Projetos de Leis de autoria do vereador Ivanilson Marinho são sancionados

por Ascom publicado 18/09/2019 11h20, última modificação 18/09/2019 11h20

Por Cristhielly Marinho-Assessoria do ver. Ivanilson Marinho

Na tarde desta terça-feira, 17, o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira sancionou em seu gabinete três Leis que serão inseridas no calendário oficial do município e comemoradas anualmente. O  dia oficial do Capelão, Dia oficial do Pastor e a Capelania Evangélica Voluntária, todos  de autoria do vereador Ivanilson Marinho.

A Lei Nº 2.452 institui o dia do Pastor anualmente no segundo domingo do mês de junho. Conforme o texto da Lei, a finalidade é homenagear os pastores “profissionais vocacionados, com sacerdócio em tempo integral, tendo ele grande responsabilidade na formação da comunidade em geral, porquanto se dedica a orientar, não somente as pessoas que congregam nas igrejas ou a comunidade evangélica, mas a população como um todo”.

Conforme a Lei Nº 2.448 o dia do Capelão evangélico civil e militar será comemorado no dia 21 de junho.  O papel do capelão cabe desenvolver ação pastoral fundamentada em princípios bíblicos, através do aconselhamento, da visitação e da evangelização. Cabe ainda, zelar pela orientação cristã do trabalho e da convivência social e pelo respeito à dignidade da pessoa humana, bem como colaborar para a formação do cidadão consciente e responsável.

Já a Lei Nº 2.447 institui a Capelania Evangélica Voluntária em Gurupi. Será um serviço de assistência religiosa com o objetivo de contribuir para o bem estar religioso e espiritual, com atuação nas áreas da guarda municipal, prisional, infantil, fúnebre, hospitalar, social, estudantil, esportiva, meio ambiente e pós-desastre ecológico. Os capelães integrantes não serão remunerados, servirão à coletividade, como prestação de serviços de utilidade pública.

“Fico feliz por mais essa conquista do segmento evangélico, são homens e mulheres que se dedicam a orientar, não somente as pessoas que congregam nas igrejas ou na comunidade evangélica, mas a população como um todo”, disse o parlamentar.