Acidentes envolvendo tira entulhos; e plano de assistência do IPASGU foram os principais assuntos tratados hoje

por Ascom publicado 20/08/2019 12h05, última modificação 22/08/2019 11h02
A vereadora Marilis Fernandes (PDT) e o vereador André Caixeta (PSB) apresentaram matérias em prol de maior fiscalização e segurança no uso das caçambas tira entulhos. Já o vereador Sargento Jenilson colocou em pauta a realização de uma audiência pública para tratar do IPASGU e GURUPIPREV.

Sebastião Justino, pai de jovem que sofreu acidente no início deste mês/Foto: Agnaldo Miranda

Por Josy Donato/Ascom-CMG

Caçambas tira entulhos

O advogado Sebastião Justino, pai do jovem Paulo Alexandre Pereira, de 21 anos, que no último dia 02 de agosto ficou gravemente ferido ao bater de frente com uma caçamba coletora de entulhos, participou da sessão ordinária na manhã desta terça-feira, 20, e fez um apelo para que os vereadores cobrem das empresas um sistema de segurança eficaz além da fiscalização das empresas responsáveis pelos containers.

“Se está na rua tem que estar sinalizado corretamente, meu filho não estava em alta velocidade e graças a Deus por isso, pois aquela roldana que eles colocam a corrente começou a cortar meu filho desde que ele se esbarrou. Estou aqui para cobrar da administração pública, não podemos mais passar por isso, não é o primeiro acidente desta forma”, desabafou Justino.

A vereadora Marilis Fernandes (PDT), foi quem solicitou ao presidente da Mesa Diretora, Wendel Gomides (PDT), que disponibilizasse o uso da tribuna ao advogado e também pediu a inclusão na pauta desta terça de um requerimento de sua autoria em que solicita ao Departamento Municipal de Trânsito que aplique normas de segurança para as empresas que prestam o serviço na cidade.

“Devem cobrar o uso das faixas reflexivos para garantir a visibilidade em dias chuvosos e períodos noturnos e é preciso também que se proíba colocá-los em sentido transversal ao da guia, embaixo de árvores, ter uma distância mínima de 10 metros dos cruzamentos e sinalizem com cones, assim serve com um alerta aos condutores”.

O vereador André Caixeta (PSB) aproveitou para informar que já elaborou um Projeto de Lei para regulamentar o uso dos containers em Gurupi. “Este projeto foi protocolado no último dia 16, e vamos trabalhar para que passe pelas comissões o quanto antes, para que possa aplicado e assim garantir mais segurança aos condutores da nossa cidade”, garantiu.

Dentre as principais exigências do PL protocolado pelo vereador está a pintura que deve ser feita em esmalte sintético na cor amarelo vivo, com faixas zebradas com tinta ou película reflexiva com largura de 30 cm, faixa reflexiva nos cantos verticais da caçamba.

Para o vereador Sargento Jenilson (PRTB) a aprovação do Projeto de Lei que dispõe sobre criação da Agência Gurupiense de Regulação e Fiscalização (AGRF) poderá amenizar situações como esta. “A agência poderá fiscalizar de forma técnica esses serviços que a prefeitura licencia, dá concessão ou dá permissão, inclusive aplicar multas e justamente trazer melhorias para esses serviços que precisam de fiscalização”.

IPASGU e GURUPIPREV

O plano de assistência de saúde do município de Gurupi IPASGU entrou em pauta quando o vereador Sargento Jenilson apresentou um requerimento solicitando que a Câmara realize uma audiência pública para discutir sobre previdência e seguridade social dos servidores do município de Gurupi. O objetivo, conforme o autor do requerimento é “darmos mais transparência aos serviços prestados pelo Instituto tanto em relação ao GURUPIPREV quanto ao IPASGU”.

Ao fazer uso da tribuna, jenilson disse que “as pessoas de Gurupi, nem sabem, mas elas não têm plano de saúde municipal, elas têm um plano de assistência social e que não engloba quase nada de atendimentos relacionados às suas publicações”. O requerimento foi aprovado por unanimidade.