Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi a prestação de contas do 3º quadrimestre de 2015

por Ascom publicado 28/04/2016 11h30, última modificação 29/04/2016 11h17
Durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (28), no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, foi apresentado o relatório da execução orçamentária e financeira do 3º quadrimestre do exercício de 2015 da Secretaria de Saúde do Município.

Ascom/Câmara

Por: Kennya Victor

A prestação de contas apresentada pela Secretária Sueli Santos de Souza Aguiar e pelo Diretor financeiro da pasta, Gilberto Amorim é uma forma de divulgar aos vereadores e ao público presente como foram feitos os gastos na área de da saúde durante este período.

A prestação  atende ao artigo 36, da Lei Complementar nº 141, de 13 de Janeiro de 2012, onde prevê que o gestor do SUS apresentará, até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em  audiência pública no Parlamento Municipal, o relatório da execução orçamentária e financeira do trimestre.

Segundo a secretária da pasta Sueli Santos, esse momento é de grande importância tanto para a população quando para os profissionais da saúde. “É nessa ocasião que podemos avaliar os gastos financeiros com o que entra e o que sai, avaliamos as ações realizadas no dia a dia, como consultas, curativos, dentre outros, avaliamos o índice em relação à dengue, números de exames realizados em grávidas, ou seja, um balanço geral do quadrimestre pra polução que também serve para aprimoramento do nosso trabalho” avaliou. Ela ainda enfatiza o quão interessante é a participação de toda a equipe. “Assim aproveitamos o momento para fazermos um apanhado do que estamos executando melhor, onde existe déficit para buscar formas de melhorar e ficamos satisfeita quando vemos números positivos, por exemplo, quando entramos a UPA atendia uma média de 8 mil pessoas, ano passado já passou para 18 mil e esse ano já estamos realizando 26 mil procedimentos por mês ou seja em  2015 realizamos mais de 1 milhão e 500 mil procedimentos, um número expressivo que confirma que a saúde tem melhorado.

Para o Vereador Erley Brito “Lêca”, a prestação de contas é importante, “com a transparência que temos observado a maior beneficiada é a própria comunidade que pode acompanhar de perto onde e como estão sendo aplicados os recursos da Saúde em nosso município.  Isso prova a discrição com que o executivo municipal tem administrado seus trabalhos" ilustrou o vereador.