Elvan Leão requer a realização de estudo de viabilidade para a inclusão de médico especialista em coloproctologia no plano de saúde do munícipio.

por Ascom publicado 18/10/2022 11h15, última modificação 18/10/2022 11h15
Elvan Leão requer a realização de estudo de viabilidade para a inclusão de médico especialista em coloproctologia no plano de saúde do munícipio.

Vereador Elvan Leão

Por: Arislene Teixeira

 

O vereador Elvan Leão apresentou requerimento solicitando a realização de um estudo que viabilize a inclusão de médico especialista em coloproctologia no Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Gurupi (IPASGU).

O documento nº 1.071/2022, aprovado na segunda sessão ordinária do mês de outubro, ocorrida no dia 17, foi fundamentado no art. 196, da CF, o qual preceitua acerca do direito à saúde:

 “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

O parlamentar sustentou que o IPASGU é referência para o Estado do Tocantins, pois presta assistência inclusive fora da cidade. No entanto, ainda existem algumas especialidades que não são cobertas pelo plano, como o coloproctologista.

O profissional trata desde infecções mais simples a casos mais complexos, como o câncer colorretal, o que torna imprescindível a composição da categoria ao quadro de credenciados.