Professor Hélio Buenaga é homenageado pelos vereadores

por Ascom publicado 17/05/2018 12h40, última modificação 17/05/2018 14h48
Hélio Buenaga atualmente é professor de Geografia, História e Atualidades, no Colégio Objetivo, e ministra Conhecimentos regionais e atualidades em cursinhos para vestibular e concursos. Ele é o idealizador do Projeto Altos Papos.

Por Josy Donato/Ascom CMG

Durante a homenagem, por meio da entrega de uma Moção de Aplausos, os parlamentares foram unânimes em destacar a dedicação do professor. “Creio que a maioria de nós aqui temos ou já tivemos filhos que estudaram com professor Hélio e concordam que ele marcou a trajetória dos nossos filhos na escola”, disse o autor da homenagem, vereador Zezinho da Lafiche (PROS).

O vereador lembrou que ano passado (2017) o professor ministrou um “aulão” gratuito no plenário da Câmara para os candidatos do concurso público do município. “Sempre admirei o Hélio pelo trabalho, pela dedicação dele, pelo coração enorme que ele tem, quando o convidei para ministrar a aula, ele se prontificou instantaneamente. Também tenho uma grande admiração pelo projeto Altos Papos que envolve mais de 300 alunos jovens e adolescentes, sabemos os desafios de trabalhar com jovens e ele consegue reunir mais de 300 alunos para debater assuntos do cotidiano, e é algo de grande contribuição para esses jovens que participam, que se tornam mais críticos e conscientes do mundo a sua volta”, concluiu Lafiche.

Sargento Jenilson (PRTB) destacou que a Câmara “tem feito um funil, visando homenagear aqueles que realmente contribuem com a sociedade". “ E o Hélio realmente é uma dessas pessoas que contribui com Gurupi, por exemplo esse projeto dele é fantástico e contribui com a formação desses jovens de maneira ímpar”, ressaltou.

Coautor da Moção o vereador André Caixeta (PSDB) parabenizou Buenaga e salientou que “a contribuição dele tem sido muito importante para nossa cidade, tenho certeza que muitas vidas têm sido transformadas por meio do trabalho do professor Hélio”.

Ao agradecer a homenagem, Buenaga ressaltou que durante sua trajetória aprendeu que “a educação não deve se formar somente com conteúdo de história, geografia, matemática e física, mas sim os jovens saber como aplicar isso no cotidiano, na sua vida, o jovem quer saber o porquê dos impostos, o porquê do custo de vida alto, o porquê que os problemas acontecem na sociedade, e dentro dessa ênfase no Projeto Altos Papos discutimos temas relevantes que preocupam os jovens”.

Sobre Hélio Buenaga

Natural do Rio de Janeiro, Buenaga chegou a Gurupi em 2002. Formado em Pedagogia pela e Gestão de Recursos Humanos pela Unigranrio e graduando em Física pela Universidade Federal do Tocantins. Foi professor no Colégio Castelinho, coordenador e professor dos cursinhos Pré-Vestibular Global, Específico e CEC, atualmente é professor de de Geografia, História e Atualidades, no Colégio Objetivo.

É voluntário e representante em Gurupi da Associação Brasil SGI, ONG filiada o Organização das Nações Unidas que atua nos campos da paz, cultura e educação.

Projeto Altos Papos

Hélio Buenaga tem forte atuação com jovens e adolescentes, inclusive o projeto Altos Papos realizado no Colégio Objetivo, idealizado por ele, debate temas da atualidade e está na 6ª edição. Em sua 1ª edição, o projeto contou com a participação da Polícia Militar, Ministério Público, Médico e Psicólogo, sendo assistido por cerca de 300 alunos e familiares. Já na 2ª edição, realizada no Centro Cultural Mauro Cunha, o tema debatido foi o Racismo, Preconceito e Discriminação contando com a presença de representantes da ONG Afro Reggae do Rio de Janeiro.

A 3ª edição contou com a presença da jornalista Patrícia Lélis e da Diretora de Saúde de Gurupi, Adriana Prado, dialogaram com os jovens sobre a importância da juventude para mudar a sociedade. Em sua 4ª Edição, o projeto focou no público mais jovem debatendo a dependência digital e suas implicações no desenvolvimento educacional dos jovens.

Em 2017, o projeto teve sua 5ª edição dialogando sobre o Suicídio, um dos temas mais sensíveis da juventude atualmente, contando com a participação do Pastor Henrique Viegas, do Padre Marcos Aurélio e do Psicólogo e representante da UNIRG, Jeann Bruno. A média de público presente nos eventos foi acima de 300 participantes, sendo a maior parte de alunos e convidados dos mesmos. Todo o evento é organizado pelos alunos com as funções escolhidas por eles.

O professor, ainda, ministrou no ano de 2017 “aulões” gratuitos sobre conhecimentos regionais, destinado a pessoas que estariam realizando o concurso da Prefeitura Municipal de Gurupi, um destes foi realizado no plenário da câmara municipal no dia 02 de dezembro, véspera da prova, e contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas.