Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam do programa Agenda Cidadã do TCE

Vereadores participam do programa Agenda Cidadã do TCE

por Ascom publicado 09/11/2016 13h30, última modificação 09/11/2016 13h38
O presidente da Casa, vereador Wendel Gomides e Ivanilson Marinho participaram da programação
Vereadores participam do programa Agenda Cidadã do TCE

Heliana Oliveira

Nessa terça-feira, 08, Gurupi recebeu a comitiva do Tribunal de Contas do Estado no evento Agenda Cidadã, que é um programa desenvolvido para levar orientações a prefeitos, vereadores e servidores sobre as boas práticas da administração pública.

O presidente da Casa, vereador Wendel Gomides (PDT) e vereador Ivanilson Marinho (PMDB) participaram da programação. Ivanilson, que representou a Casa na parte da manhã, destacou que o evento foi importante para ampliar o conhecimento sobre boas práticas de gestão, planejamento municipal e transição de governo para aqueles que vão deixar cargos.

O presidente do TCE, Manoel Pires dos Santos comentou que a importância do evento é fazer com que os gestores eleitos e os que estão deixando a gestão recebam orientações de como deve ser a transição de governo. Também enfatizou que uma das grandes preocupações do TCE está relacionada aos portais de transparência. “Desejamos que todas as prefeituras e câmaras municipais possuam seus portais de transparência para que sociedade tenha conhecimento sobre o que está acontecendo na gestão, em especial, com as verbas que chegam à administração” explanou completando que o TCE deseja que a sociedade também participe efetivamente das ações de fiscalização das administrações.

No período vespertino o presidente Wendel participou do ciclo de palestras. Ele assistiu às discussões com o tema ‘Atuação do TCU na Fiscalização das Transferências Voluntárias’, ministrada por Antônia Maria da Silva, auditora do Controle Externo do TCE/TO, sobre a ‘Lei de Acesso à Informação e Portais da Transparência’, ministrada pelo chefe da Controladoria Regional da União do Estado do Tocantins, Claudio Henrique Paiva, e também da explanação sobre ‘Boas Práticas da Gestão’.

Wendel destacou o nível de esclarecimento das palestras e enalteceu a escolha dos temas. Sobre os Portais da Transparência, o presidente enfatizou que a Câmara de Gurupi tem um portal esclarecedor onde constam todas as despesas e investimentos realizados na Casa. “Os gurupienses têm acesso real do que hoje é investido na câmara. E cumprimos esse dever com muita satisfação, pois é um direito do cidadão ter acesso à movimentação da Casa de Leis”, argumentou.