Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Emendas ao Orçamento são discutidas na câmara

Emendas ao Orçamento são discutidas na câmara

por Ascom publicado 24/11/2016 13h20, última modificação 24/11/2016 13h20
Foram analisadas as propostas apresentadas pelo vereador José Henrique e pela Apa
Emendas ao Orçamento são discutidas na câmara

Heliana Oliveira

Após o encerramento do prazo para apresentação de propostas a serem implementadas no Orçamento do Município para 2017, as Comissões da Câmara de Gurupi se reuniram para debater as propostas no final da manhã desta quarta-feira, 23.

Foram analisadas propostas do vereador José Henrique que solicita que seja realizada aquisição de novas máquinas à Associação de Pequenos Agricultores e manutenção das já existentes.  Ainda voltado à Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, propôs que seja firmado um convênio com universidades e entidades ligadas ao agronegócio para capacitação do pequeno agricultor em todo o sistema de produção e também apoio logístico ao pequeno agricultor.

Para a secretaria de Planejamento e Finanças foi proposto por Zé Henrique que seja implementado a modernização de todo o sistema administrativo: pagamentos, recebimentos, emissão de guias e fiscalização.

À Secretaria de Educação e Desporto foi proposto apoio técnico, administrativo e financeiro ao Conselho Municipal de Educação, além da construção de duas escolas de tempo integral, construção de quadras poliesportivas, entre outros.

Foi proposto também que a Secretaria do Idoso implante  centros de convivência para o idoso.

À Secretaria de Saúde, o vereador Zé Henrique sugeriu que seja implantado um centro de atendimento radiológico; implantação de dois Núcleos de Apoio à Saúde da Família; oficina de humanização anual para usuários e servidores dos SUS; aquisição de painel eletrônico com senha para atendimento dos usuários dos SUS; conclusão do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos dos funcionários da saúde, implantação do CAPS-I (Centro de Apoio Psicossocial Infantil); implantação de policlínicas no lado oeste da cidade, e construção de cinco unidades básicas de saúde.

O vereador Zé Henrique também fez propostas a serem implementadas na Secretaria de Infraestrutura como a compra de dois caminhões coletores de lixo, construção de ciclovias, troca do piso da pista de skate, criação de implantação de parque, ampliação das praças e outros espaços públicos.

Ao Departamento  Municipal de Trânsito, foi proposto a implantação de sinalização vertical e horizontal nos locais que estão mais críticos e a instalação de dez semáforos em pontos estratégicos.

Segundo as Comissões, todas essas propostas já estão contempladas no Orçamento.

Apae

Das entidades, a única que apresentou propostas foi a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) , que solicita remanejamento de recursos de algumas pastas para a Associação. Pede o remanejamento da Educação de R$ 10 mil mensal para a manutenção geral, compra de combustível para o transporte escolar.  Destinação de R$ 15 mil mensal da Secretaria de Saúde para a manutenção do Centro de Reabilitação e Centro de Eco Terapia. Destinação de R$ 10 mil mensal da Secretaria de Ação Social para manutenção dos projetos sociais da entidade.

As emendas também já estão contempladas no Orçamento. A reunião contou com a presença da presidente da Apae, Erislene de Aguiar Machado.

No dia 10 de novembro foi realizada a audiência pública para discutir o Orçamento que tem previsão de $ 324.335.859,75. Após a conclusão da audiência foi aberto um prazo de 10 dias, que findou no último dia 21, para que a comunidade apresentasse suas emendas, porém, não foi recebida nenhuma proposta.