Quarta-feira de pauta movimentada na Câmara de Gurupi

por Ascom publicado 19/09/2018 11h50, última modificação 19/09/2018 11h50
Vereadores buscam consolidar novas melhorias para a população Gurupiense
 Quarta-feira de pauta movimentada na Câmara de Gurupi

Foto: Josy Donato

Por Zacarias Martins - Ascom/CMG

Na sessão da Câmara Municipal de Gurupi, realizada na manhã desta quarta-feira (19), foi lido um projeto de lei de autoria do vereador  Eduardo Fortes (PSDB), onde  o parlamentar defende a instituir  o Projeto Nota Premiada Gurupiense, que dispõe sobre a concessão de créditos fiscais e sorteio de prêmios e dá outras providências.

Já o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Ivanilson Marinho (MDB), busca instituir o dia municipal do ciclista, denominado “Dia do Pedal” no município, e declara Gurupi como a Capital Tocantinense do Ciclismo.

Por sua vez, o vereador Jair Souza (MDB), também por meio de Projeto de Lei, defende a instituição do Programa Cuidador Cidadão, destinado a promover a figura do cuidador voluntário de pessoas com deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida, além de  estimular essa atividade e fornecer o respectivo treinamento às pessoas  envolvidas

Os projetos de Lei foram encaminhados para apreciação das comissões da Casa.

Outras proposituras

A implantação de sinalização vertical e horizontal no Setor Parque dos Buritis foi solicitada via requerimento apresentado pelo vereador Wendel Gomides (PDT) e endereçada ao superintendente municipal de Trânsito, Leon Barcellos. Seu colega, o vereador Sargento Jenilson (PRTB), requereu ao secretário municipal de Saúde a atualização de todas as unidades de saúde quanto aos projetos de incêndio e a capacitação dos servidores quanto a utilização dos equipamentos obrigatórios de prevenção.

E parece mesmo que a prevenção a incêndio tem preocupado alguns vereadores.  Como é também o caso do vereador Jair Souza (MDB), que está propondo a criação de um  programa de treinamento de segurança contra incêndio e controle de pânico em creches e  nas escolas do município de Gurupi. Pela proposta do parlamentar, o treinamento deverá ser feito uma vez a cada semestre.

A vereadora Mírian Lustosa (MDB), requer a implantação de cursos de capacitação para os novos servidores lotados na Secretaria  Municipal de Saúde,  visando capacitá-los no desenvolvimento de suas atribuições para garantir um atendimento de excelência à comunidade Gurupiense.

Infraestrutura

O presidente da Casa, vereador   Valdônio Rodrigues (PSB), apresentou requerimento solicitando ao secretário municipal de Infraestrutura, Gerson José de Oliveira,  a conclusão do meio-fio situado no Setor Alto da Boa Vista,  Valdônio ainda solicitou  que seja providenciada, de forma urgente, a sinalização horizontal e vertical no Setor Park dos Buritis, especialmente,  na Avenida A,  daquele setor.

O vereador . César da Farmácia  (DEM) requereu  a aquisição de brinquedos adaptados para praças e playgrounds do município de Gurupi. Já o vereador Ivanilson Matinho  sugeriu ao Chefe do Executivo Municipal a construção de uma praça esportiva no padrão do Centro Olímpico Moreirão na região Oeste da Cidade. Essa praça esportiva, de acordo com o vereador, poderia ser construída num  desses três bairros:  Waldir Lins,  Alto da Boa Vista,  ou   no Jardim Daniela

Lago no  Mutuca

Integrante da  bancada do PSB, o vereador André Caixeta está propondo  a gestão e o manejo, por meio de estudos especializados, para criação de um lago aproveitando  o curso d’água do Córrego Mutuca,  acima do viaduto no Setor Daniela, assim, conservando o recurso hídrico e o meio ambiente municipal, incentivando turismo, lazer, práticas esportivas, como também, a expansão do mercado imobiliário aos arredores do Parque.

Também, da bancada do PSB na Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Cláudio do Trevo  indicou ao Executivo Municipal  para que sejam tomadas providências objetivando a  reforma com substituição do piso da Escola Municipal Benevenuto Alves Moreira, localizada no Trevo da Praia.

O vereador Ataídes Leiteiro (PPS)  solicitou ao diretor regional da  empresa BRK Ambiental, para que seja feita, em caráter de urgência,  a correção no recapeamento asfáltico do serviço de esgoto de todas as ruas do Setor São José.