Vereador Ronaldo Lira solicita a obrigatoriedade dos Hospitais e Maternidades darem orientação de primeiros socorros para Pais de recém-nascidos

por Ascom publicado 02/06/2022 11h15, última modificação 02/06/2022 11h15

Foi aprovado em sessão do Legislativo gurupiense, o Projeto de Lei nº 38/22, que dispõe sobre a obrigatoriedade dos hospitais e maternidades darem orientação e treinamentos de primeiros socorros para situações de engasgamento e outros para pais de recém-nascidos.

Segundo o vereador Ronaldo Lira, “Este Projeto de Lei institui a obrigatoriedade da orientação e treinamentos de primeiros socorros às mães puérperas, após a alta médica da maternidade, quanto ao engasgamento com leite materno e também por problemas de refluxo do recém-nascido ou aspiração de corpo estranho, para prevenção de morte súbita de recém-nascidos do Sistema Único de Saúde (SUS) e hospitais particulares”.

Comentou o parlamentar. “As orientações e treinamentos serão realizados através de um curso rápido, ministrados por profissionais responsáveis, além de material impresso e certificado de participação fornecido gratuitamente e voltados para pais e responsáveis.

O objetivo é que o curso seja rápido e também aplicado antes da alta do recém-nascido”, relatou Ronaldo Lira. Após a sanção do Projeto de Lei, os estabelecimentos de saúde terão um prazo estabelecido para se adequarem às normas vigentes.