Doação de nebulizadores é proposto pela vereadora Marilis

por Ascom publicado 26/05/2022 10h52, última modificação 26/05/2022 10h52
Doação de nebulizadores é proposto pela vereadora Marilis

Vereadora Marilis Fernandes

Para as pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite ou alergias, a nebulização pode fazer toda a diferença na qualidade de vida. O tratamento com nebulização é uma forma útil de tratar problemas respiratórios, aliada a outras formas de terapia. E a doação de nebulizadores para a população carente do município de Gurupi, foi proposta pela vereadora Marilis Fernandes, PP, durante a segunda sessão ordinária do mês de maio de 2022 e destinada ao Secretário de Saúde de Gurupi.

De acordo com a justificativa do requerimento nº 55/2022, a nebulização com a solução é um tratamento geralmente utilizado por pessoas com problemas respiratórios. O aerossol terapia, mais conhecido como nebulização, serve para aliviar processos inflamatórios, desobstruindo as vias respiratórias, facilitando a respiração e promovendo a expectoração. Esse efeito pode ser obtido pela inalação do ar produzido pelo nebulizador, resultado da mistura do soro com medicamentos inalatórios prescritos por um médico.

A vereadora Marilis destaca que as doenças respiratórias são um dos maiores problemas de saúde mundial, “As doenças respiratórias são doenças crônicas, a maioria delas são preventivas e incluem a asma, a rinite alérgica e a doença pulmonar, elas representam um dos maiores problemas de saúde mundial.” enfatiza a parlamentar.

Marilis Fernandes reitera que essa propositura é necessária e urgente, “Estamos cientes que milhões de pessoas de todas as idades sofrem dessas doenças respiratórias em todo o mundo. Estão aumentando em prevalência particularmente entre as crianças e os idosos, em Gurupi a realidade não é diferente. Muitas pessoas precisam desse tratamento, essa é uma proposta que estamos lutando para que seja atendida com urgência”. Comenta Marilis.

SAIBA MAIS

A função dos inaladores/nebulizadores é fazer com que um determinado tipo de remédio chegue aos pulmões do paciente e penetrem nos brônquios tendo assim uma resposta ao tratamento mais eficaz. Esses aparelhos são destinados ao combate de doenças respiratórias como a asma e bronquites.