Vereador Colemar da Saborelle propõe realização de teste de acuidade visual e auditiva nas escolas e creches da rede municipal de Gurupi

por Ascom publicado 11/10/2022 12h25, última modificação 11/10/2022 12h25
Vereador Colemar da Saborelle propõe realização de teste de acuidade visual e auditiva nas escolas e creches da rede municipal de Gurupi

Vereador Colemar da Saborelle

A proposta foi apresentada na manhã da última sexta-feira, 07, durante a primeira sessão ordinária do mês de outubro. De acordo com o requerimento sob nº 916/2022, a proposta visa o atendimento em conformidade ao Artigo 227 da Constituição Federal que impõe ao Estado, à família e à sociedade, o dever de assegurar à criança, com absoluta prioridade, o direito à saúde. Além dele, o inciso VII do Art.208 garante ao educando, no ensino fundamental, o atendimento através de programas, a assistência à saúde.

De acordo com o vereador Colemar da Saborelle, a realização de teste de acuidade visual e auditiva nas escolas e creches da rede municipal é de grande importância, pois a escola é um dos principais colaboradores da família no desenvolvimento das crianças.

“As deficiências parciais de visão e de audição, nem sempre perceptíveis no âmbito familiar, são um grave problema de saúde pública e grande causa de evasão escolar. Como a escola é um dos principais colaboradores da família no desenvolvimento das crianças, muitas vezes é ela a primeira a detectar que problemas de saúde visual e auditiva estão dificultando o aprendizado e o rendimento escolar do educando. Os profissionais médicos poderão detectar se o estudante possui alguma deficiência visual ou auditiva, podendo encaminhá-lo à realização, se necessário, de exames mais detalhados”, defende o parlamentar.

O vereador comenta ainda que a proposta faz com que se cumpra a constituição e evite que os alunos tenham seu desenvolvimento escolar prejudicado por problemas de saúde de fácil resolução.

“Facilitar o acesso da criança aos profissionais médicos evitará que muitas crianças, falsamente tidas como desatentas ou desinteressadas, tenham seu desenvolvimento escolar prejudicado por problemas de saúde de fácil resolução. Razões pelas quais se faz necessária esta lei e seus dispositivos, para que as crianças do nosso município possam ter sua visão e audição resguardadas, sentidos esses que tanto lhe são e serão necessários ao longo da vida e essenciais para o aprendizado”, disse Colemar.

Meio Ambiente

Ainda durante a sessão ordinária o parlamentar também solicitou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente ações que viabilizem a limpeza e preservação dos córregos, rios e nascentes existentes no Município de Gurupi.

De acordo com o requerimento nº 943/2022, a proposta tem o intuito de melhorar os problemas de poluição hídrica presente no município com o objetivo de diagnosticar a atual situação dos mesmos para tomada de ações que viabilizem a limpeza e preservação tendo em vista que muitas reclamações nos têm chegado a respeito de lixos sobre as margens destes rios e córregos, bem como a má conservação principalmente em torno das nascentes pertencentes ao município.

“Tanto a população quanto esta Casa de Leis desejam estratégias de conservação e limpeza completa destes locais, uma vez que a sujeira e a proliferação do lixo podem acarretar sérios problemas de saúde não só para a população das áreas circunvizinhas, bem como aos animais existentes e pertencentes a este bioma”, defende Colemar da Saborelle.

 

Via Assessoria de Imprensa