Lêca propõe semana de conscientização sobre a Depressão

por Ascom publicado 17/05/2016 11h59, última modificação 17/05/2016 11h59
A depressão é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, câncer entre outros.

Por: Kennya Victor e Heliana Oliveira

Durante a 5ª sessão de maio da câmara dos vereadores, foi apresentado pelo vereador Erley Brito “Lêca” (PSB) , a Indicação em que solicita a realização da Semana Educativa de Informação, Prevenção e Combate a Depressão em Gurupi. Para o vereador é importante essa conscientização, uma vez que, é uma doença que ataca tão sorrateiramente, e a maioria dos que sofre dela nem percebe quando está ficando doente. O vereador ressalta que o Ministério da Saúde  reconhece a depressão como uma das mais sofridas doenças do mundo, e é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, câncer entre outros.

Segundo o Vereador, durante a referida campanha, poderão ocorrer palestras, debates, distribuição de panfletos com explicações básicas a respeito da doença, procurando atingir o maior número de pessoas do Município, independente, da idade ou nível de escolaridade.

“Dessa forma levaremos esclarecimentos a pessoas que sofrem desse mal e que muitas vezes não encaram a depressão como uma doença, além de combater o preconceito e orientar pessoas que se encontram nessa situação ou que conhecem alguém que sofra com depressão”, defendeu.

Casas lotéricas

Ainda na sessão foi lido o projeto de lei de autoria do Vereador Gleydson Nato (PHS), que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de banheiros, bebedouros de água, climatização e cadeiras de espera nas Casas Lotéricas.

Segundo o vereador, as Casas Lotéricas tem se apresentado como miniagências bancárias, mas não oferecem ao mesmo conforto e qualidade exigidos dos bancos. “Temos o dever de oferecer a população em geral condições mínimas de atendimento básico em instituições financeiras para seus clientes. A concessão de tais benefícios poderá acarretar o aumento significativo de clientes para as casas lotéricas aumentando os lucros”, defendeu o vereador.

Oftalmologia

Foi solicitado pelo Vereador Valdônio Rodrigues (PSB), estudos para a implantação de uma unidade de atenção especializada em oftalmologia na cidade. O requerimento vem ao encontro da grande necessidade de instalação desta unidade, que poderá atender também as cidades da região de Gurupi.

Para o vereador, neste últimos três anos vem crescendo a cada dia, segundo dados revelados pelo Ministério da Saúde, casos de doenças oftalmológicas, onde o cidadão de baixa renda não tem condições para custear o tratamento. “Tivemos um caso concreto, em que uma paciente de Gurupi, que sofre de glaucoma e não tem condições financeiras para custear tratamentos, necessitando do poder público para realizar o tratamento especifico, mas não temos essa unidade especifica no tratamento, expôs.