele também será gerenciado pela UnirG bem como a UPA. Ele engloba tanto a parte de deficiência física como a parte intelectual, e isso será extremamente importante para os acadêmicos, pois aqui será feita toda a parte de Fisioterapia, consultórios médicos e de enfermagem, e todo esse processo valoriza tanto a comunidade com essa grande oferta de serviços, como também a parte de educação que visa a UnirG,” ressaltou Luana Nunes, secretária municipal de saúde.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades locais, profissionais de saúde, usuários e suas famílias, que celebraram a entrega de um espaço mais digno, acolhedor e eficiente. Para muitos, o novo CER representa mais do que uma reestruturação física: simboliza respeito, inclusão e o compromisso com uma saúde pública de qualidade. Para a prefeita Josi Nunes, esta obra foi feita com recursos destinados por ela enquanto deputada estadual. “Hoje eu estou aqui entregando esse CER que eu tanto lutei e agora nós estamos concretizando essa obra totalmente equipada e pronta para atender toda a população de Gurupi”, disse Josi.

Com essa reestruturação, o CER Porte II reforça seu papel essencial na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e reafirma o compromisso com a promoção da autonomia e qualidade de vida dos usuários. As ofertas desses serviços serão iniciadas com o projeto acolhendo as cores, que atualmente acontece na unidade de saúde nova fronteira.

Exemplos de atividades:

Atendimento a pacientes com Acidente Vascular Encefálico (AVE).

Reabilitação de pacientes com Traumatismo Cranioencefálico (TCE).

Atendimento a pessoas com Lesão Medular.

Atendimento a pessoas com distrofias neuromusculares.

Reabilitação de pacientes pós-operatórios ortopédicos.

Atendimento a pessoas com amputação de membros.

Atendimento a crianças de alto risco.

A estrutura da unidade conta com 31 ambientes, incluindo:

•             Refeitório

•             Salas de reunião

•             Pátio com jardim

•             Recepção

•             Estacionamento com 18 vagas

•             Banheiros acessíveis (inclusive infantis)

•             Copa para pacientes

•             Fraldário adulto

•             Sala de estimulação precoce

•             Sala de Atividades da Vida Prática (AVP)

•             Consultórios de ortopedia e enfermagem

•             Ginásio com piscina para hidroterapia

•             Quatro boxes para terapia

•             Sala de atividades lúdicas para crianças