Requerimento da vereadora Marilis Fernandes para encoleiramento de cães na zona rural é aprovado.

por Ascom publicado 19/08/2015 12h13, última modificação 19/08/2015 12h13
O requerimento foi apresentado em sessão no dia 12 de agosto, o objetivo é que as ações de encoleiramento de cães para o combate ao Calazar também fosse feita na zona rural.

Assessoria de Comunicação do Vereador

“Em nossa cidade já foram mais de 10 mil animais que receberam a coleira, por isso é fundamental que essa ação também aconteça na zona rural. Estou feliz pelo resultado e tenho certeza que a ação será feita com urgência pelo Centro de Controle de Zoonoses”, disse a vereadora Marilis Fernandes.

Segundo o CCZ, a proposta sem dúvida vai ser atendida,  mais de dois mil animais  vão  receber a coleira na zona rural.

O que causa o calazar

O calazar é causado por picadas do mosquito-palha phlebotomina, vetor que transmite o parasite leishmania. Os mosquitos se alimentam de sangue de animais e de humanos para desenvolver seus ovos. Se o sangue contendo parasitas leishmania for sugado de um animal ou de um humano, a próxima pessoa que for picada também será infectada e desenvolverá a leishmaniose. Meses após a infecção inicial, a doença pode evoluir para uma forma mais grave, chamada leishmaniose visceral ou calazar.