Projeto de Lei visa incentivar doação de sangue e outro objetiva criar passe livre no transporte coletivo para usuários da rede pública de saúde

por Ascom publicado 22/05/2018 11h14, última modificação 22/05/2018 11h14
Para terem direito ao passe livre os usuários da rede pública devem atender alguns critérios. O Projeto de Lei (PL) sobre incentivo a doação de sangue, deverá ser implantando nas escolas de rede pública.

Por Josy Donato/Ascom CMG

Estas foram as duas propostas de Lei apresentadas durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 22. O “Passe Livre Saúde” é uma propositura idealizada pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), que tem como objetivo atender as pessoas hipossuficientes que comprovarem que estão se dirigindo a consultas médicas agendadas nas unidades de atendimento da rede do Sistema Único de Saúde do município.

“ Esse projeto visa atender a todas as pessoas físicas residentes no Município de Gurupi, inclusive aquelas que estejam no desempenho das funções de acompanhante, desde que comprovem documentalmente de maneira idónea, a marcação da consulta médica em estabelecimento conveniado com o SUS”, explicou Fortes. Leia aqui íntegra do PL 1/2018.

Já o PL 55/2018 de autoria do vereador Jair Souza (MDB) tem como finalidade implantar nas escolas da rede pública municipal de ensino, o programa “Doadores do Futuro”. “ Esse projeto visa conscientizar os alunos da rede pública municipal de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue, por meio da promoção de cursos, palestras, seminários e campanhas para alunos, familiares e comunidade”, explanou o parlamentar.

Os projetos foram apresentados e encaminhados as comissões para serem analisados, casos aprovados pelas comissões retornaram a plenário para votação.

Maio Amarelo

O Superintendente Municipal de Trânsito, Leon Barcellos, pediu uso da tribuna para falar sobre o 'Maio Amarelo' e disse que "está acontecendo nas escolas do município orientações sobre o uso consciente do trânsito" e convidou os vereadores a participarem de uma movimentação que acontecerá no dia 26 de maio no Parque Mutuca " com a intenção de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo".

A próxima sessão ordinária, acontece nesta quarta-feira, 23, a partir das 9h no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, localizado na Avenida Goiás, nº 2.880, centro.