Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Zé Henrique sugere implantação de acolhimento às vítimas de violência doméstica

Zé Henrique sugere implantação de acolhimento às vítimas de violência doméstica

por Ascom publicado 25/10/2016 15h59, última modificação 25/10/2016 15h59
Segundo dados do Mapa da Violência no Brasil, o país ocupa o quinto lugar no ranking mundial de violência contra a mulher.
Zé Henrique sugere implantação de acolhimento às vítimas de violência doméstica

Ascom Câmara de Gurupi

Após a sanção da lei Maria da Penha em 2007, alguns avanços foram alcançados, mas ainda é grande o número de mulheres que sofrem algum tipo de maus tratos. Conforme as estatísticas é contabilizado 4,8 assassinatos a cada 100 mil mulheres.

Para o vereador José Henrique esses números são preocupantes e é necessário realizar um trabalho de acolhimento a essas vítimas. Para ele, antes de tudo, a mulher necessita sentir-se acolhida para ter confiança e segurança para denunciar o seu agressor. Para isso, ele entende ser importante a implantação de um serviço na rede de atenção básica da saúde para atender as vítimas de violência doméstica.

“A rede de atenção básica tem que ser a primeira porta de atendimento à essa vítima. A mulher ao ser violentada fica com o psicológico totalmente abalado e ao procurar uma unidade de saúde ela precisa ser acolhida por uma equipe humanizada e preparada para cuidar desse tipo de caso. Após esse acolhimento esta mulher pode ser encaminhada ao Hospital Regional de Gurupi, para realizar exames e receber as medicações necessárias, em casos de violência sexual, e em seguida encaminhada à polícia para denunciar o seu agressor”, explica.

Zé Henrique comenta que nesses próximos dois meses a secretária de Saúde, Sueli Aguiar, pode implantar esse trabalho com os servidores do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e fazer um planejamento para o próximo ano.