Ivanilson pede implantação de Centro para o tratamento a Hanseníase

Ivanilson pede implantação de Centro para o tratamento a Hanseníase

Kennya Victor

Por: Heliana Oliveira

Na sessão da câmara de vereadores realizada nesta terça-feira, 21, o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) apresentou requerimento em que solicita a implantação de um Centro de Referência para o Combate e Tratamento da Hanseníase. Segundo ele, o desafio de construir essa rede pede sensibilidade e capacidade do gestor e profissionais de saúde.

O vereador ressalta que os índices de hanseníase no Brasil ainda são muito elevados  e cerca de 23% dos novos casos diagnosticados anualmente apresentam graus de incapacidade  I e II. Ivanilson comenta que a atenção integral para essas pessoas demanda, além de quimioterápicos, o acesso à reabilitação clínica e cirúrgica e a prevenção das limitações funcionais e das deformidades causadas pelo acometimento de estruturas como olhos, sobrancelhas, nariz e orelhas e do sistema nervoso periférico.

O vereador destaca ser importante a implantação desse Centro para concentrar as ações de tratamento e o acompanhamento dos doentes com hanseníase em Gurupi e realizar as atividades de acolhimento/suspeição diagnóstica, diagnóstico, tratamento, exame dermatoneurológico e vacinação dos contatos, além da notificação dos casos.

Ivanilson ainda apresenta os dados da Secretaria de Estado da Saúde que demonstram que Gurupi ficou em terceiro lugar nos casos de hanseníase em 2015. “Um Centro para o combate e tratamento possibilita a capacitação de recursos para políticas voltadas para esta finalidade tão importante”, enfatiza.