Sessão Itinerante no Trevo da Praia: Vereadores votam requerimentos destinados a atender demandas do povoado

por Ascom publicado 29/06/2018 09h20, última modificação 29/06/2018 11h47
Representantes da comunidade também foram ouvidos durante a sessão ordinária que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28.

Foi a última sessão ordinária desse semestre da Câmara Municipal de Gurupi, e aconteceu no Barracão da Associação de Moradores do Povoado Trevo da Praia. Moradores da comunidade e região acompanharam o trabalho dos vereadores. A sessão itinerante naquele povoado acontece todos os anos no mês de junho, e é resultado de um Projeto de Lei (PL) aprovado há mais de dez anos.

Durante o expediente, foram votados e aprovados 27 requerimentos, 8 indicações ao executivo municipal, lidos 5 projetos de Leis de autoria do executivo,  1 de autoria do vereador sargento Jenilson e 1 oriundo da Mesa Diretora da Casa.

Requerimentos e indicações

Saúde

O vereador André Caixeta (PSB) apresentou dois requerimentos destinados ao secretário municipal de saúde em que solicita providencia para realização de palestras sobre combate e prevenção ás drogas e também a disponibilização de atendimento psicológico semanal para a comunidade do povoado.

Wendel Gomides (PDT) solicitou também a secretaria de saúde que disponibilize um médico oftalmologista para realizar atendimento no posto de saúde do Trevo da Praia.

O vereador que é da comunidade, inclusive carrega em seu nome político parte do nome do povoado, Claudio do Trevo (PSB), foi o que mais apresentou requerimentos. Dentre eles, solicitou que a pasta da saúde realize um mutirão de atendimento para prevenção e promoção da saúde na comunidade.

Infraestrutura

As demandas mais apresentadas foram da área da infraestrutura. O vereador Ivanilson Marinho (MDB) teve requerimento aprovado em que pede a deputada Federal Josi Nunes (MDB) que inclua no orçamento do Ministério da Educação a cobertura da quadra poliesportiva Benevenuto Alves Moreira, do povoado. Marinho também defendeu a regularização fundiária dos imóveis irregular da região.

Também a deputada Josi Nunes, Claudio do Trevo destinou requerimento pedindo emenda parlamentar para pavimentação asfáltica das ruas. O vereador e presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB) requereu que o secretário de infraestrutura solicite estudos para alargamento e encascalhamento das estradas vicinais do município.

Todos os requerimentos foram votados e aprovados por unanimidade e serão encaminhadas as pastas responsáveis. Dentre as indicações feitas ao prefeito de Gurupi estão: a instalação de Wifi e sinal de TV digital, revitalização do Posto Policial.

Ordem do dia

Na ordem do dia foram votados quatro Projetos de Leis, todos do Executivo, uma Moção de Pesar, proposta pelo vereador Eduardo Fortes, pela morte de Samuel Reis (muito conhecido em Gurupi como Samuca, filho do ex-vereador Dalvino Reis) falecido no último dia 08 após complicações cirúrgicas.  E duas Moções de aplausos, propostas pelo vereador sargento Jenilson, com intuito de homenagear o empresário Marcelo Antônio Leão e o professor Wilker Souza Saraiva.

Dentre os Projetos de Lei, votado e aprovado por maioria absoluta, com voto contrário do vereador Sargento Jenilson, o PL 05/2018 que altera e revoga dispositivos da à Lei Municipal n. 827, de 21 de dezembro de 1989, no artigo 13 que se refere sobre idade mínima e máxima para ingresso em concursos públicos do município. Jenilson também votou contra o projeto  012/2018 , do executivo,  que dispõe sobre os contratos por tempo determinado. .

Outro proposta de Lei aprovado 013/2018, do executivo, em que autoriza o Poder Executivo a tomar empréstimo junto a Caixa Econômica no valor de 19 milhoes.