Maior horta comunitária de Gurupi será inaugurada em Setembro

por Ascom publicado 12/08/2019 11h36, última modificação 12/08/2019 11h36
A Horta Comunitária representa a concretização de um antigo sonho do parlamentar Eduardo Fortes para atender a população gurupiense, que utiliza as verduras e legumes plantados nestes locais para melhorarem a qualidade de vida e garantirem a inclusão social.
Maior horta comunitária de Gurupi será inaugurada em Setembro

Fotos: Rafael Rafiuski

Por Fernanda Dias-Assessoria de Imprensa/Ver.Eduardo Fortes

Quem passar pela Rua 26A, do setor Bela Vista, na Região Sudeste de Gurupi, verá uma grande transformação nos lotes na chácara da Divina Fátima, onde no espaço do quintal era comum o descarte de entulho. O local virou Horta Comunitária, e será inaugurada em Setembro, um dos projetos Sociais, do Ação Bairro a Bairro do Vereador Eduardo Fortes (PSDB).

Numa faixa de 100 metros de comprimento e 150 metros de largura com 40 canteiros, numa área de 1,5 hectares. Foram plantadas em cada canteiro 400 mudas de verduras e legumes. Em breve serão colhidos alface, couve, cebolinha, salsinha, rúcula, coentro, mandioca, abóbora cabotiá e sertaneja, jiló, pepino, berinjela e repolho.

A Horta Comunitária está sendo realizado em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Gurupi. O Engenheiro Agrônomo, Hernandes Pereira, é responsável pela horta e participa do projeto.

Além da UFT, a empresa Cooperfrigu Foods, Grupo Marrafon e Prefeitura Municipal de Gurupi contribuíram para a concretização deste sonho, tornando-se parceiros do Projeto Social, Ação Bairro a Bairro.

“Todos os parceiros nos ajudaram na estrutura da horta com o preparo do terreno, adubação, instalação de canteiros, sistema de irrigação, fornecimento de sementes, mudas e o adubo orgânico”, explicou Eduardo Fortes.

Em geral, o próprio parlamentar fará a organização junto com a comunidade por meio de reuniões sobre o novo projeto, preparando as famílias cadastradas para participarem, e em contrapartida, prestarão serviços durante uma semana na horta para ganhar a cesta de verduras e legumes conquistado pelo esforço.

Além desses novos cadastros, o projeto visa distribuir semanalmente para as entidades carentes de Gurupi, para isso será feito mapeamento das entidades que necessitam.

E por fim, o projeto de distribuição das cestas de verduras, frutas e legumes que vem sendo realizado há mais de 2 (dois) anos no Ação Bairro a Bairro, que beneficia atualmente cerca de 90 famílias, também será contemplado com mais itens de consumo da nova horta comunitária.

“Estamos muito felizes com a transformação realizada nesta área”, disse Divina Fátima, proprietária e parceira do projeto.

“Era um sonho antigo que conseguimos realizar graças ao empenho de todos”, destacou Eduardo Fortes.

De acordo com o parlamentar, no geral, a horta comunitária pretende beneficiar em torno de 300 a 400 famílias da cidade.

Conforme o projeto, a horta comunitária terá participação na educação ambiental e desenvolvimento sustentável dos alunos da rede municipal de ensino sobre a importância de uma alimentação saudável com o consumo de hortaliças e aprender todo o preparo do manejo e cultivo da horta.

Além do ensino da educação ambiental na atual horta, o vereador Eduardo Fortes pretende expandir nas próprias escolas municipais, para que os alunos possam colocar em prática e aprender nas aulas os benefícios da horta.

“O objetivo principal é proporcionar, as pessoas e entidades acessam a alimentos nutritivos, já que o que é produzido na horta serve para o consumo das famílias que nela trabalham. A horta é ecologicamente orgânica, sem utilização de agrotóxico. Nosso intuito, é percorrer em todos os bairros de Gurupi”, finaliza Eduardo.