Notícias

por adm publicado 13/07/2023 16h01, última modificação 13/07/2023 16h01

Defensor Público Kita Maciel recebe homenagem na Câmara

por Ascom publicado 17/05/2017 15h18, última modificação 17/05/2017 15h18
Em homenagem ao dia do Defensor Público, a ser comemorado no próximo dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Gurupi, concedeu Moção de Aplausos ao defensor público Kita Maciel.

 

A moção, de autoria da vereadora Mírian Lustosa (PMDB) e co-autoria dos vereadores peemedebistas Ivanilson Marinho e Jair Souza, foi entregue na sessão ordinária desta quarta-feira, 17.

A autora da homenagem, vereadora Mírian Lustosa (PMDB), destacou a importância do trabalho do homenageado em Gurupi, que segundo a parlamentar, atende, sobretudo aqueles que não têm condições financeiras para arcar com as despesas cobradas por um advogado particular. “Ele é merecedor desse título que é uma forma de demostrar o nosso reconhecimento a alguém que dedica sua vida para servir ao próximo”.

Kita Maciel, que é ex-vereador da Câmara de Gurupi, agradeceu a homenagem e ressaltou que se sentiu lisonjeado em retornar a Casa de Leis, onde atuou como parlamentar para receber uma moção de aplausos. “ Agradeço de coração esse tributo,  e ressalto que sinto-me honrado em poder atuar na defesa pública, trabalhando em prol daqueles que muitas vezes acreditam que não têm quem defenda seus direitos”.

Por Josy Rodrigues

Servidores do quadro geral do município terão recomposição salarial de 6,29%

por Ascom publicado 17/05/2017 20h35, última modificação 17/05/2017 20h42
Foi aprovado pela Câmara de vereadores na noite desta quarta-feira, 17, em sessão extraordinária, dois Projetos de Leis (PL) do executivo que concede recomposição salarial anual das perdas inflacionárias aos servidores municipais.

 

Com a Casa cheia, Os projetos foram apreciados, votados e aprovados por unanimidade. O PL 009/2017 que foi retirado de pauta durante sessão ordinária na manhã desta quarta, e substituído pelos PLs 013/2017, que inclui os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias do município e o 014/2017 cria Lei própria para favorecer os servidores da educação municipal.

Após ouvir alguns agentes de endemias que participaram da sessão pela manhã, os vereadores entenderam que não seria justo deixar de fora da data base os Agentes Comunitários de Saúde e os servidores do Magistério Público Municipal. Contatado pelos vereadores, o procurador do município, Thiago Benfica, se reuniu com parlamentares e servidores ainda pela manhã, quando a sessão foi suspensa para ouvir os servidores, chegando ao consenso de substituir o PL.

Para que os servidores já recebam a data base na próxima folha de pagamento, foi convocada uma sessão extraordinária para que os PLs fossem apreciados e votados. A recomposição salarial será de 6,29% retroativa a 1º de maio do corrente ano.

Os relatores dos projetos foram os vereadores Ataíde Leiteiro (PPS) e Ivanilson Marinho (PMDB), PL 013/207, e Eduardo Fortes (PSDB) e César da Farmácia (DEM), PL 014/2017.

Por Josy Rodrigues/Ascom CMG

Eduardo Fortes promove mais uma vez Projeto ‘Atleta do Amanhã’

por Ascom publicado 22/05/2017 10h14, última modificação 22/05/2017 10h14
O Projeto ‘Atleta do Amanhã’ é um evento promovido nos bairros da cidade onde leva esporte, diversão e lazer para todos os moradores gurupienses. E neste domingo pela manhã, 21, mais uma vez o vereador Eduardo Fortes (PSDB) juntamente com a Cooperfrigu realizaram um amistoso de interação dos times das crianças e dos adultos no espaço do campo da Cooperfrigu.


A modalidade deste domingo foi o futebol esporte amador, que contou com a presença de 4 times, Esporte Clube Castelo (sub 11 e sub13 - centro), Escolinha Grupo Jovens (sub 11 e sub13 do setor Industrial), setor Bela Vista Futebol Clube e funcionários da Cooperfrigu.

O amistoso visa uma competição saudável sem premiação, mais o objetivo é alcançado na integração e empolgação das crianças e adultos. Até mesmo os pais se divertem e torcem pelos seus filhos. Além do amistoso, Eduardo Fortes faz distribuição de bolas profissionais para incentivar o esporte. E no final, é servido um churrasco e refrigerante para criançada. 

De acordo com coordenador do projeto, Eduardo Fortes, o evento tem o objetivo de levar diversão e alegria às comunidades. 

“O nosso projeto visa revitalizar o esporte amador para os bairros de Gurupi, no intuito de integrar a comunidade, incentivando pratica esportiva e dando suporte na aquisição de material esportivo aos times. Nossa intenção é mostrar a importância desse projeto para outros municípios, para que possa servir de modelo e propagar na mobilização do esporte nas vidas das crianças e dos jovens”, disse Eduardo Fortes.

O técnico Lucas Pereira de Menezes, da Escolinha Grupo Jovens do setor Industrial, ressaltou que o projeto veio para complementar na pratica esportiva que desenvolve no seu bairro há 2 anos.

“O apoio do Eduardo Fortes caiu como uma luva para nós. Como sabemos, o setor Industrial é um bairro carente, pequena sem nenhum recurso para criançada, e o vereador tem apoiado muito na questão do material esportivo e na limpeza dos campos de futebol. São crianças que temos colocar no caminho certo, o esporte tira das ruas e ocupa a mente e preencher espaço”, finalizou Lucas Pereira de Menezes.


Por Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Ivanilson Marinho defende doação de área para sede social da Asaunirg e Apug

por Ascom publicado 23/05/2017 12h55, última modificação 23/05/2017 12h55
Desde 2015 o Vereador Ivanilson Marinho solicita ao Prefeito de Gurupi a doação de área para Construção da Sede Social da ASAUNIRG e APUG.

 

Na sessão desta terça-feira, 23, foram apresentados Projetos de Lei que Declara Utilidade Pública da ASAUNIRG (Associação dos Servidores Administrativos da fundação UnirG) e da APUG (Associação dos Professores Universitários de Gurupi). “A apresentação dos Projetos de Lei foi necessário para que o processo de doação de área para a construção da sede social das Associações seja concluído e por reconhecer que o Centro Universitário UnirG é um dos polos universitários mais importantes do Estado e referência na Região Sul”, argumenta Ivanilson Marinho.

Atualmente a UnirG tem um quadro administrativo de aproximadamente 354 servidores, sendo que desses 235 são associados à AsaunirG – Associação dos Servidores da Fundação UnirG. Em relação aos professores são aproximadamente 300 professores entre efetivos e contratados. Dessa forma, muitas famílias serão beneficiadas com a doação e aquisição de uma área de recreação.

Por Verusca Santos/Ascom Ver. Ivanilson Marinho


Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Gurupi recebe Moção de Aplausos

por Ascom publicado 23/05/2017 13h40, última modificação 23/05/2017 16h31
Completando nesse mês de maio 11 anos de existência em Gurupi, as voluntárias da Liga Feminina receberam homenagem da Câmara de Gurupi.

 

A Moção de Aplausos de autoria dos vereadores André Caixeta (PSB), César da Farmácia (DEM) e Claudio do Trevo (PSB), foi entregue durante a sessão ordinária desta terça-feira, 23, presidida pelo vereador Zezinho da Lafiche (PROS).

Os parlamentares ressaltaram a dedicação da Liga no trabalho voluntário realizado no município. " A liga oferece aquilo que o familiar ou pessoa com câncer mais precisa ao ter que enfrentar essa doença, que é o apoio, o carinho, os serviços de saúde oferecidos pelos voluntários,  esse belíssimo trabalho precisa ser visto e reconhecido por todos nós", comentou o vereador André Caixeta. 

São cerca de 80 atendimentos mensais de exames de prevenção, coleta de citologia, prestados a comunidade, além do acompanhamento de 50 famílias de pacientes com diagnóstico de câncer, oferecendo serviços de atendimento médico, psicólogos, psiquiatras, assistente social, cestas básicas, auxílio a viagens, pagamentos de medicamentos dentre outros.

“Esse reconhecimento mostra que no decorrer desses 11 anos, foi realizado um trabalho sólido, sério e com compromisso muito grande com a comunidade, o trabalho voluntário não é fácil, por isso ficamos felizes em sermos reconhecidas no município”, ressaltou a presidente da Liga, Clézia Sena.  

Outros assuntos

 Ivanilson Marinho (PMDB) apresentou Projetos de Leis (PL) 026/2017 e 027/2017 para que Associação dos Servidores Administrativos da Fundação UnirG  (Asaunirg)e Associação dos Professores Universitários de Gurupi (Apug) sejam declaradas de Utilidade Pública, facilitando assim o processo de doação de área para construção das sedes das duas associações.

 O vereador Sargento Jenilson (PRTB) solicitou por meio de requerimento verbal a retirada provisória do PL 008/2017 , de autoria do executivo, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentária de 2018. “Segundo o parlamentar o pedido se dá ‘‘ em virtude da necessidade de, atendendo à Lei Orgânica Municipal, primeiro ser apresentado e aprovado o Plano Plurianual (PPA)”.

 Foi aprovado por unanimidade o PL 015/2017 de autoria do vereador César da Farmácia, que institui o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra Pessoas Idosas.  O PL foi apresentado em plenário, no início de abril passado, e após receber parecer favorável das comissões, foi votado.  

 

Por Josy Donato/Ascom CMG

 

 

Concurso de Gurupi: Comissões temáticas da Câmara reúnem com procurador do município

por Ascom publicado 25/05/2017 17h06, última modificação 25/05/2017 17h06
Durante a reunião os vereadores solicitaram ao procurador do município que seja feita uma adequação no Projeto de Lei (PL) 11/2017 para extinguir o abono salarial dos servidores para adequação ao salário mínimo vigente com base na Lei 2.266/2015, com validade para o concurso suspenso.

 

Para que o andamento do concurso público da Prefeitura de Gurupi seja retomado, vereadores, relatores e membros das Comissões temáticas da Câmara Municipal e o Procurador do Município, Thiago Benfica, reuniram-se na manhã desta quinta-feira, 25, e discutiram sobre adequação no Projeto de Lei (PL) 11/2017.

O PL 011/2017 trata sobre as alterações feitas pelo Executivo para readequar o número de vagas a pedido do Ministério Público, alterando assim a Lei 2.266/2015, que por sua vez trata sobre o plano de cargos, carreiras e salários dos servidores do quadro geral.

“Uma das condições impostas por nós vereadores, é que o abono salarial seja eliminado e que o salário base de cada servidor municipal seja o mínimo fixado nacionalmente, dessa forma devolveremos o projeto para o executivo encaminhar um substitutivo”, explicou o presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Ivanilson Marinho (PMDB).

Thiago Benfica explicou que a reivindicação dos vereadores é justa e que vai ser criada uma forma de atender as solicitações e fazer a retificação tanto nos editais do concurso, quando na Lei que rege o quadro de servidores do município. “Vamos pedir urgência na aprovação do projeto para que o concurso tenha condição de ser retomado com a maior brevidade possível”, garantiu.

Ao final da reunião o presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), solicitou uma sessão extraordinária a ser realizada na próxima segunda-feira, 29, às 9h no plenário da Câmara.

A Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gurupi, Tânia Mara, acompanhou a reunião. “Nosso objetivo foi alcançado e estamos satisfeitos e torcendo para que tudo dê certo e seja aprovado o mais rápido possível”.

participaram da reunião os vereadores, André Caixeta (PSB), Ataíde Leiteiro (PPS), Claudio do Trevo (PSB), Eduardo Fortes (PSDB), Ivanilson Marinho (PMDB), Sargento Jenilson (PRTB), Mirían Lustosa (PMDB), Valdônio Rodrigues (PSB) e o relator do PL Wendel Gomides (PDT).

Por Josy Donato/Ascom CMG

Câmara de Gurupi recebe terreno para construção da sede própria

por Ascom publicado 26/05/2017 14h15, última modificação 26/05/2017 17h26
O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB), participou na manhã desta sexta-feira, 26, da solenidade de assinatura do Termo de Entrega de terrenos no Parque Filó Moreira, dentre eles um para o Poder Legislativo de Gurupi, onde será construída a sede própria.

A Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e a Prefeitura de Gurupi assinaram hoje os Termos de Entrega dos terrenos aos órgãos públicos beneficiados com os lotes do Empreendimento Park Filó Moreira. A solenidade de entrega aconteceu no auditório da OAB Gurupi e contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais.

O presidente do Legislativo Valdonio Rodrigues destacou que a entrega do terreno é o primeiro passo para a realização do sonho do Poder Legislativo e da população gurupiense. “É um sonho antigo do poder legislativo e de todos os vereadores da Casa, e eu na condição de presidente junto com os demais vereadores vamos tomar todas as medidas para que essa sede seja construída o mais breve possível”.

 Na ocasião também foi assinado um termo autorizando a empresa Selenio Camargo Arquitetura, a apresentar gratuitamente um pré-projeto do futuro prédio do Poder Legislativo gurupiense.

Laurez Moreira ressaltou que a construção da sede da Câmara de Gurupi será um marco histórico para a cidade. “Quero ter o prazer de ser prefeito de Gurupi no momento em que a Câmara de Gurupi marcar a história construindo sua sede própria, pois a população precisa e temos que fazer isso no menor prazo possível”.

O Superintendente de Patrimônio da União, Lúcio Silva Alfenas, comentou que o empreendimento Park Filó Moreira vai facilitar o acesso da população a diversos serviços públicos, “e para mim é uma grande honra estar consolidando também a entrega do terreno a Câmara de Gurupi”.

 Estiveram presentes também solenidade o desembargador presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Ronaldo Eurípedes Lamonier, a deputada federal Josi Nunes (PMDB), além de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Ministério Público Federal e Fórum. 

O Parque

O empreendimento Park Filó Moreira é resultado de um termo de compromisso assinado em 2015 pelo prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, com o SPU.

A área localizada na Avenida Goiás possuiu 140 mil metros quadrados e foram doados terrenos para serem construídas também as sedes próprias do Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública (DPE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Justiça Federal (JF), Fórum, DNIT, Ministério Público Federal (MPF), uma Escola de Tempo Integral além de um conjunto habitacional de 500 apartamentos.

Por Josy Donato/Ascom CMG

Nota de Pesar

por Ascom publicado 29/05/2017 09h20, última modificação 29/05/2017 12h33
É com pesar que a Câmara Municipal de Gurupi-TO, recebe a notícia da morte do ex-vereador desta Casa de Leis, Francisco Nogueira Lima, 69 anos.

 O farmacêutico-bioquímico aposentado, Nogueirinha ou professor Nogueira, como era conhecido, foi vereador de 1989 a 1996 e de 2001 a 2004, sendo presidente da Câmara de 1995 a 1996. Antes atuou como professor por três décadas (1970 a 1990) no Colégio Bernado Sayão em Gurupi. Ele faleceu no fim de semana, quando teria mergulhado no lago de Palmas e não retornou mais. 

O corpo será velado no plenário da Câmara Municipal de Gurupi e deve chegar por volta das 9 horas. Ele deixa esposa, duas filhas e um casal de netos.  Diante desta perda irreparável, todos os vereadores e funcionários desta Casa de Leis se solidarizam com os familiares e amigos, rogando a Deus que dê o conforto necessário. 

Luto oficial

O presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues, decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador. " Considerando a relevância da sua atuação parlamentar, o exemplo de dignidade com sua conduta pessoal e social além dos inúmeros serviços prestados ao município de Gurupi, e o legado que ele deixará". 

Ex-vereador Francisco Nogueira é homenageado em sessão solene

por Ascom publicado 29/05/2017 16h40, última modificação 29/05/2017 16h39
A Câmara de Gurupi realizou na tarde desta segunda-feira, 29, uma sessão solene em homenagem ao ex-vereador Francisco Nogueira Lima, falecido no último fim de semana em Palmas.
 Ex-vereador Francisco Nogueira é homenageado em sessão solene

Centenas de pessoas passaram pelo plenário para prestar homenagem ao ex-vereador.

 

A sessão aconteceu no plenário da Câmara durante o velório do professor Nogueira, como era conhecido. Foi lido um breve histórico da vida do ex-vereador e prestaram-se as últimas homenagens. O vereador Ivanilson Marinho (PMDB), falou em nome dos vereadores " a primeira vez que o vi, foi numa sessão aqui na Câmara, e a impressão que tive dele e que ficou marcada foi a calma, a serenidade que ele transmitia em sua voz". 

Ao término da sessão, a família realizou uma missa de corpo presente.

Velório

 O velório que aconteceu no plenário da Câmara de Gurupi começou por volta das 10 horas da manhã. Além dos familiares, centenas de amigos e conhecidos do professor passaram pelo local para prestar suas homenagens. O enterro está previsto para acontecer às 17 horas no cemitério São José.

 Trajetória

 Francisco Nogueira Lima nasceu em Fortaleza-Ceará no dia 22 de setembro de 1947. Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, mudou-se em 1972 para Gurupi, mesmo ano em que começou a exercer a profissão de professor de química no Colégio Bernardo Sayão. Foi o primeiro farmacêutico na cidade de Gurupi, e um dos pioneiros do Tocantins, posteriormente ajudando a criar o Conselho Regional de Farmácia do estado.

 Em 1989 ele foi eleito vereador, atuando na Câmara Municipal de Gurupi de 1989 a 1996, e de 2001 a 2004, tendo sido presidente da Casa, de 1995 a 1996. Como vereador, foi idealizador da Câmara Itinerante, levando as sessões para os bairros e aproximando o legislativo da comunidade.

 Nogueira deixa esposa, duas filhas e dois netos.


Audiência Pública discutirá transporte público em Gurupi

por Ascom publicado 30/05/2017 08h55, última modificação 30/05/2017 09h22
A comunidade gurupiense será ouvida e as demandas sobre o transporte público discutida na próxima quarta-feira, 31, na Câmara Municipal de Gurupi. A audiência terá inicio às 19h30. Serviços do transporte escolar, táxi, mototáxi, UBER também estão na pauta.

 

Representantes da Prefeitura de Gurupi, Ministério Público, a empresa concessionária de transporte coletivo na cidade, autoridades politicas e usuários do serviço estarão presentes para discutirem a pauta.

Demandas

Dentre os temas a serem discutidos estão: Competências e a qualidade no serviço de transporte público municipal, as concessionárias e o respaldo legal, rotas e áreas de atuação no município, a legalização do transporte escolar, alternativo e do serviço UBER, os valores das taxas cobradas dos usuários e a comercialização das concessões de autorização dos serviços de táxi e mototáxi.

Segundo o proponente da audiência, vereador Sargento Jenilson (PRTB), a finalidade é que o poder legislativo ouça os usuários, os prestadores de serviços, os sindicatos representantes das modalidades, e ainda os órgãos de segurança e dos poderes executivo e judiciário municipal relacionado ao serviço de transporte público coletivo.

“Há uma grande demanda de reclamações feitas pelos usuários relacionadas às rotas dos ônibus, da quantidade e qualidade dos veículos, do número de acidentes de trânsito envolvendo o transporte público coletivo, além das demandas que envolvem os sindicatos de taxistas e moto taxistas relacionadas à possibilidade da UBER vir para Gurupi. A audiência é uma chamada para que a sociedade também dê sua opinião e juntos possamos alcançar as melhorias”.

O presidente da Câmara de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB), reforçou que é uma oportunidade da sociedade gurupiense expor as dificuldades que enfrentam no dia a dia com o serviço oferecido na cidade. “Essa será a primeira audiência pública da nova legislatura e é aberta a população”, explicou o presidente.

A Câmara pede à comunidade que confirme a presença pelo telefone 3315-1818. Por causa da capacidade, o número de participantes será limitado.  

Fim do abono salarial dos servidores do município de Gurupi é aprovado na Câmara

por Ascom publicado 30/05/2017 11h55, última modificação 30/05/2017 21h23
Após várias discussões durante a sessão extraordinária que se estendeu até quase a meia noite da última segunda-feira, 29, o Projeto de Lei (PL) 015/2017 foi aprovado por maioria absoluta.

 

O PL 015/2017 altera o §1° do art. 12 da Lei Municipal n° 2.266 de 22 de dezembro de 2.015 e é um substitutivo do PL 011/2017 devolvido ao executivo na semana passada para adequações, a fim de extinguir o abono salarial dos servidores públicos do munícipio de Gurupi, que recebem salário inferior ao mínimo, e fixar o piso vigente nacional.  

O PL foi aprovado após uma emenda supressiva e outra aditiva, de autoria do vereador Ivanilson Marinho (PMDB), a pedido dos representantes da Associação e do Sindicato de Servidores Municipais que acompanharam a sessão.

“Pedimos a supressão da tabela de valores e o impacto financeiro que acompanhavam o PL e não estava de acordo com os interesses legais dos servidores, e na aditiva foi vedada a concessão de abono ou complemento salarial para que se atinja o mínimo exigido, devendo o município acompanhar o salário mínimo fixado nacionalmente”, explicou o parlamentar Ivanilson Marinho.

Os vereadores que votaram contra o PL foram Eduardo Fortes (PSDB) e Sargento Jenilson (PRTB).  “Apesar da Proposta de Alteração da Lei prevê algo importante que é a extinção do abono salarial, proposto por mim nas comissões, igualando automaticamente os subsídios estatuários a base do Salário Mínimo, ela diminui garantias quanto a Progressão Vertical de 10 a 5% e não adequou ao prometido pelo executivo em 2015 quanto à progressão horizontal de 2% em cada letra", justificou Sargento Jenilson. 

O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), explicou que o Legislativo não amparo legal quando se trata de gerar despesa para o executivo. " Infelizmente não temo respaldo legal, se aprovássemos uma emenda pedindo aumento da porcentagem da progressão vertical, estaríamos sendo inconstitucionais”.

Câmara de Gurupi realiza Tribuna Popular

por Ascom publicado 30/05/2017 12h50, última modificação 30/05/2017 12h49
A tribuna acontecerá na sessão ordinária dessa terça-feira, 30, às 19h no plenário Salomão Lustosa Pinheiro na sede do Poder Legislativo de Gurupi e abordará vários temas trazidos por representantes da comunidade gurupiense.

 

 A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gurupi, Tânia Mara Santos, falará sobre o abono salarial dos funcionários do município. O morador do setor Campos Bello, Francisco Lima de Assis, trará ao plenário assunto sobre a construção da Unidade Básica de Saúde do bairro, e no final o diretor da escola Municipal Eliseu de Carvalho do setor Industrial, Cleidimar Alves Brito, tratará sobre a situação daquela unidade de educação.

 Homenagem

 Na ocasião será entregue Moção de Aplausos à senhora Maria Nazareno, conhecida como dona Cani, popular na cidade pelos trabalhos realizados na década de 60, como parturiente, enfermeira e voluntária na área da saúde.

A tribuna é aberta a população e os vereadores convidam a todos para participarem. 

Abono Salarial dos servidores do município de Gurupi é discutido na tribuna popular

por Ascom publicado 31/05/2017 08h40, última modificação 31/05/2017 09h37
Dentre os assuntos abordados na Tribuna Popular ocorrida na noite dessa terça-feira, 30, o destaque foi à extinção do abono salarial do servidor do munícipio de Gurupi.

 

Logo após a abertura da sessão, a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Gurupi (Sisemg), Tânia Mara Santos, foi a primeira a usar a tribuna e agradeceu aos vereadores que votaram a favor do PL 015/2017 de autoria do executivo. “Essa foi uma grande conquista, todos sabem que quando o servidor recebe hora extra, gratificação ou reajuste, o cálculo é feito em cima do salário base, e esse abono salarial para alcançar o salário mínimo deixa no prejuízo, mas, a partir de primeiro de junho, será feito em cima do salário mínimo vigente nacional”.

 Sobre a porcentagem mínima da progressão vertical, o presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues (PSB), esclareceu que o legislativo não tem amparo legal para aprovar ou sugerir emendas que gere despesa para o executivo. “Infelizmente nós não temos esse poder, se aprovássemos uma emenda pedindo aumento da porcentagem da progressão vertical, estaríamos sendo inconstitucionais”.

  O presidente deixou claro também que todas as alterações feitas no PL 015 foram a pedido dos servidores, por meio do Sisemg e da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Gurupi (AFPMG) que acompanharam desde as análises realizadas nas reuniões de comissões, até a votação na noite da última segunda-feira.

 Homenagem 

 Os vereadores Mirian Lustosa, André Caixeta e Eduardo Fortes, entregaram Moção de Aplausos a dona Cani, enfermeira conhecida pelos trabalhos prestados a comunidade gurupiense na área da saúde na década de 60 em Gurupi. “Naquela época em que havia uma carência de profissionais da saúde, dona Cani realiza diversos atendimentos, como serviços de parto, atendimentos emergências e assim ajudava muitas pessoas que não tinha como recorrer a outras cidades em busca de atendimento médico” disse a vereadora Mirian Lustosa.

 

Câmara divulga calendário das sessões do mês de junho

por Ascom publicado 31/05/2017 10h50, última modificação 31/05/2017 11h54
Na última sessão ordinária do semestre, a Câmara de Gurupi se deslocará ao povoado Trevo da Praia para ouvir os moradores e apresentar o trabalho do legislativo.


Ao todo são realizadas seis sessões ordinárias mensais, sempre as terças e quartas-feiras, porém nesse mês de junho haverá uma sessão numa quinta-feira.

As sessões ordinárias desse mês de junho estão agendadas para os dias 06, 07, 08, 20, 21 e 22. O horário previsto de início das sessões é sempre às 9 horas, no Plenário Salomão Lustosa Pinheiro, na sede do Legislativo em Gurupi, localizado à Av. Goiás, 2.880, aberta a participação da comunidade.

O Trevo da Praia receberá a Sessão Itinerante no dia 20, também às 9 horas. 

Audiência pública debate serviços de transporte público em Gurupi

por Ascom publicado 01/06/2017 11h39, última modificação 01/06/2017 11h39
O Poder Legislativo gurupiense realizou nesta quarta-feira, 31, a primeira audiência pública na atual legislatura. Além dos parlamentares, participaram do evento: representantes da prefeitura, de sindicatos, associações e cooperativas dos prestadores de serviços, da polícia militar e do Conselho Municipal de Trânsito e dos usuários dos serviços de transporte público.

 

Proposta pelo vereador Sargento Jenilson (PRTB), o objetivo da audiência foi apontar os problemas relacionados ao transporte público coletivo e individual no munícipio de Gurupi, ouvindo pessoas, empresas e órgãos relacionados ao serviço. Ao final foram apontadas possíveis soluções para as demandas apresentadas.

“Entre as reclamações levantadas estão à falta de segurança e qualidade nos serviços e veículos que atendem a população, a necessidade de preços acessíveis, fiscalização constante, abrigos adequados nos pontos de ônibus, melhorias na acessibilidade, além de uma forma de divulgar e padronizar o serviço conforme rotas e períodos diários, semanais e sazonais e a questão dos mototaxistas e taxistas clandestinos”, destacou o parlamentar.  

Desde 2013 a Câmara Municipal fez ao todo 85 solicitações, dentre Projetos de Leis (PL), requerimentos, indicações e ofícios, relacionadas ao serviço de transporte público.

Transgoiás

Com relação à situação dos ônibus, Bruno Bernardes de Jesus, um dos proprietários da empresa, admite que os ônibus estejam “meio caídos”, mas que a empresa não pode fazer investimento sem a segurança de que “amanhã ou depois estará trabalhando, já que atua por força de liminar, e um investimento para trocar a frota custará uma média de três a quatro milhões”, e disse ainda que o número de passageiros caiu uma média de 27% desde 2015.  

Concessão do serviço

Albery César, advogado da empresa, declarou que basta o município indenizar à concessionária, e estará livre para abrir uma licitação de concessão do serviço. “É previsto por lei e é justo”, defendeu.

Possíveis soluções

  1. Criação de Comissão Mista (Legislativo, Executivo, Concessionária) para mediação de um possível acordo administrativo de suspensão da Liminar Judicial do Transporte Público Coletivo Urbano em Gurupi;
  2. Providenciar por parte do Executivo Municipal o Cadastramento dos Permissionários do Serviço de Transporte de Mototaxi na cidade;
  3. Encaminhar à Câmara Municipal um Projeto de Lei adequando a Legislação Municipal a Lei Federal que regula a atividade prestacional de mototaxista, seus requisitos e manutenção no Serviço de Transporte Público Municipal;
  4. Solicitar ao Poder Executivo, requerimento para estudos de viabilidade de um Terminal de Transição de Passageiros Coletivos na região central e também para implantação de quiosques na região central de Integração e Instalação de Serviços de Taxis e Mototaxis;
  5. Encaminhar do Poder Executivo (DMT) ao Legislativo Projeto de Lei que vise regulamentação dos Serviços de Transporte Coletivo Urbano e Transporte Escolar no âmbito municipal:
  6.  Encaminhar do Poder Executivo (DMT) ao Poder Legislativo Projeto de Lei que visa regulamentação e Implantação de Selo Oficial de Serviços de Transporte Coletivo, Taxis e Mototaxis; 
  1. Promover por parte do Poder Executivo (DMT), Campanha de divulgação de centrais de telefones oficiais dos Serviços de Transporte Coletivo, Taxis e Mototaxis em âmbito municipal;
  2. Ampliar por parte do Poder Executivo (DMT) em parceria com Orgãos de Segurança Pública, a fiscalização dos Serviços de Transporte Coletivo, Taxis e Mototaxis em Gurupi;
  3. Encaminhar por parte da Câmara Municipal aos Conselhos de Trânsito e Conselho de Segurança Pública as deliberações da Audiência pública 001/2017 para ampliar as pautas de debates quanto ao Serviço de Transporte Público Municipal;

 

Por Josy Donato/Ascom CMG

Servidores da Câmara de Gurupi têm auxílio alimentação reajustado

por Ascom publicado 02/06/2017 11h40, última modificação 02/06/2017 11h39
Aprovado por meio do Projeto de Resolução Nº 06/2017 de autoria da mesa diretora da Câmara de Gurupi, foi concedido no mês de maio reajuste no auxílio alimentação dos servidores da Câmara de Gurupi.


O reajuste de cerca de 60% foi autorizado pelo presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB) e os funcionários já receberam o salário do mês de maio com a alteração realizada. Para Valdônio Rodrigues o reajuste é uma forma de contribuir para melhorias na remuneração do servidor. “Sabemos que alguns salários estão defasados, e esse reajuste de 100,00 reais vem para complementar os salários dos servidores”, disse o presidente e comentou que está avaliando também possibilidades para melhorias nos salários.

O último reajuste feito no auxílio alimentação foi em 2014 e esse é o maior reajuste já concedido desde a incorporação do benefício, aos servidores da Câmara de Gurupi, em 2012.

Primeira parcela do 13º salário já está na conta dos servidores

por Ascom publicado 02/06/2017 14h04, última modificação 02/06/2017 14h04
Os servidores da Câmara Municipal de Gurupi já podem usufruir da primeira parcela do 13º salário.

O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), informou no início dessa tarde aos servidores que já realizou o depósito nas contas dos colaboradores.  “Antecipando a outros órgãos públicos, estamos realizando o pagamento nesse segundo dia útil do mês, assim valorizamos os nossos servidores”.

A primeira parcela do 13º salário corresponde a 50% do salário e beneficiará todos os servidores da Câmara de Gurupi gerando movimento na economia local.

 

Vereadora requer que Ipasgu suspenda desconto de plano de saúde sobre o 13º salário

por Ascom publicado 07/06/2017 13h45, última modificação 07/06/2017 13h43
A solicitação feita pela vereadora Mirian Lustosa (PMDB) e destinada ao presidente do Gurupiprev, foi aprovada por unanimidade e subscrita por todos os vereadores.

 

“Eu acho no mínimo imoral descontar 13 vezes essa taxa do plano de saúde da folha de pagamento do servidor, sendo que só podemos usar 12 meses, então porque os servidores devem pagar 13 vezes? inclusive em Goiânia que era cobrado hoje não cobra mais”, defendeu a vereadora e pediu urgência em retirar a cobrança do plano de saúde do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores de Gurupi (IPASGU) do décimo terceiro salário dos servidores.

O requerimento foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 07, na segunda sessão ordinária do mês de junho. Conforme a vereadora, a cobrança é ilegal e abstenção da cobrança não irá gerar impacto financeiro ao IPASGU, “o órgão só vai deixar de arrecadar, visto que eles não pagam décimo terceiro sobre os serviços de saúde”, concluiu.

Outros assuntos


Esporte

Por meio de indicação e requerimento, o vereador Sargento Jenilson (PRTB) solicitou ao executivo municipal a efetive a criação do Conselho Municipal, Fundo Municipal e Programa de Incentivo ao Esporte Amador em Gurupi, conforme a Lei 1.856, de 05 de janeiro de 2010. “A Lei foi aprovada em 2010, mas até hoje não foi implementada, e o poder público tem a obrigação de garantir a manutenção e melhoria do esporte amador, pois é essencial para a construção de uma sociedade igualitária e democrática”. 

Eduardo Fortes (PSB) subscreveu o requerimento defendeu: “Sabemos da necessidade de incentivo ao esporte amador em nossa cidade, o executivo precisa olhar mais para os praticantes de esporte amador de Gurupi, muitas vezes falta até uma bola, por exemplo, e o orçamento que vem para o esporte é uma vergonha”.

Ivanilson marinho chamou a atenção para a importância de ter alguém “do esporte” a frente da secretaria de esporte.  “enquanto houver alguém na secretaria de esporte que não é da área do esporte, infelizmente não se terá uma visão ampla com relação a importância do  da função social que o esporte proporciona para nossa cidade, o poder público precisar ter essa visão”, defendeu.

Comissão das obras inacabadas

A Comissão Especial Temporária, sugerida no final de abril, já iniciou os trabalhos visitando algumas obras no município de Gurupi. Uma das obras paralisadas visitadas foi a do cercamento e construção da guarita do Campos I do Centro Universitário UnirG.

O presidente e vice presidente da comissão, vereadores André Caixeta (PSB) e Ivanilson Marinho (PMDB) visitaram o local no inicio dessa semana, o que motivou o vereador Ivanilson a requerer a suspensão do pagamento a empresa Rocha e Engenharia, responsável pela obra. “A informação que temos é de que a empresa já foi notificada várias vezes pela UnirG com relação a má qualidade do serviço, já que o que se observa é o desmonte da tela’’.

Nessa quinta-feira, 08, as 9h acontecerá a última sessão ordinária dessa semana.

 

Notas da sessão plenária dessa quinta-feira

por Ascom publicado 08/06/2017 12h34, última modificação 08/06/2017 12h34
Dentre as solicitações apresentadas durante a terceira sessão ordinária da Câmara de Gurupi, ocorrida na manhã dessa quinta-feira, 08, está a solicitação de redução da taxa de esgoto no município de Gurupi, atenção à coleta seletiva, internet grátis na cidade e disponibilização de vacina domiciliar.
Notas da sessão plenária dessa quinta-feira

Para Ataíde Leiteiro a taxa de esgoto cobrada sobre o consumo de água é abusiva.

Taxa de esgoto

O vereador Ataíde Leiteiro (PPS), solicitou ao prefeito de Gurupi que reduza de 80% para 50% a taxa de esgoto cobrada dos consumidores gurupiense.  Atualmente a taxa cobrada corresponde a 80% sobre o valor do consumo de água. “Um pai de família que consuma 100,00 terá que pagar 180,00, é abusivo esse valor, e a prefeitura tem toda autonomia para mudar esse percentual por meio de Lei”. O vereador conta ainda que cidades como Araguaína e Tocantinópolis já reduziram a taxa para 50%, e que o Tribunal de Justiça do Tocantins já deu parecer favorável com relação a esse preceito.

Projeto de Lei

Idosos, pessoas com deficiência motora, multideficiência profunda com dificuldade de locomoção, doenças incapacitivas e degenerativa poderão ser contemplados com vacinação domiciliar sempre que necessitarem, o que garante o Projeto de Lei do vereador Sargento Jenilson (PRTB), apresentado hoje, caso seja aprovado. 

Indicações

Inclusão digital

Outra solicitação do parlamentar é a disponibilização por parte do munícipio de pontos gratuitos de internet a começar pelo centro da cidade e posteriormente estender aos bairros. Ele lembrou que Gurupi já tem estrutura para receber. A vereadora Miriam Lustosa (PMDB) lembrou que essa é uma solicitação antiga e também uma promessa feita ainda em 2012. Sargento Jenilson destacou que a verba já havia sido disponibilizada, mas o projeto nunca foi executado.

Coleta seletiva

César da Farmácia (DEM) e Jair Souza (PMDB) indicaram ao prefeito municipal a instalação de coleta seletiva de lixo e programa de recolhimento continuo de recicláveis nas escolas de Gurupi. Já o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) requereu que seja implantado coleta seletiva de óleo de cozinha para promover reaproveitamento contribuindo com o meio ambiente e ainda gerando oportunidade de renda.

A próxima sessão ordinária ocorrerá no dia 20 de junho.

Audiência Pública vai debater prioridades para Lei Orçamentária

por Ascom publicado 19/06/2017 10h10, última modificação 19/06/2017 10h10
Metas e prioridades para o exercício financeiro 2018 e despesas do município serão debatidas em audiência pública na noite desta segunda-feira, 19.

A Câmara Municipal de Gurupi realiza por meio da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final uma audiência pública as 19h30 desta segunda para debater junto à comunidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício da administração pública municipal de 2018.

O objetivo é avaliar, discutir e abonar as prioridades a serem executadas para o orçamento para 2018 e os participantes poderão também entender o mecanismo de receita e despesa do município.

Durante as discussões da LDO 2018, os vereadores podem apresentar emendas parlamentares e a comunidade presente, também poderá opinar sugerindo melhorias e expondo ideias. “É muito importante a participação da comunidade, a opinião das pessoas, as sugestões daqueles que conhecem a cidade, sabe dos problemas existentes nos bairros, e que pode nos ajudar com dicas de onde precisa de investimento é que vai ajudar a construir Gurupi amanhã”.

A audiência é aberta a comunidade e acontece no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, na Avenida Goiás, Nº 2280, centro. 

LDO 2018 é discutida em audiência pública na Câmara de Gurupi

por Ascom publicado 20/06/2017 11h20, última modificação 20/06/2017 11h20
Foi debatido na noite da última segunda-feira, 19, o Projeto de Lei 08/2017 que trata sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para 2018 que contempla os órgãos da Administração de Direta e Indireta do município de Gurupi.

A audiência foi convocada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF), presidida pelo vereador Ivanilson Marinho (PMDB) e teve como objetivo ouvir sugestões dos vereadores e comunidade presentes. “Nossa função é analisar se as metas e prioridades vindas do poder executivo atende as necessidades da população, quais as observações que precisamos fazer dentro do que a Lei nos permite para que possamos votar a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) 2018 como está ou se devemos fazer alterações com objetivo de delimitar e determinar que sejam executadas de acordo com o Plano Plurianual”, explicou o vereador.

O diretor de planejamento do município, Gilberto Amorim, apresentou o orçamento para 2018 que tem o orçamento total de pouco mais de 356.769.445,75. Os valores mais altos ficaram para a Fundação Unirg com orçamento de R$ 80.254.944,00, para a Secretaria de Educação o valor é R$ 69.249.304,71, Secretaria de infraestrutura 63.891,902,83 e a Secretaria da saúde com R$ 55.522.250,27.

Participação popular

Ao usar a tribuna o vereador Sargento Jenilson (PRTB) lamentou a pouca quantidade de representantes da comunidade gurupiense. “Quero externar a minha tristeza em não ver a população aqui tão bem representada como deveria estar, e aponto a falta de publicidade por parte da prefeitura com relação a esse evento”.

O presidente das Associações de Moradores de Gurupi (Anamog), e reivindicou que seja construindo de uma subestação municipal e intermunicipal, construção de praças em áreas abandonadas, reforma da feira coberta e construção de mais pontos de transporte público.

Estiveram presentes também na audiência, a secretária de Finanças do Municipio, Keila Iwasse, o chefe de gabinete do prefeito, Pakalolo, o Procurador Geral do município, Marcelo Pigato, a secretária de comunicação, Marimar Aiala, além de outros representantes da prefeitura e da comunidade.

  Prazos LDO e PPA

O vereador Ivanilson Marinho, contou que a Casa de Leis está estudando a possibilidade de mexer nos prazos relacionados à LDO e PPA, este último deveria vir antes da LDO para facilitar a sua elaboração, mas conforme explicou Gilberto Amorim “esse é um problema não só de Gurupi, mas um problema geral que os municípios têm buscado resolver”.

Ivanilson Marinho expôs que a Câmara está analisando junto ao jurídico da Casa, a possibilidade de corrigir essa inversão de ordens e que terá que fazer alterações na Lei Orgânica Municipal (LOM).

Os interessados em sugerir emendas à LDO têm um prazo de sete dias para entregar suas propostas, e posteriormente as comissões se reunirão para analisar todas as emendas e depois seguirá para o plenário para votação.

Câmara divulga homologação do resultado do concurso público

por Ascom publicado 20/06/2017 12h40, última modificação 20/06/2017 12h40
Já está disponível no site da Câmara a portaria que homologa o resultado do concurso público para provimentos de cargos efetivos no quadro de pessoal do Poder Legislativo de Gurupi.


O resultado final do concurso público da Câmara Municipal de Gurupi já foi homologado pelo presidente da Casa, Valdônio Rodrigues. Conforme a portaria 233/2017, a convocação obedecerá à relação de candidatos que obtiveram notas igual ou superior a 50 pontos, conforme a ordem de pontuação e data de nascimento, em ordem decrescente.

Consideram-se classificados os candidatos aprovados até o quantitativo de vagas disponíveis para cada cargo, constantes no Edital. Foram duas vagas para o cargo de motoristas, e a maior nota foi de 72,50 pontos. Para o cargo de oficial administrativo a maior pontuação foi 70 e de vigia 67,50.

Segundo o presidente da Casa, o estudo sobre o impacto financeiro já foi realizado e todos os documentos necessários para a conclusão do processo do concurso público serão encaminhados nesta quarta-feira, 21, para o Tribunal de Contas em Palmas.

A homologação do resultado com a lista de classificados e aprovados pode ser conferida AQUI.

Ascom/CMG

Nota de pesar pelo falecimento de Maria Feitosa

por Ascom — publicado 20/06/2017 21h15, última modificação 21/06/2017 12h05
A Câmara Municipal de Gurupi lamenta o falecimento de Maria da Silva Carvalho, mais conhecida como irmã Maria Feitosa, mãe do ex-vereador desta Casa, Raimundo Feitosa e do pastor presidente das Assembleias de Deus de Gurupi.


Maria Feitosa era também uma das pioneiras de Gurupi e faleceu na manhã desta terça-feira, 20, aos 92 anos de idade, devido a problemas cardíacos.

A Câmara de Gurupi por meio da presidência e dos demais vereadores expressam os mais sinceros sentimentos de condolência aos familiares e amigos por essa inestimável perda. 

Defensores públicos de Gurupi são homenageados na Câmara

por Ascom publicado 21/06/2017 12h50, última modificação 22/06/2017 11h03
Os Defensores Públicos Estaduais da regional de Gurupi receberam homenagem na Câmara Municipal de Gurupi nesta quarta-feira, 21, com Moção de Aplausos em razão do Dia Nacional da Defensoria Pública e do Defensor Público, comemorado no dia 19 de maio.
Defensores públicos de Gurupi são homenageados na Câmara

Mônica Prudente fala sobre a importância do reconhecimento feio pela Câmara. Imagem/Josy Rodrigues

Proposta pelo vereador Sargento Jenilson (PRTB) com coautoria dos demais vereadores, as moções foram entregues a diretora da regional Gurupi, Mônica Prudente Cansado, e os defensores Lara Gomides, Silvânia Pimentel, Leandro Gudim, Freddy Alejandro, Cristiane Japiassu e Maria Cristina da Silva. Os demais não participaram por estarem atendendo em outras cidades da região sul.

A diretora regional agradeceu a homenagem e destacou que o estado possui hoje 112 defensores públicos e cerca de 700 servidores ligados ao órgão em todo o estado. “Este ato público materializa o apoio que os parlamentares dão a defensoria pública reconhecendo-a como a instituição essencial ao sistema de justiça”, avaliou.

O vereador Sargento Jenilson ressaltou que a moção é uma forma de reconhecer a atuação dos defensores, que já possuem quase 70 mil atendimentos realizados na região de Gurupi. “Desde a instalação da sede da Defensoria Pública em Gurupi, em novembro de 1990, os nobres defensores que aqui já atuaram e os que atuam hoje como advogados do povo, tem se destacado pelas atuações institucionais e sociais junto a população gurupiense”.

 

Ascom/Josy Donato

Vereador solicita esclarecimentos sobre contratos temporários do município

por Ascom publicado 22/06/2017 11h55, última modificação 22/06/2017 12h27
Por meio de requerimento apresentado em plenário ainda no mês de maio, o vice-presidente da Câmara de Gurupi, Zezinho da Lafiche (PROS), pediu informação ao governo municipal com relação aos contratos temporários que estão por vencer.

No próximo dia dois de julho vencerão mais de 900 contratos temporários do quadro de servidores das Secretarias Municipais de Educação, Produção, Saúde e da Procuradoria Geral do município. A contratação dos funcionários foi aprovada pela Câmara Municipal de Gurupi no início desse ano, para suprir a demanda na realização de serviços públicos na cidade.

“Foi definido os seis meses devido ao concurso público do município que estava com prova prevista para março desse ano, mas devido a recomendação do Ministério Público Estadual com relação ao número de vagas, o concurso não aconteceu e agora é tomar providências quanto aos contratos”, cobra Zezinho. Ainda segundo o parlamentar, as informações se fazem necessária devido à insegurança dos servidores comissionados “que estão preocupados com a proximidade da data de vencimento dos contratos, além da demora na no andamento do concurso e requerem esclarecimentos concretos sobe o assunto”.

Projeto de Lei

Na última terça-feira, 20, foi apresentado na sessão ordinária da Câmara de Gurupi, quatro Projetos de Leis de autoria do executivo que tratam sobre as contratações temporárias das três secretarias e da Procuradoria. Os PLs 016/2017, 017/2017 , 018/2017 e 019/2017 vão passar pelas comissões e caso seja aprovado irá a plenário para votação.

 

Ascom/Josy Donato

 

 

 

Prazo para religação de fornecimento de energia pode ser reduzido

por Ascom publicado 23/06/2017 12h05, última modificação 23/06/2017 12h19
O prazo atual fornecido pela empresa é de 24 horas após a solução do problema que gerou o corte, que pode ser, por exemplo, o pagamento de uma conta vencida. O requerimento foi feito pelo vereador André Caixeta.

O vereador apresentou o requerimento na sessão ordinária da última quarta-feira, 20, em Gurupi. Caixeta defende que o prazo dado pela Energisa, concessionária do serviço, de até 24 horas para religação do fornecimento de energia causa sérios prejuízos aos consumidores e que é preciso reduzir esse tempo para 4 horas.

“É uma forma de evitar outros transtornos além do corte, para que os consumidores não tenham perca, pois quando ocorre um desligamento e tem que esperar até 24 horas pode perder o que está na geladeira ou impossibilitar serviços na residência ou empresa”, justificou e acrescentou que em Palmas já existe esse atendimento de religação de no máximo quatro horas.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado a Energisa. “Estamos aguardando a resposta da empresa, e esperamos que seja atendido”, concluiu o André Caixeta.


Ascom/CMG

Procurador e presidente da comissão do concurso público prestam esclarecimentos na Câmara

por Ascom publicado 27/06/2017 12h35, última modificação 27/06/2017 12h35
Atendendo pedido do Poder Legislativo, o procurador geral do munícipio e o presidente da comissão do concurso público da prefeitura estiveram na Câmara Municipal de Gurupi na manhã desta terça, 27.

Durante reunião das Comissões permanentes no plenarinho da Câmara, o procurador do Município, Marcelo Pigatto, e o presidente da comissão de realização do concurso público da prefeitura de Gurupi, Cleudes Oliveira, fizeram esclarecimentos sobre o andamento do certame que está suspenso pelo Ministério Público Estadual (MPE) desde o mês de março.

Os presidentes e membros das comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF) e de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) cobraram esclarecimentos como abertura de novas vagas, se haverá novo edital e publicação do novo cronograma.  

Segundo Cleudes Oliveira, logo após a aprovação dos Projetos de Leis com as alterações recomendadas pelo MPE, foi encaminhado um documento para a Comissão Permanente de Seleção (Copese), para que a banca possa retomar o andamento do concurso. “Já enviamos as informações necessárias para a Copese que vai analisá-las e o próximo passo é elaboração do cronograma”.

O procurador do município, Marcelo Pigatto explica que o concurso foi dividido em quatro áreas especificas: Quadro geral, Educação, Saúde e Procuradoria, e  esclarece que não haverá um novo edital e visto que as novas vagas serão disponibilizadas apenas para o quadro geral e da saúde. “Acreditamos que ainda nesse semestre recebamos o cronograma, mas não temos nada concreto quanto a datas, mas garantimos que esse concurso vai sair o mais breve possível”, ressaltou.

O presidente da CLJRF, vereador Ivanilson Marinho (PMDB), garantiu que as comissões vão acompanhar de perto o processo para retomada do certame. “O pedido que fazemos é que esse concurso aconteça o mais rápido possível, afinal são mais de 10 mil inscritos aguardando para realizarem as provas”, cobrou.

Contratos temporários

Na ocasião, as comissões votaram e aprovaram os PLs 016/2017017/2017 , 018/2017 e 019/2017 que tratam sobre a prorrogação do prazo dos contratos temporários do município para atender a demanda de serviços das secretarias municipais de Educação, Produção, Saúde e da Procuradoria Geral do município.

 

 Josy Donato/Ascom CMG

Câmara realiza sessão ordinária no povoado Trevo da Praia

por Ascom publicado 27/06/2017 17h11, última modificação 27/06/2017 17h11
Nesta quarta-feira, 28, os vereadores da Câmara Municipal de Gurupi se deslocarão para o Distrito Trevo da Praia para realizar a última sessão ordinária deste semestre.
Câmara realiza sessão ordinária no povoado Trevo da Praia

Vereador Claúdia destaca a importância da sessão no Distrito do Trevo da Praia. Imagem: Josy Rodrigues/Ascom CMG


A sessão está prevista para iniciar às 9 horas, e ocorrerá no barracão da Associação dos Moradores do povoado. Resultado de um Projeto de Lei (PL) aprovado há mais de dez anos, a sessão itinerante no Trevo da Praia acontece todos os anos no mês de junho.

O presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues (PSB) convidou todos os vereadores a estarem presentes durante a sessão ordinária na semana passada e reforça o convite. “Para nós é importante que o Poder Legislativo esteja mais presente na comunidade, aproximando os vereadores da população, e também ouvindo as reivindicações para assim transformá-las em requerimentos, indicações e Projetos de Leis”. 

O vereador Claúdio do Trevo (PSB), que sempre tem apresentado vários requerimentos com demandas do povoado diz que o a comunidade do Trevo da Praia sempre aguarda ansiosa pela sessão. " É a oportunidade que a comunidade tem de ser ouvida e também de saber o que o Legislativo tem feito pelo região".

Na pauta serão discutidos e apresentados requerimentos que atendam demandas da região. A sessão será aberta a participação popular do povoado e região, que foi previamente convidado pela Câmara.

Povoado Trevo da Praia pode se tornar distrito de Gurupi

por Ascom publicado 29/06/2017 08h38, última modificação 29/06/2017 08h38
Um Projeto de Lei (PL) foi apresentando na manhã da última quarta-feira, 28, durante a sessão itinerante da Câmara Municipal de Gurupi que aconteceu no Trevo da Praia.

Para o autor do PL, vereador Claúdio do Trevo (PSB), morador do povoado, a transformação do povoado em Distrito vai proporcionar melhor e maior desenvolvimento para a região. “Apesar de termos uma infraestrutura até moderna como, por exemplo, duas unidades de ensino Municipal e Estadual, Unidade Básica de Saúde com ambulância, mas a comunidade aqui é desprovida da maioria dos serviços públicos, e acredito que ao ser transformada em Distrito terá inúmeras possibilidades de melhorias e ainda auxiliaria a administração municipal na região”, defendeu.

 O projeto foi lido e será encaminhado para as comissões, quando será apreciado para retornar a plenário para votação.

 Outros assuntos

 A sessão ordinária no povoado teve na pauta somente requerimentos e indicações voltados a atender demandas da região. Dos treze vereadores quatro não participaram por estarem em outros compromissos.

 Regularização fundiária

 O presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues (PSB), apresentou requerimento solicitando à Diretoria de Desenvolvimento Urbano, a regularização dos imóveis localizados no povoado.

 Produtores rurais

 O vereador Eduardo Fortes (PSDB) solicita o retorno dos atendimentos com máquinas e assistência técnica para os agricultores da região. Já o vereador Valdônio Rodrigues, solicitou a elaboração de um programa para oferecer anualmente serviços de gradeamento de terras no início do período chuvoso, beneficiando outras regiões rurais do município, mas em caráter de urgência para o Trevo e o Assentamento Vale Verde.

A disponibilização de máquinas para abrir cacimbas em toda zona rural foi requerida pelo parlamentar Valdônio Rodrigues para ser encaminhado ao chefe da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans). Já André Caixeta (PSB), sugeriu um requerimento de bancada pedindo que o governo municipal faça convênio junto a Agetrans para disponibilizar uma “prancha”, para agilizar o serviço visto que o município já possui retroescavadeira.

 Sargento Jenilson cobrou da Secretaria de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, que os produtores rurais sejam inclusos no transporte municipal para as feiras livres.

 Saúde

 André Caixeta defendeu a disponibilização de atendimento psicológico a ser realizado semanalmente, e pediu também que a secretaria de Assistência Social ofereça palestras sobre combate e prevenção as drogas.

 O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues, requereu a intensificação dos serviços dos agentes comunitários de saúde no Povoado Trevo da Praia, Serrinha e Vale Verde.

 Já o vereador Sargento Jenilson (PRTB) pediu a elaboração de estudos para implantação de uma Casa de Apoio (albergue) para os assistidos do SUS em Gurupi visando atender o povoado Trevo da Praia e demais vizinhanças.

 Segurança

  César da Farmácia (DEM) apresentou requerimento destinado ao comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar           que estude a possibilidade de reativar o posto policial da comunidade.

Educação

 O vereador Claúdio do Trevo solicitou a secretaria de Educação que seja realizada reforma na Escola Municipal Benevenuto Alves Moreira.

Lazer

  Eduardo Fortes solicitou a construção de um anfiteatro na escola municipal da região e o vereador César da Farmácia indicou a construção de uma quadra poliesportiva.

 Infraestrutura

 Jair Souza (PMDB) pediu a pavimentação asfáltica da travessia A, parte da Avenida Otalmir da Rocha Gomes e parte da Avenida Jacinto Nunes, locais que ainda precisam do asfalto.

  Sessão extraordinária

 Foi realizada também uma sessão extraordinária para votação dos Projetos de Leis que autoriza o executivo a prorrogar ou realizar novos contratos para as Secretarias Municipais de Educação, Produção, Saúde e Procuradoria Geral do Município. Outros PLs votados foram os de autoria do vereador Ivanilson Marinho (PMDB), tornando utilidade pública a Associação Lar Renascer e a Associação dos Professores Universitários (APUG).  Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Câmara aprova LDO para 2018

por Ascom publicado 29/06/2017 12h50, última modificação 03/07/2017 11h44
Após ser apreciado pelas Comissões permanentes o Projeto de Lei (PL) que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018 foi votado na manhã desta quinta-feira, 29, no plenário da Câmara Municipal de Gurupi.

 

A votação aconteceu durante a segunda sessão extraordinária do mês de junho e foi presidida pelo vereador Zezinho da Lafiche (PROS). O PL 018/2017 dispõe sobre as diretrizes para elaboração e execução da lei orçamentária para o exercício 2018. Os relatores do PL foram os vereadores Ataíde Leiteiro (PPS) e Ivanilson Marinho (PMDB). O PL foi aprovado por unanimidade com um total de 11 votos e uma emenda modificativa.

O orçamento total previsto é de 356.769.445,75. Os valores mais altos ficaram para a Fundação Unirg com orçamento de R$ 80.254.944,00, para a Secretaria de Educação o valor é R$ 69.249.304,71, Secretaria de infraestrutura 63.891,902,83 e a Secretaria da saúde com R$ 55.522.250,27.

A proposta de emenda é de autoria de Ivanilson Marinho e solicita a destinação de R$ 5 milhões dos mais de R$ 12. 3 milhões, que estão designados a administração geral, para a conclusão da construção do Campus I do Centro Universitário UnirG.

 “Após ser praticamente concluída a tomada de conta especial pela Fundação UnirG e comissão  constituída, e considerando a necessidade de se concluir o Campus I, aumentar o valor da rubrica destinada a construção do campus I é uma necessidade até para que a fundação tenha liberdade para contratar não apenas 1 milhão mas os mais de 6 milhões que tem hoje para ser gasto com esse fim”.

Somente duas pessoas da comunidade enviaram requerimentos sugerindo propostas de emendas para serem acrescentadas a LDO. O presidente da União das Associações de Moradores (Unamog) Tide Pinheiro e o representante dos bairros Moisés Mota. Entretanto, segundo o relator do PL Ivanilson Marinho, as sugestões apresentadas já estão inclusas nas ações apresentadas pelas secretarias municipais contidas na LDO.

Os vereadores Eduardo Fortes (PSDB) e Valdônio Rodrigues (PSB) estiveram ausentes, enquanto que Sargento Jenilson (PRTB) pediu para se ausentar logo após o início da sessão.

Embate

Durante a reunião das comissões na manhã de hoje, antes de iniciar a sessão extraordinária, o vereador sargento Jenilson questionou sobre a necessidade de ter o Plano Plurianal (PPA) para depois votar a LDO. O parlamentar pediu a suspensão de todos os processos administrativos. “Visto que o PPA ainda está em fase de consultas populares pelo poder executivo, a LDO por si só se mostra ineficiente quanto a determinar diretrizes e orçamentos para o ano de 2018” argumentou e citou o artigo 165 da Constituição Federal (CF) para justificar seu posicionamento, que foi rejeitado pelos demais edis.

Já o vereador Ivanilson Marinho argumentou que o LDO tem um prazo para ser votado conforme a Lei Orgânica Municipal (LOM) e o artigo 57 da CF. “Nas normas do município temos como fundamento a LOM que prevê que o PL sobre as diretrizes da LDO deve ser devolvido para sansão do executivo até o dia 17 de julho de cada ano, já o PPA tem até o dia 30 de agosto.” Ainda conforme o vereador, a secretaria de finanças e diretor de planejamento do município garantiu que é impossível que o PPA que está sendo discutido junto à comunidade, chegue ao Poder Legislativo até o próximo dia 17 de julho, impossibilidade assim o cumprimento do prazo da LDO.

 

3° edição do Projeto Dia da Gestante e 1° edição do Sopão Solidário

por Ascom publicado 29/06/2017 12h54, última modificação 29/06/2017 12h54
O leite materno é o alimento onde se encontram todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê. Pensando nessa importância e benefício, neste último sábado, 24, o setor Bela Vista em Gurupi, recebeu o Projeto Dia da Gestante, coordenado pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB). O projeto está em sua 3° edição.

O encontro contou com a parceria da conhecida Dona Divina Fátima, que colaborou na organização da distribuição da 1° edição do Sopão Solidário à população.

Participaram do evento as palestrantes, Gisela Guardalupe, coordenadora do Banco de Leite do Materno Infantil do Hospital Regional de Gurupi (HRG) e a psicóloga Grazieli Bandeira Palma para orientar todas as gestantes da importância do leite materno nos primeiros anos de vida do bebê, além de trabalhar o psicológico das futuras mamães para a chegada do seu filho.

 Além de se preocupar com a amamentação, a palestrante Gisela Guardalupe explicou para as gestantes que durante a gestação deve ter uma correta alimentação saudável e destacou o papel do Banco do Leite, convidando a todas para doar seu leite materno.

 “Estamos divulgando a importância do aleitamento materno e que também doem leite materno para que possamos ajudar aquelas mães que não conseguiram adquirir seu próprio leite”, disse Guardalupe.

 Na oportunidade, o vereador Eduardo Fortes apresentou o projeto ‘Ação Bairro a Bairro’ que tem por finalidade incluir todos os seus projetos (Dia da Gestante, Atleta do Amanhã e Sopão Solidário) em cada bairro, voltando assistência para as comunidades gurupienses. 

 “Hoje estamos na 3° edição do Projeto Dia da Gestante, e aos poucos o projeto está crescendo com novos parceiros, como é o caso da parceria com a dona Divina Fátima”, destacou Eduardo Fortes.

 Além dos moradores do setor Bela Vista, comparecerão também algumas gestantes dos setores vizinhos, Santa Rita e Bom Sossego.

 “Procurei o vereador Eduardo Fortes para unirmos forças agregando juntamente com seu projeto Dia da Gestante. A união deu certo e hoje estamos servindo tanto a comunidade quanto as gestantes que mais precisam, o que é uma forma de valorizarmos o ser humano por meio de um ato de solidariedade, envolvendo toda a comunidade de nosso município”, explicou Divina Fátima.

Após as palestras, o vereador Eduardo Fortes presentou as mães gestantes com um conjunto de roupinha para recém-nascido, de acordo com o sexo de cada bebê, e sorteou diversos brindes. Ainda foi distribuído sopão para a comunidade presente.

 Fernanda Dias/Ascom Vereador Eduardo Fortes

Vereadores aprovam indicação para presidente da Fundação UnirG

por Ascom publicado 04/07/2017 12h55, última modificação 04/07/2017 13h00
O nome indicado pelo prefeito é do advogado e ex-procurador do município Tiago Benfica. A votação ocorreu depois que os vereadores sabatinaram Benfica no plenário da Câmara nesta terça.

 

Nove vereadores estiveram presentes na sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira, 04, para a sabatina que durou quase duas horas. A votação foi realizada logo após a sabatina e o nome de Tiago Benfica foi aprovado por unanimidade.

Os principais questionamentos feitos pelos vereadores foram relacionados à conclusão do Campus I, expansão da Instituição, soluções para os cursos que estão com baixa procura, e estratégias para que a UnirG tenha mais visibilidade além de melhorar a imagem do Centro Universitário. Ele também foi questionado quanto a seu nome ter sido indicado para o cargo.

Tiago Benfica disse que não estava esperando ser nomeado presidente da Fundação UnirG e que teria ficado surpreso com o convite feito pelo prefeito Laurez Moreira (PMDB).  “Fiquei sabendo de forma repentina, não respondi de imediato, mas aceitei esse desafio com o intuito de continuar o trabalho que vem sendo feito, e expandir a faculdade, não apenas a estrutura física, mas principalmente a estrutura acadêmica”.

Sobre a conclusão do Campus 1, Benfica expôs que dois pedidos feitos pelo prefeito foram a conclusão campus e a expansão da faculdade. “A preocupação não é apenas a estrutura física, mas é fazer com que os cursos sejam referência, com boas notas nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC)”.

Sobre a baixa procura de cursos citados pelos vereadores como administração, pedagogia, o novo presidente disse que irá ouvir os conselhos que fazer parte da fundação para depois elaborar estratégias para buscar as melhores soluções. No entanto ele adiantou que já tem algumas ideias, como a realização de convênios com o município para incentivar, por exemplo, professores que tenham apena o magistério a fazerem um curso de pedagogia. 

Participaram da Sabatina os vereadores: Ataíde Leiteiro (PPS), André Caixeta (PSB), Claúdio do Trevo (PSB), Ivanilson Marinho (PMDB), Jair Souza (PMDB), Sargento Jenilson (PRTB), Wendel Gomides (PDT), Valdônio Rodrigues (PSB) e Zezinho da Lafiche (PROS). 

A solenidade de assinatura da indicação acontece no gabinete do prefeito ainda nesta terça-feira. 

Câmara realiza sessão extraordinária nesta quarta

por Ascom publicado 05/07/2017 14h15, última modificação 05/07/2017 14h19
O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB), convocou na noite da última terça-feira, 04, os vereadores da Casa para uma sessão extraordinária a ser realizada nesta quarta, 05, as 19 horas.

 

O objetivo é votar três Projetos de Lei (PL) de autoria do executivo e um Projeto de Resolução (PR) oriundo da Mesa Diretora da Câmara.

O PL 012/2017 trata sobre a desafetação de bens públicos e autorização para que o executivo venda esses bens. O PL 021 prevê a criação de uma Junta Médica no município de Gurupi, com o intuito, conforme a justificativa do PL, de “analisar a concessão de benefício, em função de doença que impeça o servidor de trabalhar ou que possa prejudicar a saúde em razão do trabalho ou função, bem como os processos administrativos referentes a questões de saúde de servidores, que estão parados aguardando avaliação técnica para parecer final”.

Já o PL 022 dispõe sobre alteração da Lei Municipal n° 2.266, de 22 de dezembro de 2.015 e da lei municipal 2.267 de 22 de dezembro de 2015 para que o servidor do município tenha direito a indenização de transporte, caso venha a utilizar veículo próprio para realizar serviços externos relacionados a sua função.  

Filiação a UVET

Na ocasião será votado também o PR de autoria da Mesa Diretora da Câmara, que tem por finalidade a filiação da Câmara a União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), entidade representativa de Câmara Municipais no estado. “A UVET vem prestando relevantes serviços as Câmaras de vereadores do estado, em parcerias com entidades como o Ministério Público Estadual do Tocantins (MPE), o SEBRAE, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), dentre outras, oferecendo serviços como assessoria jurídica, assessoria de informática, além de outros benefícios importantes, como serviços de qualificação a vereadores e servidores”, justificou Valdônio Rodrigues

Comissões rejeitam Projetos de Lei do executivo

por Ascom publicado 06/07/2017 09h36, última modificação 06/07/2017 09h36
Dois dos três Projetos de Leis de autoria do executivo foram rejeitados pelas comissões temáticas da Câmara e o Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora da Câmara foi retirado de pauta.

 

Devido a rejeição dos projetos, a sessão extraordinária que aconteceria na noite desta quarta-feira, 05, foi cancelada. Foi aprovado pelas comissões apenas o PL 021/2017 que prevê a criação de uma Junta Médica para a secretaria de administração do município de Gurupi com o intuito de, conforme a justificativa do PL, avaliar se os servidores poderão ou não desfrutar de afastamento temporário ou definitivo, em casos de doenças. “ Marcaremos uma nova sessão para que sejam votados todos os PLs juntos, inclusive os que foram devolvidos para adequação, ou que ainda está faltando documentos ou parecer jurídico”, afirmou o presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB).

O PL 012/2017 trata sobre a desafetação de bens públicos e autorização para que o executivo venda esses bens, foi retirado de pauta. Conforme o relator do PL, Ivanilson Marinho (PMDB), a proposição está pendente de documentos, impedindo que seja apreciado nas comissões.

Outro Projeto do executivo que não teve parecer favorável foi o 022/2017 que dá direito a auxílio transporte para todos os servidores públicos, comissionados, contratados ou agentes políticos que venham a utilizar veículo próprio para realizar serviços externos relacionados a sua função. “ Eu pedi um prazo para analisar esse projeto, já que eu não tive tempo suficiente para analisa-lo, então pedi um parecer jurídico da Casa e do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), para que eu tenha condições de dar meu voto”, justificou Ataíde Leiteiro, relator do PL.

A propositura da Mesa Diretora da Casa foi rejeitada pelas comissões, que conforme parecer, não percebeu grandes vantagens no PR, já que possui assessoria do Interlegis (programa do Governo Federal, executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e do IBAM.

 

Por: Josy Donato/Ascom CMG 

 

Presidente da Câmara faz balanço positivo do primeiro semestre desse ano

por Ascom publicado 06/07/2017 11h29, última modificação 06/07/2017 11h29
A Câmara Municipal de Gurupi entrou em recesso parlamentar na última terça-feira, 04, com término no próximo dia 31, e faz balanço positivo nesse primeiro semestre de 2017.

Caixa

A Câmara de Gurupi tem em caixa atualmente, pouco mais de 600 mil reais. Segundo o presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), um dos objetivos é investir na construção da sede própria do Legislativo, que recebeu do poder executivo no mês de maio um terreno para essa finalidade. “ É a primeira vez na história dessa Casa de Leis que o legislativo consegue chegar a esse resultado em caixa, temos a pretensão de no mês de setembro já lançarmos a pedra fundamental no terreno onde será construído a nossa sede”.

Aquisição de veículos

 Valdônio Rodrigues diz ainda que a Câmara adquiriu nesse mês de junho cinco veículos próprios, conforme acordo firmado com o Poder Judiciário e Ministério Público. “ São veículos populares, novos, compramos a vista e trará uma economia muito grande para a Câmara, ainda estamos aguardando para receber os veículos.

Projetos de Leis

Durante esse período a Câmara Municipal de Gurupi recebeu 21 Projetos de Leis de autoria do executivo. Desses, 18 foram votados e aprovados. As demais proposituras provavelmente ficarão para agosto.

LEGISLATIVO

Foram 39 proposituras oriundas do Legislativo. Desses 5 aprovados, 7 estão tramitando, 25 arquivados por inconstitucionalidade, 1 arquivado por já existir o Projeto de Lei e 1 devolvido ao autor para adequações.

Aprovados

 01/2017 de autoria do vereador Eduardo Fortes (PSDB), instituindo a Semana Municipal de Doação de Leite Materno, a ser comemorada anualmente no mês de maio, com objetivo de incentivar a doação de leite materno.

03/2017- Eduardo Fortes- Inclusão dos jogos de futebol da Copa Craque e Interblocos no Calendário Oficial do Município.

015/2017- César da Farmácia (DEM)- Criando o Dia Municipal de Conscientização da Violência Contra a pessoa Idosa no município, a ser comemorado no dia 15 de junho.

025/2017- Ivanilson Marinho (PMDB)- Declara de Utilidade Pública a Associação Lar Renascer.

027/2017-Ivanilson Marinho (PMDB)- Declara de Utilidade Pública a Associação de Professores Universitários de Gurupi (APUG)

Projetos  do Legislativo Tramitando

39/2017

Dispõe sobre a transformação do povoado trevo da praia em distrito e dá outras providências.

Autor: Claúdio do Trevo

38/2017
Dispõe sobre a importância dos pais ou responsáveis, serem informados sobre a ausência do aluno na escola.

Autor: Marilis Fernandes

37/2017
Institui a semana municipal da saúde bucal no município de gurupi e dá outras providências.

Autor Marilis Fernandes

32/2017

Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de placa com informação sobre despesas em eventos promovidos,patrocinados com emprego de dinheiro público e dá outras providências.

Autor: Sargento Jenilson

35/2017
Autoriza o poder executivo a instituir a semana do jovem empreendedor no município de gurupi, e dá outras providências.

Autor César da Farmácia

34/2017
Dispõe sobre a utilização de cintos de segurança e a proibição de circulação de passageiros em pé nos ônibus integrantes do sistema de transporte coletivo do município de gurupi e dá outras providências.

Autor: Sargento Jenilson

32/2017
Dispõe sobre a obrigatoriedade de afixação de placa com informação sobre despesas em eventos promovidos e patrocinados com emprego de dinheiro público e dá outras providências.

Autor Sargento Jenilson

 Requerimentos

Foram 645 requerimentos apresentados e 224 indicações realizadas pelos vereadores.

Primeira sessão ordinária do 2º semestre acontece nesta terça

por Ascom publicado 08/08/2017 07h36, última modificação 08/08/2017 07h36
A Câmara de Vereadores de Gurupi realiza nesta terça-feira, 08, a primeira sessão ordinária do segundo semestre de 2017, marcando assim o inicio dos trabalhos após o recesso parlamentar.

 

Cinco Projetos de Leis de autoria do Poder Executivo serão apresentados nesta terça, além de requerimentos, como o do vereador Jair Souza (PMDB), que solicita que os eventos de formaturas dos cursos de medicinas sejam realizados exclusivamente em Gurupi.

Data das sessões

As sessões ordinárias desse mês de agosto já estão marcadas e ao todo serão cinco sessões e uma tribuna popular.  As datas são 08, 09, 15,16,22 e dia 23 acontece a tribuna.

As sessões são abertas a população e tem início previsto para as 09 horas no Plenário Salomão Lustosa Pinheiro, localizado no prédio da Câmara Municipal de Gurupi, na Avenida Goiás, Nº 2880, Centro. 

Terminal Rodoviário de Gurupi deve ser reformado

por Ascom publicado 08/08/2017 08h10, última modificação 08/08/2017 08h29
O vereador Ataíde Leiteiro comemora a emenda disponibilizada pelo deputado estadual Eduardo do Dertins (PPS).

Por meio de um ofício, o Vereador Ataíde Leiteiro (PPS), solicitou no mês de junho passado que destinasse emenda para a reforma do terminal.  " A rodoviária hoje apresenta uma estrutura precária e não suporta mais o quantitativo de ônibus da Região Sul do Tocantins, por isso pedi ao deputado para fazer esse remanejamento de recursos para nossa cidade", justificou o vereador. 

A emenda disponibilizada foi no valor de dois milhões e trezentos e oitenta mil reais ( 2. 380.000,00 ) e ainda não há previsão para início das obras. 


Ascom/Ver. Ataíde Leiteiro

André Caixeta pede que famílias carentes sejam beneficiadas com isenção fiscal tributária

por Ascom publicado 08/08/2017 08h45, última modificação 08/08/2017 11h43
Na primeira sessão ordinária do mês de agosto de 2017, o vereador André Caixeta (PSB) apresentará indicação ao executivo municipal solicitando isenção de tributos nas construções residenciais de até cinquenta metros quadrados.
André Caixeta pede que famílias carentes sejam beneficiadas com isenção fiscal tributária

ilustração

O vereador também irá encaminhar requerimento à secretaria de Planejamento e Finanças do Munícipio. A ideia de Caixeta, é que seja criado um programa destinado a atender famílias de baixa renda e que vá construir até 50 metros quadrados de área interna útil.  

“Com a isenção fiscal tributária, o contribuinte será agraciado com a redução de custo financeiro para realização de obras e ainda fomentará o comércio de materiais de construção civil, e poderá até gerar empregos no mesmo segmento”, justificou o vereador.

Caixeta sugere ainda que a planta baixa para a construção seja doada pelo município. “Aliando tudo isso, as famílias carentes terão mais condições de construírem”.

O requerimento será apresentado e votado em plenário nesta terça-feira, 08, a partir das 9 horas. Caso seja aprovado será encaminhado ao prefeito e à secretaria de finanças. 

Primeira sessão ordinária tem cinco PLs encaminhados para análise nas comissões

por Ascom publicado 08/08/2017 13h11, última modificação 08/08/2017 13h11
Cinco Projetos de Leis (PLs) oriundos do poder executivo foram apresentados, 13 requerimentos votados e três indicações feitas ao prefeito.
Primeira sessão ordinária tem cinco PLs encaminhados para análise nas comissões

Imagem: Josy Donato


Na primeira sessão ordinária desse segundo semestre, ocorrida na manhã dessa terça-feira, os PLs apresentados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Gurupi foram todos de autoria do poder executivo.  O PL 023/2017 trata sobre o Centro de Referência da Assistência Socias (CRAS), antigo “CRAS Santa Rita”, localizado no setor Vila Iris que passará a ser denominado como CRAS Professor Josué Alves Moreira, caso o PL seja aprovado.

O PL 024/2017 dispõe sobre o reparcelamento e parcelamento de débitos do município de Gurupi com seu regime próprio de previdência social (RPPS) e causou controvérsias logo no início da sessão. O vereador Sargento Jenilson (PRTB) que faz parte da mesa diretora, solicitou por meio de requerimento verbal que o PL fosse devolvido ao executivo antes de ir às comissões com a justificativa de que faltaram anexos discriminando as dívidas.

O requerimento foi rejeitado com seis votos a cinco. O parlamentar André Caixeta (PSB) foi um dos que votou contra a solicitação e argumentou que cabe às comissões analisar o PL.

Outras proposituras apresentadas foram a 025/2017 que acrescenta indenização de transporte aos servidores do município, caso utilizem de veículo próprio para realizar serviços externos, a 038/2017 propondo que os pais sejam informados sobre ausência do aluno na escola e a 040/2017 para declarar de utilidade pública o Instituto Renascer.  

Todas as proposituras foram lidas e encaminhadas as comissões temáticas da Casa para serem apreciadas.

Todos os requerimentos votados foram aprovados e serão encaminhados aos destinatários. Veja os requerimentos, indicações e a pauta completa AQUI.

Josy Donato-Ascom/CMG

Projeto de Lei prevê que ex-atletas tenham livre acesso a estádios

por Ascom publicado 09/08/2017 12h14, última modificação 09/08/2017 12h14
A propositura de autoria do vereador César da Farmácia (DEM), foi apresentada nesta quarta-feira, 09, na 2ª sessão ordinária do mês de agosto. Caso seja aprovada, após passar pelas comissões, ex-atletas profissionais do futebol, incluindo árbitros, terão acesso gratuito a estádios de futebol e praças desportivas do município de Gurupi.

 

Conforme o vereador, o objetivo é reconhecer “o mérito daqueles que de forma direta trabalham para engrandecer o futebol e dignificá-lo junto à sociedade”. Para César da Farmácia, é preciso “mudar a cultura de que “o brasileiro não tem memória”, reconhecendo assim a importância destes profissionais e resgatando a história de muitos deles, atualmente esquecidos pelos dirigentes, torcedores e imprensa esportiva”, avaliou.

Outro Projeto de Lei (PL) apresentado por César da Farmácia propõe a criação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais no âmbito de Gurupi. “É preciso definir uma política pública em defesa dos direitos animais e, com isso, proteger também a saúde dos munícipes, além disso, condutas que representam maus-tratos e crueldade aos animais devem estar amplamente expostas em dispositivos de ordem legal, de maneira que se possam eliminar definitivamente falhas que impedem a sua repressão e combate a estas práticas”.

Os PLs foram lidos em plenário e encaminhados às temáticas para serem apreciados.

Recesso

Na ocasião o vereador informou que durante o mês de julho esteve fiscalizando várias obras que estão em andamento no município de Gurupi, como a da Feira Coberta da Rua 7, as obras de pavimentação asfáltica da Avenida B no bairro Nova Fronteira e a reforma do Centro Cultural Mauro Cunha.

  Assessoria/Ver. César da Farmácia

Vereadores debatem saúde pública municipal

por Ascom publicado 09/08/2017 12h55, última modificação 09/08/2017 12h59
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 09, um dos assuntos abordados pelos parlamentares foi com relação aos serviços de saúde pública no município de Gurupi.
Vereadores debatem saúde pública municipal

Um dos assuntos levantados foi sobre problemas que gestantes enfrentam para a realização de exames como ultrassom./ilustração

 

As discussões foram levantadas depois que o vereador Wendel Gomides (PDT) apresentou requerimento Solicitando a disponibilização por parte da secretaria de saúde, de um profissional de enfermagem para acompanhar os pacientes que vão diariamente a Palmas realizar exames e consultas. “Eles saem daqui em um micro-ônibus às 04 horas da manhã com destino ao Hospital Geral de Palmas (HGP), e se um desses pacientes passar mal durante o trajeto? Não tem profissional da saúde acompanhando eles, e o poder público tem que pensar nisso”.

Outra questão levantada foi sobre o exame de ultrassom disponibilizado nos postos de saúde.  Segundo o vereador Sargento Jenilson (PRTB), uma gestante procurou-o essa semana para reclamar que não pode fazer o exame de ultrassom pelo programa Saúde da Família devido ao número reduzido de exames que podem ser disponibilizados. “Mesmo ela tendo apresentado complicações, o exame lhe foi negado devido ao limite de atendimentos semanais ou mensais oferecidos pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e segundo ela, ao procurar o atendimento foi alegado que a mesma havia feito o exame a menos de 30 dias”.

Ao concluir as discussões os vereadores decidiram convocar o secretário Municipal de Saúde, Vânio Rodrigues para prestar esclarecimentos sobre esses e outros assuntos no âmbito.  

Josy Donato/Ascom CMG

Sessões da próxima semana são adiadas

por Ascom publicado 10/08/2017 09h53, última modificação 10/08/2017 09h53
As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Gurupi que ocorreriam nos próximos dias 15 e 16 foram remarcadas para os dias 23 e 30. Foi acordado também que a tribuna popular que aconteceria no dia 23 desse mês será realizado no dia 29, terça-feira.

“A próxima semana estará acontecendo os festejos do Senhor do Bomfim em Natividade e muitas pessoas da nossa cidade, incluindo alguns vereadores, irão ao festejo, então achamos por bem mudar as datas das sessões”, justificou o vereador e acrescentou que a decisão foi tomada em comum acordo entre os parlamentares da Câmara.

A tribuna popular acontecerá no dia 29 às 9 da manhã e terá como tema “Pessoas com Deficiências e Pessoas Excepcionais” em homenagem a Semana do Excepcional. Participarão do evento, os apaeanos de Gurupi. Na ocasião será entregue Moção de Aplausos a presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Erislene Vieira.

A sessão ordinária que acontecerá no 30, quarta-feira, será as 19 horas. Os eventos serão no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, localizado à Avenida Goiás, 2.880, Centro.


Assessoria

Em reunião com Ministro Kassab, Eduardo Fortes defende Projeto Cidade Digital e Centros Vocacionais Tecnológicos

por Ascom publicado 11/08/2017 10h04, última modificação 11/08/2017 10h04
Na ocasião, ambos trataram da implantação do Projeto Cidade Digital para município de Gurupi e estruturar Centros Vocacionais Tecnológicos.

Após reunião em Brasília para solicitar melhorias em relação aos serviços de Correios, o vereador gurupiense Eduardo Fortes (PSDB), teve um encontro no último dia, 02, com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab.

 Visando modernizar a cidade, o parlamentar juntamente com a Prefeitura Municipal de Gurupi, pretendam implantar um projeto de promover a inclusão digital de toda população, em especial aos carentes, no intuito de inserir todos na inclusão social.

 Neste sentido, Eduardo Fortes solicitou ao ministro Gilberto Kassab que seja destinado recursos, estimado em R$ 3.000.000,00 (Três milhões de reais), para implantação do Projeto Cidade Digital.

 “O projeto Cidade Digital pretende otimizar os serviços públicos e levará acesso gratuito à internet em diversos pontos da cidade. Queremos promover o acesso às tecnologias de comunicação, ao acervo de informações e de conhecimento”, declara Eduardo Fortes.

 Gurupi se destaca no cenário Estadual pela implantação de Sistema Municipal de Ciência tecnologia, Inovação e Empreendedorismo. Para fortalecimento deste Sistema é necessário estruturar seus Centros Vocacionais Tecnológicos.

 O segundo pedido solicitado pelo parlamentar, foi para estruturar esses Centros Vocacionais Tecnológicos para município de Gurupi, que seja destinado recursos, estimado em R$ 2.000.000,00 (Dois milhões de reais).

 “A comunidade local favorecerá o desenvolvimento científico, tecnológico e empreendedor que impulsionará a geração de postos de empregos, melhoria da renda e fortalecimento de redes de parceiros”, concluiu Fortes.

Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Prefeito sanciona Leis de Utilidade Pública municipal

por Ascom publicado 14/08/2017 10h50, última modificação 14/08/2017 10h57
A Aliança dos Ministros Evangélicos de Gurupi, a Associação Lar Renascer e a Associação dos Professores Universitários de Gurupi (APUG) receberam Declaração de Utilidade Pública por meio de Leis Municipais sancionadas pelo Prefeito Laurez Moreira.

As leis sancionadas decorrem de Projetos de Leis de autoria do Vereador Ivanilson Marinho (PMDB). “Nada mais justo que reconhecer que estas entidades vem prestando serviços relevantes à sociedade a muito tempo”, argumenta o Vereador.

Benefícios

Com a Utilidade Pública, a instituição poderá reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social, pagamento de taxas cobradas por cartórios e imunidade fiscal (restrita às entidades de assistência social e de educação). O título concede ainda credibilidade para que a entidade possa ter direito de ter acesso às verbas destinadas à continuidade do trabalho social e educativo desenvolvido em prol do bem comum.

 Verusca Santos/Ascom Ver. Ivanilson Marinho

Proposta de Jair Cunha prevê a criação do Restaurante Universitário na Unirg

por Ascom publicado 15/08/2017 09h05, última modificação 15/08/2017 09h05
A Câmara Municipal de Gurupi aprovou, por unanimidade, a proposta do vereador Jair Souza (PMDB), que prevê a criação e instalação do Restaurante Universitário no Campus I, da Fundação e Centro Universitário Unirg.
Proposta de Jair Cunha prevê a criação do Restaurante Universitário na Unirg

Foto: Zacarias Martins

Após a aprovação no plenário da Câmara, a proposta do vereador Jair Souza foi encaminhada ao presidente da Fundação Unirg, Thiago Benfica,  para que seja elaborado um projeto de viabilidade técnica de criação do Restaurante Universitário.

Na justificativa de sua proposta, Jair Souza lembrou que a grande maioria dos estudantes do Centro Universitário Unirg é oriunda de outras cidades do Tocantins e, até mesmo, de outros estados da federação que, para realizar o tão almejado sonho de fazer um curso de nível superior passam a morar distante de casa e de seus familiares.

¨O aluno enfrenta dificuldades no momento de fazer suas refeições, no que se refere a tempo, a preparação e, sobretudo, na qualidade do alimento. Além disso, a rotina diária de estudos requer uma refeição balanceada e nutritiva, que proporcione ao aluno energia para enfrentar a rotina de seus estudos”, argumenta o vereador, ressaltando que em muitas vezes, quando termina o horário de aula, o aluno  volta para casa e ainda vai preparar o almoço ou o jantar.

De acordo com Jair Souza, o restaurante universitário proporcionaria maior comodidade ao estudante, aumentaria o tempo para que ele possa se dedicar aos estudos e levaria a ele uma refeição balanceada de boa qualidade, o que colaboraria com o seu desenvolvimento físico, mental e no desempenho escolar.

¨Esse restaurante garantiria as condições mínimas para que o estudante possa permanecer no Centro Universitário para participar de outras atividades, além das aulas regulares, como realizar pesquisas em laboratórios, consultas na biblioteca, eventos, palestras, entre outros”,  finalizou Jair Souza.

Zacarias Martins 

Ascom/Vereador Jair Souza

Implantação de praça pública no Sevilha é defendida por Miriam Lustosa

por Ascom — publicado 17/08/2017 08h50, última modificação 17/08/2017 10h00
A vereadora ainda solicitou que seja construída uma academia ao livre, ela acredita que é uma forma de proporcionar qualidade de vida as pessoas que não tem condições de usufruir de uma academia particular.
Implantação de praça pública no Sevilha é defendida por Miriam Lustosa

Ilustração

 

Mirian Lustosa (PMDB) apresentou em plenário na última sessão ordinária, requerimento solicitando a destinação de emenda parlamentar para a construção de uma praça com academia ao ar livre no bairro Jardim Sevilha.

A solicitação da vereadora foi aprovada por unanimidade e encaminhada à deputada federal Josi Nunes (PMDB). Caso seja atendida, a nova praça com academia pública será construída na Rua Alicante com Rua Cartogena, em frente às Igrejas Senhor do Bomfim e Adventista do 7º dia.

 “Estes espaços com certeza ajuda na qualidade de vida das pessoas, e no embelezamento da região”, disse a parlamentar.

 

Doris Barros

Ascom/Ver. Mirian Lustosa

Vereador de Gurupi ingressa com ação de nepotismo contra o Prefeito Laurez Moreira

por Ascom publicado 18/08/2017 10h35, última modificação 18/08/2017 16h34
A ação busca a exoneração de todos os ocupantes de cargo em comissão, de confiança ou funções gratificadas que se enquadram na figura de nepotismo no âmbito da administração pública do Município.

A ação Popular movida pelo vereador Sargento Jenilson – PRTB, aponta irregularidades por parte do gestor Municipal no tocante a contratação de pessoas de sua família para o exercício de funções públicas em patente afronta a princípios constitucionais e entendimento sumulado do Supremo Tribunal Federal. Consta da referida ação relatório com o nome das pessoas contratadas, respectivos cargos ocupados e relação de parentesco com o agente político. 

 Na data de 25 de julho o Vereador entrou com ação em desfavor do Prefeito da cidade de Gurupi, o Senhor Laurez Moreira (PSB), bem como de seus familiares até 3º grau, sendo estes: o irmão Silvério Taurino da Rocha Moreira mais conhecido como “Dida”, atualmente Secretário do Trabalho e Assistência Social e também Secretário do Idoso; a Sobrinha Alline Moreira Borges Torquato no desempenho de Odontóloga e seu esposo Gutierres Borges Torquato, hoje na função de Presidente do Gurupi Prev e Ipasgu.

 Segundo o Vereador Sargento Jenilson essa situação se estende desde o inicio do 1º mandato do Prefeito Laurez Moreira em 2013, “até então nenhum vereador ingressou com tal ação e na busca pela moralidade no serviço público que é permanente, iniciei os estudos e levantei todos os documentos necessários por meio da Assessoria Jurídica contratada para essa finalidade e por fim ingressei com a ação na qual o Dr. Juiz Nassib Cleto Mamud fez o juízo pela admissibilidade do processo na data do dia 27 de julho”, disse.

 Na ação que pode ser acompanhada pelo e-Proc no endereço https://eproc1.tjto.jus.br/eprocV2_prod_1grau/ com o nº 0008049-92.2017.827.2722, consta dentre outras informações o quanto cada contratado recebeu em salários dos cofres do município durante o tempo em que estão ou estiveram ocupando cargos de confiança. Até a data do protocolo da ação os citados receberam R$ 640.381,10 (seiscentos e quarenta mil, trezentos e oitenta e um reais e dez centavos). Excluindo do cálculo os valores recebidos em diárias.

 Houve inclusive por parte do autor o pedido de multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por cada dia descumprido, ou outro valor estipulado pelo julgador, isto em caso de desobediência de eventual tutela de urgência. E sendo possível, que estas sejam revertidas em forma de doação a entidades assistenciais locais, como exemplo: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –APAE-; Associação Gurupiense dos Amigos do Basketball –AGAB; Associação Berçário Espirita Maria de Nazaré “ABEMN”; Casa de Recuperação MANAIM; Escolinha de Futebol do 4º BPM; Creche Maria Madalena; Lar Renascer, e, Associações de Proteção de Animais, “Vitória dos Bichos” e “Pelos e Apelos”.

 A iniciativa de ação popular do Vereador Sargento Jenilson encontra fundamento em entendimento e posicionamentos recentes do Supremo Tribunal Federal. Na aplicação da Súmula Vinculante de nº13 se amolda também aos cargos de “confiança” ou comissionados, entendidos como cargos de natureza política, uma vez que os princípios constitucionais que regem a administração Pública, tais quais os da moralidade, impessoalidade e eficiência, preceituam que para o bom andamento do serviço público pressupõe-se além destes, capacidade técnica e experiência para tal. “Inclusive em decisões recentes do STF o entendimento é que de fato se vede esse tipo de nomeação ou contratação”, comentou o vereador.  A reclamação a que se refere é a de nº 26.303, Rio de Janeiro, cuja relatoria pertence ao Ministro Marco Aurélio.

 “Estamos aguardando a efetiva apresentação da contestação a qual eles têm direito, com as justificativas sobre a contratação dos tais servidores, que possivelmente configura a prática de nepotismo”, complementou o autor da ação, Vereador Sargento Jenilson.

Kennya Victor  

Ascom/Vereador Sargento Jenilson

Jardim Tocantins II recebe obras de conclusão da pavimentação asfáltica

por Ascom publicado 21/08/2017 12h30, última modificação 21/08/2017 13h41
Um dos requerimentos apresentados pelo vereador Valdônio Rodrigues (PSB) já está sendo atendido pelo executivo municipal.
Jardim Tocantins II recebe obras de conclusão da pavimentação asfáltica

Imagem: Ascom Prefeitura de Gurupi

Desde 2013 o vereador Valdônio Rodrigues tem protocolado requerimentos solicitando a conclusão da pavimentação asfáltica daquele bairro. “Essa obra vai trazer um alívio para os moradores daquela região que sofrem com a poeira no verão, e com a lama e os buracos no período chuvoso, e vale ressaltar também que o asfaltamento irá contribuir para a valorização dos imóveis da localidade, bem como proporcionará conforto, bem-estar, melhor qualidade de vida e saúde a população”, comemora o presidente da Câmara Legislativa de Gurupi.

Segundo o secretário de Infraestrutura Gerson Oliveira, as obras estão previstas para terminarem essa semana. 

Ascom/CMG

Regularização fundiária e leishmaniose foram os principais assuntos debatidos na sessão dessa terça-feira

por Ascom publicado 22/08/2017 12h45, última modificação 23/08/2017 11h26
Nesse mês de agosto, a imprensa divulgou que diversos casos de leishmaniose (calazar) foram registrados em Gurupi. Durante a sessão de hoje, 22, os vereadores cobraram intensificação de ações de combate e prevenção a doença. Outro tema discutido durante o trabalho legislativo foi sobre a regularização fundiária.


O debate foi levantado depois que o vereador Wendel Gomides (PDT) apresentou requerimento pedindo a regularização fundiária de um bairro, e duas ruas do centro de Gurupi.

 Foram apresentados dois requerimentos de autoria do vereador Wendel Gomides, destinados à secretaria de infraestrutura do município. Gomides comentou que existem vários imóveis em situação irregular no setor Leste, próximo à saída para o Peixe, e também nas ruas 15 e 16 entre as Avenidas Pernambuco e Ceará. “Essas famílias esperam ansiosas pela regularização de seus imóveis, ganham as famílias e ganha o município”.

Leishmaniose

 O vice-presidente da casa, Zezinho da Lafiche (PROS), apresentou um projeto de Lei para que seja instituída no calendário do município a semana de combate à leishmaniose. O parlamentar pediu ainda por meio de requerimento que sejam intensificadas e ampliadas as ações de combate à doença. “Há dois anos perdi meu irmão vítima de calazar, na época o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) fez uma ação intensificada durante uns três meses, se essa ação tivesse continuado talvez não teríamos tido outro caso fatal. É preciso realizar um trabalho intensificado, se isso acontecer vamos conseguir erradicar essa doença” disse o vice-presidente da Casa.

No mesmo sentido o vereador Sargento Jenilson solicitou ao Coordenador do CCZ para que seja realizada, em caráter de urgência, a aquisição e distribuição das vacinas e coleiras para ajudar na prevenção da doença.

“Estamos solicitando pelo menos a vacina canina, pois uma médica veterinária de uma clínica aqui da cidade disse que dos 120 testes feitos naquela clínica 80 foram positivos para leishmaniose. E não podemos esquecer que tivemos um alerta muito triste esse mês; o falecimento do bebê de 10 meses”.

A vereadora Mirian Lustosa (PMDB) que subscreveu a matéria completou: “durante o tempo em que foi tratado com seriedade, diminuiu muito os casos no município, mas nesses últimos tempos foi deixado de lado, então devemos cobrar para que seja atendida com urgência essa solicitação”.

 André Caixeta (PSB) informou que esteve no CCZ e que o trabalho já está sendo intensificado “porém para que as coleiras sejam possibilitadas é preciso que o Ministério da Saúde libere, e o coordenador do CCZ me disse que está tendo dificuldade com relação a isso”. 

A próxima sessão ordinária acontece nessa quarta-feira, 23, as 09h no plenário da Câmara Legislativa de Gurupi. 

Sobre leishmaniose

A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas ( protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico da pessoa ou animal infectado. Sua transmissão se dá por meio de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que , dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui.


Josy Donato/Ascom CMG


Projeto de Lei que institui a Semana Municipal de Controle e Combate à Leishmaniose está em tramitação

por Ascom publicado 23/08/2017 11h25, última modificação 23/08/2017 11h25
O vice-presidente da Câmara Legislativa de Gurupi, Zezinho da Lafiche (PROS), apresentou um Projeto de Lei (PL) para que seja instituída no calendário do município a Semana Controle e Combate à leishmaniose.

            Conforme o texto do PL será celebrada anualmente na semana que incluir o dia 10 de agosto como data inicial, tendo como objetivo intensificar e ampliar ações de prevenção e combate a leishmaniose visceral (calazar), leishmaniose cutânea, e leishmaniose mucocutânea, humano e animal em todo o município de Gurupi.

Conforme o projeto, as ações a serem realizadas envolvem a conscientização da comunidade, inclusive com relação ao combate do mosquito transmissor da doença.

“As atividades previstas dentro do plano de intensificação e ampliação abrange a capacitação de agentes comunitários, médicos e enfermeiros; coleta de amostras de sangue dos animais caninos para análise; borrifação das residências em áreas prioritárias; realização de manejo ambiental (recolhimento do lixo e descarte adequado); distribuição de material informativo sobre a doença”, explicou.

A propositura entrará em vigor depois que for aprovada em todas as comissões, votada em plenário e posteriormente sancionada pelo prefeito.

Josy Donato/Ascom CMG

Cobrança de melhorias nos leitos de observação da UPA estiveram na pauta desta quarta

por Ascom publicado 23/08/2017 12h43, última modificação 23/08/2017 12h43
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 23, os requerimentos em destaque levados a plenário pelos parlamentares foram relacionados principalmente a saúde pública e infraestrutura.
Cobrança de melhorias nos leitos de observação da UPA estiveram na pauta desta quarta

divulgação


A vereadora Mirian Lustosa (PMDB) solicitou que a secretaria de saúde realize compra de colchões e roupas de cama, para serem destinadas aos leitos de observação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Gurupi. Conforme a parlamentar, a situação é precária. “Os colchões estão todos rasgados, não tem lençóis, eu sei que existe verba para isso no fundo municipal, a própria UPA tem a sua disposição uma verba grande, então vamos cobrar do gestor para que ele tome as providências necessárias, as pessoas que precisam daquele atendimento não merecem isso”.  

 Já o vereador Claudio do Trevo (PSB) apresentou requerimento e fez um apelo ao secretário municipal de saúde que disponibilize atendimento médico duas vezes ao mês a região rural da Larguinha. “As pessoas daquela região necessitam desse serviço, e temos o prédio da escola Gameleira que pode receber esses profissionais para atender aquela comunidade, que na maioria das vezes não têm condições de vir à cidade em busca de consultas médicas”.

Infraestrutura

Jair Souza pediu que a secretaria de infraestrutura para que providencie um levantamento fundiário para que seja conhecida a situação do município. “Que façam esse levantamento e envie para o Poder Legislativo para que possamos acompanhar de perto”.  

À mesma secretaria, a vereadora Marilis Fernandes (PDT) cobrou a realização de uma limpeza em todos os pátios das delegacias de polícia de Gurupi.

Ao executivo

O parlamentar Sargento Jenilson (PRTB), solicitou e indicou ao executivo municipal que providencie Estudos para implantação de projeto de fortalecimento da Segurança Alimentar no município de Gurupi. “A ideia é ter uma central de abastecimento subsidiada pelo município com objetivo de concentrar os pequenos produtores rurais, e fazer com esses produtos cheguem à mesa das pessoas menos favorecidas”, disse e adiantou que já está providenciando um Projeto de Lei nesse mesmo sentido.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 30 desse mês, e no dia 29 haverá uma Tribuna Popular com o tema “Pessoas com Deficiências e Pessoas Excepcionais” em homenagem a Semana do Excepcional.

Josy Donato/Ascom CMG

Tribuna Popular: Câmara de Gurupi homenageia presidente da APAE

por Ascom publicado 29/08/2017 12h39, última modificação 29/08/2017 12h39
A Casa de Leis abriu as portas para receber usuários, pais, professores e voluntários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, nesta terça-feira, 29, em comemoração a semana do excepcional.

 

A presidente da instituição, Erislene Vieira, ou Leninha como é conhecida, foi homenageada pelos vereadores com uma Moção de Aplausos. A iniciativa partiu dos parlamentares Zezinho da Lafiche (PROS), Eduardo Fortes(PSDB), André Caixeta (PSB) e aprovada pelos demais edis.

“A Leninha é voluntária na APAE há dez anos, e  a quatro anos e meio está como presidente daquele órgão, ela tem se esforçado e feito a diferença a frente da APAE, com vários projetos executados e concluídos em prol da pessoa com deficiência, e a gente sabe que muitas vezes ela sacrificou seu convívio familiar por essa”, ressaltou Lafiche.

Leninha agradeceu a homenagem e destacou a importância do apoio que tem recebido em sua trajetória. “Não é fácil trabalhar dentro de uma instituição como a APAE, mas trabalhamos com amor, lutamos por eles, pela inclusão, bem estar e os direitos deles, e o apoio da minha família, dos pais dos usuários, dos vereadores que e tem nos procurado, tem sido fundamental”, disse emocionada e agradeceu a Câmara pela doação do dinheiro arrecadado com a realização do concurso público.

Esse ano a Câmara Legislativa de Gurupi foi parceira da APAE, doando o dinheiro arrecadado com as taxas de inscrições do concurso público. Foram doados R$ 37.000,00 e a presidente da APAE informou que foi destinada a cobertura da quadra esportiva. “Graças a essa doação, pudemos completar o dinheiro e proporcionar mais conforto as nossas crianças, agora nosso objetivo é apoio para oferecermos atendimentos clínicos a elas”.

Tribuna Popular

Logo após as homenagens, os voluntários da APAE, como mães de usuários, professoras, diretora, e a presidente da instituição expuseram aos vereadores a necessidade de convênio com profissionais da saúde para oferecerem atendimentos como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia aos usuários.

O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), convidou os vereadores para fazerem uma visita a APAE no mês de setembro, e se comprometeu também, a realizar uma sessão itinerante na instituição. “É conhecermos mais de perto as reivindicações e prioridades da APAE e transformá-las em requerimentos para buscarmos uma solução, junto ao Poder Executivo, e atendermos essas demandas”.

O vereador Wendel Gomides (PDT) acrescentou outra sugestão. “Vamos nos reunir com o prefeito e solicitar que seja doado para a APAE parte do dinheiro arrecado com o concurso público do munícipio”.

Os vereadores aceitaram as sugestões e marcarão uma data para que sejam realizadas a visita e a reunião com o executivo municipal.

A próxima tribuna popular acontecerá no mês de setembro, em data ainda a ser determinada. Já nesta quarta-feira, 30, as 19h30, no plenário do Poder Legislativo, será a última sessão ordinária do mês de setembro.


 Josy Donato/Ascom CMG

Eduardo Fortes comemora a instalação de Fábrica de equipamentos elétricos e automação industrial

por Ascom publicado 29/08/2017 12h50, última modificação 29/08/2017 12h50
Após apresentar o empresário Igor Augusto Araújo Neves, ao Prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB) no último dia, 15, deste mês, o vereador Eduardo Fortes (PSDB) comemora o início dos trabalhos de instalação da empresa no parque Agroindustrial, a Iaantec, empresa fabricante de equipamentos elétricos na área de automação industrial e equipamentos em Led.

 

De acordo com o empresário, em 20 dias, já começam os trabalhos de instalação, o local foi definido e cedido pela prefeitura e o projeto já está em andamento. “Escolhemos Gurupi pelo incentivo e o prefeito Laurez está cooperando, dando todo o apoio, então a tendência é dar certo. A localização da cidade também contou muito, já que está na BR 153, à logística é excelente, então a tendência é dar certo”, informa o empresário.

 O empresário veio para Gurupi por meio do parlamentar que foi o incentivador para instalar a empresa em Gurupi.

O termo de doação de área para instalação da empresa foi assinado pelo prefeito Laurez Moreira e o empresário Igor Augusto Araújo Neves, no gabinete do Prefeito.

 “Hoje estamos comemorando a previsão do início da instalação da empresa no parque Agroindustrial. Gurupi é uma cidade de grande potencial de desenvolvimento, e precisamos trazer mais empresas para gerar emprego e renda para nossa população. É uma empresa de Minas Gerais (MG) e agora está abrindo uma filial em Gurupi para atuar no setor Industrial”, concluiu Eduardo Fortes.

  Empregos

A empresa que vai gerar empregos diretos disponibilizou o endereço eletrônico para que as pessoas que se interessarem em enviar seus currículos para preenchimentos de vagas de empregos:contato@iaantec.com.br

 

 Fernanda Dias/ Ascom Ver. Eduardo Fortes

Com informações da Ascom/Prefeitura de Gurupi

Projeto de Lei prevê que Unidades Básicas de Saúde divulguem lista de medicamentos disponíveis

por Ascom publicado 30/08/2017 11h05, última modificação 30/08/2017 11h05
O objetivo é que a população tenha fácil acesso à lista de medicamentos disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.


O Projeto de Lei é de autoria do vereador Ivanilson Marinho (PMDB) e está em análise pelas Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) e de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF).

Caso a propositura seja aprovada, todas as UBS deverão fixar em local de fácil visualização e leitura, a relação dos medicamentos destinados gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto prevê que o painel informativo deverá ser atualizado sempre que ocorrer alteração na lista dos medicamentos disponíveis.

“O parágrafo segundo do PL destaca também que a lista deve ser afixada preferencialmente na entrada das UBS”, ressaltou o vereador.

Ao justificar o PL, Marinho chama atenção para a situação de vulnerabilidade das pessoas que buscam acesso aos medicamentos fornecidos gratuitamente pelo município. “Em sua maior parte são pessoas idosas que em diversas ocasiões enfrentam filas para ao final descobrir que o medicamento requerido não está disponível, e essa propositura facilita a vida dessas pessoas. Além disso, será possível a Secretaria de Saúde disponibilizar a relação de medicamentos por outras mídias, considerando o avanço a tecnologia e das redes sociais”.

Depois que o PL for analisado e aprovado pelas comissões, será encaminhado ao plenário para votação. 

Plano Safra da Agricultura Familiar é lançado em Gurupi

por Ascom publicado 30/08/2017 11h50, última modificação 30/08/2017 12h02
Durante o evento o presidente da Câmara Valdônio Rodrigues (PSB), cobrou melhor acessibilidade ao crédito oferecido pelo programa.

O evento de lançamento do plano na região sul, foi realizado na tarde desta última terça-feira, 30, no plenário da Câmara Legislativa de Gurupi. O objetivo do evento foi apresentar as oportunidades de créditos para investimentos na produção rural no estado. 

Estiveram presentes vereadores, o subsecretário da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ronison Parente, o delegado da Delegacia Federal de Agricultura Familiar no Tocantins, Junior Pelizari, e representantes de outras instituições envolvidas no setor do agronegócio, como Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet), e representantes de produtores rurais da região.

O subsecretário da Seagro explicou que o Plano Safra 2017/2020 abrange 10 eixos: crédito e seguros da produção; Novo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF); titulação de terras; regulamentação da Lei da Agricultura Familiar; agroecologia; apoio à modernização produtiva da agricultura familiar; comercialização dos produtos da agricultura familiar; agricultura urbana e periurbana e ações integradas no Semiárido.

“Essa é uma oportunidade para os pequenos produtores, facilitando o acesso ao crédito e permitindo que esses agricultores possam produzir e gerar renda, já que a previsão é de recorde para essas próximas safras no Tocantins”, destacou Parente.

O presidente do Poder Legislativo gurupiense, Valdônio Rodrigues (PSB), destacou a importância do programa e cobrou maior facilidade no acesso a informação e no processo de contratação do crédito. “É preciso empenho por parte das instituições financeiras para que o pequeno produtor rural saiba da existência desse crédito. A maioria dos agricultores não sabe da existência do programa. São muitos benefícios, mas falta divulgação e também suporte a esses produtores para facilitar o acesso deles ao crédito”, disse o presidente, e sugeriu que as instituições financeiras organizem visitas aos pequenos produtores levando propostas sobre o crédito disponibilizado pelo programa.

Sobre o programa

O Plano Safra da Agricultura Familiar é um programa, do governo federal, de incentivo ao produtor rural com objetivo de provocar o crescimento agrícola no país.  

Para o Tocantins, serão disponibilizados cerca de R$ 400 milhões em crédito para a safra 2017/2020.  


Josy Donato/Ascom CMG

Sistema de saúde pública de Gurupi deve passar a contar com o Cartão-Receita

por Ascom publicado 31/08/2017 09h56, última modificação 31/08/2017 09h56
A iniciativa é o vereador Jair Souza, do PMDB.

Por meio de projeto de lei apresentado na sessão de quarta-feira (30), da Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Jair Souza (PMDB), propõe a criação do Cartão-Receita, destinado à renovação automática das receitas de medicamentos para doenças crônicas previamente diagnosticadas aos usuários dos hospitais, Unidade de Pronto-Atendimento e demais unidades de saúde do município de Gurupi e dá outras providências.

 “São medicamentos de uso contínuo e controlado que terão a renovação automática das receitas através do Cartão-Receita”, explica o vereador, lembrando que são consideradas doenças crônicas, aquelas que preveem a utilização de medicamentos de uso contínuo, tais como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, cardiopatia, vasculares, epilepsia, HIV/Aids, dentre outras diagnosticadas.

 Pelo projeto de Jair Souza, o Cartão-Receita terá a validade de um ano e será renovado a partir da autorização médica. Sendo que a Secretaria de Saúde de Gurupi ficará responsável pela confecção do cartão e a devida fiscalização de sua utilização.

Jair Souza argumentou, ainda, que existem no sistema público de saúde, procedimentos burocráticos, que ao invés de resolver certas situações, acabam por atrasar e até emperrar o atendimento à saúde da população, por isso, tomou a iniciativa de propor esta Lei para resolver um problema constante de muitos   usuários das unidades de  saúde de Gurupi.

 Muitos pacientes, mesmo com o seu diagnóstico definido, são obrigados a passar mensalmente pelo médico, apenas para pegar uma receita, pois precisam ser medicados ininterruptamente.

 “O que ocorre é que na grande maioria dos casos, as pessoas que necessitam destes medicamentos já têm uma idade avançada e mensalmente passam por uma maratona que já começa para marcar a consulta e, muitas vezes, as pessoas são obrigadas a esperar por vários dias para serem atendidos, apenas para retirar a sua receita. Com a implantação do Cartão-Receita, certamente, o atendimento a essas pessoas que apenas querem a receita para adquirir o seu remédio, será agilizado”, finalizou Jair Souza

 Zacarias Martins- Ascom/Ver. Jair Souza 

Lei determina que escolas comuniquem ausência de alunos às famílias

por Ascom publicado 04/09/2017 10h20, última modificação 05/09/2017 07h37
Um Projeto de Lei (PL) que está tramitando na Câmara Municipal de Gurupi prevê que a escola deva entrar em contato com os pais de alunos ausentes nas salas de aula, durante o período escolar diário.
Lei determina que escolas comuniquem ausência de alunos às famílias

Imagem/divulgação

O PL 038/2017 é de autoria da vereadora Marilis Fernandes (PDT). O texto da matéria determina as diretorias das escolas municipais de Gurupi a avisarem aos pais e responsáveis sobre a ausência de alunos nas salas de aula.

A Lei será válida, caso seja aprovada e sancionada, somente para os pais que tiverem interesse em serem comunicados. Os interessados deverão fazer um cadastro na secretaria da escola informando que desejam receber notificação via telefone, SMS, e-mail, aplicativos móveis ou outros meios.

Segundo a vereadora Marilis Fernandes, o objetivo não é o controle da evasão escolar “pois já existe uma Lei nesse sentido”, mas a garantia da segurança e integridade física do aluno. “Ao ser imediatamente avisada, sobre a ausência do filho em sala de aula, a família terá condições de tomar as medidas necessárias, e,  sendo preciso, acionar a polícia”, argumentou a vereadora.  

Nota de pesar

por Ascom publicado 06/09/2017 09h30, última modificação 06/09/2017 17h37
Faleceu na manhã de hoje,06, o ex-vereador Gilmar Arruda. Câmara decretou luto oficial de três dias.

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Legislativa de Gurupi, Gilmar Alves Arruda, 58 anos, faleceu agora há pouco. A causa da morte ainda é desconhecida, e, segundo a família, o ex-vereador não teria acordado, quando perceberam que o mesmo estava sem vida. Arruda vinha lutando contra insuficiência renal. 

Gilmar Arruda foi vereador por quatro mandatos consecutivos (de 1993 a 2008) e presidente por três.  

O corpo será velado a partir das 11 horas na sede da igreja evangélica Assembleia de Deus ministério madureira, do setor Jardim Tocantins, localizada na Avenida 4, Q 06, Lt 19, Nº 59.

O presidente da  Câmara de Gurupi Valdônio Rodrigues e demais vereadores, lamentam profundamente o ocorrido e apresentam condolências a família de Gilmar Arruda nesse momento de dor. 

Foi decretado luto oficial de três dias. " Considerando o legado que ele deixou,dessa forma demonstramos nosso respeito e gratidão pela relevância da atuação parlamentar do ex-vereador como modelo e exemplo de dignidade, conduta pessoal e social, além dos inúmeros serviços prestados ao município gurupiense", disse o presidente Valdônio Rodrigues. 

Contas públicas municipais dos anos de 2012 a 2014 já podem ser consultadas

por Ascom publicado 06/09/2017 11h35, última modificação 06/09/2017 12h37
Já estão disponíveis para consulta pública as contas da administração financeira do município de Gurupi-exercícios 2012, 2013 e 2014.
Contas públicas municipais dos anos de 2012 a 2014 já podem ser consultadas

ilustração

Por meio do ato de número 2, da mesa diretora da Câmara Legislativa de Gurupi, foi disponibilizada para os contribuintes do município a consulta às contas municipais referentes aos anos de2012 a2014.

O Coordenador Legislativo da Câmara de Gurupi, Gleyghston Pinheiro, explicou que dessa forma o contribuinte fica sabendo onde o executivo municipal aplicou o dinheiro arrecado com impostos. “Consultando essas contas, é que o contribuinte vai saber se o dinheiro dos impostos, pagos por ele foi bem aplicado, se teve seus percentuais distribuídos corretamente, ou seja, a melhor forma do contribuinte saber, é verificando essas contas do executivo que serão apreciadas pela Câmara Municipal”.

Pinheiro explicou ainda que os contribuintes terão 30 dias, contando a partir de hoje, 06, para realizar as consultas. Após esse período, os pareceres serão encaminhados para a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF) para análise e emissão do parecer. Em seguida irá a plenário para votação.

Para quem não tiver acesso à internet, um servidor da Câmara Legislativa de Gurupi ficará a disposição para realizar as consultas junto ao interessado, que deve comparecer na sede do Poder Legislativo Municipal, localizado na Avenida Goiás, nº 2.880, Centro.

Para consultar os pareceres prévios do TCE clique nos links abaixo:

Exercício financeiro 2014:  Processo nº 4255

Exercício financeiro 2013 Processo nº 3795

Exercício financeiro  2012 AProcesso nº 9369

Pareceres prévios

O Tribunal de Contas Estado do Tocantins (TCE/TO) emitiu parecer prévio pela rejeição das contas relativas ao exercício financeiro do ano de 2012, mandato do ex-prefeito Alexandre Abdala, mesmo após de pedido de reexame.

Com relação às contas do exercício financeiro dos anos de 2013 e 2014 na gestão do atual prefeito, Laurez Moreira (PSDB), o parecer prévio do TCE é pela aprovação. 

Josy Donato/Ascom CMG

Vereador Sargento Jenilson se destaca pelo apoio aos projetos esportivos e sociais

por Ascom publicado 06/09/2017 12h30, última modificação 06/09/2017 12h30
Durante os últimos dez dias o vereador Sargento Jenilson (PRTB) participou e apoiou vários eventos voltados ao incentivo da prática educacional, esportiva e social. Sempre engajado nas causas sociais, o vereador cumpriu uma extensa agenda.
Vereador Sargento Jenilson se destaca pelo apoio aos projetos esportivos e sociais

Ilustração

 

No dia 27 de agosto, aconteceu a Segunda Edição da “Corrida do Soldado” em comemoração ao dia do Soldado que se dá no dia 25. Foram cerca de 100 atletas inscritos, sendo premiados em dinheiro os primeiros colocados das 03 (três) categorias disputadas entre militares e da comunidade em geral, bem como entrega de medalhas a todos os concluintes da prova.

Durante os dias 02 e 03 de setembro aconteceu a II Clínica de Vôlei Escolar realizada em parceria com FTDE/SESI/SINPEF/Hotel Veneza e apoiada pelo Vereador Sargento Jenilson que na oportunidade foi homenageado pelo Presidente da Federação Tocantinense do Desporto Escolar – FTDE, pelo apoio dado as modalidades esportivas escolares na cidade de Gurupi

O incentivo ao esporte já faz parte da trajetória de Sargento Jenilson, e para o vereador é importante apoiar as diversas modalidades esportivas. O parlamentar colaborou e prestigiou outros seguintes eventos.

  • II Etapa do circuito de rua da ASCORGU
  •  I Top de Vôlei University da Unirg
  •  I Torneio Summer de Vôlei 4x4 no Ginásio de Esportes
  •  Torneio Society da Vila São José
  •  Ação Acadêmica do Curso de Educação Física
  • Em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, foram doados os uniformes para a Equipe de Vôlei Divas
  •  Doação do material esportivo para a equipe de Futebol Feminino do Residencial Madri
  • I Rodeio no Parque de Vaquejada  Três Irmãos.

Participou também da Assembleia na Associação Vitória dos Bichos, cujo objetivo foi  tratar de projetos de proteção dos animais e combate á doenças de Calazar na cidade. O abandono de animais nas ruas está sendo um grave problema, o vereador apoia adoção de cães e gatos em casos de abandonos. A associação vem trabalhando para resgatar esses animais, mas a questão dos gastos muitas vezes impossibilita essas ações.   

"Sabemos da importância de apoiar essas entidades e os diversos projetos sociais e esportivos. E em nosso verdadeiro papel estamos lutando para garantirmos políticas públicas permanentes por meio da Câmara Municipal de Gurupi", acrescentou o vereador que atualmente está acompanhando a criação do conselho e fundo Municipal do Esporte para o município.

Cristhielly Marinho/ Ascom Ver. Sargento Jenilson

Câmara decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador Gilmar Arruda

por Ascom publicado 06/09/2017 17h51, última modificação 06/09/2017 17h51
A presidência da Câmara Legislativa de Gurupi declarou luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do ex-vereador e x-presidente da Casa, Gilmar Arruda, 58 anos.



"Considerando o legado que ele deixou,dessa forma demonstramos nosso respeito e gratidão pela relevância da atuação parlamentar do ex-vereador como modelo e exemplo de dignidade, conduta pessoal e social, além dos inúmeros serviços prestados ao município gurupiense", destacou o presidente Valdônio Rodrigues.


Arruda faleceu na manhã desta quarta-feira, 06. O corpo está sendo velado na na sede da igreja evangélica Assembleia de Deus ministério madureira, do setor Jardim Tocantins, localizada na Avenida 4, Q 06, Lt 19, Nº 59. O enterro será nesta quinta-feira,07, as 9h no Cemitério São José, mais conhecido como Cemitério Novo.

 

Ascom/CMG

Vereadores cobram apoio de deputados estaduais para conclusão de obra do HRG

por Ascom publicado 12/09/2017 18h35, última modificação 12/09/2017 18h36
As obras do no Hospital Regional de Gurupi (HRG) tiveram início em abril de 2014. A primeira etapa deveria ter sido concluída em 720 dias, mas a mais de um ano os serviços de construção estão parados. Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 12, os vereadores debateram e criticaram a falta de estrutura no Hospital Regional de Gurupi (HRG).


O assunto estava em pauta e promoveu debate depois da apresentação do requerimento de autoria do vereador Eduardo Fortes (PSDB) solicitando ao secretário estadual de saúde a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica no Hospital Materno Infantil de Gurupi.

“Recentemente duas crianças faleceram porque o hospital não tem uma UTI infantil, uma delas por exemplo, de 1 ano e seis meses não teve condições de ir nem em uma UTI aérea para Palmas, ou seja se tivesse esse serviço em Gurupi, talvez elas teriam resistido. É preciso unirmos força e cobrarmos do governo estadual, uma cidade como Gurupi, é essencial, pois atende cidades da região sul”. 

O vereador Sargento Jenilson (PRTB) argumentou que é preciso tomar medidas mais enérgicas com relação às deficiências nos atendimento de saúde e criticou que falta vontade política por parte do estado. “São os deputados estaduais que tem pode discricionário de cobrar, cabe a eles fiscalizarem todo o serviço público do estado, porque dinheiro tem”, e questionou “Porque não entram com uma medida de segurança contra o governador do estado? ”, ele disse ainda que se o estado quiser, pode fazer uma Unidade de Terapia Intensiva dentro da atual estrutura do HRG, que possui quase 8 mil de área construída.

Os vereadores foram unânimes ao comentarem o assunto.  Segundo André Caixeta (PSB) a obra do novo hospital está parada “por um valor de 1,5 mi referente a três realinhamentos de parcelas. Então se fizermos uma conta bem simples, se o governo economizasse R$ 110 mil por mês, essa obra já estaria pronta, então é questão de vontade política”, criticou.

A sugestão dos vereadores é se reunirem com o secretário estadual de saúde e buscarem apoio junto aos deputados estaduais a cobrarem do governo.

Outros assuntos

Um Projeto de Lei (PL) que autoriza O Poder Executivo Municipal a equipar parques e áreas de lazer com brinquedos adaptados ás crianças portadoras de deficiência motora. O autor do PL  046/2017 é o vereador Sargento Jenilson (PRTB).

Outro PL de Jenilson, o 050/2017 determina que supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem de maneira explícita, as datas de validade dos produtos alimentícios e de higiene e limpeza que estiverem em promoção.

Cesar da Farmácia apresentou o PL 049/2017 que visa obrigar ônibus, transportes alternativos e táxis do município de Gurupi a veicularem campanha de combate à pedofilia e exploração sexual contra crianças e adolescentes.  Os PLs foram lidos e encaminhados as Comissões para serem apreciados.

A próxima sessão ordinária acontece nessa quarta-feira, 13, a partir das 9 horas no plenário Salomão Lustosa Pinheiro. 

Josy Donato/Ascom CMG

Indicação do vereador Zezinho da Lafiche Propõe Redução da Taxa de Esgotamento Sanitário

por Ascom publicado 13/09/2017 08h55, última modificação 13/09/2017 08h52
Por meio de indicação apresentada na sessão de terça-feira (12), da Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Zezinho da Lafiche (PROS) solicitou a adequação monetária da tarifa de esgotamento sanitário, que atualmente custa 80% da tarifa de água, para no máximo 50%.

“Cidades como Araguaína, Palmas, Tocantinópolis, entre outras, já estão com discussões bastante avançadas, inclusive com projetos que preveem a redução da tarifa para até 40% (quarenta) por cento, ou seja, realmente existe uma demanda não somente no âmbito municipal, mas sim em uma esfera estadual, e por que não dizer nacional; e o compromisso que temos com a nossa comunidade não nos permite, contrariar suas solicitações”, explicou o Lafiche.

A Lei estadual 1.017/1998 foi alterada recentemente pela lei 3.262/2017, e nesta alteração foi fixado o valor máximo de 50% da tarifa de agua para cobrança da tarifa de esgotamento sanitário.

“A cobrança dessa tarifa atualmente é abusiva e lesa o bolso da nossa comunidade, não podemos deixar de ouvir as reclamações pertinentes a essa cobrança. Vale ressaltar que deve haver compatibilidade entre a lei estadual e a lei municipal, respeitando assim a Constituição, concluiu o Vereador.

 Ascom/Ver. Zezinho da Lafiche

Área do Parque Mutuca pertencerá ao Município

por Ascom publicado 13/09/2017 12h55, última modificação 13/09/2017 12h56
Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária de hoje, 13, o Projeto de Lei (PL) 026/2017 que torna o município de Gurupi proprietário da área do Parque Mutuca que até então pertence a proprietário particular.
Área do Parque Mutuca pertencerá ao Município

divulgação

 

Após mais de 20 anos de processo judicial, a área do Parque Mutuca que vinha sendo ocupada irregularmente pelo Município de Gurupi passará a pertencer legalmente ao patrimônio público. A conquista foi possível após um acordo entre o proprietário, Luís Claudio Ramos Lacerda, e o executivo municipal, Laurez Moreira.  

Lacerda aceitou acordo de permuta oferecido pelo prefeito e receberá em troca uma área localizada nas avenidas Livre, Sergipe e Ruas 08 e 09, dos lotes 1 ao 16, avaliados ao todo em R$ 960.251,00. O Parque Mutuca fica localizado na região central, medindo 9.447,00 metros quadrados avaliados em pouco mais de R$ 1,5 mi.

“Agradecemos aos vereadores, prefeito e pessoas que se empenharam em resolver esse impasse, apesar de não ser aquilo que a gente esperava, mas chegou ao fim depois de todos esses anos, e mesmo com o prejuízo de 50% recebemos outra área em troca e foi resolvido”, comentou Lacerda.

Após ser aprovado em primeira, segunda e terceira votações, o PL foi encaminhado para sanção. O acordo passa a valer depois que o PL for ratificado pelo prefeito. Veja integra da propositura AQUI.

Outros assuntos da 2ª sessão ordinária do mês de setembro

Foram apresentados dois Projetos de Leis (PL) de autoria do Legislativo, 4 indicações feitas e 14 requerimentos votados na sessão ordinária desta quarta, 13.

As proposituras, uma de autoria do vereador Jair Souza (PMDB) Nº 051/2017 dispõe sobre alteração dos artigos 1º e 2º da Lei 2.071 de 21 de dezembro de 2012, que garante meia entrada apenas aos professores e assistentes administrativos da educação. O PL foi lido e encaminhado para as comissões e caso tenha parecer favorável e seja aprovado pela Casa, o beneficio será estendido a todos os servidores do quadro administrativo lotados na Secretaria Municipal de Educação.

Já o vereador Zezinho da Lafiche (PROS) trata sobre medidas de prevenção e combate ao abuso e assédio sexual de mulheres nos bares, restaurantes, clubes, shows e congêneres do município. O mesmo PL Nº 052/2017 propõe também instituir o Dia Municipal de Combate ao Abuso Sexual.

Para acessar os requerimentos votados na sessão dessa quarta feira acesse este link.

As próximas sessões ordinárias acontecem na semana que vem dias 19 e 20. 

André Caixeta solicita estudos para aquisição de novos containers para descarte de lixo

por Ascom publicado 14/09/2017 11h35, última modificação 14/09/2017 12h12
São 42 containers de coleta de lixo espalhados na região central da cidade nas avenidas Goiás, Maranhão e Pará, segundo informações da Secretaria de Infraestrutura. Para o vereador André Caixeta (PSB) a demanda de Gurupi é bem maior.
André Caixeta solicita estudos para aquisição de novos containers para descarte de lixo

Imagem: Josy Donato

A solicitação de Caixeta foi apresentada na sessão ordinária de ontem, 13, aprovada por unanimidade e será encaminhada ao secretário municipal de infraestrutura, Gerson Pinheiro. O vereador defende que população gurupiense necessita de maior estrutura para que a cidade tenha um melhor tratamento dos descartes de lixos urbanos, evitando atrair animais peçonhentos, que contribuem para a proliferação de doenças, e também expor uma imagem desagradável da nossa cidade.

“O intuito é que a secretaria faça um estudo e expansão dessa coleta disponibilizando mais containers principalmente nas ruas com maior quantidade de estabelecimentos comerciais, e alguns bairros mais isolados como Madri, que vai facilitar o descarte aos moradores desses locais e também a coleta por parte dos garis. Fazendo descarte de forma adequada e evita também o contato de animais domésticos com o lixo”.

 O requerimento foi aprovado e encaminhado ao secretário de infraestrutura.  “Uma boa armazenagem promoverá uma coleta mais eficiente, tornando a cidade mais limpa”, concluiu o vereador. 

Assessoria

Ataíde Leiteiro pede revitalização dos pontos de ônibus de Gurupi

por Ascom publicado 15/09/2017 10h25, última modificação 15/09/2017 10h55
Vários pontos de ônibus, inclusive no centro da cidade, são sinalizados apenas por estacas. Os usuários são obrigados a esperar pelo transporte debaixo de sol quente.
Ataíde Leiteiro pede revitalização dos pontos de ônibus de Gurupi

Carros estacionam nos locais dos pontos de ônibus que não possuem sinalização de proibido estacionar, a não ser uma estaca de madeira que indica ponto de parada dos transportes públicos. Imagem: Josy Donato

O requerimento de autoria do vereador Ataíde Leiteiro (PPS) destinado ao secretário de infraestrutura, pede que sejam revitalizados os pontos de ônibus que estão deteriorados e construídas coberturas com bancos para aqueles que têm apenas as estacas como indicação.

“Não é justo, uma cidade como Gurupi precisa ter pontos de ônibus decentes, tem gente que fica sentada no meio fio, a sol quente, outros ficam em pé mesmo”, reclamou o vereador e completou “sem contar que não tem sinalização de proibido estacionar, nem em placa nem no asfalto, fica cheio de carro estacionado nos locais de parada dos ônibus, que estão sinalizados apenas com a estaca”.

Conforme o artigo Art. 24 do Código de Trânsito Brasileiro “Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição: III - implantar, manter e operar o sistema de sinalização, os dispositivos e os equipamentos de controle viário”.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado hoje, 15, para a Secretaria de Infraestrutura.

Assessoria

Gurupiense conquista troféus em copa de fisiculturismo e recebe homenagem na Câmara de Gurupi

por Ascom publicado 19/09/2017 16h30, última modificação 19/09/2017 16h52
A Câmara de vereadores de Gurupi entregou Moção de Aplausos a fisiculturista Gleisy Nunes que representou a cidade em Caruaru-Pernambuco, e conquistou dois troféus na copa norte/nordeste de fisiculturismo.

A homenagem de autoria dos vereadores Jair Souza (PMDB), Eduardo Fortes (PSDB) e Miriam Lustosa (PMDB) foi aprovada por todos os parlamentares da Casa.

Jair Souza destacou a dedicação da atleta. “Acompanho ela a muito tempo e sei a  pessoa dedicada que ela é, tem muita garra e é motivo de orgulho para nós e merece nossos aplausos e o reconhecimento dos tocantinenses”.  

Para Mirian Lustosa o resultado alcançado por Gleisy demonstra sua determinação. “Ela é metódica, por isso consegue o quer pois vai a luta e não desiste”.

O vereador Eduardo Fortes ressaltou que o caminho escolhido pela fisiculturista exige muitos sacrifícios. “Parabéns pela dedicação, sabemos que não é fácil, tem todo um esforço e acompanhamento que precisa fazer diariamente”.

A atleta agradeceu a homenagem e lembrou que a conquista não é apenas dela. “Agradeço a Deus e todos os parlamentares dessa casa de Leis, que estão fazendo essa homenagem hoje, mas digo que essa vitória não é só minha, tenho uma equipe que se dedica junto comigo diariamente. Hoje sou uma atleta com muito orgulho, ser uma atleta exige muito renúncia, mas faço o que gosto e minha meta são representar o Tocantins mundo a fora”, afirmou. 

 Outros Assuntos

  O Projeto de Lei 030/2017 que institui o “Concurso Claudio Frascari de Fotografia”, teve parecer favorável nas comissões e foi aprovado em primeira votação na manhã de hoje e voltará a plenário nesta quarta-feira, 20.

 Já o PL 023/2017 também oriundo do Executivo, que seria votado hoje, foi retirado de pauta pelo presidente da comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Ivanilson Marinho (PMDB) para adequações.

 Violência contra mulher

 Alunos do Colégio Objetivo participaram da sessão ordinária e usaram a tribuna para comentarem o requerimento do vereador Zezinho da Lafiche (PROS) sobre a criação de campanhas educativas e outros mecanismos, voltados ao combate à discriminação, assédio e abuso sexual de mulheres.

 No mesmo sentido o vereador Wendel Gomides (PDT) requereu ao presidente da OAB subseção Gurupi, parceria com as associações de moradores de Gurupi, disponibilizando um de seus profissionais para dar palestras às pessoas da comunidade.

 Infraestrutura

 Ivanilson Marinho requereu ao secretário de infraestrutura, e indicou ao executivo municipal, a reforma e construção de balanços adaptados para cadeirantes e espaço que facilite a locomoção e acomodação, substituindo a atual estrutura encontrada nesta cidade. “O município tem que avançar nesse sentido, e é preciso pensar nos Portadores de Necessidades Especiais (PNE), adequando as estruturas de lazer da nossa cidade para que eles também possa desfrutar”, defendeu.

 Contas públicas

Ao usar a tribuna o vereador Sargento Jenilson (PRTB) expôs que o prazo dado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para a apreciação das contas referentes aos exercícios de 2012, 2013 e 2014 é pequeno. “ O TCE teve mais de três anos para fazer a análise e emitir o parecer das contas, e nos dá um prazo de apenas 60 dias para analisar um documento com um conteúdo tão extenso?”, questionou Sargento Jenilson.

  Em concordância com os demais parlamentares, o pedido foi feito pelo presidente Valdônio Rodrigues (PSB) e será encaminhado ao TCE.

Para acessar todo o conteúdo votado e apresentando em plenário na sessão ordinária de hoje, 19, acesse AQUI.

 A próxima sessão acontece nesta quarta-feira, 20, na Câmara Legislativa de Gurupi, a partir das 9h.

Josy Donato/Ascom CMG

Construção de praça com academia ao ar livre de caminhada no setor Vila Íris é defendida pelo Eduardo Fortes

por Ascom publicado 20/09/2017 09h52, última modificação 20/09/2017 09h52
Na manhã da última terça, 19, o vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou em sessão ordinária Requerimento ao Secretário Municipal de Infraestrutura, Gerson José de Oliveira, a solicitação da construção de praça com academia ao ar livre de caminhada na rua G com a rua F esquina com a rua O, no setor Vila Irís, em Gurupi.
Construção de praça com academia ao ar livre de caminhada no setor Vila Íris é defendida pelo Eduardo Fortes

Foto: Fernanda Dias

Mais uma vez, o parlamentar atende a demanda da população local como também de setores próximos. Objetivando condições melhores de vida e saúde aos moradores, proporcionando assim uma qualidade de vida melhor.

 A academia ao ar livre busca incentivar as pessoas ao combater do sedentarismo, causador de tantas doenças que podem ser evitada por meio da prática de exercícios físicos, sem contar que irá proporcionar um contato com a natureza.

 “Exercitar-se ao ar livre faz com que a pessoa se desligue da rotina e diminuem consideravelmente os níveis de tensão, depressão e estresse. Pelos esses motivos, compreendendo a importância da prática de exercícios físicos e de como ela contribui para qualidade de vida de uma pessoa, e solicito a praça com academia ao ar livre de caminhada naquela localidade”, considerou Eduardo Fortes.


Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Aprovado PL que cria o Concurso Claudio Frascari de Fotografia

por Ascom publicado 20/09/2017 12h14, última modificação 20/09/2017 12h14
Por unanimidade os vereadores aprovaram em segunda e terceira votação o Projeto de Lei (PL) 030/2017, oriundo do Executivo, que regulamenta premiação para concurso de fotografia em homenagem ao fotógrafo Claudio Frascari.
Aprovado PL que cria o Concurso Claudio Frascari de Fotografia

Divulgação

 

Intitulado “Concurso Claudio Frascari de Fotografia”, será realizado pela Prefeitura de Gurupi por meio da Secretaria Municipal de Cultura no segundo semestre de cada ano. Poderão participar pessoas físicas a partir de 14 anos.  

O objetivo conforme a justificativa do PL é prestar homenagem ao profissional Claudio Frascari, morto em 01 de agosto de 2016 vítima de latrocínio.   “A fim de preservar a história e homenagear aquele que contribuiu de forma positiva ao Município com sua arte de eternizar momentos e registrar imagens da nossa cidade a esse cidadão que se destacou em Gurupi e região com seus belos registros fotográficos”.  

Outra justificativa do PL é incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos.

 Premiação

 03 (três) Salários mínimos para o primeiro colocado.

02 (dois) Salários mínimos para o segundo colocado.

01 (Um) Salário mínimo para o terceiro colocado.

 O PL será encaminhado ainda hoje ao executivo municipal para sanção.

 Veja íntegra da propositura AQUI.

Projeto de Lei que torna o Instituto Renascer de Utilidade Pública é aprovado

por Ascom publicado 20/09/2017 12h55, última modificação 20/09/2017 12h55
O Instituto Renascer desenvolve atividades sociais há três anos e foi transformado legalmente em entidade social a cerca de dois anos. Na manhã de hoje, mais um capítulo foi a adicionado a história da instituição.
Projeto de Lei que torna o Instituto Renascer de Utilidade Pública é aprovado

Silvano assistiu a votação do projeto junto com sua equipe.

Por unanimidade os parlamentares da Câmara Municipal de Gurupi aprovaram na manhã desta quarta-feira, 20, o Projeto de Lei 40/2017 que declara de Utilidade Pública o Instituto Renascer.

O autor do PL, vereador André Caixeta ressaltou a importância de projetos sociais como o realizado pelo Renascer. “Tenho acompanhado o trabalho dessa instituição, e acredito que a partir de eles poderão conseguir muito mais benefícios para conseguir continuar realizando esse belíssimo trabalho, ajudando crianças e jovens a terem um futuro melhor”.  

O responsável pelo instituto é o professor de capoeira Silvano Matos, conhecido como Espeto. Ele comentou sobre a importância da aprovação da proposição. “É um grande passo que estamos dando, agradeço aos vereadores pelo apoio, e a ideia é atender cada vez mais crianças e jovens e oferecendo alternativas construtivas para que eles não andem em caminhos errados”, garantiu.

 O instituto atende crianças a partir de 03 anos e atualmente desenvolve trabalhos educacionais e culturais, como dança e capoeira nos bairros Campos Belo, Sol Nascente e Jardim dos Buritis.

 Requerimentos

 Dentre os requerimentos votados e aprovados, o do vereador Wendel Gomides, destinado a coordenação do curso de Direito do Centro UniversitárIo UnirG,  visa a disponibilização de acadêmicos para realizarem palestras a comunidade.“ Orientações sobre drogas, Lei Maria da Penha, abuso infantil, e outras temas importantes visando orientar pessoas da nossa comunidade”.

 Ivanilson Marinho (PMDB ) apresentou requerimento á Secretaria Municipal de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente que implante uma usina de tratamento de resíduos sólidos e Gurupi. “Dessa forma permitirá, além do processo correto de separação e destinação de materiais recicláveis, irá contribuir nos aspectos econômicos e socioambientais”, justificou.

 

O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB) defendeu a construção de meio fio nas vias públicas que já estão asfaltadas no bairro Alto da Boa Vista e solicitou recapeamento do asfalto no bairro Parque das Acácias.

 César da Farmácia (DEM) propôs que o secretário municipal de educação crie um Programa de Acompanhamento para Alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal, com transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e com Transtorno no Déficit de Atenção sem Hiperatividade (TDA).

Concurso UnirG

Sargento Jenilson que sejam tomadas as devidas providências com vista de convocar os aprovados no concurso da UNIRG de 2017. “ Existe demanda, sei de 87 servidores com desvio de função, e espero que se faça logo a convocação para que esse problemas sejam reduzidos”.

 Saúde

 Jair Souza levou a plenário necessidade de realização de estudos para implantar e operacionalizar o Programa de Entrega de Medicamentos Domiciliar por Agentes de Saúde e também do Centro de Referência de Assistência Social  (CRAS) Itinerante para atender os bairros que ainda não é assistido pelo CRAS.

 Segurança

Ataíde Leiteiro (PPS) pediu que seja realizada parceria entre a Polícia Militar e a Escola Municipal Odair Lúcio para que sejam realizadas rondas intercaladas da Patrulha Escolar no período noturno. “ O objetivo é a segurança dos alunos e professores”.

 Claudio do Trevo pediu a implantação do Programa Educacional de Resistencia as Drogas (PROERD) na Escola Municipal Benevenuto Alves Moreira no Povoado Trevo da Praia.

Ivanilson Marinho solicita instalação de usina para tratamento de resíduos sólidos

por Ascom publicado 21/09/2017 12h23, última modificação 21/09/2017 12h23
A Lei Nº12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevê no art.9 que a gestão e gerenciamento de resíduos sólidos deve ser observada no que diz respeito a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final de forma ambientalmente adequada dos rejeitos.
Ivanilson Marinho solicita instalação de usina para tratamento de resíduos sólidos

Imagem: Josy Donato/Ascom CMG

O requerimento do vereador foi aprovado e subscrito por todos os parlamentares da Casa, na sessão ordinária da última quarta, 20. Ivanilson Marinho (PMDB) defende que o município de Gurupi precisa se adequar a Politica Nacional de Resíduos Sólidos.

 “A implantação da Usina é um grande passo para essa adequação, passando a fazer o processo correto de separação e destinação de materiais recicláveis, e ainda contribuindo nos aspectos econômicos e socioambientais”, observou.

O requerimento foi encaminhado a Secretária Municipal de Produção.

Tratamento

O Tratamento de Resíduos Sólidos consiste no uso de tecnologias apropriadas com a finalidade reduzir as desvantagens causadas pela produção de resíduos ou até mesmo transformá-los em um fator de geração de renda, como a produção de matéria prima secundaria.

Secretaria de Saúde do município presta contas na Câmara

por Ascom publicado 25/09/2017 09h50, última modificação 25/09/2017 09h50
Na manhã desta segunda, 25, a Secretaria Municipal de Saúde fará prestação de contas do 3º quadrimestre de 2016. A audiência acontece na Câmara Legislativa de Gurupi

A prestação de contas atende a Lei 141/2012 que regulamenta o § 3o do art. 198 da Constituição Federal para dispor sobre os valores mínimos a serem aplicados anualmente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

Segundo o secretário Vânio Rodrigues a prestação de contas é referente à gestão passada. “Está previsto para em outubro a acontecer à primeira apresentação das contas desta gestão”.

A audiência é aberta ao público, e está acontecendo no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, no prédio da Câmara de Gurupi localizado à Avenida Goiás, Nº2880.

 

Câmara de Gurupi entregará Moção de Aplausos às forças policiais por atuação e desfecho no caso do roubo ao Banco do Brasil

por Ascom publicado 25/09/2017 11h50, última modificação 25/09/2017 12h41
Nesta terça, 26, o Poder Legislativo de Gurupi homenageará os mais de 200 Policiais Militares, Civis, Bombeiros e demais membros de segurança pública em Gurupi e também do Comando de Operações de Divisa da PM-GO, que atuaram na operação referente ao assalto do banco do Brasil ocorrido em maio desse ano.
   Câmara de Gurupi entregará Moção de Aplausos às forças policiais por atuação e desfecho no caso do roubo ao Banco do Brasil

Divulgação

A Moção de Aplausos será entregue durante a sessão ordinária dessa terça-feira as 9h no plenário da Câmara. Para representar todos os policiais militares e civis envolvidos na operação, estarão presentes representantes e comandantes do 4° Batalhão da Polícia Militar do Tocantins (BPM), 3º BBM-TO, 3º Pelotão da Companhia Independente de Operações Especiais, 3° Companhia do BPMA-TO, DEIC Sul, Delegacia Regional do Sul, e Delegacias de Gurupi da PC-TO, Instituto de Criminalista SSP-TO e o do 3° BPM-GO.

“A homenagem é um reconhecimento aos nobres agentes públicos que por meio de uma operação rápida e integrada de todas as forças de segurança da região e do Estado de Goiás conseguiram impedir o Assalto ao Banco do Brasil (BB) da Rua 05 de Gurupi, ocorrido 11 de maio de 2017 e com investigações da Polícia Civil e apoio das forças de seguranças de outros estados toda a quadrilha foi presa e apresentado à justiça”, disse o vereador Sargento Jenilson (PRTB) autor da homenagem juntos aos vereadores Valdônio Rodrigues (PSB) e Mirian Lustosa (PMDB), aprovada por todos os parlamentares da Casa.

Também estará presente uma das vítimas dos assaltantes, Raylane Rocha, que durante a movimentação dos bandidos levou um tiro.

 Sobre a ação dos bandidos

Cerca de 30 homens fortemente armados invadiram a cidade de Gurupi, no dia 11 de junho desse ano, explodiam a agência do BB, incendiaram veículos, fizeram mais de 20 reféns, e atingiram uma pessoa com disparo de arma de fogo durante fuga do assalto.  A ação é conhecida como “Novo Cangaço”. Segundo o vereador Sargento Jenilson, que também é militar e atuou como voluntário durante a operação, “cinco assaltantes morreram durante as diligências e pelo menos 11 foram presos, além disso, o Banco do Brasil informou que foi recuperado todo o montante em dinheiro que havia sido levado pelos bandidos”.

 

Forças policiais do Tocantins e Goiás são homenageadas na Câmara

por Ascom publicado 26/09/2017 13h20, última modificação 26/09/2017 13h20
As Forças Policiais que participaram das ações durante e após o assalto a agência ado Banco do Brasil de Gurupi no dia 11 de junho desse ano foram homenageadas durante Sessão Ordinária desta terça, 26, na Câmara Legislativa de Gurupi.

Estiveram presentes o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins (4º BPM), tenente coronel Flávio Santos Brito, representando as forças da Polícia Militar (PM) estado, tenente coronel Luís Antônio da Silva, representando a PM de Goiás, o capitão Wellington de Souza Moura representando o Corpo de Bombeiros, além dos delegados Jackson Ribas, Eliane Machado e Rafael Falcão representando a Polícia Civil, além de representantes da polícia ambiental, forças táticas e demais forças policiais que participaram da ação.

Também estiveram presentes José Filho, um dos reféns dos criminosos e a cabeleireira Raylane Rocha, que foi atingida com um tiro durante trajetória dos bandidos na Rua S-15. Ao usar a fala, Filho relatou os momentos vividos por ele durante o tempo em que foi mantido refém e parabenizou os policiais. “Se os policiais tivessem ido para lá, com certeza teria tido mais de uma vítima, e as piores vítimas fatais, esses foram inteligentes em sua estratégias e pouparam a vida de muita gente”.

O Tenente Coronel do 4ºBPM-TO, Flávio Santos, ressaltou que todas as forças policiais envolvidas durante a ação e buscas aos criminosos não mediram esforços e frisou que policiais de várias cidades estiveram empenhadas. “Agradeço a Câmara Municipal por essa homenagem e também a todos os policiais que arriscaram a vida para defender a sociedade gurupiense”.

O subcomandante do Comando Regional da PM-GO, Tenente Coronel Luiz Antônio da Silva, descatou a parceria entre as forças policiais e agradeceu a homenagem.  “Somos gratos por esse reconhecimento sobre a ação, o empenho e desempenho dos policiais militares, essa homenagem muito nos alegra”.  

 O autor da Moção de Aplausos é o vereador Sargento Jenilson (PRTB) com co-autoria dos vereadores Valdônio Rodrigues (PSB) e Mirian Lustosa (PMDB).  Os vereadores ressaltaram que é preciso reconhecer os policiais que agiram durante a ação e não mediram esforços para capturar os bandidos e o dinheiro levado.

Sobre a ação dos bandidos

Cerca de 30 homens fortemente armados invadiram a cidade de Gurupi, no dia 11 de junho desse ano, explodiam a agência do BB, incendiaram veículos, fizeram mais de 20 reféns, e atingiram uma pessoa com disparo de arma de fogo durante fuga do assalto.  A ação é conhecida como “Novo Cangaço”. Segundo o vereador Sargento Jenilson, que também é militar e atuou como voluntário durante a operação, “cinco assaltantes morreram durante as diligências e pelo menos 11 foram presos, além disso, o Banco do Brasil informou que foi recuperado todo o montante em dinheiro que havia sido levado pelos bandidos”.

Mírian Lustosa lança projeto “Amigo do Meio Ambiente”

por Ascom publicado 26/09/2017 15h05, última modificação 27/09/2017 08h47
Após ter sido lançado oficialmente na última quarta-feira, 20, no Plenário Salomão Lustosa, na Câmara Municipal de Gurupi, o projeto “Amigo do Meio Ambiente”, a vereadora iniciou o plantio de árvores nativas no Centro Olímpico de Gurupi localizado no bairro Boulevard.

 

A meta é plantar 1.148 árvores, por toda a cidade de Gurupi.  “Estas mudas representam os que receberam nas eleições municipais de 2016. Mas o principal objetivo é manter a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente, bem como proceder à arborização dos logradouros referidos visando à qualidade de vida dos moradores e frequentadores destas localidades”, afirmou.

Durante a sessão ordinária do útimo dia 20, foram entregues mudas a todos os parlamentares da Casa. Para a vereadora é preciso contribuir com as questões ambientais, visando à diminuição da escassez de água, a permanência da vegetação, a garantia de sobrevivência da humanidade, com atenção permanente aos elementos da natureza e da vida humana.

 “O Projeto é essencial para contribuir com o bem-estar da população e para propiciar ambientes mais frescos e agradáveis”, concluiu.

Doris Barros/Ascom Ver. Miriam Lustosa

Câmara realiza sessão itinerante na APAE nesta quinta

por Ascom publicado 27/09/2017 09h01, última modificação 27/09/2017 09h01
A sessão ordinária que seria realizada hoje na Câmara de Gurupi vai acontecer nessa quinta-feira, 28, na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gurupi.

A sessão está marcada para as 9h. O objetivo é atender proposta dos vereadores feita durante a Tribuna Popular do mês de agosto, quando a presidente da instituição foi homenageada. Na ocasião foram apresentadas aos vereadores algumas demandas da APAE.

O presidente da Casa, Vladônio Rodrigues (PSB) apoiado por todos os vereadores se comprometeram a realizar sessão ordinária no local. Na semana passada foi realizada uma visita à instituição. “ O objetivo é conhecer mais de perto as reivindicações e prioridades da APAE e transformá-las em requerimentos para buscarmos uma solução, junto ao Poder Executivo, e atendermos essas demandas”, disse o presidente.

A sessão será aberta ao público e terá inicio às 9 horas. A APAE fica localizada na Alameda Central, 370 - Waldir Lins. 

Vereador Sargento Jenilson participa de Debate sobre implantação de Colégio Militar em Gurupi

por Ascom publicado 27/09/2017 12h40, última modificação 28/09/2017 07h39
Na última sexta (22), o Vereador Sargento Jenilson (PRTB), participou de uma reunião proposto pelo Governo do Estado, onde a deputada federal Josi Nunes (PMDB), representantes da Seduc, Comando Geral da Polícia Militar, Coronel Glauber Santos.

O debate aconteceu na sede da Diretoria Regional de Ensino de Gurupi, ocasião em que a
Secretária Estadual de Educação, Esportes e Juventude, Professora Wanessa Zavarese Sechim
e da Diretora Regional de Educação Professora Sônia Dal Molin, falaram da dificuldade que
enfrentam com a comunidade sobre questão de local para instalação da escola. A implantação
do Colégio Militar é um compromisso do governador Marcelo Miranda com o município de
Gurupi que desde 2015 vem sendo discutido, mas até agora nada foi resolvido.

O objetivo é que até Janeiro de 2019 seja inaugurada o 1° Colégio Militar em Gurupi, porém
não tem ainda um espaço físico onde todos concordam para que seja instalado, o mais viável
era o CEM de Gurupi conforme relatórios de avaliação da PM-TO, porém a comunidade escolar
liderada pelos professores daquela unidade escolar não aceitaram a proposta inicial.

Está sendo analisada as estruturas da escola Estadual do Setor Waldir Lins, onde atualmente
estudam crianças e adolescentes do ensino fundamental para uma possível implantação nas
dependências atuais, onde o Governo do Estado já tem um projeto em andamento de
construção de uma nova estrutura com investimentos superando 12 milhões para até
dezembro de 2018.

O Comandante Geral da PM, Coronel Glauber Santos, apresentou os ótimos resultados das 4
escolas militares do estado, nas cidades de Palmas, Araguaina e Arraias. Que desde sua criação
tem se destacado nos Exames do ENEM com formação regular e em cursos técnicos.

“Esperamos que a próxima unidade seja instalada em breve na capital da amizade, visto que
outras cidades também tem solicitado ao governo essas escolas militares”, declarou o
Comandante.

"Desde quando ingressamos na PM, em 2006 sabemos da importância da Educação Militar no
desenvolvimento das famílias e da formação cidadã. Essa luta então tomou força ao
chegarmos no Câmara Municipal nesse ano".disse o Vereador que além de já ter sido
pioneiro Mirim (Projeto Social da PM) na infância é também especializado em Patrulha escolar
pela PM-TO.

 Cristhiely Marinho/Ascom Ver. Sargento Jenilson

Requerimentos de bancadas destinados a atender demandas da APAE em Gurupi foram votados nesta quinta

por Ascom publicado 28/09/2017 12h47, última modificação 28/09/2017 12h47
A primeira sessão itinerante do segundo semestre desse ano aconteceu na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Gurupi na manhã de hoje, 28.

A maioria dos requerimentos votados e indicações lidas tiveram a finalidade de atender demandas da instituição. Um Projeto de  Lei (PL)  oriundo de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB) foi apresentado. O PL visa autorizar o poder executivo municipal a construir uma área de lazer com bancos de concretos e  brinquedos adaptados às crianças portadoras de deficiência motora.

O PL foi lido e encaminhado para apreciação. A maioria dos requerimentos votados objetivou atender várias necessidades da instituição e são requerimentos de bancada. Conforme explicou o secretário da mesa, Sargento Jenilson, “isso significa que o prefeito municipal tem por obrigação atender a essas solicitações”.

O presidente da Câmara Valdônio Rodrigues (PSB), frisou que é importante que as demandas sejam atendidas de forma rápida. “Visitamos a APAE  na semana passada e fizemos um levantamento das demandas, e todas elas são urgentes e essenciais para o bom funcionamento dessa instituição”.

Requerimentos

Dentre os requerimentos votados estão: que o executivo mantenha parceria e firme novo termo de cooperação com a APAE no ano de 2018. Outra solicitação, também ao executivo, pede a disponibilização de 09 professores do quadro efetivo, capacitados a atuarem com alunos especiais, para prestarem serviços na instituição.

Ao secretário de saúde foi pedido que coloque a disposição da APAE uma equipe multidisciplinar com fisioterapeutas, psicólogas, assistente social e um terapeuta ocupacional para atender os alunos.

Foram solicitados também materiais esportivos, mobiliários, cortinas e toldos, além de melhorias na estrutura física da escola.

Requerimentos verbais

Durante a sessão foram apresentados e votados requerimentos verbais solicitando ao senador Ataíde Oliveira (PSDB) que destine verbas para aquisição de cadeiras rodas para serem entregues aos alunos da APAE que tiverem necessidade.

A pedido da presidente da APAE, Erislene Vieira (Leninha), também foram votados requerimentos verbais solicitando a construção de um muro na unidade, e fechamento de um viela que fica entre a escola e o Centro de Reabilitação Ana Gabriela, que faz parte da instituição.

Leninha agradeceu aos vereadores. “A presença de vocês aqui é muito boa para nós, para os pais e os alunos, eles precisam da participação de vocês, sabendo que vocês estão sempre nos ajudando, mas a presença de vocês aqui é muito importante”.

Ao final da sessão o vereador Valdônio Rodrigues lembrou ainda que recentemente a Câmara doou o dinheiro arrecado com o concurso público realizado pelo legislativo para a APAE. “As sessões antigamente eram realizadas lá dentro que tem um espaço menor e pela primeira vez está sendo realizada na quadra poliesportiva, cuja cobertura foi feita com o dinheiro arrecadado com o concurso da Câmara, e isso nos deixa muito felizes, principalmente porque é um grande beneficio para os alunos daqui”, expressou. 

Todos os requerimentos apresentando foram aprovados e serão encaminhados aos departamentos responsáveis. Para ter acesso a todo o conteúdo da pauta desta quinta, clique  AQUI.

Em Gurupi audiência pública discutirá prevenção do suicídio

por Ascom publicado 28/09/2017 13h07, última modificação 28/09/2017 13h07
Conforme dados do Ministério da Saúde (MS) divulgados recentemente o número de casos de suicídios no Brasil aumentou em 12% entre 2011 e 2015.

Setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, intitulada Setembro Amarelo, a campanha acontece visando alertar  a população  a respeito da realidade do suicídio no país e no mundo e as formas de prevenção.

A Câmara Municipal de Gurupi aderiu à campanha e realiza nesta sexta-feira, 29, ás 19h30, uma audiência pública para tratar sobre o assunto. O idealizador da audiência é o vice-presidente da Casa, Zezinho da Lafiche (PROS). “O objetivo é que o resultado dessa audiência nos dê condições para propormos ações visando evitar que esses números cresçam e podemos começar cuidando da nossa cidade, ano passado tivemos vários casos aqui, no estado, então podemos começar fazendo pequenas ações de conscientização”.

Os convidados para falarem sobre o assunto são o psiquiatra Moysés Chaves, a psicóloga Larissa Azevedo, o pastor João Feitosa e o Padre Eldinei Carneiro.

O evento é aberto ao público e ocorrerá no plenário da Câmara Legislativa de Gurupi, localizado á Avenida Goiás, 2.880, centro. 

Josy Donato/Ascom CMG

Audiência pública debateu combate e prevenção ao suicídio

por Ascom publicado 02/10/2017 10h55, última modificação 02/10/2017 11h02
Ignorado por medo de “contágio” ou culpa, o suicídio está entre os assuntos mais evitados pelos brasileiros e pela imprensa, criando um tabu social maléfico.

 Segundo a organização mundial da saúde, 32 brasileiros cometem suicido por dia. Taxa superior a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer.  Na noite da última sexta-feira, 29, o tema foi debatido na Câmara Municipal de Gurupi, por meio de uma Audiência Pública.

  O idealizador da audiência foi o vice-presidente da Casa, Zezinho da Lafiche (PROS). “Precisamos nos atentar para esse problema que na maioria das vezes não é percebido pelos familiares e pessoas próximas e que se tornou questão de saúde pública, a sociedade e o poder público precisam olhar com mais atenção para esse mal que tem crescido em ritmo assustador”, observou o vereador.

 Os profissionais convidados para falar sobre o assunto foram o psiquiatra Moysés Chaves, as psicólogas Larissa Azevedo, Dulcimara Carvalho e Eliana Castro. Também estiveram presentes o Major Jaime Porfírio do 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi, o pastor Carvalho, o padre Eldinei Carneiro e o pastor e deputado estadual Eli Borges.

Médico psiquiatra

 Segundo o médico Moysés Chaves é preciso falar mais sobre o assunto. “Observem quantas campanhas sobre o outubro rosa teremos a partir de agora, é um movimento nacional pesadíssimo, mas o setembro amarelo é pouco divulgado, quase não se vê sobre o assunto na mídia” comentou e continuou “as emissoras acham que ao abordar o assunto vão estimular pessoas a cometerem o suicídio, mas não é assim, é preciso falar, é preciso alertar as pessoas e incentivá-las a busca ajuda”, finalizou.

  Chaves disse ainda que geralmente quando uma pessoa decide por fim a sua vida ela vinha sofrendo há muito tempo de uma doença silenciosa: a depressão. E alertou que é preciso reconhecer os sintomas para buscar ajuda.

 “Alguns dos sintomas da depressão são: tristeza profunda durante vários dias; perder o interesse pelas coisas que gostava antes; perca de energia física e mental; alterações no sono e no apetite, perder ou ganhar peso; alterações na memória; começar a pensar que a vida de uma maneira geral está sem sentido” citou o médico.

 Psicólogas

A psicóloga Larissa Azevedo destacou que as pessoas que sofrem de depressão dão alguns sinais que podem ser percebido pelos mais próximos. “Precisamos prestar mais atenção nos nossos familiares e amigos, desta forma podemos ajudá-lo e incentivá-lo a busca ajuda profissional, pois existem profissionais capacitados para lidar com essas situações”.

 Algumas dicas foram dadas pela psicóloga Eliana de Castro. “Criar proximidade com a pessoa que está dando sinais, escutar sem fazer juízo de valor, deixar a pessoa expressar seus sentimentos, encorajá-la a buscar ajuda profissional, tentar perceber se existe um plano de suicídio, nunca deixar a pessoa sozinha”.  

Sugestões

 O vereador Zezinho da Lafiche apresentou algumas propostas, como a promoção de palestras para profissionais, exposição de cartazes visando identificar possíveis pacientes, a criação de um sistema de coleta de dados integrado à secretaria de saúde, identificar e monitorar possíveis casos, idealização de canais de atendimento  aos diagnosticados. Ao final o vereador apresentou um projeto de Lei que dispõe sobre medidas de combate ao suicídio no âmbito do município de Gurupi.

A sugestão do médico Moysés Chaves, é de fazer campanhas em rádio de dois a três minutos abordando temas como sinais da depressão, levando as pessoas a estimular o auto diagnóstico. 

Câmara realiza sessão extraordinária nesta segunda

por Ascom publicado 02/10/2017 12h10, última modificação 02/10/2017 12h24
O objetivo é apresentar Projeto de Lei Complementar (PLC) de autoria do executivo para ser votado ainda hoje.

O PLC 04/2017 trata sobre atualização e acréscimo de dispositivos legais a Lei Municipal 957/1991 do Código Tributário Municipal. Com a publicação da lei complementar (Federal) de numero 157/2016, os municípios passaram a possuir competências acerca do imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), surgindo assim à necessidade dos municípios em adequar suas leis locais.

Uma das atualizações da PLC 04/2017refere-se aos impostos gerados toda vez que alguém usa o cartão de crédito nos estabelecimentos comerciais de Gurupi.  “Atualmente quem se beneficia desses impostos é o município de São Paulo. A urgência em votar esse PLC se deve ao prazo que o prefeito tem para sancionar a Lei, para que passe a vigorar em 2018 e beneficiar ao nosso município, é preciso que seja sancionado o mais rápido possível”, explicou o Coordenador Legislativo Gleyghston Pinheiro.

A sessão acontecerá às 15 horas no plenário Salomão Lustosa Pinheiro. 

Vereadores debatem Projeto de Lei Complementar que adequa Código Tributário Municipal

por Ascom publicado 03/10/2017 12h35, última modificação 03/10/2017 12h35
Um dos destaques da sessão ordinária desta terça-feira, 03, foi o debate sobre o Projeto de Lei Complementar (PLC) 04/2017 oriundo do Poder Executivo aprovado na sessão extraordinária na tarde da ultima segunda-feira, 02, que altera o Código Tributário do Municipal (CTM).

As alterações a serem realizadas no CTM é uma adequação a Lei Complementar 157/2017 aprovada pelo Congresso Nacional. Com a publicação da lei complementar (Federal) de número 157/2016 que promoveu alterações na Lei Complementar n. 116/2003, os municípios passaram a possuir competências acerca do imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), surgindo assim à necessidade dos municípios em adequar suas Leis locais.

Os vereadores Ivanilson Marinho (PMDB), Marilis Fernandes (PDT), André Caixeta (PSB), Ataíde Leiteiro (PPS) defenderam o PL que prevê alterações no Código Tributário Municipal aprovado na tarde de ontem, 02, com voto contrário do vereador Sargento Jenilson (PRTB).

O debate foi iniciado depois que o vereador Sargento Jenilson usou a tribuna para criticar a aprovação do PL. “Não sou contra os tributos virem para o município, só quero deixar claro que nós já pagamos uma cadeia de impostos, as empresas não vão pagar, mas sim o consumidor”.

O presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Ivanilson Marinho rebateu. “Apenas nos adequamos a uma Lei Federal, em minha opinião tomamos a decisão correta e o município não vai perder, com essa adequação do Código Tributário onde altera domicílio fiscal em especial das operadoras de cartão de crédito, que antes era tributada apenas em São Paulo, em "paraísos fiscais", agora beneficiará o município de Gurupi”.

O vereador André Caixeta completou. “Se nós não regulamentássemos caberia improbidade administrativa para o executivo municipal, não votamos as cegas o PL foi discutido nas comissões, e sabemos que todos os municípios do Brasil terão que se adequar a essa Lei Complementar”.

Expediente

Fora apresentados 7 Projetos de Leis (PL) , sendo 4 de autoria do executivo e 3 do legislativo. Dentre as proposituras lidas, o PL 055/2017 visa estabelecer benefício fiscal para imóveis do município que instalarem sistemas fotovoltaicos (energia solar) de autoria do vereador Sargento Jenilson.

A vereadora Marilis Fernandes solicitou por meio de requerimento, destinado a Secretaria Municipal de Saúde, providências quanto ao atendimento de mulheres grávidas objetivando prevenir casos de Zica, Chikungunya e dengue.

Outro requerimento aprovado foi do vereador Ataíde Leiteiro, pedindo a construção de mais salas de aulas no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Oneide de Sousa Coelho do bairro Campo Belo. O vereador comentou que “o bairro é mais populoso de Gurupi e tem a menor creche”

Os projetos foram encaminhados para apreciação das Comissões, os requerimentos foram aprovados e serão encaminhados aos destinários.

Ordem do dia

Foram votados em votação única os pareceres dos PL 024/2017 e 027/2017 do executivo, e parecer do PL 052/2017 do legislativo. As proposituras citadas também foram votadas e aprovadas em primeira votação.

Veja a pauta completa da sessão desta terça, 03, AQUI. A próxima sessão Ordinária acontece nessa quarta-feira, 04, às 9h. 

Vereadores falam sobre exposição 'Queermuseu' e apresentam PL que prevê proibição do acesso de crianças e adolescentes a conteúdos obscenos

por Ascom publicado 04/10/2017 13h15, última modificação 04/10/2017 13h13
Durante sessão ordinária desta quarta, 04, os parlamentares apresentaram Moção de Repúdio ao Banco Santader e ao Governo Federal pelo apoio a exposição Queermuseu. Também foi apresentando um Projeto de Lei (PL) para que seja proibido, no âmbito municipal, divulgação ou acesso de crianças e adolescente a materiais com conteúdos obscenos.
Vereadores falam sobre exposição 'Queermuseu' e apresentam PL que prevê proibição do acesso de crianças e adolescentes a conteúdos obscenos

Arquivo

O autor da moção de repúdio é o vereador Ivanilson Marinho (PMDB) com coautoria dos demais parlamentares.  Conforme Marinho “é um absurdo, não é cultura, é uma ofensa à fé, às famílias, e nós não podemos deixar de nos manifestarmos, afinal o governo federal investiu R$ 1 milhão, o Banco Santader investiu R$ 800 mil e ainda incentiva que a exposição reabra”, declarou.

“Sem falar que já houve outra exposição recentemente com um homem nu, onde se divulgou imagens de uma criança sendo estimulada a tocá-lo, precisamos nos manifestar para que algo parecido não venha ocorrer em nossa cidade”, completou.

No intuito de prevenir que ocorram exposições ou divulgação de materiais no mesmo sentido no município de Gurupi, foi apresentado o projeto de Lei 070/2017 do vereador Sargento Jenilson (PRTB) também com coautoria de todos os vereadores. O PL prevê a proibição de divulgação ou acesso de crianças e adolescentes a imagens, músicas e textos que possuam conteúdos pornográficos ou obscenos.

“Esta lei municipal vai garantir a eficácia e o respeito aos direitos da infância e adolescência, conscientizando as famílias, a sociedade civil e os servidores públicos municipais acerca da Constituição e das leis federais vigentes no país”, justificou. Veja íntegra do PL AQUI 

Tanto o PL quanto a moção foram encaminhadas para apreciação.

Requerimentos

Marilis Fernandes solicitou ao secretário municipal de educação que disponibilize profissionais qualificados para realizarem teste de grau de autismo nas crianças da rede pública municipal de Gurupi. “ Segundo as estáticas a cada 88 crianças, uma tem autismo, essas crianças especiais precisam ter um atendimento diferenciado para o bom desenvolvimento delas”, explicou.

O vereador Valdônio Rodrigues apresentou requerimento à secretaria de infraestrutura e desenvolvimento urbano que construa meio-fio nas ruas dos bairros Jardim Tropical, Cajueiro, Jardim Paulicéia e Parque das Acácias.

Indicações

Dentre as indicações ao executivo, a do vereador Jair Souza (PMDB) indica criação de convênio entre prefeitura e corpo de bombeiros para implantação do projeto Bombeiro Mirim.

César da Farmácia indicou a realização de estudos no sentido de verificar a viabilidade de instalação de fábrica de fraldas no município. 

Vereador Claudio do Trevo defende implantação do PROERD no Povoado do Trevo da Praia

por Ascom publicado 10/10/2017 10h30, última modificação 10/10/2017 10h28
Em matéria apresentada no fim do mês de setembro o vereador Claudio do Trevo (PSB) solicitou a implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) na Escola Municipal Benevenuto no povoado do Trevo da Praia.

            

O vereador acredita que “a juventude do povoado merece uma atenção especial, e o PROERD será uma importante ferramenta na formação do cidadão e na prevenção desse mal que assola nossos jovens e a sociedade”.

O PROERD é o Programa é um projeto desenvolvido por policiais militares devidamente treinados e com material próprio (livro do estudante, camiseta e diploma) e desenvolvem um curso de prevenção às drogas e a violência nas salas de aulas.

 

Assessoria do Ver. Claudio do Trevo

Presidente da Câmara antecipa salário de servidores do mês de outubro

por Ascom publicado 10/10/2017 14h50, última modificação 10/10/2017 14h50
O pagamento mensal dos servidores da Câmara Legislativa de Gurupi ocorre no dia 20 de cada mês. Mas nesse mês de outubro será antecipado, tendo em vista o Dia das Crianças.

O dinheiro foi depositado nas contas dos servidores na tarde desta terça-feira, 10, véspera do Dia das Crianças. Conforme o presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB) um dos objetivos é fomentar a economia local para esta data especial. “Queremos oportunizar aos servidores desta casa que queiram presentear suas crianças tenham essa oportunidade, além disso, esse dinheiro vai circular no comércio fomentando a economia local”.

  “Todos saem ganhando, o comerciante com as vendas, as crianças que vão receber presentes e os pais que terão a oportunidade de presentear seus filhos”, concluiu.

Em sua 14° ‘Projeto Dia Feliz’ promove a tradicional festa do Dia das Crianças

por Ascom publicado 11/10/2017 15h05, última modificação 11/10/2017 15h05
Todos os anos, há mais de 14 anos, a ​​empresária Divina Fátima realiza a tradicional festa do Dia das Crianças em sua residência no setor Bela Vista, em Gurupi. Pela primeira vez, o projeto contou com o apoio do vereador Eduardo Fortes (PSDB), SESC e Projeto SOS Alegria.

E no último sábado, 07, não foi diferente, mais de setecentos crianças do setor e adjacências participaram da comemoração que contou com a distribuição de brinquedos, pula-pula, algodão doce, brincadeiras de chute ao gol, mesa de tênis, distribuição de bolas e de bicicletas semi nova.

 Segundo Eduardo Fortes, é uma satisfação desenvolver festas que envolvam as comunidades carentes. E ressalta que a parceria com a Divina Fátima, e da população foi fundamental para que a tradicional festa fosse realizada. “Agradeço a todos, de coração. É gratificante ajudar o próximo, é muito bom ver a alegria das crianças, fazendo desta data elas mais felizes”, comentou. Na oportunidade, o parlamentar presenteou as gestantes com brinde.

 No total, foram distribuídos 2.300 brinquedos, 2.500 pães recheado e 250L de suco, balas, pirulitos e algodão doce. Houve distribuição de duas bicicletas semi nova.

 “Em sua 14°, o projeto Dia Feliz é realizado com a participação de várias pessoas voluntárias, empresas e instituições. E neste ano, recebi um grande apoio do vereador Eduardo Fortes, uma parceria que uniu força para promovermos eventos sociais às comunidades da nossa cidade. A ação consiste em fazer a alegria das crianças pelo seu dia”, finaliza Divina Fátima. 

Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Câmara terá ponto facultativo nesta sexta

por Ascom publicado 11/10/2017 15h10, última modificação 11/10/2017 15h07
Devido ao feriado nacional dessa quinta, 12, as atividades da Câmara Municipal de Gurupi retornarão dia 16 próximo.

 Seguindo decreto feito pelo governo estadual e municipal, o presidente da Câmara Legislativa de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB), assinou na manhã de hoje decreto tornando ponto facultativo na Casa, nesta sexta-feira, 13, pós-feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

 O expediente normal será retomando na próxima segunda, 16. 

Aprovado Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública o Sesc Gurupi

por Ascom publicado 17/10/2017 14h58, última modificação 17/10/2017 14h58
Justificativa do PL diz que o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Federação do Comércio (Fecomércio) pretende construir uma sede para o Centro de Atividades do Sesc e ampliar o atendimento das atividades oferecidas pela instituição.
Aprovado Projeto de Lei que declara de Utilidade Pública o Sesc Gurupi

Presidente da Fecomércio esteve na sessão ordirnária desta terça.

A propositura 071/2017 de autoria do vereador Ivanilson Marinho (PMDB) visa, conforme justificativa da matéria, “que o município de Gurupi possa celebrar qualquer parceria que envolva o desenvolvimento regional com o SESC Gurupi é indispensável, por força legal, que se faça somente após a declaração de utilidade pública”. A propositura foi aprovada e será encaminhada ao prefeito para sancionar.

Também hoje foi colocado em pauta hoje o PL 044/2017 que prevê doação de área para construção do centro de atividades do Serviço Social do Comércio (SESC). O PL foi aprovado nas comissões e deve ser votado ainda hoje em sessão extraordinária.

 O presidente do Sistema Fecomércio Tocantins (Fecomércio-TO) Itelvino Pisoni, esteve na sessão ordinária e falou sobre a importância em aprovar o PL.  “Caso deixemos essa oportunidade passar, somente em abril do próximo haverá outra assembleia e podemos perder essa chance, e nós temos dinheiro em caixa para a construção dessa nova sede que trará muitos benefícios à cidade com a disponibilização de inúmeras atividades voltadas ao esporte, lazer, cultura e educação e muitas dessas atividades são gratuitas ou com preço acessível”.

 

Mototáxistas

Foi aprovado em primeira votação, após vários embates o PL 032/017 que cria o Sistema de Prestação de Serviços do Transporte Individual de Passageiros (Mototáxi). As discussões foram em torno de uma emenda aditiva de autoria da vereadora Mirian Lustosa, para incluir na propositura direito aos taxistas em terem uma moto para exercerem atividade de mototaxistas.

 Segundo o vereador Ivanilson Marinho, essa disposição deve ser acrescentada a Lei que regulamenta a profissão dos taxistas. “Por questões técnicas essa deveria ser incluído na lei dos taxistas e não dos mototáxis”.

Sessão extra

A sessão, teve uma pauta extensa com apresentação de 12 Projetos de Leis, sendo sete oriundos do executivo e cinco do legislativo. Foram votados 24 requerimentos e lidas 12 indicações. Na ordem do dia foram votados cinco Projetos de Leis (PL) e um de resolução.

Ainda na tarde de hoje será realizada sessão extraordinária para que os Projetos votados em primeira votação hoje sejam aprovados também em segunda e terceira votação.

 

Vereadora Marilis Fernandes solicita testes de grau de autismo para crianças das escolas da rede pública municipal

por Ascom publicado 18/10/2017 12h50, última modificação 26/10/2017 17h54
A identificação de pessoas com autismo tem aumentado cada vez mais. A prova disso, é que alguns estudos registram que a cada 88 crianças que nasce, uma é autista. Mas o cerne dessa questão é que, cada uma possui graus diferentes e isso deve ser identificado o quanto antes.

Pensando no assunto, e visando identificar e oferecer um tratamento adequado, a Vereadora Marilis Fernandes, (PDT), apresentou um requerimento na 2ª Sessão Ordinária da Câmara do mês de outubro, destinado ao Secretário Municipal da Educação, Juventude e Esporte, Eurípedes Fernandes .

 A proposta é que tenha uma equipe especializada atuando nas escolas da rede pública e municipal de Gurupi, para identificar essa situação, e com isso fazer o acompanhamento e orientação, tanto dessas pessoas, quanto dos familiares, orientando e realizando o tratamento adequado.

 Para a vereadora, “È fundamental que tenha uma equipe de profissionais realizando esse trabalho nas escolas publicas de Gurupi, é uma maneira de evitar que o problema se agrave, além de ajudar os alunos autistas e orientar os familiares como lidar com a situação de forma transparente e tendo o suporte necessário da saúde pública.” Afirma Marilis Fernandes.

Eloina Matos/Ascom Ver. Marilis Fernandes

Professores são homenageados na Câmara de Vereadores de Gurupi

por Ascom publicado 18/10/2017 13h45, última modificação 18/10/2017 13h45
Cinco professores, representando os docentes de Gurupi, receberam Moção de Aplausos na manhã de hoje, 18.
Professores são homenageados na Câmara de Vereadores de Gurupi

Foto: Zacarias Martins

 

No último dia 15 de outubro foi comemorado o Dia do Professor e o vereador Sargento Jenilson propôs Moção de Aplausos em homenagem aos professores Marcelo Terra, Sônia Maria Dal Molim, Lêda Maria Tomazzi, Adriana da Costa Aguiar, Marcelo Terra e Raimunda Lemos. Os professores foram escolhidos para representarem os demais profissionais da área que atuam em Gurupi.

A moção teve coautoria dos vereadores Claudio do Trevo e Ataíde Leiteiro, e foi aprovada por unanimidade no dia 28 de agosto passado. “Os professores tem uma importância imensa na sociedade, pois eles dedicam à vida em prol do próximo, moldando e preparando cidadãos para a vida, e essa homenagem visa enaltecer o trabalho árduo desses profissionais educadores”. 

A diretora do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, Lêda Maria Tomazzi agradeceu e destacou a importância do reconhecimento por parte da Câmara de Vereadores. “Ficamos muito honrados com essa homenagem, hoje nosso sentimento é de que estamos sendo finalmente reconhecidos pelos prêmios que o Bom Jesus tem recebido nos últimos anos”, disse a professora se referindo aos prêmios nacionais: Valorização dos Profissionais da Educação; Projeto Sustentabilidade; e estaduais sendo escolar referência em 2º lugar em 2012 e 1º lugar em 2014.

A professora Raimunda Lemos, atua no segmento educacional há 45 anos (desde 1972) e está aposentando esse ano. “Sempre tive muito amor pela minha profissão, e fui obrigada a sair das salas de aula em 2012 por motivos de doença, mas permaneci atuando no segmento como coordenadora pedagógica e sou muito grata por ter tido a oportunidade de educar muitos alunos que hoje são cidadãos de bem e fui professora de muitos que hoje estão aqui”.

Ivanilson Marinho apoia implantação do Projeto Meu Amigo Polvo em Gurupi

por Ascom publicado 18/10/2017 14h05, última modificação 18/10/2017 14h08
O Projeto surgiu na Dinamarca em 2013 é já atua em 15 países, incluindo o Brasil em que alguns estados aderiu ao programa. O Hospital Regional de Gurupi possui uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal que atende em média 45 prematuros por ano.
Ivanilson Marinho apoia implantação do Projeto Meu Amigo Polvo em Gurupi

Divulgação

O Vereador Ivanilson Marinho recebeu na manhã desta quarta-feira, 18, a coordenadora do UCIN (Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal) do Hospital Regional de Gurupi enfermeira Débora Sara Lima Rezende e a fisioterapeuta do UCIN Kênia Nogueira Ayres Argeo.

A equipe do UCIN apresentaram ao Vereador o Projeto Octo que costura e doa polvos de crochê para bebês prematuros em Unidades de Tratamento Intensivo Neonatais. A intenção é que, quando abraçado, o brinquedo transmita calma e proteção ao recém-nascido, causando a sensação de segurança parecida à do útero materno.

O Projeto surgiu na Dinamarca em 2013 é já atua em 15 países. No Brasil, este projeto já se estendeu em alguns estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e o Distrito Federal. No Tocantins, o Hospital Regional de Gurupi possui uma Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal que atende em média 45 prematuros por ano.

A unidade possui a primeira etapa do Método Canguru, que é uma assistência humanizada ao prematuro de baixo peso. Com o objetivo de melhorar a assistência ao neonatal a equipe da UCIN pretende implantar o Projeto Meu Amigo Polvo (Projeto Octo) em Gurupi.  Todo prematuro estável que for internado na UCIN ganhará um amigo polvo, faram parte do projeto os recém-nascidos prematuros, de baixo peso, de choro fácil, filhos de mães com dependência química.

O Projeto Meu Amigo Polvo pretende dar melhor conforto aos prematuros garantindo calma e segurança, humanizar a assistência neonatal, diminuir o tempo de internação hospitalar, melhor os níveis de saturação e frequência cardíaca, melhora no ganho de peso e diminuição de perda acidental de dispositivo com sondas, tubos e fios.
Esta iniciativa faz parte do Novembro Roxo Campanha Mundial da Prematuridade, que ocorre ao logo de todo o mês se concentrando do dia 17 de Novembro.

Verusca Santos/Ascom Ver. Ivanilson Marinho

Audiência pública discutirá atendimentos bancários em Gurupi

por Ascom publicado 23/10/2017 13h08, última modificação 23/10/2017 13h08
Diversas reclamações por parte dos usuários de agências e correspondentes bancários de Gurupi motivaram a realização da audiência.

Longas filas de esperas gerando demora nos atendimentos, problemas principalmente para as mulheres que levam bolsas, entrarem em algumas agências, devido à porta giratória com detector de metais, obrigando as usuárias a deixarem as bolsas em armários, estrutura de algumas casas lotéricas que muitas vezes obrigam as pessoas a ficarem em filas ao sol.

Esses e outros assuntos serão tratados nesta terça-feira, 24, as 19h30 em uma Audiência Pública que será realizada na Câmara Municipal de Gurupi. O proponente do debate é o vereador Sargento Jenilson (PRTB). 

“A temática principal é quanto ao tempo de atendimento para os dias úteis, principalmente os de véspera e pós-feriado, quando há um maior fluxo de pessoas além de outros assuntos como as recentes regulamentações”.

O debate contará com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, PROCON e os representantes das agências e correspondentes bancários de Gurupi. 

O objetivo é que ao final da audiência sejam apresentas propostas para melhorias dos serviços prestados pelas agências.  Segundo o vereador, umas das propostas a ser apresentada é a criação do Procon Municipal para que esses e outros serviços sejam monitorados mais de perto.

A Lei Municipal 1367/2001 prevê o acompanhamento da Lei Federal 4.595/1964 (Lei da reforma bancária). “No município os responsáveis por fazer esse acompanhamento são os fiscais de postura”.

A audiência é aberta ao público e está marcada paras as 19h30 no plenário da Câmara Municipal de Gurupi, localizado a Avenida Goiás, Nº 2.880. Para confirmar presença ou mais informações entre em contato pelo telefone 3315-1818.

 

Vereadores prestam esclarecimentos à sociedade sobre 13º salário

por Ascom publicado 24/10/2017 13h35, última modificação 24/10/2017 15h38
O presidente da Casa Valdônio Rodrigues (PSB) e os vereadores, Eduardo Fortes (PSDB) e Ivanilson Marinho (PMDB) se pronunciaram sobre o assunto.
Vereadores prestam esclarecimentos à sociedade sobre 13º salário

Ivanilson Marinho leu decisão do Supremo durante a sessão.

Durante a sessão ordinária desta quarta, 20, o presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, vereador Ivanilson Marinho (PMDB) esclareceu que não existe ainda nenhum Projeto de Lei (PL) na Câmara de vereadores de Gurupi para regulamentar os benefícios de 13º salário e abono de férias aos vereadores.

“Nós pretendemos colocar em pauta para discussão uma decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou constitucional o pagamento de 13º salário e férias a agentes políticos. E isso nós não faremos escondido de ninguém, se atendermos aos critérios legais, se não violarmos nada, se o impacto financeiro for positivo e não for violada a Lei de Responsabilidade Fiscal e é uma decisão do Supremo, me posiciono favorável, afinal é um direito garantido por lei” pontou o vereador.

O presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues deixou claro que “a Câmara não faz e não pretende fazer nada as escondidas, tudo o que acontece aqui é público e está no Portal Transparência para todo cidadão, quem quiser acompanhar nossos trabalhos o site da Câmara está à disposição”, esclareceu.

O vereador Eduardo Fortes (PSDB) comentou que recebeu várias mensagens no whatsapp de pessoas que o estariam acusado de “fazer coisas às escondidas”.  “Fiquei chateado com as acusações, porque as pessoas estão comentando nas redes sociais como se já estivéssemos colocando em prática esse projeto, que é uma decisão do Supremo válida para o Brasil todo, não é só em Gurupi”, disse Fortes.   

Veja decisão do supremo aqui.

Audiência Pública debate serviços bancários em Gurupi

por Ascom publicado 25/10/2017 13h05, última modificação 26/10/2017 15h51
Vereadores, representantes de bancos e entidades fiscalizadoras debateram a melhoria nos atendimentos e prestações de serviços de agências e correspondentes bancários em Gurupi.

A Audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Gurupi na noite de ontem (25) e foi proposta pelo vereador Sargento Jenilson (PRTB). Participaram do evento representantes de bancos privados, público, correspondentes bancários, da procuradoria do município, do Procon e os vereadores Ataíde Leiteiro (PSD), Eduardo Fortes (PSDB), Ivanilson Marinho (PMDB) e Mirian Lustosa (PMDB).

O objetivo da audiência foi encontrar soluções para melhorar o relacionamento entre prestadores de serviços bancários e clientes. “Temos recebido diversas reclamações, por esse motivo resolvemos promover essa audiência, para ouvirmos tantos os bancos, quanto o município e Procon”, justificou o vereador Sargento Jenilson.

De acordo com o gerente regional do Procon em Gurupi, Cleicivon Martins, só esse ano já são mais de 250 reclamações registradas e 91 formalizadas referentes a serviços de atendimento bancário. “A maioria das reclamações e denúncias são referentes ao tempo de espera para atendimento”, contou.

Segundo João Antônio Calixto, Gerente geral da Caixa Econômica Federal (CEF) em Gurupi, neste ano um dos motivos responsáveis pela grande maioria das reclamações dos usuários da CEF foi à liberação dos saques das contas inativas, gerando enormes filas.

“Foi a maior operação planejada e executada pela Caixa Econômica em toda a sua história, em Gurupi tenho certeza que pelo menos 80 mil pessoas passaram na agencia nesse período e dessas apenas 20 mil tinham saldo do FGTS inativo, mas infelizmente as pessoas não usam os canais alternativos para realizarem a consulta. E agora temos a liberação do PIS que também tem gerado filas”, defendeu.

Propostas

As propostas deliberadas ao final da audiência pública foram:

 1 – Alterar lei municipal 1.367/2000 e 1.522/2002 do Procon Estadual estendendo os impactos aos correspondentes bancários e casas lotéricas.

2 – Disponibilizar até trinta dias (30) para que as agências e correspondentes bancários, Poder Público e usuários enviem sugestões e propostas para melhorias dos serviços.

3 – Fica instituído ao poder executivo noventa dias (90) para apresentar minuta da resolução 1.367 e 1.522/2002.

4 – Encaminhar requerimento de bancada da câmara municipal de Gurupi aos Superintendentes do banco do Brasil e da CEF do Tocantins solicitando reativação das agências inativas.

5- Disponibilizar até 120 dias para a câmara municipal de Gurupi apresentar uma propositura com as sugestões de emendas na lei 1.367/1.522 com base no projeto de lei do poder executivo.

 

André Caixeta cobra retorno do serviço de perícia médica do INSS

por Ascom publicado 26/10/2017 17h51, última modificação 26/10/2017 17h51
Segundo o vereador, o serviço está parado por falta de profissionais.

Na manhã da última quarta, 25, o vereador André Caixeta (PSB), apresentou requerimento ao gestor da Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Gurupi solicitando a volta da perícia médica.

Conforme apurado pelo vereador, o serviço não está sendo realizado por não ter profissional da área disponível para realização das pericias necessárias para concessão de benefícios como: auxílio doença, invalidez, acidente de trabalho. 

“Agora vamos aguardar o posicionamento do órgão, que também cumpre prazo judicial para solucionar o impasse administrativo, para que cumpra a sua obrigação e não prive as pessoas dos seus direitos previdenciários  salvaguardados na Constituição”.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao gestor do INSS. “Vamos aguardar uma reposta, e esperamos que seja positiva”, concluiu o vereador. 

Assessoria/Ver. André Caixeta

Vereador Claudio do Trevo reivindica a regularização fundiária do setor jardim Guanabara

por Ascom publicado 31/10/2017 13h55, última modificação 31/10/2017 13h55
Em Gurupi diversas famílias não podem contar com a posse definitiva de seus imóveis.

Por meio de requerimento o vereador Claudio do Trevo (PSB) reivindicou ao município a promoção de ações de regularização fundiária para os imóveis localizados no Jardim Guanabara.

“Já tem um longo período de tempo que os moradores aguardam pela posse definitiva de seus imóveis, da qual vem causando grande desconforto e incômodo a população que reside no local, de forma que essa regularização deve ser o mais rápida possível”, justificou Claudio do Trevo.

 

Assessoria do Ver. Claudio do Trevo

César da Farmácia defende inclusão do tema ‘Cuidador do Idoso’ em grade curricular escolar

por Ascom publicado 01/11/2017 08h40, última modificação 01/11/2017 08h41
O vereador César da Farmácia, (DEM), apresentou requerimento destinado ao Secretário da Educação que seja incluído o tema "cuidador do idoso" na grade curricular das Escolas públicas municipais.

 “Meu pedido é para que esse tema seja incluso como uma tema transversal, visto que a transversalidade na educação não significa que foram criados novos componentes curriculares ou disciplinas, mas sim que questões como Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Orientação Sexual devam ser incorporadas a estas e às demais práticas pedagógicas da escola”, argumentou o vereador.

 César da Farmácia defende que a inclusão do tema contribuirá tanto para a população quanto para a saúde pública e que conhecimento adquirido por parte dessas crianças e jovens, que no futuro poderão cuidar dos pais, avós ou parentes, visando previnir negligências e maus-tratos que muitas vezes ocorrem por puro desconhecimento dos familiares, gerando graves consequências para o idoso.

O requerimento foi aprovado e subscrito por todos os vereadores da casa e encaminhado à secretaria de educação. “ Espero muito que seja atendido”, concluiu César.

Assessoria do Ver. César da Farmácia

 

Fortes pede esclarecimento ao Estado sobre a demora do resultado de exames de mamografias e cirurgias no HRG

por Ascom publicado 01/11/2017 10h15, última modificação 01/11/2017 10h17
O tempo para entrega dos resultados não deveria ultrapassar 30 dias, entretanto conforme divulgado recentemente pela imprensa o HRG não entrega resultados de exames há 5 meses e não aderiu a campanha do Outubro Rosa.

Diante da extrema importância em atender a população feminina de Gurupi e Região da necessidade do autoexame e prevenção do câncer de mama e do colo do útero, o vereador Eduardo Fortes (PSDB), solicitou no último dia, 17, em Sessão Ordinária, Requerimento ao Secretário Estadual de Saúde, Marcos Musafir, esclarecimento e a agilização nos exames, resultados, laudos e cirurgias agendadas referentes à mamografia do Hospital Regional de Gurupi (HRG).

 Recentemente, foi divulgado na imprensa que há cinco meses o HRG não fez a entrega dos resultados dos exames de mamografias no (HRG), que chega há cinco meses. Devido a esse atraso, o hospital não aderiu ao Outubro Rosa. Com a inércia do Governo Estadual, o parlamentar ressalta sua indignação sobre essa demora.

 “Uma vez que, este tipo de atendimento está prejudicado, pois muitas mulheres estão esperando por um resultado, e que em muitos casos estes pacientes já poderiam estar em fase de tratamento ou até mesmo curadas. Sem contar ainda que esta demora acarreta em uma fila de grande espera para novos agendamentos. Temos que cobrar do governo, essa demora não pode está acontecendo. Estamos vivendo uma saúde precária diante dos nossos olhos”, lamenta Eduardo Fortes.

 Segundo a reportagem do G1 Tocantins, publicada no último dia 04 deste mês, pelo menos 150 pacientes esperam o exame em Gurupi; são 483 mulheres aguardando em todo o estado. No mesmo dia da publicação na imprensa, Eduardo Fortes usou sua rede social para desabafar a sua revolta no descaso da saúde pública do Governo Estadual, e reforçou que estará cobrando essa agilidade em atender as demandas relacionadas à saúde pública de Gurupi e Região Sul.

 Ainda de acordo com a informação, o tempo de espera não deveria ultrapassar 30 dias. O HRG além de atender os pacientes de Gurupi, o setor de mamografia do hospital atende ainda pacientes de 17 cidades da Região Sul do estado.

Segundo o INCA, o câncer de mama é o segundo mais recorrente e o que mais causa a morte de mulheres no país. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.

Sesau

Em resposta ao vereador Eduardo Fortes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) enviou uma nota informando que houve um problema pontual com a empresa terceirizada responsável pela emissão dos laudos de mamografia realizadas no Hospital Regional de Gurupi (HRG).

Conforme a nota, a situação será regularizada com a contratação de equipe técnica para executar este trabalho em força tarefa e normalizar a situação até o final deste mês (outubro).

 

Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Servidores da Câmara já podem contar com última parcela do 13º salário

por Ascom publicado 01/11/2017 16h50, última modificação 01/11/2017 17h15
O pagamento da última parcela referente ao 13º salário (2017) aos servidores lotados na Câmara municipal de Gurupi foi depositado em conta hoje, 01.
Servidores da Câmara já podem contar com última parcela do 13º salário

ilustração

O presidente da Câmara Valdônio Rodrigues (PSB) informou na tarde desta quarta-feira (01) que o pagamento já está disponível na conta dos servidores. Valdônio Rodrigues ressaltou que sua gestão tem como objetivo valorizar o colaborador realizando os pagamentos em dias e sempre que puder de forma antecipada.

 “Temos trabalhado com muita responsabilidade, junto com os demais vereadores para fazermos uma boa gestão, temos feito economias e hoje temos em caixa o dinheiro para fazer o pagamento dos servidores de forma antecipada, cumprindo com nossa obrigação, mas estamos a frente de outros órgãos, dessa forma honrando os servidores desta casa”, destacou.

A primeira parcela do abono anual referente a 2017 foi paga no mês de junho, também antecipadamente, e correspondeu a 50% do salário, já a segunda parte, é equivalente aos 50% restante, menos o desconto referente ao INSS e a assistência IPASGU.

A antecipação do décimo terceiro é um direito assegurado desde 2006.

Câmara entrega Título de Cidadão Gurupiense ao ex-governador Siqueira Campos nesta quinta

por Ascom publicado 08/11/2017 12h45, última modificação 08/11/2017 13h37
A Sessão Solene para outorga do título será realizada amanhã, 09, às 15h no plenário da Câmara Municipal de Gurupi.

A entrega do Título de Cidadão Gurupiense foi requerida pelo vereador André Caixeta (PSB), e está garantida na Lei 777 aprovada em 1989.

 “A felicidade é imensa em depois de 28 anos fazer parte da entrega desse título a esse grande estadista, que criou o estado do Tocantins, ajudou no desenvolvimento da região sul e principalmente da nossa cidade, estamos honrados em fazer essa homenagem ao nosso eterno governador”, ressaltou Caixeta.

No último dia 30 os vereadores André Caixeta, Valdônio Rodrigues (PSB), presidente da Câmara, Marilis Fernandes (PDT), José Pereira (Pros), Cesário Ciel (DEM) e Ivanilson Marinho (PMDB), acompanhados do deputado Mauro Carlesse e do prefeito de Gurupi Laurez Moreira visitaram Siqueira Campos e o convidaram a receber a homenagem.

O ex-governador confirmou presença e agradeceu a homenagem. “Para mim é um orgulho muito grande. A população de Gurupi me honra com essa homenagem e eu me sinto na obrigação de receber esse título e abraçar os amigos”.

O presidente da Câmara Valdônio Rodrigues relembrou os avanços feitos pelo ex-governador ao estado e disse sentimento de poder entregar a honraria é de alegria e gratidão. “Para nós vereadores é uma honra essa oportunidade de entregar o título de cidadão Gurupiense a esse grande homem que marcou a história do Tocantins, e que fez muito por Gurupi e todo o estado, a homenagem é mais que merecida”, destacou o presidente.

 

 

 

 

 

 

Ações do documento