Câmara deve realizar audiência pública para tratar de construção da Transbananal TO 500

por Ascom publicado 23/08/2019 11h32, última modificação 23/08/2019 11h32
A rodovia ligará a região Sul do Tocantins ao estado do Mato Grosso. A audiência pública é um pedido do vereador André Caixeta (PSB).

Foto: Lucas Sousa

Por Lucas Sousa/Assessor de Imprensa ver. André Caixeta

O requerimento apresentado por Caixeta no último dia 12, solicitando a audiência pública ao presidente da Mesa Diretora, Wendel Gomides, foi aprovado por unanimidade. O parlamentar ressaltou que o intuito do requerimento é proporcionar um debate em plenário sobre a importância da construção da Transbananal TO – 500 que ligará a BR-242 atravessando os estados da Bahia, Tocantins e chegando até o Mato Grosso.

Para Caixeta a ligação entre esses estados representará um grande salto no desenvolvimento do Estado do Tocantins e principalmente da região sul.  “Acredito que nossa região sul irá se desenvolver muito, principalmente por Gurupi ser a cidade polo regional do sul do estado e por estarmos próximos aos cruzamentos da BR 153, da BR 242, ferrovia Norte Sul, além disso, seremos beneficiados também por um porto seco que está em andamento para construção e será um marco no desenvolvimento para todos os estados com a ligação”.

O projeto da construção da rodovia TO-500 foi nomeado como Projeto de Travessia da Ilha do Bananal e tem como idealizador o engenheiro José Rubens Mazzaro, líder da comissão Pró TO-500. A construção da rodovia é uma esperança para o fortalecimento da região sul do estado, trazendo benefícios como fomento da economia com geração de emprego e o fortalecimento do comércio existente.

“Gurupi possui um comércio forte em capacidade de suprir as demandas da região Felix no MT, sem contar com as indústrias necessárias para assentar os produtos da região mato-grossense, na rota da exportação, pois Gurupi é dividida pela BR 153, e pela ferrovia norte sul”, concluiu Caixeta.