Vereadoras alertam as gurupienses para o autoexame de câncer de mama

por Ascom publicado 10/10/2016 10h59, última modificação 10/10/2016 10h59
Vereadoras alertam as gurupienses para o autoexame de câncer de mama

Por: Heliana Oliveira

O mês de outubro é dedicado à reflexão da importância do autoexame e prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce. A campanha é mundial e a cada dia vem aumentando a adesão. O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

Em Gurupi, as vereadoras Marílis Fernandes e Wanda Botelho alertam as gurupienses para a realização dos exames. Segundo elas, as mulheres não podem deixar de se cuidar. “Sabemos da correria das mulheres, que têm que se dividir em várias para dar conta das responsabilidades e muitas vezes esquecem de si”, aponta a vereadora Wanda.

A vereadora Marílis comenta que há vários tipos de câncer de mama e alguns se desenvolvem muito rápido e o da mama é o que mais acomete as mulheres. “Nós temos que nos cuidar, nos amar primeiro, é um exame simples, mas muitas mulheres não realizam. Por isso peço às mulheres que tirem uns minutinhos para se autoavaliar e, se perceberem algo diferente, procurem um médico”, aconselha.

As vereadoras enfatizam que o câncer de mama ainda mata muito no Brasil porque a doença geralmente é diagnosticada em estágios avançados por isso é tão importante o autoexame, pois o diagnóstico precoce facilita muito o tratamento e a cura.

O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.