Comissões analisam projeto da criação de Brigada contra Incêndio

por Ascom publicado 31/05/2016 12h36, última modificação 31/05/2016 12h36

Por: Heliana Oliveira

Nessa terça-feira, 31, as Comissões de Constituição Justiça, Redação e Final e Orçamento e Finanças se reuniram para discutir o projeto de lei do poder Executivo que institui a Brigada Municipal de Proteção Contra Incêndio e Ações da Defesa Civil. Conforme o projeto, a Brigada será ligada à Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente.

O PL diz que aos brigadistas competem agir na prevenção e combate contra incêndios, trabalhar para reduzir os danos ao meio ambiente em áreas públicas e privadas e proteger a vida e o patrimônio.

A Brigada ainda atuará na capacitação de servidores municipais com palestras sobre educação e segurança em escolas, entidades e empresas.

A comissão deu parecer favorável ao projeto com algumas emendas supressivas. O PL será lido em plenário na próxima sessão que acontecerá no dia 07 de maio.

A apreciação do projeto foi acompanhada pelo Subcomandante da 4ª Cia de Bombeiros, Capitão Moura, que explicou que há dois anos foi firmada com o poder executivo parceria para a Brigada provisória e agora será permanente, o que segundo ele, colabora com o trabalho do Corpo de Bombeiros.

Capitão Moura afirma que neste ano houve um aumento de focos de incêndios, que deve estar na faixa de 100 focos de calor e nesse ano também foi registrada o maior período de estiagem desde 2010. Os focos de incêndios acontecem mais na zona rural.