Vereador Erley Brito “Lêca” apresenta requerimento para Instalação de urnas de coleta de resíduos para o recolhimento de medicamentos

por Ascom publicado 17/10/2016 14h02, última modificação 17/10/2016 14h02
Trata-se de medicamentos vencidos ou não utilizáveis descartados pelos consumidores.

Kennya Victor

Por: Assessoria do Vereador

Profissionais de saúde há muito tempo vêm alertando sobre os riscos da automedicação e do armazenamento de produtos farmacêuticos dentro de casa. Todavia, cada vez mais surgem aqueles que, por hábito ou por necessidade, mantêm a chamada “farmacinha caseira.”

A questão que todos formulam é a seguinte: o que fazer com esses medicamentos quando eles não são consumidos e perdem o prazo de validade? Embora muita gente ignore, o lixo comum ou o vaso sanitário não são o destino adequado para esses resíduos, por conterem substâncias químicas, eles, os resíduos, podem contaminar o solo, a água e oferecer riscos a saúde da população e dos animais.

Os medicamentos vencidos deverão ser coletados diariamente nas farmácias e levados, através de funcionários credenciados pela Prefeitura para incineração. A incineração é hoje um dos processos mais eficientes em termos de destinação final de resíduos com significativa redução do impacto ambiental. Neste processo, os resíduos sofrem uma redução de 97 a 99%, quando incinerados, segundo dados do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

Segundo o Vereador, a presente propositura tem como objetivo dispor sobre o que fazer com os remédios vencidos que estão em casa, como também as seringas e o material usado em curativos, “o requerimento solicita que a Prefeitura de Gurupi, juntamente com a Secretaria de Saúde do município, a manterem urnas para a coleta de medicamentos, drogas e insumos farmacêuticos deteriorados e/ou com prazo de validade expirado” explicou o vereador.