Vereadora Marilis solicita ações efetivas para o Novembro Azul

por Ascom publicado 04/11/2021 10h35, última modificação 04/11/2021 10h35
A parlamentar ressalta a importância do autocuidado no combate ao câncer masculino ao pedir que as unidades de saúde disponha de horários diferenciados durante esse mês de conscientização.

No mês dedicado aos cuidados da saúde do homem, a vereadora Marilis Fernandes – PP, solicita que seja realizado ações efetivas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, com atendimentos noturnos para os homens em Gurupi em comemoração ao novembro azul.

“Todos sabemos o quanto é importante cuidar da saúde, e pensando no publico masculino, solicito que as Unidades Básicas de Saúde atendam em horário noturno para consulta de rotina e também preventiva, sem que o mesmo tenha que deixar seu trabalho do dia a dia, e assim possa procurar as unidades e cuidar de sua saúde”, defende Marilis

O requerimento sob número 1032/2021, foi apresentado durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Gurupi e encaminhado para o Secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues de Souza.

Ainda durante a sessão a vereadora Marilis apresentou o requerimento sob número 1033/2021, destinado ao Presidente da Casa de Leis gurupiense, Rodrigo Maciel, onde solicita a realização de Sessão Solene em comemoração ao “Novembro Azul”, com realização de palestras com o objetivo de promover conhecimento preventivo ao homem.

Além do câncer de pele, o câncer de próstata é a neoplasia mais comum em homens. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais façam um exame de próstata anualmente. O exame de toque, junto com o PSA (exame de sangue) devem ser feitos anualmente.