Após a recomendação do MP, Vereador Valdônio Rodrigues sugere para a Prefeitura de Gurupi contratar profissionais em Libras nas UBS

por Ascom publicado 27/06/2022 11h45, última modificação 28/06/2022 08h32
Além do pedido das contratações, vereador propõe ao Executivo três opções para atender a demanda dos deficientes auditivos

Vereador Valdônio Rodrigues

Por: Fernanda Dias - Assessoria de Imprensa

Recentemente o Ministério Público (MP), recomendou que a Prefeitura de Gurupi capacite servidores da saúde com cursos em Línguas Brasileira de Sinais (Libras).

Os pacientes em deficiência auditiva (comunidade de surdos) que necessitam de atendimento público nas Unidades Básica de Saúde (UBS), encontram dificuldades de se comunicar com servidores desde a recepção inicial até o atendimento médico.

É bastante evidente a barreira de comunicação resultante da falta de intérprete de Libras em serviços públicos. Diante do exposto e por entender ser oportuna a grande demanda, o vereador Valdônio Rodrigues (PSB), apresentou em Sessão Ordinária na Casa de Leis na manhã desta quinta-feira, 09, que o Executivo Municipal estude a contratação de profissionais em Libras nas UBS.

O parlamentar explicou em plenário a importância deste estudo e destacou também a recomendação do MP, e entende por ser muita válida para que a Prefeitura capacite servidores da saúde, e resolve o quanto antes o atendimento da comunidade de surdos nos serviços público.

“Sugiro ao Executivo três opções que possam ser adotadas para oferecer serviços público à comunidade com deficiência auditiva: Pode ser contratado dois profissionais tradutores intérpretes de Libras, sendo 1 homem e 1 mulher. No sentido de abrir um edital para credenciamento de interpretes de libras, pessoa física ou jurídica, assim esse profissional receberia por hora trabalhada quando solicitado. Outra opção adotada, seria abrir uma central de libras em Gurupi, seguindo o exemplo na cidade de Araguaina-TO. A terceira opção atender a recomendação do MP que capacite os profissionais que atuam na saúde”, disse com detalhes Valdônio Rodrigues.

O pedido foi apresentado por meio do Requerimento n°10/22 e Indicação n° 05/22 com mesmo teor, aprovados por unanimidade e encaminhados para os órgãos competentes.