Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Novembro Azul

Novembro Azul

por Ascom publicado 01/11/2016 14h15, última modificação 01/11/2016 14h15
Com o fim do mês de outubro e das comemorações do Outubro Rosa, inicia-se o mês de novembro com mais um movimento que objetiva alertar a população sobre o câncer: o Novembro Azul.

Internet

Esse movimento internacional, comemorado inicialmente na Austrália, em 2003, volta-se para a conscientização do público masculino a respeito do câncer de próstata.

A incidência do câncer de próstata é muito maior que a do câncer de mama, porém, o assunto muitas vezes não é tratado com a devida atenção pelo homem.

O câncer de próstata está intimamente relacionado com a idade do paciente. Mais de 60% dos doentes foram diagnosticados com a doença aos seus 65 anos ou mais. Com esses dados, é possível perceber que o aumento da expectativa de vida em todo o mundo está bastante relacionado com os aumentos nos números de ocorrência da doença.

O diagnóstico é feito pela análise dos resultados dos exames clínicos e do exame de sangue, denominado PSA (Antígeno Prostático Específico). Caso seja observada alguma alteração, uma biópsia deve ser realizada. A recomendação da realização desses exames depende da avaliação do médico. Normalmente é recomendado que eles sejam feitos a partir dos 50 anos de idade. Em pacientes que apresentam histórico familiar desse tipo de câncer, a recomendação é que os exames sejam feitos a partir dos 45.

Aproveite a campanha e informe-se!