Vereador Colemar da Saborelle solicita a inclusão dos portadores de Síndrome de Down no grupo prioritário de Imunização contra a Covid-19

por Ascom publicado 16/04/2021 12h11, última modificação 16/04/2021 12h11
A indicação sob nº 237/2021 foi apresentada na 4º sessão ordinária do mês de abril e encaminhada pela Mesa Diretora a Prefeita Municipal de Gurupi Josi Nunes.

A proposta apresentada pelo vereador Colemar da Saborelle – PODEMOS, é para que sejam incluídos portadores de Sindrome de Down de Gurupi no Plano Municipal de Imunização contra o Covid-19.

A síndrome de Down (SD), também conhecida como trissomia do cromossomo 21, é a causa genética mais frequente de deficiência intelectual e pode estar associada a várias condições de saúde concomitantes.

“É importante que a pessoa com síndrome de Down esteja nos grupos prioritários de vacinação por se tratar de pessoas vulneráveis à doença causada pela Covid-19, além do mais, em todas as campanhas de imunização contra a gripe, a pessoa com deficiência tem sido avaliada e incluída no primeiro grupo de risco. Não poderíamos ainda deixar de invocar o disposto no artigo 9° da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n° 13.146, de 2015) que garante atendimento prioritário às pessoas com deficiência”, relata o vereador.