Notícias

por adm publicado 13/07/2023 16h01, última modificação 13/07/2023 16h01

Em sessão solene Câmara entrega Título de Cidadão Gurupiense a ex-governador Siqueira Campos

por Ascom publicado 09/11/2017 20h28, última modificação 09/11/2017 20h28
A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira, 09, no plenário da Câmara Municipal de Gurupi e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais, empresários e populares.

A entrega do título é resultado de um requerimento apresentado pelo vereador André Caixeta (PSB) com a coautoria de todos os vereadores da Casa. “ Nós nos sentimos honrados em entregar essa honraria ao nosso eterno governador”.

Após receber o título das mãos dos vereadores e do prefeito Laurez Moreira, Siqueira Campos, agradeceu a homenagem. “ Sou grato pela generosidade de vocês vereadores, os da época, e os atuais que estão me entregando este título”.

O presidente da Câmara Valdônio Rodrigues (PSB) destacou a importância que ex-governador representa para o Tocantins e falou do orgulho em homenageá-lo. “ Tenho certeza que a entrega desse título ao Siqueira Campos ficará marcada e nós vereadores é que estamos sendo presenteados por fazermos parte dessa legislatura e termos essa rica oportunidade”, destacou.

Laurez Moreira falou sobre os avanços realizados por Siqueira Campos ao estado. “ Se hoje temos redes de energia, água tratada e esgoto, hospitais, asfaltamento das rodovias que ligam Gurupi a Peixe a Dueré foi por causa da luta incansável desse homem”, pontuou.

O deputado e presidente da Assembléia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), ressaltou o orgulho em participar da homenagem e parabenizou os vereadores pela honraria. “ Esse título é merecido por tudo o que Siqueira realizou pelo estado, me lembro que quando cheguei aqui em 2001 encontrei um estado planejado para receber empresários e fazer com que esses empresários cresçam e se desenvolvam”, disse Carlesse.

Autoridades

 Também prestigiaram o evento, os deputados estaduais Vanderlei Barbosa, Cleiton Cardoso, Eduardo do Dertins, Junior Evangelista e Jorge Frederico, além de vereadores e representantes de municípios da região sul do Estado. 

 

Aprovado nas comissões PL que prevê indenização de transporte para servidores municipais de Gurupi

por Ascom publicado 20/11/2017 11h50, última modificação 20/11/2017 11h48
A reunião das comissões foi acompanhada por representantes da Associação dos Funcionários Públicos Municipais de Gurupi.

As comissões de Finanças, Orçamento e Fiscalização e de Legislação, Justiça e Redação Final, da Câmara Municipal de Gurupi, aprovaram na manhã de hoje, 20, o Projeto de Lei (PL) 025/2017 que trata sobre a indenização de transporte para servidores do município.

O PL foi aprovado por unanimidade e será encaminhado para primeira votação na sessão ordinária desta terça-feira, 21. O PL altera a Lei Municipal n° 2.266/2015 e da lei municipal 2.267/2015 para acrescentar a indenização de transporte aos servidores que estiverem no exercício de cargo e/ou função pública, que utilizar de veículo próprio para realização de serviços externos, conforme o cargo ocupado. O projeto ainda irá a plenário para votação. 

Vereador César da Farmácia propõe homenagem a ex-atletas de futebol de Gurupi

por Ascom publicado 21/11/2017 13h13, última modificação 21/11/2017 13h13
Os homenageados serão o ex-jogador, conhecido como Pará, e o ex-técnico Messias.

O Vereador César da Farmácia (DEM) apresentou na sessão ordinária desta terça-feira, (21), Moção de aplausos ao ex- jogador Antônio de Assis Pereira da Silva (Pará) e ao técnico José Muniz Santana (Messias) por terem prestado relevantes serviços ao esporte em nossa cidade.

"O objetivo é homenagear esses dois grandes homens e demonstrar a gratidão da população e do poder legislativo de Gurupi ao ex-técnico, José Muniz Santana, nascido em Brejinho no dia 02 de Setembro de 1944, filho de José Muniz Santana e Ana Pereira Muniz. Treinou vários jogadores por mais de 35 anos dentre eles: Vitorino, Pará, formigão", justificou.

Antônio de Assis Pereira, mais conhecido como (Pará), atuou em vários times amadores de Gurupi como: Vasquinho, América, Cruzeirinho, Atlético Casa Nova, foi 2 vezes campeão nos anos de 1996 e 1997, disputou a série C, jogou contra a seleção brasileira em Porto nacional, onde na época jogavam grandes jogadores como Cafú e Marcelinho Carioca.

Assessoria/Ver. César da Farmácia

Câmara apresenta PL para criação do Fundo Especial Municipal

por Ascom publicado 21/11/2017 14h15, última modificação 21/11/2017 16h24
O intuito principal é a construção da sede própria do Poder Legislativo. O Projeto de Lei (PL) ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa.
Câmara apresenta PL para criação do Fundo Especial Municipal

Ascom/Arquivo

No início do ano, a Câmara Municipal de Gurupi recebeu um terreno no parque Filó Moreira para construção do prédio próprio.  Na sessão ordinária de hoje, 21, um passo em direção à edificação da sede do legislativo gurupiense. Um projeto de Lei de autoria de todos os vereadores para criação do Fundo Especial da Câmara Municipal de Gurupi (FEC) apresentado.

Todo fim de ano, no encerramento de exercício financeiro, a Câmara Municipal devolve ao executivo os recursos financeiros não utilizados durante o exercício. Caso a proposta seja aprovada, o dinheiro passará a ser depositado em um fundo com único objetivo de construir a sede da Câmara Municipal de Gurupi e aquisição de equipamentos e materiais nela investidos.

“Sendo aprovado o PL, o dinheiro só poderá usado em projetos voltados a construção do prédio da Câmara, caso não o seja, o dinheiro tem que ser devolvido para o município”, explicou o presidente da Casa Valdônio Rodrigues.

A proposta ainda passará por análise nas comissões, mas as expectativas são positivas. “Há uns 30 dias sentamos com o prefeito para discutirmos essa receita que é devolvida, e ele se comprometeu que esse dinheiro seria revertido a Câmara”, afirmou o vereador Ivanilson Marinho (PMDB).

Segundo Marinho, o Tribunal de Contas foi consultado. “Também fizemos pesquisas em outros tribunais como o de Santa Catarina e decisões do Rio Grande do Sul, onde se permite que as câmaras criem fundos municipais que tem previsão legal tanto na constituição quanto na Lei 4.320/84 (Lei do Direito Financeiro)”, esclareceu.

A previsão é de que o Projeto seja votado antes do dia 15 de dezembro. “O último dia para devolvermos o dinheiro desse exercício ao município, é 31 de dezembro, então precisamos analisar o PL o quanto antes”, disse o parlamentar.

 

Fortes percorre Parque Industrial para ouvir demandas da população e na oportunidade faz entrega de material esportivo para os times infantil e adultos

por Ascom publicado 23/11/2017 12h46, última modificação 23/11/2017 12h46
Aproveitando o feriado da Proclamação da República, o vereador Eduardo Fortes, visitou e conversou com os moradores do setor Parque Industrial.

As principais demandas levantadas que a população clama com urgência, é a Pavimentação Asfáltica que convive com a poeira no período seco e agora no período chuvoso com relação aos buracos e o mato alto.

Outras reivindicações é a construção do Posto de Saúde, Escritura dos Lotes, Iluminação pública e a Quadra Poliesportiva no Colégio local. O setor reclama muito pela falta de atendimento de médico e algumas famílias que estão em vulnerabilidade social.

 Eduardo Fortes reforçou que agora que o tempo está firmando, a Prefeitura vai intensificar esses serviços com as equipes juntamente com empresas terceirizadas para atender as demandas.

Entrega de material esportivo (bolas personalizadas) e chinelas

 Na oportunidade, Eduardo Fortes entregou material esportivo (bolas personalizadas) para os times das crianças de 08 a 12 anos e dos adultos. Além das bolas profissionais, o vereador entregou chinelas para as crianças e aos adultos.

 “Esse contato com a população é muito importante e vou continuar fazendo esse trabalho para ouvir a população e ajudar no que for possível”, finalizou o vereador.


Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

 

Câmara aprova três projetos de Lei e retira de pauta PL do executivo sobre vendas de áreas

por Ascom publicado 23/11/2017 22h06, última modificação 23/11/2017 22h06
Foram aprovados os Projetos de Leis (PL) que tratam sobre indenização de transporte, criação da junta médica do município e a revisão geral anual dos servidores efetivos da Câmara.

Os PLs, dois de autoria do executivo e um da mesa diretora da Câmara, foram votados na sessão ordinária desta noite, 23, da Câmara Municipal de Gurupi e já haviam sido aprovados em primeira votação da sessão da última terça-feira, 21. Já o PL 043/2017 apenas lido e encaminhado às comissões.

 Indenização de transporte

 A finalidade do PL 25/2017 oriundo do Poder Executivo é alterar a Lei Municipal nº 2266/2015 para regulamentar a indenização de transporte para servidores públicos do município que utilizam veículo próprio para serviços externos durante exercício de suas funções referentes ao trabalho.

 O texto foi aprovado por maioria absoluta com emenda modificativa do vereador Ivanilson Marinho (PMDB). A emenda altera o artigo 21-A que era abrangente e beneficiaria os servidores públicos que usassem de veículo próprio.

  Com alteração, o benefício será restrito à servidores que estiverem nos cargos de Auditores Fiscais da Receita Municipal, Fiscal de Postura e Edificações, Fiscal de Zoonoses e Fiscal de Vigilância Sanitária. “A indenização deve ser direcionada a aqueles que utilizam veículo próprio para realização de serviços públicos, como é o caso dos fiscais do município”, justificou o vereador.

O vereador Sargento Jenilson votou contra. “ D deveria ser pago um auxilio transporte, que viesse junto da folha de pagamento,

 Criação da junta médica

 O projeto tramita na casa desde o mês de setembro. Conforme a proposta de lei, a junta será criada ligada à secretaria Municipal de Administração e tem a finalidade de “analisar a concessão de benefício, em função de doença que impeça o servidor de trabalhar ou que possa prejudicar a saúde em função do trabalho”, justificou o executivo.

 Data base

 O Projeto de Lei Ordinária (PLO) garante a revisão geral anual aos servidores efetivos ativos, inativos e pensionistas da Câmara. A recomposição salarial corresponde a 6,29% e será retroativa ao 1º de agosto.

 Retirado de pauta

 Já o PL 045/2017 que previa venda de áreas públicas para pagar dívidas previdenciárias. Por meio de ofício enviado ao presidente da Casa, Valdônio Rodrigues, o prefeito Laurez Moreira justificou atender recomendação do Ministério Público.

 

 

Projeto de Jair Souza busca esclarecer os estudantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo

por Ascom publicado 27/11/2017 12h02, última modificação 27/11/2017 12h02
Está sendo analisado nas comissões da Câmara Municipal de Gurupi, o projeto de Lei de autoria do vereador Jair Souza (PMDB), que pretende instituir a Semana Municipal do Legislativo na Escola.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem por objetivo de oferecer aos alunos das escolas públicas e particulares do município de Gurupi, conhecimento referente ao poder legislativo municipal.

 “Infelizmente, existe um número considerável de jovens em nossa cidade e que ainda não compreendem os mecanismos que envolvem o Poder Legislativo de Gurupi. Igualmente acontece em relação ao Legislativo Estadual e ao Congresso Nacional”, explicou Jair Souza, ressaltando que essa Semana Legislativa na Escola  será uma ótima oportunidade  para oferecer à comunidade estudantil uma visão mais crítica e esclarecedora sobre o funcionamento da Câmara Municipal, o que pode ou não pode fazer um legislador, quais as principais funções do legislador e o mais importante,  na opinião do vereador: inserir jovens mais instruídos em questões políticas, não só no município mais no âmbito nacional.

Zacarias Martins/Ascom do Ver. Jair Souza


Vereadores discutem melhorias na infraestrutura do setor Madri

por Ascom publicado 29/11/2017 13h45, última modificação 29/11/2017 13h57
Vereador Wendel Gomides (PDT) defendeu a disponibilização de mais agentes de saúde para o bairro. Eduardo Fortes (PSDB) disse que é preciso disponibilizar uma Unidade Básica de Saúde para aquela região.

Dentre os problemas apontados durante a sessão ordinária desta terça-feira, 29, na Câmara de Vereadores de Gurupi, está à iluminação pública precária, a falta de segurança, além de serviços básicos de saúde.

Para o vereador Wendel Gomides que apresentou requerimento solicitando a disponibilização de mais agentes saúdes para atenderem a comunidade, o bairro precisa ser olhado com mais atenção. “Meu pedido é que o município desloque ou contrate pelos menos mais duas agentes de saúde para atender aquele setor, pois a demanda lá é grande, principalmente de pessoas idosas”.

O vereador Eduardo Fortes destacou a falta de um posto de saúde no Madri. “As pessoas tem que se deslocar até o Waldir Lins em busca de atendimento, muitos tem que sair 5h30, seis horas da manhã para chegar ao postinho, pegar fila e pra tentar atendimento e a maioria deles vão a pé”.

Fortes apontou ainda que precisa de melhorias na iluminação do setor, principalmente na rua que dá acesso ao lugar. Ataídes Leiteiro (PPS) comentou sobre o entrada ao bairro. “ Para você chegar lá o acesso é de mais de 6km e uma construtora da cidade teria ficado responsável em abrir um outro acesso ao bairro, mas que até hoje não feito”, observou.

Os requerimentos foram aprovados e serão encaminhados as secretarias responsáveis.  

Asfalto em setores de Gurupi são matérias defendidas por vereadora Mírian Lustosa

por Ascom publicado 29/11/2017 14h02, última modificação 29/11/2017 14h02
Os serviços de recuperação e feitura de asfaltos em Gurupi é algo almejado por boa parte dos moradores de diversos bairros e setores que ainda não contam com essas benfeitorias.

Depois de ouvir váriOs moradores os quais relataram sobre a carência de asfaltamento em várias partes da cidade, é que a Vereadora Mírian Lustosa (PMDB) apresentou, na manhã desta quarta-feira, 29, os seguintes requerimentos nº 855, 856 e 857, em que solicitou serviços de asfaltamento em diversas ruas e avenidas dos Setores Waldir Lins, Residencial Daniela e Setor Alto da Boa Vista.

Os requerimentos foram aprovados e subscritos por todos os vereadores, e agora esperam pelas devidas providências por parte do Chefe do Executivo para que realize as benfeitorias.

A Vereadora Mírian lembrou que o asfaltamento de toda Gurupi é uma promessa de campanha eleitoral do atual Gestor. Contudo asseverou que “a partir de agora, essas promessas possam ser realizadas, e que a população possa receber tais serviços que só tem a contribuir para a valorização de cada imóvel e bem estar da própria população”, frisou.

“Tenho visitado moradores em diversos setores,  e ouvi varias solicitações, sendo as mais frequentes a falta de asfalto; em razão disso , justifica se celeridade nesses requerimentos ora propostos.” Concluiu.

 

 Dóris Barros/Ascom Ver. Míriam

Superintendente do banco Santander visita Câmara de Gurupi para prestar esclarecimentos sobre exposição ‘Queermuseu’

por Ascom publicado 30/11/2017 19h15, última modificação 30/11/2017 19h18
A visita foi uma resposta a Moção de Repúdio enviada em outubro pela Câmara Municipal de Gurupi ao Banco Santander Cultural.

A Moção de Repúdio foi apresentada pelo vereador Ivanilson Marinho (PMDB) e aprovada por unanimidade no dia 17 de outubro passado. Ao justificar a moção, o vereador disse que a discussão não poderia passar em branco em nenhuma cidade do Brasil. “As cenas expostas no referido evento exibiram total desrespeito aos símbolos do Cristianismo, visto que a imagem de Jesus Cristo crucificado, o derramamento de sangue e a cruz simbolizam o sacrifício pago por Cristo como plano de Salvação de Deus para os homens”. Para o vereador a exposição caracterizou-se como “uma afronta aos cristãos e as famílias, bem como a fé de milhares de fiéis que foram expostos as terríveis cenas de escárnio”.

O Superintendente da instituição em Brasília, Nivton Fernandes, esteve na Câmara na manhã de hoje, 30, representando o Banco Santander que por meio do Santader Cultural patrocinou o evento. Fernandes disse a repercussão gerada por meia da polêmica deixou aprendizado a instituição. “ Aprendemos muito com o que aconteceu, e inclusive modificamos o nosso sistema de seleção de obras para outras exposições, mas deixamos claro que respeitamos as diferentes ideologias e diversidades e que o Santander tem orgulho em ter em seu quadro de , que são em torno de 47 mil, pessoas de várias religiões e ideologias e temos muito respeito por todos”, explanou.

O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues, ressaltou a importância do banco ter enviado um representante, para prestar os esclarecimentos. “ Nós não esperávamos que viria alguém, e agradecemos essa consideração que o banco está tendo conosco, de fato nós nos preocupamos naquilo que pode ferir a base das famílias, e mesmo que tenha acontecido em outra cidade, estamos fazendo nossa parte para evitar algo do tipo aqui em nossa cidade”, frisou.

Também participaram da reunião, os vereadores André Caixeta (PSB), Claúdio do Trevo (PSB), Zezinho da Lafiche (PRÓS), Mirian Lustosa (PMDB), Jair Souza (PMDB) e Marilis Fernandes (PDT), além de alguns representantes religiosos da cidade.

Entenda a polêmica

Intitulada “Queermuseu-Cartografias da Diferença na Arte Brasileira”, a exposição ficou em cartaz por menos de um mês na cidade de Porto Alegre (RS) e exibiu  . A mostra foi cancelada um mês antes do prazo previsto para o término devido aos inúmeros protestos nas redes sociais acusando várias obras de artes de fazerem apologia à pedofilia, à zoofilia e ao vilipêndio religioso. 

Projeto de Lei do vereador Sargento Jenilson visa exigir ficha limpa para nomeação em cargos comissionados

por Ascom publicado 01/12/2017 12h18, última modificação 01/12/2017 12h18
O objetivo, segundo o vereador, é proteger a probidade administrativa e a moralidade nos cargos públicos no âmbito do município.

O vereador Sargento Jenilson (PRTB), encaminhou o projeto de lei nº 081/2017, onde institui a exigência de ficha limpa para nomeação de cargos Comissionados existentes nos órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal. O PL estende as regras da Lei da Ficha Limpa aos cargos comissionados no âmbito da administração direta, autárquica e funcional municipal.

“O cidadão, que ingressar no serviço público em cargo de confiança, não poderá ter condenação em segunda instância judicial, desaprovação de contas ou qualquer outro problema previsto na Lei Complementar 64/1990 e suas alterações, inclusive a LC 135/2010, que já institui a ficha limpa nacional, especificamente para políticos”, disse o parlamentar.

 O PL é direcionado a pessoas que, por exemplo, desejam ocupar os cargos de Secretários Municipais, ordenadores de despesas, diretores de empresas municipais, sociedades de economia mista, fundações e autarquias do Município, demais cargos em comissão do Poder Executivo e os cargos de provimento e Comissão do Poder Legislativo. A propositura visa proteger a probidade administrativa e a moralidade nos cargos públicos no âmbito do município.

O PL foi lido e encaminhado as comissões para análise. Caso, seja aceito nas comissões, voltará a plenário para ser votado.

 

Cristhiely Marinho/Ascom Ver. Sargento Jenilson

 

Câmara convoca secretários do município para prestar esclarecimentos sobre renovação de contratos do município

por Ascom publicado 01/12/2017 12h25, última modificação 01/12/2017 12h25
A reunião acontecerá na próxima segunda-feira, 04, ás 9h na sala de reuniões das Comissões da Câmara de Gurupi.

Segundo o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização (CFOF), Ataíde Leiteiro (PPS), o objetivo é discutir Projetos de Leis (PL) oriundos do executivo que tramitam na casa, dentre eles, o que trata sobre a prorrogação dos contratos temporários do município.

“Pelo fato de já estarmos no fim do temos consciência de será impossível o município nomear os aprovados no concurso, entretanto queremos saber se já tem uma data prevista para essa nomeação, e qual o prazo de prorrogação desses contratos atuais”, justificou o vereador.

Foram convocados os Secretários de educação, saúde, infraestrutura e o procurador do município. 

Câmara retira de pauta PL sobre prorrogação de contratos da educação; Procurador do Município garante que concursado serão nomeados até janeiro

por Ascom publicado 04/12/2017 19h05, última modificação 04/12/2017 19h10
O Projeto de Lei (PL) 049/2017 oriundo do executivo, prevê prorrogação dos contratos temporários, que estão previstos para encerrar no próximo dia 31, para julho de 2018, o segundo o PL até que os aprovados sejam nomeados.

Convocados pelos vereadores, o Procurador do município Marcelo pigatto, a Secretária municipal de Finanças de Keila Ywasse, e o Chefe de Gabinete do Prefeito Antônio Carlos Pakalolo, participaram na manhã de hoje, 04, da reunião que tratou sobre Projeto de Lei (PL) que prevê prorrogação dos contratos por tempo determinado do municípioTambém foi convocado o secretário de educação, Eurípdes da Cunha, mas ele não compareceu alegando que estaria tratando de assuntos referentes a pasta.

A reunião que tratou sobre o Projeto de Lei 049/2017 de autoria do executivo, visou também ouvir do município um prazo previsto para nomeação dos concursados. “ Nosso objetivo é deixar claro para esses aprovados que estamos fazendo a nossa parte e que não queremos tratar de um PL como esse sem antes ouví-los”, afirmou o vereador Ataíde Leiteiro (PPS) idealizador da reunião.

O Procurador do Município, Marcelo Pigatto garantiu que os novos concursados serão nomeados o quanto antes. “ O prazo previsto pelo secretário de Educação é que eles sejam  convocados até o dia 22 de janeiro, e se for possível poderão ser chamados antes, mas eles serão chamados sim, pois o município tem uma demanda que precisa ser atendida para que eles estejam em sala de aula já no dia 1º de fevereiro”, assegurou.  

O vereador Ivanilson Marinho (PMDB) retirou o PL de pauta. Segundo o vereador, o objetivo é analisar melhor o projeto para verificar a possibilidade de incluir no PL a garantia de que os aprovados sejam chamados em janeiro.

 

 

Divulgado calendário de sessões para o mês de dezembro

por Ascom publicado 05/12/2017 11h02, última modificação 05/12/2017 11h02
As sessões ordinárias deste mês de dezembro acontecerão nos dias 06, 07, 11, 15, 19, 20. Nos dias 11 e 12, ás 19h, haverá Audiência Pública.

Todas as sessões tem horário definido para as 9h e a do dia 20 será exclusiva para votação do Plano Plurianual (PPA) e Lei Orçamentária Anual (LOA). Neste mês serão realizadas duas Audiências Públicas. Na próxima segunda-feira, 11, ás 19 horas uma audiência tratará sobre o Esporte Municipal e na terça-feira, 12, também ás 19h o tema será Saneamento Básico e Esgoto.  

Ambos os trabalhos legislativos ocorrerão no Plenário Salomão Lustosa Pinheiro e são abertas a público. 

Zezinho da Lafiche defende implantação de rede gratuita de Wi-Fi no Parque Mutuca

por Ascom publicado 05/12/2017 12h18, última modificação 05/12/2017 12h18
A intenção, segundo o vereador, é estimular as pessoas a frequentarem o parque.

O vereador apresentará uma indicação e um requerimento no mesmo sentido. Ambos já foram protocolados e serão apresentados nesta quarta-feira, 07, durante a sessão ordinária. A indicação é direcionada ao prefeito Laurez Moreira (PSDB), já o requerimento que passará por votação poderá ser encaminhado a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo o vereador Zezinho da Lafiche (PROS), a finalidade é implantar uma rede wi-fi comunitária com cobertura em toda área do Parque Mutuca.

“É de fundamental importância à implantação de um sistema de Wi-Fi público em nosso município, visto que esta medida trará enormes benefícios a nossa comunidade, estimulando as pessoas a frequentarem o local, e assim a praticarem exercícios físicos, ainda promoverá a inclusão digital, bem como a interação dos usuários do parque com a internet”, salientou o vereador.

A indicação será lida e encaminhado ao executivo municipal.  O requerimento será colocado em votação na sessão desta quarta, e caso seja aprovado será encaminhado a secretária responsável pela pasta, Keila Ywasse.

Cayo Victor Pereira/Assessoria Ver. Zezinho da Lafiche

André Caixeta pede criação de Horta Comunitária

por Ascom publicado 06/12/2017 09h15, última modificação 05/12/2017 12h47
Por meio de indicação o vereador André Caixeta (PSB), encaminhou a sugestão ao executivo para que elabore um Projeto de Lei (PL) visando instituir a Horta Comunitária na cidade.

“O objetivo é atender parte da população desempregada para lhe restituir a dignidade ao inserir essas pessoas no mercado de trabalho, podendo estender o projeto também às pessoas da terceira idade, como forma de oferecer uma atividade ocupacional que proporcione mais saúde mental e física”, justificou Caixeta.

Ainda de acordo com o vereador, com a implantação do projeto poderia aproveitar terrenos públicos ou particulares que não possuem edificações gerando limpeza e proporcionando bom uso desses espaços, que além de dar um novo aspecto à cidade, ajudaria no saneamento ambiental e no combate a agentes transmissores de doenças.

“Esses terrenos ficariam limpos, já que muitos deles são sujos, cheios de vegetação e usados como depósito de lixo residencial. Vejo também como uma forma de combater algumas epidemias, como dengue e o calazar”, concluiu o vereador.

A indicação foi encaminhada ao prefeito Laurez Moreira (PSDB) e aguarda um posicionamento do mesmo.

Assessoria do Ver. André Caixeta

 

Câmara homenageia servidores da limpeza urbana de Gurupi

por Ascom publicado 07/12/2017 13h46, última modificação 07/12/2017 13h46
Representando os agentes de limpeza da cidade, os servidores Edimilson de Souza, Maria Silveira e Maria Sônia receberão Moção de Aplausos.

O título, proposto pelo vereador Jair Souza com coautoria dos vereadores Claudio do Trevo, Sargento Jenilson e aprovada por unanimidade nesta última quarta, 06, foi entregue no início da sessão ordinária de hoje, 07, na Câmara Municipal de Gurupi.

De acordo com a servidora Maria Sônia, esta é a primeira vez que os servidores do Departamento de Limpeza Urbana são homenageados. “Sentimos-nos honrados com esse reconhecimento, e muito feliz em estar aqui representando os meus colegas de trabalho”, disse.

O vereador Jair Souza (PMDB) destacou a importância dos agentes para a cidade. “Diariamente essas pessoas trabalham até tarde da noite e acordam na madrugada, quando acordamos a cidade já está limpa, por isso são mais do que dignos dessa homenagem”, destacou o vereador.

O vereador Sargento Jenilson (PRTB) observou que a homenagem é extensiva a todos os servidores do departamento de limpeza da cidade. “Esses três servidores que aqui estão, representam todos os demais, cada um de vocês é digno dessa homenagem”, frisou.

“ Parabenizo o trabalho desses profissionais, que muitas vezes são discriminados, mas sem vocês a cidade seria suja e feia, somos gratos por tê-los na prestação de serviços da nossa Gurupi, esse tributo é mais que merecido” parabenizou o parlamentar Claudio do Trevo (PSB).

O presidente da Casa Valdônio Rodrigues (PSB) ressaltou o orgulho em prestar homenagem aos servidores do referido departamento. “São pessoas que trabalham no pesado e tem uma importância fundamental na imagem da cidade, sabemos que não é um trabalho fácil, e deixo claro que o Poder Legislativo é quem se sente honrado em entregar esse título a vocês”, expôs.

 

Representantes de bares, músicos, equipes de sons e órgãos competentes reúnem para discutir a regularização das Serestas em Gurupi

por Ascom publicado 15/12/2017 08h54, última modificação 15/12/2017 08h54
Após ouvir as demandas dos seresteiros e donos de bares, foi organizado uma reunião proposta pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), para discutir sobre as questões levantadas.

No intuito de adequar as normas estabelecidas na fiscalização ao Código de Postura de Gurupi e outras leis vigentes, os representantes de bares, músicos, equipes de sons e órgãos competentes, reuniram na tarde desta terça-feira, 13, no auditório da Câmara Municipal de Gurupi, para tratar da possível regularização das Serestas no município, no que tangue aos limites de eventos, horários, decibéis e adequação ao Código de Postura do Município.

Estiveram presentes, Tenente Coronel do 4° Batalhão da Polícia Militar, Flávio Santos Brito, Coordenador de Fiscalização e Postura de Gurupi, Jeová Pereira de Abreu, 3° Batalhão da Companhia do Bombeiro Militar de Gurupi, Major Euclides, Superintendente Municipal de Trânsito, Leon Barcellos, Secretaria Municipal de Cultura, Zenaide Dias Costa, Antônio Carlos, representantes dos donos dos bares e seresteiros e vereadores, André Caixeta (PSB) e Ivanilson Marinho (PMDB). O Ministério Público foi convidado, mais não compareceu.

A discussão levou acerca de um entendimento entre partes envolvidas, para que aja bom senso entre os idealizadores de eventos e com a perturbação do sossego alheio. A reunião visou destacar todos os acontecimentos que geram em torno de um evento, para que possa usufruir os direitos com moderações.

“A partir do momento que temos dois direitos em conflitos, inicia-se um litígio em que a Polícia Militar precisa se posicionar. Cabe o bom senso em respeitar os direitos e deveres entre as partes envolvidas. E que todos os empreendedores de eventos tiram seu alvará de licença para tal exercício. Reconhecemos que os eventos precisam funcionar para gerar renda na cidade, e as pessoas dependem trabalhar e nisso todos possam se adequar com disciplina”, explicou Tenente Coronel do 4° Batalhão da Polícia Militar, Flávio Santos Brito.

Outro fator discutido, foram os limites de eventos por datas, com respaldo mediante autorização por meio da Prefeitura em legalizar os eventos até mesmo de ter o poder de fiscalizar. Atualmente, de acordo com os órgãos competentes, não vem sendo cumprido por alguns, e neste descumprimento se torna uma atividade que gera perturbação a população de Gurupi.

O representante dos donos de bares e organizador de serestas, Antônio Carlos, frisou a importância para assegurar a categoria, a solução seria a criação da Associação.

“A ideia da criação da Associação serve para ajudar a representar mais nossa atividade. A partir de hoje, vamos está convidando todos os músicos, cantores, donos de estabelecimentos comerciais da cidade para debater e formalizar a criação de uma comissão, no intuito de criar a Associação”, desabafou Antônio Carlos.

Para o Eduardo Fortes, a reunião entre as partes envolvidas foi satisfatória, e que pretende ajudar no que for possível para que a categoria possa adequar com as normas.

“A reunião foi para que todos possam entrar em consenso, sei que todos querem trabalhar honestamente e quer realmente a mudança e as melhorias para continuar gerando renda. Portanto, estamos juntos para solicitar tais questionamentos”, finalizou Fortes. 

Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Projeto de Jair Souza busca esclarecer os estudantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo

por Ascom publicado 15/12/2017 09h05, última modificação 15/12/2017 09h05
Está sendo analisado nas comissões da Câmara Municipal de Gurupi, o projeto de Lei de autoria do vereador Jair Souza (PMDB), que pretende instituir a Semana Municipal do Legislativo na Escola.

De acordo com o parlamentar, a iniciativa tem por objetivo de oferecer aos alunos das escolas públicas e particulares do município de Gurupi, conhecimento referente ao poder legislativo municipal.

 “Infelizmente, existe um número considerável de jovens em nossa cidade e que ainda não compreendem os mecanismos que envolvem o Poder Legislativo de Gurupi. Igualmente acontece em relação ao Legislativo Estadual e ao Congresso Nacional”, explicou Jair Souza, ressaltando que essa Semana Legislativa na Escola  será uma ótima oportunidade  para oferecer à comunidade estudantil uma visão mais crítica e esclarecedora sobre o funcionamento da Câmara Municipal, o que pode ou não pode fazer um legislador, quais as principais funções do legislador e o mais importante,  na opinião do vereador: inserir jovens mais instruídos em questões políticas, não só no município mais no âmbito nacional.

 

Zacarias Martins - Ascom/Vereador Jair Souza

Moradores do Setor Vila dos Funcionários recebem os Títulos definitivos dos imóveis

por Ascom publicado 15/12/2017 09h14, última modificação 15/12/2017 09h14
Cerca de 120 famílias foram beneficiadas na última quarta-feira, 13. O vereador Ivanilson Marinho (PMDB) desde 2013 tem defendido a regularização fundiária do Setor Vila dos Funcionários, apresentando requerimentos e indicações ao Executivo Municipal.

Marinho também encaminhou ao responsável do departamento Terra Planajem em Palmas, o Decreto do Governo Municipal de Gurupi pedindo a regularização do setor Vila dos Funcionários. O Decreto será encaminhado a Procuradoria Geral do Estado do Tocantins, para a em publicação no Diário Oficial, que posteriormente será votado na Assembléia Legislativa.

Segundo o Vereador sua intenção é oferecer vida mais digna e segura a todas as famílias que construíram suas casas na Vila dos Funcionários. “A luta dos moradores deste setor pela regularização da área vem se estendendo há vários anos, os funcionários do Dertins lutam para que aquela área e a Vila dos funcionários sejam regularizadas, fazendo com que os moradores possam exercer de fato e direito, a garantia legal e constitucional de suas propriedades”, argumenta Ivanilson Marinho.

Na última quarta-feira, 13, o Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Estado do Tocantins (TerraPalmas) realizou a entrega dos títulos dos imóveis de 127 famílias do Setor Vila dos Funcionários do Dertins.

Verusca Santos-Ascom/Ver. Ivanilson Marinho

Câmara de Gurupi homenageia portal de notícias Atitude Tocantins

por Ascom publicado 18/12/2017 11h00, última modificação 18/12/2017 11h00
O jornalista Wesley Silas Barbosa da Cruz, editor chefe do portal, recebeu Moção de Aplausos na manhã desta sexta-feira, 15, pela passagem dos 11 anos de atuação no web jornalismo.

Há 11 anos o portal Atitude Tocantins tem prestado um relevante serviço não apenas a comunidade gurupiense, mas sendo hoje referência na região sul do Tocantins e em todo o estado como veículo de informação.

A homenagem foi proposta pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), com coautoria dos vereadores André Caixeta (PSB) e Ivanilson Marinho (PMDB), aprovada por unanimidade no último dia 07.

Eduardo Fortes destacou que o portal tem tido um papel fundamental na construção da história de Gurupi. “ Parabenizo o Silas que tem conduzido o portal com muito respeito a todos, buscando manter a cidade informada de tudo o que o que acontece com responsabilidade, lisura e imparcialidade, permitindo aos internautas interagirem nas publicações do site, e buscando aperfeiçoamento, fazendo bom uso das redes sociais ao trazer notícias diversas em primeira mão e ajudando Gurupi a evoluir e crescer”, ressaltou o vereador.

Já o vereador Ivanilson Marinho enfatizou que o Atitude Tocantins é veículo de comunicação que mais noticia ações dos agentes políticos da região. “ Credibilidade é a palavra que eu uso para resumir a minha opinião sobre o portal e sobre o editor chefe Wesley Silas e essa homenagem é mais que merecida”.

“ Parabéns pelos 11 anos do portal, pelo belíssimo trabalho que o Silas tem feito por meio do site, com seriedade e imparcialidade e por estar hoje entre os sites de notícias mais acessados do estado” disse o vereador André Caixeta.

Todos os parlamentares foram unanimes em destacar a credibilidade e imparcialidade na atuação do jornalista. “ Reconhecemos o profissionalismo e a importância desse veículo de informação para nossa cidade”, observou o presidente da Casa, Valdônio Rodrigues.

O jornalista Wesley Silas agradeceu a homenagem e comentou sobre os desafios enfrentados durante os 11 anos como agente de notícias por meio do portal. “ Muitas vezes temos que noticiar fatos que não gostaríamos de noticiar, e a gente sofre com isso, mas nosso objetivo é não ser tendencioso, é ouvir todos as partes, para levarmos a notícia com muito respeito ao nosso leitor”.

 

Noite de homenagens na Câmara Municipal de Gurupi

por Ascom publicado 20/12/2017 10h11, última modificação 20/12/2017 10h11
Juiz, secretário de estado, militares, empresários, desportistas, pioneiro da cidade, todos com uma característica em comum: de alguma forma contribuíram com o desenvolvimento da capital da amizade.
Noite de homenagens na Câmara Municipal de Gurupi

Juiz Ademar diz que sentiu-se muito honrado com a homenagem.

Ao todo 16 pessoas receberam o Título Honorífico de cidadão gurupiense durante a sessão solene da noite desta terça-feira, 19, na Câmara Municipal de Gurupi. Dentre os homenageados esteve o juiz Ademar Alves de Souza Filho. Goiano, reside no Tocantins desde 1999 e desde 2011 é titular da Vara de Execuções Penais de Gurupi.

“O doutor Ademar tem desenvolvido projetos para que os detentos ocupem o tempo com atividades que permitem remuneração as famílias desses detentos, como por exemplo, um convênio intermediado por ele entre Prefeitura e Secretaria da Defesa Social, que permite a centenas de reeducandos do regime semiaberto, trabalhem numa fábrica de artefatos de cimento, e muitos outros projetos e parcerias com entidades sociais que têm exercido um importante papel em nossa cidade”, justificou o autor do Projeto de Decreto, André Caixeta (PSB).

Um dos pioneiros da cidade, Rômulo Leitão Brito, que já foi vereador de Gurupi, também recebeu o título. Natural do Maranhão, Brito chegou a Gurupi em 1955. Entrou para a política em 1963, quando eleito a vereador, exercendo três mandatos consecutivos de 1963 a 1975, tendo sido presidente da Câmara no ultimo pleito. O vereador Eduardo Fortes, autor da homenagem, lembrou que os principais projetos do pioneiro foram voltados à construção de estradas e pontes na zona rural do município de Gurupi.

Também receberam o título o Secretário de Estado de Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), Glauber de Oliveira, o Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, Tenente Coronel, Flávio Santos Brito, o deputado Estadual Eli Borges (PROS), a Tenente Shirley Rocha Albino, coordenadora da Casa de Recuperação Manaim, o Padre Marcos Aurélio, os empresários: Cleonaldo Andrade (Sertavel), Floramir Costa (Dona Flora), Paula Maria Sakai (Madesil), Mário Augusto Batista (Guto da Spaço 10), o presidente e o vice-presidente da AFAGU, respectivamente: Hércules Mendoça, Marcus Lino, e os desportistas Antônio de Assis (Pará) E José Muniz (Zé Messias).

 Prestigiaram a solenidade o Prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSDB) e o prefeito de Dianópolis Padre Gleibson (PSB).

 

Classificados no concurso público são convocados

por Ascom publicado 21/12/2017 15h50, última modificação 21/12/2017 16h16
Candidatos deverão apresentar documentos do dia 15 a 28 de fevereiro e tomarem posse a partir do dia primeiro de março.

O presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB), convoca por meio da portaria 345/2017 os 16 classificados no 3º concurso público da Casa, realizado em maio desse ano.

Foram duas vagas para o cargo de Motorista, uma para Vigia e 13 para o cargo de Oficial Administrativo. A convocação é válida para todos os classificados que terão até 30 dias para tomar posse a partir de 1º março de 2018, podendo ser prorrogado pelo mesmo período caso seja de interesse do candidato convocado, desde que apresente requerimento.

Documentação

A documentação exigida deve ser entregue entre os dias 1º e 28 de fevereiro junto com um requerimento destinado a Secretária Geral da Câmara, Anadir Pereira Costa Vale.

Os documentos que deverão ser apresentados estão especificados no item 8 do edital do certame que pode ser acessado AQUI.

Lista de convocados

Motoristas

Brian de Lucas Alves de Souza

Welesgley Edvaldo Carvalho Leal

Vigia

Cezar Henrique Ferreira Costa

Oficial Administrativo

Amanda de Souza Parente Alves

Tagori Santiago

Maiko Vinícius Gonçalves Lins Melo

Lannusy Almeida Rodrigues

Hennyson Aires Botelho

Saionara Mileny Holanda Trindade

Nayssa Nara Barcelo Santos

Jéssica Bruna Lima

Amelina Tavares Pimentel

Aline de Lima Oliveira

Girlene Pereira dos Santos

Lucas Nunes de Abreu

Jordan Gabriel Freitas Lima

Ponto facultativo

por adm publicado 09/02/2018 13h45, última modificação 09/02/2018 13h45
Presidência da Câmara declara ponto facultativo, as atividades retornam dia 15/02/2018.

Devido ao período do carnaval de 2018, a Câmara Municipal de Gurupi, através do seu Presidente, Vereador Valdônio Rodrigues (PSB), comunica que declarou ponto facultativo nos dias 12/02/2018 e 14/02/2018, retornando as atividades normais nesta Casa, na quinta-feira, dia 15/02/2018.

Eduardo Fortes apresenta PL que institui a Copinha de Futebol Infanto-Juvenil Municipal “Atleta do Amanhã” na rede pública de ensino

por Ascom publicado 16/02/2018 09h17, última modificação 16/02/2018 09h17
O PL, ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa.
Eduardo Fortes apresenta PL que institui a Copinha de Futebol Infanto-Juvenil Municipal “Atleta do Amanhã” na rede pública de ensino

Foto: Fernanda Dias

O Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Eduardo Fortes (PSDB) que institui a Copinha de Futebol Infanto-Juvenil Municipal na Rede Pública de Ensino Municipal denominada “Copinha Atleta do Amanhã” foi apresentada no último dia, 06, na 1° Sessão Ordinária do mês de Fevereiro da Câmara Municipal de Gurupi. 

O intuito principal do Projeto de Lei é para promover a disputa entre as escolas da rede pública de ensino do município, e a Secretaria de Esportes Municipal premiará as escolas vencedoras, bem como os alunos jogadores. A premiação será feita por instituições e empresas particulares em convênio com a Secretaria.

Segundo o parlamentar, os prêmios aos vencedores deverão representar incentivos aos estudos e à formação dos discentes, como viagens a lugares históricos do País. As despesas decorrentes com a execução desta Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.

“O esporte é um grande aliado na formação dos jovens em idade escolar na prevenção à violência e ao uso das drogas. Ao praticarmos qualquer modalidade esportiva, mais importante do que a vitória são os ensinamentos de companheirismo, de respeito e de solidariedade”, argumentou Eduardo Fortes.

  Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Vereador Jair Souza defende melhorias na área de infraestrutura de Gurupi

por Ascom publicado 19/02/2018 10h32, última modificação 19/02/2018 10h32
O vereador Jair Souza (MDB), apresentou requerimento endereçado ao secretário municipal de Infraestrutura, Gerson José de Oliveira, solicitando informações sobre a programação do serviço de patrolamento e cascalhamento nas vias Urbanas não asfaltadas do município de Gurupi.
Vereador Jair Souza defende melhorias na área de infraestrutura de Gurupi

Foto: Zacarias Martins

  Ao justificar sua propositura, Jair  Souza destacou que o patrolamento e o encascalhamento a ser realizado são de suma importância para oferecer boa trafegabilidade aos condutores de veículos, bem como, ao deslocamento das pessoas que utilizam aquelas vias, uma vez que, devido ao período chuvoso as ruas e avenidas não asfaltadas ficam em más condições prejudicando consideravelmente o ir e vir das pessoas para suas casas.

MEIO FIO

 Em outra propositura apresentada pelo vereador Jair Souza solicita a implantação de meio fio na Rua Zaragoza, do  Setor Jardim Sevilha, fundo do IFTO, para atender a uma justa e oportuna reivindicação dos moradores que residem naquela localidade, uma vez que  a falta de meio fio vem gerando enormes transtornos naqueles moradores em razão de que toda a água que escorre das vias públicas acaba invadindo as residências.

Jair Souza argumentou ainda que  local também necessita de uma limpeza geral nas margens da via,  a fim de melhorar a visibilidade daquela localidade, tornando o ambiente mais harmonioso, “uma vez que, as famílias exigem contar com aquela localidade em  perfeitas condições de uso, sobretudo, um ambiente limpo para o embelezamento da comunidade”, finalizou o vereador.

 Zacarias Martins-Ascom/Vereador Jair Souza

Atuação de agentes do Detran em Gurupi é tema de debate na Câmara

por Ascom publicado 21/02/2018 07h55, última modificação 22/02/2018 10h41
Vereadores também falaram sobre multas e valores de diários altos cobrados pelo Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-TO). Sargento Jenilson (PRTB), vereador da oposição, apontou que teria sido realizado um convênio entre Governo do Estado e do município referente à fiscalização dos agentes do Detran em Gurupi.

O inicio do debate, durante sessão ordinária desta terça-feira,20, foi provocado pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB) ao reclamar da forma como os agentes estaduais de fiscalização de trânsito tem agido na cidade. Segundo Eduardo Fortes, os abusos não seriam relacionados apenas a atuação dos agentes, mas também referente a valores de diárias cobrados dos proprietários de veículos apreendidos.

“ Eles não tem tido respeito com a população gurupiense, são abusivos e tem a questão também de que muitas das pessoas que tiveram seus veículos apreendidos não possuem condição para pagar a multa e as taxas, tem gente que rala pra comprar seu veículo, ganha salário, claro que é preciso fazer a parte da gente, andar de acordo com a Lei, mas também não é certo eles saírem por aí multando veículo parado”,reclamou.

André Caixeta concordou, mas defendeu que os proprietários de veículos precisam se atentarem e buscar estarem em dias com as obrigações. “Não sou a favor das multas abusivas, mas tem gente que foi multado, vem procurar ajuda e estava errado, não tinha habilitação, ou documento atrasado, estava estacionado no lugar errado, precisamos olhar também por esse lado e ver que algumas coisa está melhorando por que quem tem seu veículo está ficando mais atento, quanto a sinalização e as leis do trânsito”, argumentou.

Para presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), a fiscalização é bom para incentivar uma boa organização do trânsito. “Mas é preciso ser feito com coerência e respeito aos cidadões, o que a gente tem visto acontecer aqui são atuações abusivas por parte dos guardas de trânsito do estado, que muitas vezes chegam de duas, três viaturas cercam uma moto, o cidadão se sente até como se fosse um bandido”, criticou o parlamentar.

Os vereadores definiram que irão agendar uma reunião com o prefeito Laurez Moreira (PSDB), o Superintendente Municipal de Trânsito e o Presidente do Detran.

Oposição

O vereador Sargento Jenilson afirmou que o convênio entre o Governo do Estado e o Município de Gurupi teria sido publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) somente depois de questionar ao Departamento Municipal de Trânsito sobre qual poder autorizava a atuação do Detran em Gurupi. “Esse serviço é competência do município, e somente 05 dias após provocarmos isso é que foi publicado no DOE na data de 18 de janeiro, com data retroativa ao dia 13 de dezembro de 2017. O prefeito aderiu ao convênio e sabia de todas as taxas que são cobradas, como por exemplo a diária no valor R$38,00 para motocicletas e R$55,00 para carro, que fossem apreendidos e levados para o pátio”. Segundo Jenilson, cerca de mil multas foram aplicadas em Gurupi somente entre os dias 13 de dezembro a 18 de janeiro

André Caixeta cobra esclarecimentos ao diretor da BRK Ambiental

por Ascom publicado 21/02/2018 08h05, última modificação 21/02/2018 08h04
O vereador solicitou que a empresa preste contas sobre investimentos já realizados e apresente previsão de planejamento para próximos anos e também informações sobre quantidade de residências na região de Gurupi que possuam serviços de água encanada.

Não é a primeira vez que o vereador André Caixeta (PSB) pede esclarecimentos sobre os serviços de saneamento básico, como abastecimento público urbano e esgotamento sanitário. “Ano passado, quando a companhia de fornecimento de água era gerenciada pela Odebrech, esse mesmo pedido foi feito e não atendido”, argumentou o vereador.

De acordo com o vereador, o pedido é que a empresa preste esclarecimentos quanto os investimentos em prol do serviço feito pela empresa dos últimos 05 anos e também a previsão de planejamento para os próximos 05 anos. “Os consumidores precisa saber também quais são os métodos utilizados para cobrar os valores que são pagos para desfrute do serviço, precisamos saber quais são as justificativas”, cobrou Caixeta.

O requerimento foi encaminhado a diretoria da empresa que presta os serviços, e aguarda respostas.

 Da assessoria

Projeto “Campeão de Leitura” destinado aos alunos de escolas municipais é apresentado na Câmara de Gurupi

por Ascom publicado 21/02/2018 12h40, última modificação 21/02/2018 12h44
A proposta de Lei foi apresentada pelo vereador Zezinho da Lafiche (PROS), visando o incentivo da leitura.

“Acredito que esse programa irá criar uma competitividade sadia nas salas de aula e assim incentivar nas crianças o hábito de terem o prazer de lerem regularmente e assim se tornarem seres humanos com maior conhecimento literário, gramático e histórico”, argumentou o vereador Zezinho da Lafiche ao justificar a propositura.

Conforme a proposta 018/2018  os alunos com os melhores rendimentos seriam premiados com medalhas de ouro, prata, bronze, e aos campeões, medalha e certificado. O PL prevê ainda que o resultado dos alunos vencedores sejam divulgados ao final do ano letivo, bem como a premiação. A classificação se daria da seguinte forma: alunos que tiverem um bom rendimento de leitura e interpretação de 7 a 10 livros serão classificados na categoria bronze; de 11 a 14 livros, categoria prata; 15 a 18, ouro e os primeiro colocados categoria “Campeão da Leitura”.

Professores

Ainda na área da educação foi apresentado o Projeto de Resolução (PR) 01/2018, de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB), com intuito de instituir a honraria “Professor destaque do ano”. Os professores destaques seriam reconhecidos em uma Sessão Solene a ser realizada na Câmara Municipal de Gurupi. O projeto visa entregar a honraria a dois membros da Rede Municipal de Ensino (Ensino Fundamental), a dois membros da Rede Estadual de Ensino [01 do Ensino Fundamental e 01 do Ensino Médio) e a um membro da rede Federal de Ensino (Ensino Médio), indicados pela Secretaria Municipal, Estadual e Federal de Educação.

Outros assuntos

Saúde

Foi aprovado por unanimidade um requerimento do vereador Ataíde Leiteiro (PPS), solicitando o que os farmacêuticos da Unidades Básicas de Saúde (UBS) do bairros Jardim Sevilha e Vila íris, voltem a atender no período vespertino. “ E que esse serviço retornem em caráter de urgência, assim como era antes quando atendiam manhã e tarde. Nem todos podem ir só pela manhã, tem gente que as vezes acontece uma emergência vai lá a tarde e não tem farmacêutico”, reclamou o parlamentar.

Fiscalização de trânsito

O assunto foi debatido ontem em plenário e voltou ser discutido hoje depois que o vereador Sargento Jenilson pediu por meio de requerimento a suspensão a suspensão temporária do convênio entre o município de Gurupi e Governo do Estado/Detran para ações de fiscalização do trânsito em Gurupi. Os vereadores André Caixeta, Ivanilson Marinho, Marilis Fernandes , e Zezinho da Lafiche votaram contra o requerimento, com a justificativa de que foi definido na sessão ordinária de ontem uma reunião com o prefeito de Gurupi, o Superintendente de Trânsito do Município e o presidente do Detran.

“ Deixamos claro que somos contra as taxas abusivas assim como a forma com que alguns desses agentes vem atuando na cidade, visto que muitas pessoas reclamam que eles são arrogantes e abusam na forma de agir, mas é somos contra o requerimento porque isso já foi discutido ontem e definido que iremos nos reunir com as autoridades municipais e o Detran para discutir o assunto”.  

Após os embates, o vereador Sargento Jenilson aceitou a sugestão dos demais parlamentares em retirar o requerimento de pauta até aguardar o que será definido durante a reunião mencionada por Caixeta, que está prevista para a próxima semana.

As próximas Sessões Ordinárias acontecem nos dias 27 e 28, terça e quarta-feira da semana que vem, as 09h.  Acompanhe também a Fan page da Câmara Municipal pelo link https://www.facebook.com/camaramunicipalde.gurupi/.

 

Vereadora Marilis Fernandes defende casamento comunitário gratuito em Gurupi

por Ascom publicado 21/02/2018 12h57, última modificação 21/02/2018 12h57
A ideia, conforme a parlamentar, é permitir que o matrimônio seja acessível a todos os moradores, tendo em vista o alto custo para que seja realizado.

O requerimento que solicita o casamento comunitário em Gurupi, foi apresentado pela Vereadora Marilis Fernandes, PDT, em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores da Cidade.

“Para mim é muito satisfatório ver a alegria no rosto de quem está casando, pois muitas vezes o casamento é um sonho que está longe da realidade, o custo é alto e envolve uma série de coisas, e nós com o apoio da Prefeitura Municipal, conseguimos realizar”, defende Marilis.

As inscrições para o casamento comunitário estão abertas, a cerimônia acontece no mês de maio deste ano.

Os documentos necessários são: NIS, RG, CPF, certidão de nascimento (se solteiros), ou óbito, se for viúvo e averbação de divórcio (se casados anteriormente), carteira de trabalho, comprovante de renda, de residência e telefone para contato.

O cadastro acontece até o dia 16 de março de 2018. As inscrições serão realizadas nestes locais, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h00

CRAS Nezinho Guida, na Rua H Nº 149 Qd. 29 Lt.11, no Setor Vila Iris fone: 3315-0022;

CRAS Vila Nova, na Rua 20 entre as Ruas 10 e 11, no Setor Vila Nova fone: 3315-0021;

Cadastro Único/Bolsa Família anexado na Prefeitura Municipal de Gurupi na Rua quatorze de novembro (antiga Rua1), esquina com a Av. Maranhão, Centro, Fone: 3315-0037.

A cerimônia é gratuita e tem efeito civil.

Para maiores informações, os telefones são: 3301-4318 e 3315-0037.

Eloina Matos Ascom/ver. Marilis Fernandes

César da Farmácia requer instalação de fábrica de fraldas descartáveis

por Ascom publicado 22/02/2018 09h17, última modificação 22/02/2018 09h17
A proposta do vereador aprovada por unanimidade durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 21. Outro assunto abordado na pauta do dia, a pedido de César, foi a implantação de entidades para beneficiar idosos.

 Em requerimento destinado à Secretaria Municipal de Saúde, o vereador a realização de estudos para analisar a viabilidade de instalar em Gurupi uma fábrica de fraldas descartáveis. “A fábrica tem como finalidade atender aquelas pessoas que não possuem recursos financeiros precisam diariamente de utilizar fraldas, seja por causa de uma criança, ou de um idoso, ou também para os idosos da Casa do Idoso, Apae e outras entidades do nosso município”, justificou César da Farmácia (DEM).

 Idoso

 Por meio de uma indicação, ao executivo municipal, o parlamentar pediu que seja implantado o Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa, criado o Fundo Municipal do idoso e uma Rede Municipal de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa Idosa (Remudepi).

 “O Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Direitos da Pessoa idosa, zelaria pelo cumprimento dos direitos da pessoa idosa. O Fundo Municipal do Idoso deve funcionar como um instrumento legal para o financiamento da política de direitos do idoso, buscando junto à iniciativa privada, com incentivos fiscais, recursos fundamentais para a implantação de ações voltadas para o idoso”, explicou César. 

 “Já a Remudepi conjuntamente, Conselho Municipal de Defesa dos direitos da Pessoa Idosa, Ministério público Municipal, Judiciário, Defensoria pública, delegacia de Polícia, sociedade civil, poderes Legislativo e Executivo, este, necessariamente com a participação das Secretarias Municipais, devem de forma integrada promover os direitos legais constituídos”, concluiu.

Sargento Jenilson requer suspensão temporária do convênio do Município com o Detran

por Ascom publicado 22/02/2018 11h30, última modificação 22/02/2018 11h32
O requerimento foi retirado de pauta, mas pode voltar a plenário para votação na próxima semana, caso nenhuma ação seja tomada durante reunião agendada entre representantes do município e do estado.
Sargento Jenilson requer suspensão temporária do convênio do Município com o Detran

Foto Josy Donato

A finalidade é buscar alguns ajustes quanto às ações desenvolvidas pelos agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran-To) no município de Gurupi desde o mês de dezembro. A proposta foi aceita pela maioria dos vereadores, porém o vereador Sargento Jenilson (PRTB) concordou em retirá-la de pauta para uma possível votação na sessão ordinária da próxima terça-feira, 27.

Devido as várias reclamações quanto aos procedimentos realizados pelos fiscais do Detran na cidade de Gurupi, inclusive tema de debates nas duas sessões ordinárias dessa semana na Câmara Municipal, o vereador propôs por meio de requerimento a suspensão temporária dos serviços de fiscalização do Detran na cidade.

 “Desde o mês de dezembro tenho acompanhado a atuação desses fiscais, já foram mais de mil multas aplicadas, isso somente do dia 13 de dezembro a 18 de janeiro, são várias reclamações quanto aos procedimentos que criam dentro de Gurupi um ambiente de fábrica de multa, até os empresários da cidade estão temerosos pela falta do movimento comercial no centro da cidade de Gurupi, sem contar alguns episódios como aconteceu na porta da faculdade UNIRG na noite da segunda-feira (19), que levam a diversos questionamentos quanto a atuação desses agentes de trânsitos do Detran”, apontou  o parlamentar.

Apesar de a fiscalização ter começado no mês de dezembro, somente em 18 de janeiro foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) o convênio celebrado entre Governo do Estado, Detran e Município de Gurupi. “ E foi publicado após provocação nossa, com data retroativa á 13 de dezembro de 2017, o que me fez levantar algumas considerações quanto a legalidade deste convênio, visto que as autuações já foram realizadas antes mesmo da publicação”, analisou.

O requerimento visa adequações quanto à execução do processo de fiscalização assim como também da guarda e apreensão dos veículos no pátio hoje administrados pela SANCAR, na qual os valores são muito maiores do que o do pátio do Município de Gurupi.

Jenilson sugeriu ainda a realização de um acordo entre o Detran e o município para que a guarda dos veículo retidos sejam guardados no pátio municipal, onde as taxas cobradas são menores.

“Dessa forma reduzindo prejuízos aos cidadãos gurupiense. Sou plenamente a favor da necessidade de fiscalização e devidas autuações, quando necessário, no entanto somos contrários ao que essa fábrica de multas  sendo aplicadas da forma como vem acontecendo, visto que temos etapas como esclarecer, educar e não somente penalizar os cidadãos, com esses valores de taxas, inclusive de retenção administrativas extremamente altas, sem falar dos processos de abordagens, que muitas vezes são abusivos”, ressaltou o parlamentar.

Devido a uma reunião, marcada pelos vereadores da Casa de Leis gurupiense junto ao executivo municipal, Superintendente Municipal de Trânsito e presidente do Detran-To, o requerimento foi retirado de pauta até que sejam definidas as ações a serem tomadas na reunião. 

Caso as ações deliberadas não venham atender e respeitar o cidadão gurupiense no que se refere ao assunto, o requerimento irá a plenário novamente para votação na próxima semana. 

Cristhielly Marinho/Ascom Ver. Sargento Jenilson

Obras da pista dupla em frente ao Campus I da UnirG está em conclusão; Valdônio Rodrigues comemora requerimento atendido

por Ascom publicado 27/02/2018 09h18, última modificação 27/02/2018 09h18
Pavimentação está em fase de conclusão.

Desde 2013 o atual presidente da Casa de Leis gurupiense, Valdônio Rodrigues (PSB), tem cobrado por meio de requerimento o asfaltamento da pista que dá acesso ao Campus I da faculdade.  “Os moradores e os estudantes do campus da Unirg reivindicavam ações urgentes no sentido de sanar os constrangimentos devido a carência de pavimentação asfáltica, sendo que alguns moradores sofrem com a poeira no verão, e com a lama e os buracos no período chuvoso”, disse o presidente

O parlamentar ressalta ainda que a conclusão do asfaltamento irá contribuir para a valorização dos imóveis da localidade, bem como proporcionará conforto, bem-estar, melhor qualidade de vida e saúde a população.

“Quero agradecer ao Executivo Municipal por mais esse requerimento atendido”, concluiu Valdônio Rodrigues.

 

Assessoria Gab. Ver. Valdônio Rodrigues

Zezinho da Lafiche requer desobstrução e reparação de bueiros no Setor Jardim Tocantins.

por Ascom publicado 27/02/2018 15h26, última modificação 27/02/2018 15h26
Requerimento foi aprovado durante Sessão Ordinária desta terça-feira, 27.

Considerando o papel fundamental da Prefeitura  Municipal em zelar pela integridade estrutural da cidade, papel este desenvolvido pela secretária Municipal de Infraestrutura, solicitou a desobstrução e reparação dos bueiros localizados na Avenida 3.  "A azão das águas na região encontra-se comprometida, e vem gerando transtornos a comunidade da área em questão como o alagamento das ruas e calçadas", observou o vereador.

Assessoria Gab. Ver. Zezinho da Lafiche

Claudio do Trevo defende disponibilização de ambulância nova para o povoado do Trevo da Praia

por Ascom publicado 06/03/2018 09h17, última modificação 06/03/2018 09h17
Conforme o vereador Claúdio do Trevo (PSB), a ambulância que atende aquela comunidade atualmente, está em más condições de uso.
Claudio do Trevo defende disponibilização de ambulância nova para o povoado do Trevo da Praia

Imagem: Josy Donato

 

O pedido foi feito por meio de um requerimento destinado a Secretário Municipal de Saúde, durante sessão ordinária da semana passada. O requerimento foi aprovado por unanimidade e aguarda uma resposta da secretaria de saúde.

                   “A atual ambulância que atende a localidade está em mau estado de conservação, pois já tem um bom tempo de uso, podendo deixar a população do Trevo, que precisarem de um atendimento médico, sem transporte a qualquer momento”, apontou o vereador.

Assessoria do Gabinete do Ver. Cláudio do Trevo

Eduardo Fortes promove 6° edição do Projeto Ação Bairro a Bairro

por Ascom publicado 06/03/2018 09h25, última modificação 06/03/2018 09h24
As ações são focadas para as necessidades da comunidade, visa demonstrar que está cada vez mais perto da população.
Eduardo Fortes promove 6° edição do Projeto Ação Bairro a Bairro

Imagem: Fernanda Dias

O Setor Bela Vista I, em Gurupi, recebeu neste último dia, 24, o Projeto Ação Bairro a Bairro que levou serviços sociais, doações de roupas, entrega do sopão solidário, sucos, brinquedos e entretenimento para as crianças, brindes para gestantes, sorteios para a comunidade. O evento, idealizado pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), contou com apoio das empresas privadas, como também da empresária, Divina Fátima, instituições e voluntários.

O projeto Ação Bairro a Bairro engloba os programas Dia da Gestante, Atleta do Amanhã e Sopão Solidário. E nesta 6° edição, aproximadamente 700 pessoas compareceram, onde foi distribuído cerca de 600L de sopa. Além do setor Bela Vista I, os setores vizinhos, Bela Vista II, Alvorada I e II, Santa Rita, Santa Cruz e Bom Sossego foram atendidos com o programa.

As ações são focadas para as necessidades da comunidade, visa demonstrar que está cada vez mais perto da população.

Para moradora do setor e dona de casa, Vanessa Pereira, destaca que necessita mais de evento como este, além de ouvir os moradores em seus anseios, recebe doações tanta para as crianças quantos para os adultos e gestantes. “É muito importante porque nossa comunidade é carente e precisamos dessas ajudas, e é sempre bem-vinda quando tem pessoas como o Eduardo Fortes que possa ajudar”, comentou.

Para o idealizador do evento, Eduardo Fortes, destaca que o projeto já mostrou que tem força e promete ampliar ainda mais.

“E em cada edição, novos parceiros surgem para somar conosco a união de ajudar e prestar assistência à comunidade local. O nosso projeto é permanente, e pretendemos percorrer em todos os setores de Gurupi”, disse Eduardo Fortes.

 

Fernanda Dias/Ascom do Ver. Eduardo Fortes

Hospital Regional de Gurupi é tema de debate durante sessão ordinária na Câmara

por Ascom publicado 06/03/2018 11h55, última modificação 07/03/2018 09h11
O assunto foi levantado pelo vereador César da Farmácia (DEM), durante o grande expediente da sessão ordinária desta terça-feira, 06.
Hospital Regional de Gurupi é tema de debate durante sessão ordinária na Câmara

Divulgação

César da Farmácia pediu que o governo estadual dê atenção a infraestrutura do Hospital Regional de Gurupi (HRG). Conforme César da Farmácia, ao visitar o hospital ele constatou que numa enfermaria com quatro leitos, cada paciente com um acompanhante, possui apenas um ventilador. Ele destacou ainda, que os acompanhantes precisam levar suas próprias cadeiras para sentarem. “É desumano, no calor que faz Gurupi, a pessoa acamada, doente e ainda ter que aguentar aquele calor insuportável. Eu saí de abalado, com o coração doendo, as pessoas que me conheciam quando me viam, diziam: César me ajuda”, relatou o vereador.

“O executivo estadual precisa fazer alguma coisa, colocar um aparelho de ar condicionado para dar mais conforto aos pacientes que quando vão para lá, já estão em situação de vulnerabilidade”, concluiu o parlamentar.

Eduardo Fortes (PSDB) ressaltou que a precariedade na saúde pública é um problema de todo o estado. “Ontem vi o secretário de saúde do estado dizendo que está tudo bem, mas a gente vê aí o HRG, o Hospital Regional de Palmas (HGP), pessoas morrendo em fila de espera, dormindo em maca no corredor, esperando 30 dias para fazer uma cirurgia”.

André Caixeta criticou o governo de Marcelo Miranda. “Há uma falta de respeito com nosso município, com nossa região, e quem paga é a comunidade que carece falta de infraestrutura na saúde pública e em outras áreas”.

Outros assuntos

Construção de escolas de tempo integral, reforma do prédio da Policlínica, regularização fundiária, instalação de placas indicativas de limites de velocidade, dentre outros também estiveram na pauta da sessão ordinária desta terça-feira, 06.

 O vereador Ivanilson Marinho (MDB) pediu a construção de três escolas de tempo integral nos setores Parque das Acácias, Bela Vista e Leste.

Já Zezinho da Lafiche (PROS) defendeu a reforma do prédio da policlínica. “ Ano passado fizeram uma reforma em apenas algumas partes daquele prédio, destaco que é preciso reformar e climatizar a sala de espera de pediatria e recepção principal", justificou.

Um requerimento do vereador Cláudio do Trevo (PSB) destinado à deputada federal Josi Nunes (MDB) em que pede emendas para a regularização fundiária do setor Industrial, também foi aprovado.

Marilis Fernandes (PDT) apresentou requerimento pedindo que o departamento de trânsito implante placas indicativas de limites de velocidade nas ruas de Gurupi. “ Temos discutido bastante sobre esse assunto, então é preciso que o município faça algo para facilitar a vida de motoristas e pedestres”, ressaltou.

Câmara realiza audiência pública para tratar sobre Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Gurupi

por Ascom publicado 07/03/2018 11h25, última modificação 07/03/2018 11h25
O objetivo é tratar sobre o planejamento urbano para o município gurupiense para os próximos dez anos. A audiência acontecerá no Plenário da Câmara Municipal, às 19 horas desta quinta, 08.

Visando discutir as prioridades e demandas do município de Gurupi a serem incluídos no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, a Câmara Municipal, por meio das Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final (CLJRF) e de Finanças Orçamento e Fiscalização (CFOF), realiza audiência pública nesta quinta-feira, 08.

O Plano Diretor é um planejamento urbano no âmbito municipal para os próximos 10 anos e está previsto na Constituição Federal, nos artigos 182 e 183 que trata da Política Urbana, na Lei Orgânica do Município de Gurupi e na Lei N° 10.257 de 10 de julho de 2001, no Estatuto da Cidade e na Carta Mundial pelo Direito à Cidade.

O Projeto de Lei Complementar (PLC) a ser deliberado durante a audiência é o 07/2017. O vereador Ivanilson Marinho (DEM), presidente da CLJRF destacou a importância da audiência pública. “Esse instrumento, ele não somente é global, como também estratégico da política municipal de desenvolvimento porque ele irá orientar, nortear e determinar as ações públicas e privadas no território municipal em todas as áreas , seja na de infraestrutura, na área comercial, no polo industrial, da saúde, da educação, meio ambiente entre outras”, explicou o parlamentar.

Para Ataíde Leiteiro (PPS) a participação da comunidade gurupiense é fundamental. “ Queremos reforçar que é preciso que as pessoas participem, pois é algo de suma importância para toda a cidade, e a população precisa participar na construção desse plano”.

 

Ivanilson Marinho requer pavimentação asfáltica no Setor São Jorge

por Ascom publicado 07/03/2018 12h41, última modificação 07/03/2018 12h41

Durante a sessão desta quarta-feira, 07, o Vereador Ivanilson Marinho (DEM) solicitou por meio de requerimento ao Secretário Municipal de Infraestrutura e indicação ao Prefeito, Laurez Moreira (PSDB) a pavimentação asfáltica do Setor São Jorge.

Com o objetivo de proporcionar aos moradores do Setor São Jorge e melhor qualidade de vida, pois ainda sofre com a falta de infraestrutura principalmente o asfalto. A obra asfáltica trará para os moradores do local melhoria de acesso, bem como mais segurança além, de ajudar na prevenção de doenças respiratórias que afligem a população e a melhoria das condições de vida desta comunidade.


Além de o bairro citado nos últimos anos estar passando por uma grande evolução imobiliária, não é justo ainda continuar sem infraestrutura básica.

Verusca Santos/Ascom Ver. Ivanilson Marinho

Gurupi contará com 200 alunos soldados durante curso de formação da Polícia Militar

por Ascom publicado 09/03/2018 13h35, última modificação 09/03/2018 13h43
Atendendo pedido dos vereadores da Câmara Municipal de Gurupi de Gurupi, o Governador Marcelo Miranda anunciou na manhã desta sexta-feira, 09, durante a inauguração do complexo da Polícia Civil de Gurupi, que os aprovados no concurso da Polícia Militar do Tocantins, poderão fazer o curso de formação na cidade.

A inciativa foi do vereador Sargento Jenilson (PRTB), que por meio de requerimento, subscrito por todos os vereadores e entregue nas mãos do governador na manhã de hoje. Além do envio de 200 alunos soldados para fazerem o curso de formação em Gurupi, Jenilson pediu também que pelo menos 100 policiais formados permaneçam na cidade. “Tendo em vista a crescente onda de violência que tem assombrado a população Gurupiense”, justificou o parlamentar.

Logo no pronunciamento inicial o governador Marcelo Miranda anunciou o atendimento ao pedido. A prova do concurso da PM/TO para preenchimento de 1000 vagas acontece no próximo domingo.

Outro pedido feito por Sargento Jenilson, também subscrito por todos os parlamentares é quanto a agilidade na convocação dos aprovados do concurso da Polícia Civil que ainda não foram nomeados. O Secretário de Segurança Pública do Estado, César Simoni, disse acredita que dentro de um mês o governador resolva a situação. “ É uma questão de condições do erário para convocar mais aprovados, mas penso que em questão de um mês isso se resolve”, disse Simoni.

Marcelo Miranda Garantiu também que até agosto de 2018 estará consolidando a implantação do Colégio Militar em Gurupi, que também é um pedido feito pelos vereadores da Câmara, Jair Souza (MDB), Marilis Fernandes (PDT) e Sargento Jenilson, além de vereadores de gestões passadas. " Esse é um desejo antigo da comunidade Gurupiense e nós estamos trabalhando para que acontece o mais breve possível", garantiu o governador.  

Por Josy Donato/Ascom CMG

Segurança, infraestrutura e saúde estiveram entre os assuntos da sessão ordinária desta terça

por Ascom publicado 13/03/2018 13h15, última modificação 13/03/2018 13h23
Dentre os principais assuntos debatidos durante a sessão ordinária desta terça-feira, 13, estiveram incentivo ao esporte, melhorias na infraestrutura, medidas preventivas para controle de doenças transmitidas pelo Aedes agypti ás mulheres grávidas, segurança de alunos e professores do período noturno dentre outros.

Em vista a quantidade de homicídios que tem ocorrido em Gurupi nos últimos meses, investigadas como disputas entre gangs e facções criminosas que tem provocado medo na população Gurupiense e também a estudantes do período noturno, principalmente de escolas mais afastadas do centro. Uma dessas é a Escola Municipal Odair Lúcio, localizada do outro lado da BR 153, que corta Gurupi. O vereador Ataíde Leiteiro (PPS), solicitou ao comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi que faça parceria com a escola para a realização de patrulhas intercaladas.

Os requerimentos do presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), foram voltadas a infraestrutura da cidade, solicitando conclusão de pavimentação asfáltica nas ruas Lenival Correia, João Oscar, Edson vieira dos Santos e Antônio Ricardo Medeiros, localizadas nos bairros: Residencial Daniela e Alto da Boa Vista. A infraestrutura, principalmente voltada a pavimentação asfáltica da cidade é uma bandeira que o parlamentar defende desde o início do seu mandato.

Eduardo Fortes (PSDB) e André Caixeta (PSB) defenderam projetos ligados ao incentivo a esporte. Caixeta pediu a construção de uma pista de esportes radicais na Praça José Leandro da Silva, no setor Pedroso. Já Fortes, solicitou a criação de um centro de iniciação ao esporte.

Preocupada com o aumento do mosquito transmissor de doenças como dengue, Chikungunya e Zika, devido ao período chuvoso, a vereadora Marilis Fernandes pediu que o secretário de saúde do município adote medidas tanto no atendimento a mulheres grávidas, quanto na prevenção e controle do Aedes Aegypti.

Os requerimentos foram aprovados por unanimidade e serão encaminhados aos órgãos responsáveis. A próxima sessão ordinária acontece nesta quarta-feira, 14, ás 09 horas.

 Josy Donato-Ascom/CMG

 

Valdônio Rodrigues faz balanço de seu 1º ano como gestor a frente do Legislativo

por Ascom publicado 14/03/2018 12h23, última modificação 14/03/2018 12h23
O vereador Valdônio Rodrigues (PSB) avaliou como positivo seu primeiro ano a frente da Câmara Municipal de Gurupi.

Veículos

”Tema polemico, mas tinha que ser resolvido de uma vez por todas. A sociedade vinha cobrando uma solução para o fim das locações de veículos e ao mesmo tempo não podia deixar os parlamentares sem condições de trabalho. A solução foi à compra de 13 veículos básico da marca Gol, porém os carros agora são patrimônio da Câmara; não é locação, isto gera uma economia muito grande aos cofres públicos”.

Servidores

Aos servidores da Casa o vereador afirma que ouve inúmeros avanços “como a recomposição salarial anual de 6.29%, aumento do Ticket Alimentação de R$ 150 para R$ 250 um percentual de mais de 60% também realizamos diversas melhorias nas condições de trabalho dos gabinetes com a aquisição de novos móveis e computadores, entre outros itens”.

Além disso, segundo o vereador, com o intuito de auxiliar os servidores da Procuradoria Jurídica da Casa, foi realizada a compra de uma biblioteca jurídica.

Concurso

Foi realizado um concurso público com 16 vagas e os nomeados tomarão posse na próxima semana.  “ O concurso foi realizado com toda excelência e lisura, que transcorreu sem questionamentos jurídicos ou dos candidatos”, explicou.

 Prédio próprio

“Uma das nossas grandes conquistas em 2017 foi a economia de R$ 345 mil de nossos recursos próprios que estão depositados em uma conta especifica para construção do prédio próprio da Câmara no Parque Filó Moreira. Tenho como desafio como também acha que seja de todos os vereadores e do povo de Gurupi, que a construção do prédio da Câmara Municipal. Se não conseguir, queremos deixar a obra iniciada e uma boa quantia em dinheiro em caixa para sua finalização”, comentou.

Trabalho

Então 2017 foi um ano de grande evolução para o Poder Legislativo Municipal de Gurupi que não se via desde sua fundação em 1964. Iniciamos 2018, e quero dizer a sociedade que vamos continuar fazendo economia, da mesma forma como fizemos até hoje; gastando somente naquilo que é necessário.

Vereador

Por último, o vereador Valdônio Rodrigues, fala do seu trabalho como vereador junto aos moradores. O parlamentar que se declarou um apaixonado por Gurupi, é um dos campeões em apresentações de requerimentos, indicações e projetos de leis na Câmara Municipal de Gurupi que já beneficiaram vários setores do município.

O parlamentar que tem bom transito em todas as correntes politicas de Gurupi, apresentou  pedidos atendidos, como a construção da UBS Tipo 3 do setor Pedroso e a UBS do Setor Jardim Medeiros, outra área que recebe atenção especial do vereador Valdônio é a pavimentação asfáltica como a realizada na avenida que dá acesso ao Campus I da Unirg no Parque das Acácias.

Por assessoria Gab. do Ver. Valdônio Rodrigues

PL sobre recomposição salarial a servidores do município tramita na Câmara

por Ascom publicado 20/03/2018 12h25, última modificação 20/03/2018 12h22
O Projeto de Lei (PL) beneficia servidores efetivos da administração pública direta e da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD), com exceção dos servidores da UnirG, por existir Lei própria para este último.

O Projeto de Lei 07/2018 foi apresentado hoje, 20, durante a sessão ordinária e encaminhado para a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalizado para ser analisado.  O PL prevê um percentual de 2,95% de reajuste a partir de primeiro de maio de 2018 “conforme IPCA acumulado de janeiro a dezembro de 2017, nos vencimentos base dos servidores públicos”.

Nas comissões o PL será analisado e caso necessário passará por alterações, votado pelos membros e após aprovado, voltará a plenário para ser votado durante sessão ordinária, ou extraordinária. A previsão é que até o mês de Abril o PL passe por votação.

Outros assuntos durante sessão desta terça-feira

O vereador Ataíde Leiteiro (PPS) apresentou o PL 37/2018       que visa tornar obrigatório a fixação de tarja sinalizadora em vitrines ou assemelhados, como portas, paredes e divisórias feitas de material transparente (vidros), com intuito de evitar acidentes.

A proposta de lei é direcionada a proprietários ou responsáveis por estabelecimentos comerciais ou públicos, que tiverem no interior ou exterior esse tipo de material. “Muitas pessoas sofrem acidentes devido à transparência dos vidros das vitrines em lojas, bancos, supermercados e os demais estabelecimentos comerciais. A medida trará benefícios para os consumidores, evitando que ao andar distraidamente possam "trombar" com uma porta não sinalizada”, ponderou ou vereador.

As tarjas sinalizadoras, conforme o projeto deverão atender as seguintes especificações: ser instalada ao longo de toda a vitrine ou assemelhado, podendo variar sua altura entre 0,50cm  l,50m; possuir largura mínima de 0,2cm); apresentar cor ou textura que a destaque na vitrine ou assemelhado. A tarja sinalizadora poderá conter anúncio indicativo.

Requerimentos

Dentre os requerimentos apresentados e votados durante a sessão ordinária desta terça estão: recuperação de malha asfáltica nos setores Jardim dos Buritis, Parque Residencial Canaã, Parque das Acácias, na avenida Flamboyant e Alameda Central e Setor Engenheiro Waldir Lins.

Também foi votado e aprovado um requerimento do vereador Wendel Gomides (PDT) em que solicita ao gerente da Agência dos Correios que instale uma agência na região leste da cidade, visando atender os setores daquela região, como Jardim Sevilha, Vila São José, Alto dos Buritis e outros que são mais afastados do centro.

Jair Souza (MDB) pediu que a prefeitura realizasse ações de conscientização quanto ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a secretária de Educação do Município que faça campanha de conscientização quanto aos “malefícios do vandalismo contra bens públicos e privados”.

A instalação de aparelhos condicionadores de ar em todas as escolas municipais foi pedida pelo vereador Zezinho da Lafiche (PROS). Já Sargento Jenilson (PRTB) fez indicação ao prefeito Laurez Moreira que adquira um ônibus destinado ao deslocamento de desportistas gurupiense “que participam rotineiramente de eventos e competições fora do município”.

A indicação do vereador Eduardo Fortes (PSDB) foi quanto a criação de um Projeto de Lei para criar a copinha de futebol infanto-juvenil, chamada pelo parlamentar de ‘Copinha Atleta do Amanhã’.

A próxima sessão ordinária acontece nesta quarta-feira, 21, às 09 horas. A comunidade gurupiense é convidada a participar.

Josy Donato/Ascom CMG

Engenheiro Itamar Zochi e professor Getúlio Dutra são homenageados na Câmara

por Ascom publicado 21/03/2018 13h08, última modificação 21/03/2018 13h08
Hoje a manhã foi de homenagens na Câmara Municipal de Gurupi. Um professor e um engenheiro que têm em comum o legado que ficará eternizado na memória do povo gurupiense.

Um dos homenageados é o professor de química, Getúlio Dutra, de 61 anos, talvez o nome dele seja desconhecido para muitos, mas não para os inúmeros alunos que por meio dele vêm construindo uma história de conquistas. Em reconhecimento ao trabalho voluntário desenvolvido pelo professor, foi entregue Moção de Aplausos a ele durante a sessão ordinária desta quarta-feira,  21.

Dutra chegou a Gurupi em 2010 e em dezembro do ano seguinte deu início a um projeto, intitulado de Progetho Voe, com a finalidade de preparar alunos para vestibulares, Olimpíadas e Enem.  E um detalhe, o professor não cobra nada dos estudantes a não ser um quilo de alimento para doar para entidades beneficentes de Gurupi.

Desde então vários estudantes de escolas privadas e pública da cidade vem sendo premiados em olimpíadas de química a nível estadual e até nacional. E não só isso, alguns alunos são gratos ao professor por terem conseguido passar em vestibulares ou até mesmo por tomarem gosto pela matéria ensinada por Dutra. “Graças ao empenho dele eu que não gostava da matéria passei a gostar, conquistei medalhas em Olimpíadas, passei em duas universidades federais e duas estaduais e sou muito grata a ele”, expressou a estudante Karine Cristina.

Autor da Moção de Aplausos o vereador Sargento Jenilson (PRTB), destacou que Dutra “ tem envaidecido nós moradores de Gurupi pelo destaque que os alunos do nossos município tem tido graças a esse profissional  e por meio dessa moção de aplausos queremos demonstrar nossa gratidão por toda dedicação”, salientou.

Coautora da homenagem junto ao vereador Claúdio do Trevo (PSB), a vereadora Miriam Lustosa (MDB) parabenizou o homenageado. “ Doar o seu tempo dando o seu melhor investindo no conhecimento desses jovens é um ato nobre, e só temos a agradecer por esse projeto”.

“Agradeço a todos, em especial a minha esposa por entender as minhas ausências e dizer que fico lisonjeado com a homenagem e com todo os que estão aqui presentes”, disse o professor.

Itamar Zochi

Residente em Gurupi há mais de 40 anos e como ressaltado pelos parlamentares da Casa teria contribuído ao longo de todos esses anos tanto profissionalmente como socialmente desenvolvendo atividades que marcaram a estrutura social e material da cidade. Ele é o engenheiro Itamar Zochi, que recentemente doou todo o seu patrimônio, avaliado em cerca de 4 milhões de reais para a construção de um condomínio para cuidar de idosos acima de 60 anos, com ou sem condições financeiras.

Emocionado ao receber a homenagem, o engenheiro usou de poucas palavras para expressar o que sentia naquele momento. “ Essa homenagem hoje recebida ofereço a todos os que estão comigo nesse projeto e também a todos aqueles que me ajudaram e sinto me honrado em poder contribuir com essa cidade”, disse Zochi.

“ É uma honra fazer parte da entrega desse título de homenagem a esse homem que muito fez e continua fazendo pela nossa cidade”, agradeceu o coautor da moção de aplausos, Claúdio do Trevo (PSB).

 “Essa atitude dele  é um exemplo muito mais do que pessoas públicas que exerceram o cargo político em Gurupi, que é ter a coragem de doar todo o seu patrimônio que é fruto do seu estudo, do seu conhecimento, do seu trabalho para aqueles que carecem, e só tenho a dizer que esse é um gesto nobre”, disse o vereador Ivanilson Marinho (MDB).

Para o vereador Sargento Jenilson, também autor da moção ressaltou “uma pessoa que passou a vida inteira trabalhando de forma digna, justa, honesta, veio de outro estado ganhou a vida aqui trabalhando de repente coloca a disposição 4 milhões de reais para beneficiar pessoas vulneráveis, em questão da idade, é muito nobre da parte dele ter não só pensado mas feito esse ato”, concluiu o vereador.  

Nomeados no concurso da Câmara de Gurupi tomam posse nesta sexta-feira

por Ascom publicado 22/03/2018 08h35, última modificação 22/03/2018 08h42
A cerimônia de posse será às 10 horas no Plenário Salomão Lustosa Pinheiro, na Câmara Municipal de Gurupi.

 A nomeação dos aprovados foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) ainda no mês de dezembro. 12 dos 16 aprovados tomarão posse, sendo um para o cargo de motorista, um para o cargo de vigia e 10 que preencherão as vagas de oficial administrativo.

O presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB) destacou que “ concurso foi realizado com toda excelência e lisura, que transcorreu sem questionamentos jurídicos ou dos candidatos”, avaliou.

A cerimônia de posse é aberta ao público. A Câmara Municipal fica localizada na Avenida Goiás, Nº 2.880.

 

Claudio do Trevo comemora regularização fundiária do setor Parque Industrial

por Ascom publicado 22/03/2018 09h10, última modificação 22/03/2018 09h07
Cerca de 130 famílias moradoras do setor receberão as escrituras de lotes e chácaras. A regularização fundiária daquela região é um pedido do vereador Claudio do Trevo, que em outubro do ano passado apresentou requerimento, quando foi votado e aprovado por unanimidade.

 Claudio do Trevo (PSB) comemorou a realização do requerimento. “ é gratificante ver que nosso trabalho tem produzido frutos e mais um requerimento sendo atendidos, desta vez à regularização fundiária de todos os lotes e chacareiros do setor industrial, reivindicação antiga dos moradores que há muito tempo buscam a legalização das suas moradias, buscando uma maior segurança jurídica e garantia Constitucional da posse e da propriedade”, explanou o parlamentar.

O vereador ressaltou a importância da participação da sociedade junto ao poder legislativo, cobrando e reivindicando seus direitos e acredita “que com a regularização do Industrial o município de Gurupi só tem a crescer dando mais inclusão social aos moradores”. A previsão é que as escrituras sejam entregues no mês de junho durante uma festa junina. 

Assessoria do ver. Claudio do Trevo

Presidente da Câmara de Gurupi empossa aprovados no concurso

por Ascom publicado 23/03/2018 12h35, última modificação 23/03/2018 12h34
A solenidade de posse aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, no Plenário Salomão Lustosa Pinheiro.

O concurso realizado no ano passado ofertou 16 vagas e 465 pessoas fizeram a prova no dia 07 de maio do mesmo ano. Os aprovados já haviam sido convocados por meio da portaria nº61/2018 do último dia 07. Os empossados assumiram os cargos de oficial administrativo e um, o de motorista.

Ao dar as boas vindas aos novos funcionários efetivos da Casa o presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB), salientou que “o Poder Legislativo está honrado em empossar 11 novos servidores nesta Casa de Leis, sabendo que temos mais de 12 anos que não houve um concurso neste legislativo e hoje temos orgulho de fazer essa solenidade de posse”.

Esse é o 3º concurso da Câmara Municipal de Gurupi em 60 anos. O vereador Wendel Gomides (PDT) foi quem deu início ao processo do concurso no ano de 2016 quando era o presidente da Casa. “ Desde o início quando iniciamos o processo o principal que pedimos a banca organizadora foi lisura e graças a Deus estamos aqui hoje empossando esses novos servidores num concurso em que houve seriedade e transparência do início ao fim e sabendo que eles estão aqui pelo esforço de cada um”, ressaltou Gomides.

A nova servidora, Nayssa Nara Barcelo Santos expressou a felicidade em iniciar “uma nova jornada”. “Que cada um de nós empossados hoje possamos dar o melhor, a escritura mesmo diz que façamos o melhor, como se tivéssemos fazendo para Deus. Agradeço a todos os vereadores e aos nossos familiares que vieram nos prestigiar e contem conosco”, concluiu a jovem.

Municipalização do Trânsito será debatida em audiência pública na Câmara de Gurupi

por Ascom publicado 26/03/2018 11h50, última modificação 26/03/2018 11h50
A audiência visa tratar sobre temas como atuação dos agentes estaduais de trânsito na cidade (DETRAN), respeito à faixa de pedestres e mobilizar a sociedade gurupiense a participar da construção do trânsito municipalizado apontando problemas e sugerindo melhorias.

O evento acontece nesta terça-feira, 27, às 19 horas no plenário da Casa de Leis, localizado na Avenida Goiás com Beira Rio, próximo ao novo complexo de Polícia Civil de Gurupi. Os idealizadores da audiência são os vereadores Ivanilson Marinho (MDB) e André Caixeta (PSB). Desde o final do ano até recentemente a atuação dos agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (DETRAN) em Gurupi, permitido por meio de um convênio entre Estado, Polícia Militar e Município, têm gerado polêmica na cidade, o que provocou vários debates e questionamentos durante sessões ordinárias de Câmara sobre melhorias no trânsito de Gurupi.

“É preciso levar a comunidade a refletir sobre a realidade do trânsito no município de Gurupi e não só com relação à parte da infraestrutura ou da fiscalização da diretoria municipal de trânsito ou do Detran, mas permitir também que a sociedade possa discutir quais mudanças precisam serem feitas, o que acredita ser melhor para o trânsito da cidade, onde está o maior problema, o que precisa ser resolvido, onde falta sinalização e outros assuntos”, explanou Marinho.

Conforme o vereador, foram convidadas autoridades municipais, e estaduais como representantes do Detran e Ciretran para que possam ouvir a comunidade e “ juntos possamos construir ideias, projetos e propostas para um trânsito mais seguro e acessível a todos os usuários”.  

O vereador André Caixeta ressalta que o debate também permite que a população tenha mais informações sobre este tema.  “Recentemente temos recebido muita cobrança a respeito das atuações dos agentes do Detran no município e por isso contamos com a contribuição da comunidade, seja participando pessoalmente, assistindo pela página da Câmara, onde será transmitida ao vivo, podendo trazer ou enviar sugestões pela página ou pelo e-mail disponibilizado, e assim chegarmos junto ao executivo município em um consenso do que é melhor para o nosso município”, observou Caixeta.

A população pode participar da Audiência Pública apontando problemas relacionados ao trânsito ou enviando sugestões de melhorias referentes à infraestrutura, segurança, adequação legal do município dentre outros que envolva o tema. As propostas podem ser enviadas no e-mail ascomcamaragurupi@gmail.com, na fan page https://www.facebook.com/camaramunicipalde.gurupi/, ou trazidas pessoalmente a Câmara Municipal e entregues aos vereadores Ivanilson Marinho ou André Caixeta.

As propostas da comunidade e autoridades serão recolhidas enviadas as autoridades competentes “seja a nível de estado ou próprio prefeito municipal para que elaborem um plano e venham aplicar essas propostas no nosso município”, finalizou o vereador.

A audiência pública será transmitida ao vivo pela página da Câmara no facebook no endereço eletrônico https://www.facebook.com/camaramunicipalde.gurupi/.

Zezinho da Lafiche defende que prefeitura realize convênio com CEREA

por Ascom publicado 04/04/2018 12h35, última modificação 06/04/2018 09h48
O objetivo, conforme o vereador, é apoiar o órgão e fortalecer as atividades do órgão que tem passado por dificuldades financeiras.

Na última terça-feira, 03, em sessão ordinária na Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Zezinho da Lafiche(PROS), propôs mediante requerimento a firmação de convênio entre a Prefeitura Municipal de Gurupi e o CEREA (centro de recuperação de alcoólatras), a instituição tem sofrido nos últimos anos pela falta de apoio financeiro, tem resistido devido a "vaquinhas" e contribuições esporádicas de voluntários, e é um papel do município contribuir com as instituições deste cunho social.

Ataíde requer mudança no pagamento de data base dos servidores de maio para janeiro

por Ascom publicado 06/04/2018 12h06, última modificação 06/04/2018 12h06
O pedido visa atende servidores da pasta da Educação do município de Gurupi e foi feito por meio de requerimento apresentado ainda no mês de março. 90

Segundo o vereador Ataíde Leiteiro (PPS), o requerimento pede a princípio que se realize um estudo para verificar a viabilidade de alteração da data. “ é uma demanda dos servidores e acreditamos que para eles será muito melhor ter esse reajuste já no início do ano, e para o município também pode ser uma boa alternativa, visto que não precisará em maio retroagir a janeiro de uma só vez”.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e no plenário da Casa e encaminhado a Secretaria de Educação do Município e aguarda retorno por parte do secretário da pasta.  

Fortes propõe campanha permanente de conscientização da depressão infantil

por Ascom publicado 11/04/2018 08h00, última modificação 10/04/2018 11h29
O vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou à Casa de Leis, na última terça-feira, 03, na primeira Sessão Ordinária no mês de Abril, o Projeto de Lei (PL) de sua autoria, que propõe uma campanha permanente de conscientização da depressão infantil e na adolescência, no município de Gurupi.

A propositura prevê, conscientizar a população e desmitificar de que o distúrbio não ocorre nos primeiros anos de vida de uma pessoa. Conforme o parlamentar, muitas pessoas apresentam sua primeira crise depressiva justamente durante a adolescência.

“Este projeto tem o intuito de aumentar a divulgação sobre esse problema estudado pela psicologia. É uma situação muito mais séria do que se imagina e que pode levar a um colapso ou um nível de surto mais elevado. Depressão é uma doença e deve ser tratada. E ainda há um grande preconceito a respeito da depressão, porque grande parte das pessoas ainda acham que a depressão é frescura. Ela tem cura, precisa de tratamento”, salientou Eduardo Fortes.

Em todo o Brasil sempre se tem notícias de crianças e principalmente adolescentes que chegam a tirar a própria vida devido à depressão, por isso é necessário políticas públicas para minimizar esse problema que infelizmente é uma realidade em todos os municípios brasileiros.

De acordo com os estudos da psicologia, a Depressão Infantil é caracterizada pela presença dos seguintes sinais e sintomas, os quais podem ser apresentar de forma mascarada: baixo desempenho escolar, pouca capacidade para se divertir (anedonia), sonolência ou insónia, mudança no padrão alimentar, fadiga excessiva, queixas físicas, irritabilidade, sentimentos de culpa, sentimentos de desvalia, sentimentos depressivos, atos suicidas, choro, afeto deprimido, fases depressivas, hiperatividade ou hipoatividade.

 O Projeto de Lei pretende prevê ao Executivo para organização de uma equipe de profissionais vinculados ao tema e que integram o quadro de servidores da Prefeitura Municipal para executarem a campanha dentro das escolas.

O Projeto, ainda passará por análise das comissões temáticas da Casa.

Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Unidades de Saúde de Gurupi devem contar com o Cartão de Vacinação Eletrônico

por Ascom publicado 12/04/2018 11h45, última modificação 12/04/2018 11h45
A iniciativa é do vereador Jair Souza (MDB).
Unidades de Saúde de Gurupi devem contar com o Cartão de Vacinação Eletrônico

Foto: Zacarias Martins

O vereador Jair Souza (MDB), apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a criação do Cartão de Vacinação Eletrônico no âmbito do município e dá outras providências.

 O projeto prevê que os  dados referentes à vacinação deverão ser salvos eletronicamente em um banco de dados, por qualquer Unidade de Saúde Municipal de Gurupi, com acesso à internet.

 Jair Souza  destaca que será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde  de Gurupi a criação de infraestrutura necessária para a informatização do novo sistema de vacinação, bem como, a criação do banco de dados para o armazenamento das informações sobre a vacinação, e o treinamento para que os profissionais possam manter esse banco de dados atualizado.

 Praticidade

 Na defesa do seu projeto de Lei, Jair Souza lembra que a vacinação é uma das medidas mais importantes de prevenção contra doenças, porém, o parlamentar ressalta que muita gente não sabe é que o cartão de vacinas é um documento indispensável para crianças, adolescentes, adultos e também para idosos.

 “É comum encontrarmos adultos que não sabem onde colocaram seu cartão, assim como há pessoas que possuem dois, três ou até quatro cartões de vacinas diferentes. Também é importante guardar todos os cartões recebidos durante a vacinação, pois somente dessa forma será possível acompanhar o histórico de imunização”, lembra o parlamentar

 Segundo Jair Souza, seu  projeto de Lei  tem a finalidade de solucionar vários problemas causados pela reforma e material ineficaz utilizado na confecção do atual cartão de vacina, argumentando que esse cartão contém informações de extrema relevância que precisam ser preservadas por toda vida. Informações essas, que muitas vezes são perdidas pelo mau uso, armazenamento inadequado ou até a perda do cartão.

 “Propomos que os dados dos cidadãos vacinados deverão ser salvos em um banco de dados eletrônico, evitando qualquer confusão ou conflito de informações, como saber se já recebeu determinada vacina ou não, ou receber a mesma vacina duas vezes sem perceber. É interessante citar que a perda ou danificação deste cartão implica no aumento de gastos custeados pela Municipalidade, pois a pessoa que perdeu o cartão acaba perdendo junto com ele todas as informações que constava, consequentemente, comprometendo sua imunização por tomar vacinas de forma inadequada, colocando em risco a saúde da população”, finalizou o vereador Jair Souza.


Zacarias Martins

Ascom/Vereador Jair Souza

 

Sargento Jenilson cobra que bancos cumpram Lei sobre tempo máximo de espera em filas

por Ascom publicado 12/04/2018 13h05, última modificação 12/04/2018 13h05
O requerimento de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB) aprovado por unanimidade solicita também maior fiscalização por parte da prefeitura e do Procon quanto ao cumprimento da Lei Municipal nº 1.367/200 por parte das Agências Bancárias e seus correspondentes.

A Lei 1.367 prevê que o tempo máximo em fila de banco é de 15 minutos em dias normais e 30 minutos na véspera ou após feriados prolongados e em dias de pagamento do funcionalismo público. Porém durante diligências realizadas pelo vereador e sua equipe, foi constatado o descumprimento desta norma.

De acordo com o Supremo Tribunal Federal o município tem competência para legislar sobre o atendimento ao cliente, como por exemplo, definir tempo máximo de espera na fila, disponibilidade de assentos, bebedouros, banheiros e outras medidas que proporcione conforto aos usuários.

Sargento Jenilson argumenta que “os bancos são bem pouco ou quase nada fiscalizados, o que os deixa mais livres e mais propensos a cometer essas pequenas infrações”.

O parlamentar diz ainda que são muitas as reclamações dos usuários dos serviços bancários em relação ao atendimento nas agências. “Especialmente em relação ao tempo de espera nas filas dos caixas, por vezes agravada a excessiva demora pelo fato de a pessoa ver-se obrigada a permanecer em pé, enquanto aguarda o atendimento, já que também não existem assentos suficientes disponíveis”, concluiu.

Cristhiely Marinho/Ascom Ver. Sargento Jenilson

Ivanilson Marinho requer melhorias para a região da Vila Guaracy e Nova Fronteira

por Ascom publicado 13/04/2018 12h05, última modificação 13/04/2018 12h05
Dentre as reivindicações estão micro revestimento asfáltico e construção de uma praça. A solicitação foi encaminhada à secretaria responsável e aguarda retorno.

O vereador Ivanilson Marinho apresentou indicações ao Prefeito Laurez Moreira que beneficia a população dos setores Paulo de Tarso, São Jorge, Vila Guaracy, Setor dos Funcionários, Vila Militar, Nova Fronteira e Vila Íris, na solicitação ao Prefeito Municipal consta a Construção de uma Praça Municipal e Academia de Saúde e também o micro revestimento asfáltico no setor dos Funcionários.

“A cidade de Gurupi ainda é precária quanto à disponibilidade de locais adequados e estruturados para a prática de esporte e lazer, como à importância da prática de esportes, é que, se faz necessária à construção da Praça Municipal bem estruturada para servir aos moradores desta região”, defende o Vereador.

O revestimento asfáltico do Setor dos Funcionários irá proporcionar aos moradores uma melhor qualidade de vida, pois ainda sofrem com as condições do asfalto e a falta de infraestrutura.

Verusca Santos/Ascom Ver. Ivanilson Marinho

Marilis Fernandes defende instalação de câmera de monitoramento em creches do município

por Ascom publicado 16/04/2018 12h54, última modificação 16/04/2018 12h54
Durante sessão ordinária a parlamentar apresentou um requerimento que foi aprovado por unanimidade e posteriormente encaminhado à Secretaria Municipal de Educação.

 Durante sessão ordinária a parlamentar apresentou um requerimento que foi aprovado por unanimidade e posteriormente encaminhado à Secretaria Municipal de Educação.

 Segundo Marilis Fernandes (PDT) “o objetivo é atender as necessidades dos alunos e funcionários das creches, promovendo a segurança, bem como a preservação dos bens públicos, flagrando ações de vândalos e assaltantes que  entram nas imediações destas instituições quando estão vazias, promovendo a destruição ou subtração do patrimônio público, e ajudar no trabalho das autoridades policiais para identificação e punição evitando ou diminuindo esse tipo de crime futuramente”.

 Sinalização

Ainda relacionado ao tema segurança a vereadora em outro requerimento, solicitou a implantação de sinalização vertical e horizontal “embarque e desembarque” em frente às escolas públicas e particulares no município.

 “A inexistência de sinalização vertical e horizontal tem feito os condutores dirigirem de maneira arriscada, colocando em perigo veículos e pedestres,” justificou Marilis Fernandes.

Eloina Matos/Ascom Ver. Marilis Fernandes

AMEG recebeu homenagem na Câmara nesta terça

por Ascom publicado 17/04/2018 12h05, última modificação 18/04/2018 15h51
Diretoria e membros da Aliança de Ministros Evangélicos de Gurupi (AMEG) receberam uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados a comunidade gurupiense e pela realização da 2ª edição do evento “Marcha pra Jesus.”

O autor da homenagem, vereador Ivanilson Marinho (MDB) destacou que a AMEG representa as igrejas evangélicas da cidade e “que é preciso reconhecer o valor que a Aliança tem dentro de Gurupi, muitas vezes aquilo que o poder público não consegue fazer a igreja vai lá e faz”.

Conforme Marinho Gurupi possui cerca de 70 segmentos evangélicos  e que boa parte desenvolve um trabalho “ não apenas de evangelização, mas também de ajudar no trabalho de combate ás drogas, de buscar mudar a história de vida de pessoas sofridas e vulneráveis, por isso essa homenagem é mais que merecida pelos relevantes serviços pela AMEG na cidade”, disse.

Coautor da moção, juntos aos vereadores Zezinho da Lafiche (PROS) e Marilis Fernandes (PDT), André Caixeta (PSB) elogiou o trabalho da AMEG na realização da Marcha para Jesus, que ocorreu em setembro do ano passado. “Independente de religião todos precisamos nos unir em prol da nossa cidade, seja em oração rogando por dias melhores para nossa cidade, seja desenvolvendo trabalho de ação social ou eventos como foi o Marcha pra Jesus, parabéns a toda a diretoria e membros da AMEG”, parabenizou o vereador.

“Realmente foi um grande evento, sou católica, mas também participei, além disso, o trabalho feito pela igreja tanto evangélica quanto católica, quantas famílias e jovens são salvos de mundo da violência, do crime, das drogas”, comentou Marilis Fernandes.

O presidente da AMEG, César Assunção, agradeceu a homenagem e comentou que a união das igrejas é importante para o bom trabalho. “Esse trabalho em conjunto nos proporcionou por exemplo realizar a Marchar pra Jesus bem sucedida, e nosso objetivo é propagar o evangelho, agradecemos a Deus, e a vocês por esse reconhecimento”.

Confira AQUI os assuntos da pauta da Sessão Ordinária desta terça-feira, 17.

Câmara publica edital de licitação para seguro de veículos e aquisições de suprimentos de informática, limpeza copa e cozinha

por Ascom publicado 17/04/2018 12h25, última modificação 17/04/2018 12h35
O edital foi publicado na manhã desta terça-feira, 17. Serão 04 pregões presenciais que ocorrerão dos dias 26 á 27 deste mês.

O primeiro acontece no dia 26 ás 11h40 e visa aquisição de material de expediente para manutenção das atividades administrativas. O próximo está previsto para ás 12h30 e tem como objetivo contratar seguro para frota de veículos da Câmara. No dia 27 ás 11h40 tem pregão para contrato de empresa de fornecimento de suprimentos de informática, no mesmo dia ás 12h30 será para aquisição de material de limpeza, copa e cozinha.

A retirada do edital deve ser feita pessoalmente na sede Câmara Municipal de Gurupi, na Av. Goiás, nº2.880, no horário das 07h ás 13h ou pode ser solicitado por e-mail no cplgpi@outlook.com.br.

Veja o edital de publicações AQUI.

Mais informações pelo telefone 3315-1818.

Mírian Lustosa participa de seminário sobre planejamento e políticas públicas

por Ascom publicado 17/04/2018 12h50, última modificação 18/04/2018 12h08
O curso que teve início ontem e termina nesta quarta-feira,18, está acontecendo na capital Palmas.

A vereadora Mírian Lustosa MDB, participa do “Seminário: Planejamento, Orçamento e Políticas Públicas”, que reúne vereadores e assessores técnicos das câmaras municipais do Estado do Tocantins.

O mesmo é uma parceria entre a Assembleia Legislativa do Tocantins, o Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) e o Instituto Legislativo Brasileiro (IBL). A parlamentar ressaltou que “ aqui estamos conhecendo vários pontos em que devemos atuar e nos aprimorando naquilo que reflete quanto ao planejamento do bem público. Daqui se tem o norte certo de como se planejar e destinar políticas públicas, com melhorias para nossa cidade”, pontuou Miriam.

Míriam estava acompanhada também dos vereadores, Jair Cunha MDB, e Ataíde Salgado PPS.

Doris Barros/Ascom ver. Mirian Lustosa

Sargento Jenilson visita Guarda Municipal de Lagoa da Confusão e defende implantação do serviço em Gurupi

por Ascom publicado 18/04/2018 12h21, última modificação 18/04/2018 12h21
A finalidade da visita foi conhecer o modelo de trabalho dos guardas municipais da cidade de Lagoa da Confusão, distante 216 km de Palmas.

 Em 2017 o vereador sargento Jenilson (PRTB) teve requerimento de sua autoria, em que solicitou a implantação da Guarda Municipal Armada em Gurupi, aprovado pela Câmara Legislativa de Gurupi, no entanto ainda não recebeu nenhuma resposta do executivo municipal.  

 Conforme o vereador, durante a visita, os responsáveis pela execução do serviço na cidade informaram que após a implantação da guarda municipal teria sido constatado diminuição de ocorrências de criminalidade no município. “Observamos durante a nossa visitação como é realizado o trabalho deles, que hoje contam com 32 câmaras vídeomonitoramento, que é realizado pela prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Meio Ambiente, no período diurno e pelos agentes da Guarda Civil Municipal no período noturno trazendo agilidade aos serviços de combate a criminalidade”, observou Jenilson.

 Ao fazer um balanço do resultado das operações realizadas em conjunto com a Polícia Militar num período de pouco mais de três meses, a comandante da Guarda Municipal de Lagoa da Confusão, Taiany Ribeiro, informou que nesse período foram apreendidas quatro armas de fogo, efetuada a prisão de  10 traficantes, 16 ladrões e um homicida do Primeiro Comando da Capital (PCC), além de terem sido recuperados 67 veículos furtados.

 “O trabalho em prol da segurança pública tem se intensificado a cada dia e ganhou mais força com a criação da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar em Lagoa da Confusão, contamos com o apoio do prefeito da cidade”, disse a comandante.

 Sargento Jenilson continua defendendo a implantação de uma Guarda Municipal em Gurupi e acredita que será de grande ajuda no combate a criminalidade em Gurupi, ressaltando que nestes últimos meses a cidade tem sido destaque no que se refere a homicídios e tentativas de homicídios. Só nestes primeiros 4 meses do ano foram registrados 31 homicídios e 29 tentativas.

“Precisamos desenvolver um trabalho como esse em Gurupi, a população vem sendo vitima da criminalidade e com ajuda da Guarda Municipal diminuiria esses números, somando esses serviços e trazendo números positivos para a nossa cidade”, pontuou o parlamentar.

Jenilson disse ainda que “apesar da previsão legal na Lei Orgânica (LO) de Gurupi e as diversas proposituras deste e de outros gabinetes, o município nunca deliberou sobre a implementação da guarda municipal armada conforme Lei Federal 13.022/2014”, concluiu.

Valdônio Rodrigues cobra conclusão de pavimentação asfáltica para vários setores de Gurupi

por Ascom publicado 19/04/2018 08h23, última modificação 19/04/2018 08h23
Essa é uma bandeira que o vereador tem levantado desde que foi eleito pela primeira vez.

O vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB) tem defendido e apresentado requerimentos solicitando a conclusão de pavimentação asfáltica em vários setores de Gurupi dentre eles estão os setores Waldir Lins, Residencial Daniela, Alto da Boa Vista e Jardim dos Buritis.

Desde 2013 o parlamentar vem solicitando junto ao secretário de Infraestrutura município que realize em caráter de urgência as pavimentações asfálticas nos referidos setores. “Essa tem sido uma das maiores reclamações dos moradores que não suportam conviver com poeira na época de seca e lama durante o período chuvoso. Por outro lado, quando é feita, ela promove mais conforto aos pedestres, ciclistas, motoristas de veículos automotores e passageiros”, pontou o presidente e lembrou que “além do conforto, oferece mais qualidade de vida aos moradores e contribui com a valorização dos imóveis dos respectivos setores”.

 Assessoria do ver. Valdônio Rodrigues

Aprovado Projeto de Lei que cria Conselho Municipal de Saúde

por Ascom publicado 19/04/2018 11h05, última modificação 24/04/2018 11h04
Dentre as finalidades do órgão estão a fiscalização do SUS em âmbito municipal, definir diretrizes e prioridades para a elaborarão dos planos de saúde assim como controlar e deliberar critérios de uso e recursos do Fundo Municipal de Saúde.

O PL 03/2018, de autoria do executivo municipal, tramita na Casa desde o dia 06 deste mês de abril e esteve na pauta da Sessão Ordinária da última terça-feira, 17, para ser votado, no entanto o vereador Sargento Jenilson pediu vistas para analisar o projeto. Na sessão desta quinta, 19, o PL voltou a plenário e foi aprovado por unanimidade com emendas modificativa, aditiva e supressiva do vereador e presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Ivanilson Marinho (MDB). “Foram três emendas para deixar claro objetivo, funções e competências desta Lei. Uma delas, aditiva, prevê que as funções como membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) não serão remuneradas”, informou Marinho.

O CMS é uma previsão legal amparada pela Lei Federal n° 8.142/1990, que regulamenta as formas de constituição dos conselhos municipais de saúde, com a participação da comunidade no Sistema Único de Saúde (SUS). O CMS será composto por 16 membros titulares e 16 membros suplentes, sendo 25% destes representado por organizações governamentais, instituições de iniciativa privada conveniada, ou instituições sem fins lucrativos; 25% de entidades organizadas, representativas por profissionais da área de saúde e 50% de entidades e movimentos organizados que representam os usuários do sistema de saúde.

 Os membros da Mesa Diretora serão escolhidos por processo de eleição direta para um mandato de três anos. A mesa Diretora será composta por presidente, vice-presidente, 1º e 2° secretário. Não podem participar do conselho o Poder Legislativo, Judiciário nem o Ministério Público.

“O próximo passo é encaminhar o projeto ao prefeito para sanção”, explicou o presidente em exercício na sessão desta quinta, Zezinho da Lafiche (PROS).

Presidente da Câmara convoca sessão extra para votar afastamento de Ivanilson Marinho

por Ascom publicado 20/04/2018 09h55, última modificação 20/04/2018 10h28
A sessão acontece nesta sexta-feira, 20, às 11 horas no plenário da Câmara Municipal.

Atendendo pedido do vereador Ivanilson Marinho (MDB) o presidente da Câmara Municipal de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PSB) convocou sessão extraordinária para votar o afastamento do vereador Ivanilson Marinho (MDB) que irá assumir a presidência da Ruraltins.

O presidente da Casa explicou que em casos de afastamento de vereadores é obrigatório colocar em votação. “ É uma previsão do regimento interno da Casa, depois que o vereador é afastado, será feita a convocação do suplente”. O suplente de Ivanilson Marinho é o servidor público Ronaldo Lira (MDB).

Marinho foi convidado nesta quinta, 20, pelo governador interino e comentou que se sentiu lisonjeado com o convite. “Será um grande desafio, mas vejo que para nossa cidade será muito bom, pois o governador está olhando para nossa cidade, escolhendo nomes daqui e Gurupi só tem a ganhar com isso”.

 

Ivanilson Marinho está oficialmente afastado do cargo de vereador e assumirá presidência da Ruraltins

por Ascom publicado 20/04/2018 13h15, última modificação 20/04/2018 13h13
Foi votado há pouco requerimento de autoria do agora ex-vereador Ivanilson Marinho (PMDB) em que solicitou afastamento do cargo de vereador para assumir a presidência da Ruraltins.

O requerimento de pedido de licença por tempo indeterminado foi aprovado por unanimidade durante sessão extraordinária na manhã desta sexta, 20. O suplente de Marinho é Ronaldo Lira (DEM) que deverá ser convocado para assumir na próxima semana.

Valdônio Rodrigues (PSB), presidente da Casa, destacou que este é um momento importante para a cidade de Gurupi. “Não tenho dúvida da capacidade dele para assumir essa pasta e de que fará um bom trabalho a frente da Ruraltins, além de poder representar a nossa cidade e região sul e nos aproximar mais do governo do estado o que será um ganho para Gurupi”, comentou o presidente da Câmara.

Mirian Lustosa (MDB), que é do mesmo partido que o ex vereador, desejou sorte ao colega e ressaltou que acredita na competência dele. “ Conheci ele um jovem sonhador e cheio de garra quando ainda era presidente do PMDB jovem e tinha grande admiração por ele e desejo que faça um excelente trabalho nesta pasta”.

“Sabemos que não é fácil, principalmente na situação em que está nosso estado, mas a competência que você tem irá contribuir muito com nosso estado e cidade”, disse Eduardo Fortes que assumirá a presidência da Comissão de Legislação, Redação e Justiça Final, até então ocupada por Marinho.

O vereador André Caixeta (PSB) comentou que Gurupi sempre foi esquecida pelo estado e essa é uma oportunidade da cidade ter bons representantes no governo.  “Tenho uma grande admiração pelo Ivanilson, pelo grande conhecimento que ele possui, pela pessoa e legislador ele é,  fará muita falta aqui, mas sabemos que muito bom para nossa cidade, meu desejo é de sorte e que vença todos os desafios dessa etapa”.

Sargento Jenilson (PRTB), líder da oposição, destacou o trabalho de Marinho como presidente da comissão de Legislação, Redação e Justiça Final. “A frente da presidência dessa comissão ele tem feito um trabalho excelente e obviamente nesse primeiro momento será um prejuízo, pois ele tem conhecimento, técnica e força para dirimir as questões pertinentes a comissão na qual estava a frente”, expressou Jenilson.

Ivanilson Marinho agradeceu o apoio dos vereadores e ressaltou que “O governador Mauro Carlesse tem escolhido vários nomes da nossa cidade, e é um ganho para Gurupi, então nesse mandato curto ou não dele, a cidade de Gurupi está bem representada com nomes no primeiro escalão do Governo do estado. Aproveito para agradecer aos meus pares nesta Casa de Leis e a toda população gurupiense, e reitero que meu compromisso com nossa cidade continua”, disse Marinho.  

Zezinho defende criação de Ambulatório de Saúde Mental em Gurupi

por Ascom publicado 24/04/2018 08h58, última modificação 24/04/2018 08h58
O vereador apresentou requerimento para votação durante pauta da sessão ordinária da passada.

Em sessão ordinária na Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Zezinho da Lafiche (PROS) propôs, mediante requerimento a secretaria de saúde e uma indicação ao chefe do poder executivo a implantação de um Ambulatório de Saúde Mental, no município de Gurupi.

Zezinho diz estar “sensibilizado com os atuais acontecimentos de pratica suicídio em nosso município, e que o poder público deve atuar no combate a este mal, e com a presente proposição os profissionais capacitados teria função de suporte para acolhimento e acompanhamento de demandas específicas para possíveis comportamentos suicidas, e assim realizar acompanhamento a médio longo prazo”, justificou o vereador.

Ronaldo Lira é empossado na vaga de Ivanilson Marinho

por Ascom publicado 24/04/2018 12h47, última modificação 24/04/2018 12h47
A posse aconteceu no início da sessão ordinária desta terça-feira, 24, na Câmara Municipal de Gurupi.
Ronaldo Lira é empossado na vaga de Ivanilson Marinho

Foto Josy Donato

Ronaldo Lira Glória (DEM) assumiu o lugar do ex-vereador Ivanilson Marinho (MDB) que se afastou do cargo, por tempo indeterminado, para assumir a presidência do TerraPalmas. Lira recebeu a convocação para tomar posse na última segunda-feira, 23. A solenidade teve início com a entrega pública da declaração de bens, apresentação do diploma eleitoral e o nome parlamentar, que será Ronaldo Lira.

Lira candidatou-se ao cargo de vereador por três vezes consecutivas e no último pleito, 2016, conquistou mais de 1.100 votos, no entanto não foi eleito devido à legenda (quociente eleitoral).  Durante seu discurso ele agradeceu aos eleitores e também aos familiares e amigos “que ajudaram a fazer uma campanha com pouco recurso”. “ Sou muito grato a Deus e a todos os que me ajudaram a chegar aqui hoje, não foi fácil a caminhada, tive muitos desafios, nossa campanha foi feita com pouco dinheiro, mas meu desejo de representar o povo era maior que do os desafios que a gente enfrentava”.

O presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB), deus as boas vindas ao vereador e disse não ter dúvida de que Lira vem com muita vontade de trabalhar. “Sabemos do carinho e respeito que a população tem pelo Ronaldo, e hoje ele assume uma grande responsabilidade no lugar de um vereador que contribuiu muito com esta Casa e com a cidade de Gurupi, e que é muito competente, e tenho certeza que Ronaldo também tem muito vontade de contribuir com nossa população, quero ressaltar que este Poder Legislativo dará todo o suporte necessário para o nosso colega”, afirmou o presidente.

O prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSDB) falou sobre a importância do cargo de vereador e disse acreditar que “é o Legislativo é o mais representativo dos três poderes, pois aqui você tem diversos segmentos da sociedade aqui representada, e é com satisfação que participo desta solenidade onde está sendo empossado mais um representante da sociedade gurupiense nesta Casa de Leis e que tenho certeza que fará um bom trabalho”.

O deputado estadual Ricardo Ayres (PSB) participou da posse do novo parlamentar e comentou sobre as dificuldades que teve no primeiro pleito, em 2010, quando disputou as eleições e ficou como suplente.  “Embora eu tivesse mais votos que 8 parlamentares eleitos, não consegui ser eleito, mas no último pleito consegui o mandato como titular e trago este exemplo para entusiasmar e expressar minha felicidade pelo Ronaldo que assume esta vaga hoje e esperando certamente que na próxima legislatura ele esteja aqui como titular”, disse Ayres.

Ivanilson Marinho também esteve presente, desejou sorte ao vereador e comentou sobre a persistência de Lira ao disputar três eleições. “O Ronaldo há muito tempo vem insistindo e sempre bate na trave, e eu não poderia deixar de prestigiá-lo por isso, parabenizá-lo por não ter desistido de representar sua comunidade, e expresso minha felicidade em participar dessa posse hoje. Desejo também que ele tenha muita sabedoria, pois aqui os desafios são grandes e precisamos tomar muitas decisões, mas por outro para quem gosta de política sabe que é prazeroso poder representar sua cidade”.

Quem é Ronaldo Lira

Natural de Araguaçu-TO, Ronaldo Lira Glória, de 55 anos, reside em Gurupi há cerca de 50 anos e há 25 é servidor público na área da saúde exercendo a função de Técnico de Laboratório e Análises Clínicas.  Lira é graduado em Pedagogia pela Unitins e já atuou também como professor no Centro de Ensino Médio Arizinho de Gurupi.

Caixeta defende criação de "Semana da Agricultura Familiar"

por Ascom publicado 25/04/2018 08h50, última modificação 25/04/2018 08h47
Conforme o vereador o objetivo é fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar na região.
Caixeta defende criação de "Semana da Agricultura Familiar"

divulgação

A ideia é que a “Semana do Agricultor” seja comemorada a cada ano na última semana do mês de julho, considerando que no dia 28 daquele mês é comemorado o “Dia do Agricultor”. Segundo o vereador André Caixeta (PSB), a semana teria como foco a profissionalização, por meio de cursos, oficinas e também a oferta de alternativas para os agricultores familiares criarem espaços para discutirem problemas, petições e reinvindicações para melhorias no desenvolvimento de suas atividades.

“Valorizar essa atividade dando apoio didático com palestras técnicas e simpósios para o aperfeiçoamento do pequeno agricultor é reconhecer que a agricultura familiar vem contribuindo para o desenvolvimento do município de do país”, explanou Caixeta.

O vereador irá apresentar, na primeira sessão ordinária do mês de maio, um Projeto de Lei (PL) e uma indicação ao chefe do executivo para que seja instituída no calendário anual de eventos do município, a Semana do Agriculto.

Ainda conforme o parlamentar, “o principal objetivo é fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, instituindo políticas públicas aos pequenos agricultores que produzem para o sustento da família e para o comercio local”, concluiu.

 Assessoria do ver. André Caixeta

Câmara aprova PL que propõe tarjas sinalizadoras em vitrine e portas transparentes

por Ascom publicado 25/04/2018 11h27, última modificação 25/04/2018 11h27
Proprietários ou responsáveis por estabelecimentos comerciais e prédios públicos ou privados, que tiverem no exterior ou interior portas ou vitrines transparentes deveram fixar sinalização para prevenir acidentes.
Câmara aprova PL que propõe tarjas sinalizadoras em vitrine e portas transparentes

divulgação

A proposta, de autoria do vereador Ataíde Leiteiro (PPS), tramita na Câmara Municipal de Gurupi desde o último mês de março e foi aprovada durante o grande expediente da sessão ordinária desta quarta-feira, 25.

Ataíde Leiteiro defendeu que vários estabelecimentos comerciais e alguns públicos em Gurupi possuem portas e vitrines com vidros transparentes e que diversos acidente poderiam ser evitados se estas fossem sinalizadas. “ Outro dia presenciei em uma privada uma pessoa que chocou com uma porta dessas e óculos de grau dele caiu todo quebrado no chão, além do risco de se machucar seriamente ele ainda teve prejuízo material, e várias pessoas já sofreram acidentes assim, muitas vezes está andando distraidamente e não enxerga a porta que tem esse material e acaba chocando e machucando”, alertou Leiteiro.

As tarjas sinalizadoras, conforme o Projeto de Lei (PL), deverão atender as seguintes especificações: ser instalada ao longo de toda a vitrine ou assemelhado, podendo variar sua altura entre 0,50cm e l,50m; possuir largura mínima de 0,2cm); apresentar cor ou textura que a destaque na vitrine ou assemelhado. A tarja sinalizadora poderá conter anúncio indicativo.

 O PL foi aprovado por unanimidade e será encaminhado ao prefeito Laurez Moreira (PSDB) para ser sancionado.

Expediente

Durante o expediente de hoje foram apresentados dois PL, ambos relacionados a acompanhamento de estudantes do ensino infantil e com transtornos como hiperatividade.

O PL 044/2018 proposto pela vereadora Mírian Lustosa (MDB) dispõe sobre o programa de acompanhamento integral dos estudantes com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Já o PL h049/2018 de autoria do vereador Sargento Jenilson (PRTB) visa estabelecer a obrigatoriedade da presença de profissionais de psicologia nas escolas de ensino infantil e fundamental em Gurupi. 

Nota de Pesar

por Ascom publicado 27/04/2018 09h35, última modificação 27/04/2018 09h36
É com sentimento de pesar e tristeza que lamentamos o falecimento do ex-deputado federal Júnior Coimbra, ocorrido no início da noite desta quinta-feira, 26, vítima de um trágico acidente de carro.

Manifestamos nosso sentimento à esposa Laudecy Coimbra, aos filhos e a todos os familiares e amigos. Rogamos a Deus que conforte a todos neste momento de profunda dor e tristeza pela imensurável perda.

Valdônio Rodrigues, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Gurupi e todos os parlamentares desta Casa.

Fundo Municipal promete fortalecer as políticas públicas para as mulheres em Gurupi

por Ascom publicado 03/05/2018 08h55, última modificação 03/05/2018 08h55
A iniciativa é do vereador Jair Souza (MDB).
Fundo Municipal promete fortalecer as políticas públicas para as mulheres em Gurupi

Foto: Zacarias Martins

Em requerimento aprovado na Câmara Municipal de Gurupi, o vereador Jair Souza (MDB), solicita ao Poder Público Municipal para que tome as medidas necessárias visando a criação do Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.

 De acordo com o vereado Jair Souza,  o Fundo, que será subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Gurupi, será aplicado para financiamentos, programas, capacitações e objetivos voltados para a proteção e defesa dos direitos das mulheres; bem como o atendimento especializado às mulheres vítimas de violência de qualquer espécie.

Além de ter o uso de sua verba fiscalizado pela sociedade civil através do Conselho Municipal de Defesa da Mulher, o novo Fundo Municipal possibilita com que pessoas físicas e jurídicas possam realizar doações para a implementação de ações importantes.

  “Com o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher podemos separar o dinheiro da política de proteção e defesa das mulheres em um só local, facilitando a fiscalização de seu uso e tendo certeza de que as verbas serão usadas somente para a causa da mulher. E o mais interessante disso tudo é que além das verbas do Poder Público, também poderão ser feitas doações de empresas e entidades”, destacou o vereador Jair Souza.

 Zacarias Martins

Ascom/Vereador Jair Souza (MDB)

 

Projeto de Lei que prevê inclusão de Educação Financeira na grade curricular das escolas do município tramita na Câmara

por Ascom publicado 09/05/2018 12h12, última modificação 09/05/2018 12h12
O Projeto de Lei (PL) foi apresentado durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 09, e encaminhada para ser analisado pelas comissões da Casa.

O autor do PL 09/2018 é o vereador Eduardo Fortes (PSDB) que defendeu a importância das escolas do município incluírem na grade curricular a temática Educação Financeira. Fortes acredita que as crianças devem aprender desde cedo sobre finanças para tornarem-se futuros adultos com mais consciência financeira. “Vejo a necessidade das crianças já aprenderem sobre dinheiro, para adquirirem a capacidade sobre como gastar, como e o porquê economizar, sobre os impostos que são cobrados, e acho que é uma matéria tão importante como inglês espanhol ou qualquer outra”, justificou o vereador.

Conforme a proposta, caso aprovada na íntegra, o objetivo é já incluir o tema, que será obrigatório, na grade curricular das escolas municipais no próximo ano. A propositura será analisada pelas comissões, e caso aprovada, voltará a plenário para votação, sendo encaminhada em seguida para o executivo sancionar.

Sobre o Programa

O Programa de Educação Financeira nas Escolas é coordenado pela AEF-Brasil, e é uma ação que faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) instituída pelo Decreto nº5 7.397, de 22 de dezembro de 2010. O Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) é instância responsável pela direção, supervisão e pelo fomento da ENEF.

O Programa Educação Financeira nas Escolas tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, prevenção, poupança, investimento e consumo consciente.

Outros assuntos

Foi aprovado por unanimidade requerimento do vereador André Caixeta (PSB) em que solicitou a revisão e atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal de Gurupi e da Lei Orgânica Municipal.

O vereador Ronaldo Lira (DEM) fez requerimento para ser encaminhado ao Secretário Estadual e Recursos Hídricos solicitando a liberação de recursos para a conclusão da canalização do córrego Mutuca margeando o Setor União V e Jardim das Palmeiras até a Avenida Rio Branco.

Marilis Fernandes (PDT) apresentou requerimento para o patrolamento da Avenida Sumaré que liga o Setor Malvinas ao Setor Santa Rita. O pedido, aprovado pelo Legislativo, será encaminhado à Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Ataíde Leiteiro (PPS) defendeu a construção de um calçadão para a realização de caminhada na Avenida Antônio Nunes da Silva saindo do Setor Sol Nascente até os setores Campo Belo 1 e 2.

Jair Souza (MDB) pediu que a Secretaria Municipal de Infraestrutura realize estudo e planejamento com a finalidade de solucionar o problema de drenagem de água na Avenida Rio Branco no Setor Novo Horizonte.

Ordem do dia

Foram votadas e aprovadas as proposituras  03/2018, que cria o Conselho Municipal de Saúde; 06/2018, que fixa o valor para pagamento de obrigações de pequeno valor/RPV decorrente de decisões judiciais nos termos do artigo 100 da CF; 07/2018 que concede revisão geral anual,a título de recomposição salarial aos servidores públicos efetivos da Administração Direta e da Agência Gurupiense de Desenvolvimento (AGD), exceto os servidores da UnirG; e 25/2018 que altera a Lei nº 1.865 de 12 de janeiro de 2010 no que especifica.

A próxima sessão ordinária acontece no dia 15 deste mês, no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, na Câmara Municipal de Gurupi, na Av. Goiás, 2.880, ás 9h. As sessões são abertas a população.

 

 

Presidente antecipa salário do mês de maio

por Ascom publicado 11/05/2018 14h05, última modificação 11/05/2018 15h13
O pagamento mensal dos servidores da Câmara Municipal de Gurupi ocorre no dia 20 de cada mês, no entanto, tendo em vista o Dia das Mães, o presidente decidiu antecipar o salário deste mês.
Presidente antecipa salário do mês de maio

Imagem: Josy Donato

Para presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), a antecipação do pagamento beneficiará não apenas os servidores, mas também o comércio local. “ É uma oportunidade para que os servidores dessa Casa possam presentear suas mães e ainda ajudar na movimentação da economia local, ao comprar esses presentes, então muita gente sai ganhando”, explanou o presidente.

O dinheiro foi depositado nas contas dos servidores no início da tarde desta sexta-feira, 11. O Dia das Mães é comemorado no próximo domingo, 13. " Quero aproveitar, parabenizar e desejar a todas as mães um feliz dia das mães", concluiu. 

André Caixeta sugere que antiga “represa da Saneatins” seja transformada em um parque linear

por Ascom publicado 14/05/2018 11h34, última modificação 14/05/2018 11h34
O vereador apresentou requerimento solicitando ainda que a BRK Ambiental preste esclarecimentos quanto ao aproveitamento do local e sobre o impacto causado ao meio ambiente.
André Caixeta sugere que antiga “represa da Saneatins” seja transformada em um parque linear

Imagem: Josy Donato

Este é um pedido de André Caixeta (PSB) feito ainda no final do ano passado e que será reapresentado para votação nesta terça-feira, 15. Segundo Caixeta a BRK Ambiental, atual concessionária do abastecimento de água e esgoto do município, não teria dado nenhuma resposta ao requerimento.

“Cabe a ela prestar conta de como utiliza as águas da barragem e se não poderia como forma de amenizar o impacto ambiental local ou causado em outras regiões da nossa localidade urbana, ou seja, devolver a sociedade uma contrapartida dos eventuais prejuízos feitos à natureza para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade , convertendo o local em alguma forma de parque, talvez, caso se aplique, transformar todo o local em modalidade de Parque Linear”, sugeriu.

O parlamentar quer saber também solicitou, no mesmo documento,  que a empresa informe, sobre os padrões de qualidade e se continua mantendo seu certificados de qualidade , tais como o ISO 9001, ISO 14001, e se tem mantido anualmente sua certificações atualizadas e renovadas, além do monitoramento ambiental de acordo com a legislação ambiental vigente.

A Barragem Água Branca, mais conhecida como Represa da Saneatins fica localizada no setor Waldir Lins em Gurupi.

Aprovado em sessão extraordinária Projeto de Lei que concede revisão salarial aos servidores da UnirG

por Ascom publicado 15/05/2018 12h20, última modificação 16/05/2018 11h34
Durante a sessão ordinária o Projeto de Lei (PL) foi votado e aprovado em primeira votação.

Por Josy Donato/Ascom CMG


Ao final da sessão ordinária desta terça-feira, o presidente da Câmara Valdônio Rodrigues (PSB) convocou sessão extra para votação do PL 010/2018 que concede recomposição salarial de 2,95% aos servidores da Fundação e Centro Universitário UnirG, “conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) acumulado no período de janeiro a dezembro de 2017.

A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada por unanimidade e o reajuste será retroativo a janeiro de 2018. A Lei entrará em vigor logo que for sancionado pelo prefeito Laurez Moreira (PSDB).

Outros assuntos na pauta do dia

O vereador Eduardo Fortes (PSDB) levou a plenário proposta de Lei visando criação e manutenção de escolinhas de futebol nos bairros de Gurupi e também instituir a Copinha de Futebol Infanto-Juvenil denominada “Copinha Atleta do Amanhã Bairro a Bairro”. ( Veja o PL na íntegra: 026/2018)

Mírian Lustosa (MDB) apresentou proposta que visa beneficiar crianças das escolas públicas portadoras do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). “ O objetivo desse projeto é que o Poder Público possa implantar nas escolas públicas programas de diagnósticos, esclarecimentos, tratamentos e acompanhamentos. (Leia PL na íntegra: 045/2018 )

Outra propositura apresentada durante a sessão desta terça trata sobre a criação do pregão eletrônico no âmbito do município de Gurupi. O autor da proposta é o vereador Sargento Jenilson (PRTB) que explicou que o objetivo “é adotar o pregão eletrônico nas licitações para aquisição de bens e serviços comuns e de obras e serviços de toda espécie realizada na esfera municipal. Clique para ler o PL na íntegra.: 045/2018.

Requerimentos aprovados

Marilis Fernandes (PDT) apresentou requerimento para ser encaminhado ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Social, pedindo o envio de equipe de assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da área da saúde para o Povoado do Trevo da Praia, Assentamento Vale Verde e demais setores de Gurupi para realização de palestras de prevenção sobre a gravidez na adolescência.

O vereador Wendel Gomides (PDT) direcionou ao Governo do Estado um pedido para a construção de um calçadão para a realização de caminhada e tráfego de pedestre no entorno do CEM Bom Jesus. Outro requerimento do vereador foi a construção de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) na Região Oeste de Gurupi, este último será encaminhado ao Secretário Municipal do Trabalho, Assistência Social e Idoso.

O psdebista Claúdio do Trevo apresentou ao Secretário Municipal de Produção, Meio Ambiente e Cooperativismo solicitação de construção de poços artesianos em todas as propriedades da zona rural de Gurupi.

Ronaldo Lira (DEM) defendeu a construção de uma Biblioteca Pública na Região Oeste de Gurupi, e especificou que seja “no Setor Sol Nascente na Rua S12 com a Rua S09”. O pedido será encaminhado a Secretário de Educação de Gurupi.

Um dos requerimentos apresentados pelo presidente da Casa, Valdônio Rodrigues, solicita ao Secretário de Infraestrutura do Município que faça a abertura de uma via pública para dar acesso à Rua Pioneira, situada no Setor Jardim das Bandeiras.   

Retirados de pauta

Dois PL foram retirados de Pauta com pedidos de vista para serem reanalisados.  O PL O5/2018 que visa alterar e revogar dispositivos à Lei Municipal n. 827, de 21 de dezembro de 1989. Que gerou embates quando o vereador Sargento Jenilson pediu vistas justificando “ que pode prejudicar vários servidores concursados do município”. André Caixeta defendeu dizendo que a proposta já havia sido analisada, no entanto concordou em devolver o projeto para as comissões. O único a votar contra o pedido de vistas foi o vereador César da Farmácia (DEM).

Outro retirado de pauta, desta vez a pedido do vereador André Caixeta foi o Projeto de Lei Complementar (PLC) 07/2018 que trata sobre sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Sustentável do Município de Gurupi.

Comunicado

A próxima sessão ordinária que aconteceria nesta quarta-feira, 16, foi adiada para quinta-feira, 17, a pedido de Sargento Jenilson.

               

 

 

Vereador César da Farmácia cobra instalação de braços de luz e substituição de lâmpadas queimadas nas ruas paralelas a BR 153

por Ascom publicado 16/05/2018 11h00, última modificação 16/05/2018 11h00
O pedido foi feito por meio de requerimento apresentado e aprovado por unanimidade durante a sessão ordinária da última terça-feira, 16.

“Os moradores, ciclistas, pedestres e empresários da região, vêm sofrendo há bastante tempo com a ausência de luminárias nesta localidade, causando assim, grande insegurança na população desta região. Tal situação vem favorecendo a ação de vândalos, onde, as pessoas que por ali trafegam no período noturno tornam-se vulneráveis a assaltos, causando pânico e desconforto aos moradores daquela região”, relatou o vereador César da Farmácia (DEM) ao defender o requerimento.

O parlamentar solicitou que a Secretaria de Infraestrutura faça reposição de lâmpadas queimadas no perímetro urbano das ruas paralelas à BR 153 e indicou ao prefeito Laurez Moreira (PSDB) que faça instalação de iluminação pública na margem esquerda da via urbana da BR 153, entre o trevo da saída Sul e acesso ao setor Madri.

“É importantíssimo que o Poder Público ofereça um serviço de iluminação pública de qualidade, pois, é essencial para a qualidade de vida e na promoção da segurança pessoal e do patrimônio do munícipe”, concluiu.

 Assessoria/Ver. César da Farmácia

Claudio do Trevo requer reforma do antigo prédio 12 de Outubro e retorno do atendimento médico da saúde da família no Trevo da Praia

por Ascom publicado 17/05/2018 12h23, última modificação 17/05/2018 12h23
O requerimento foi aprovado por unanimidade e será encaminhado a Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo vereador Claúdio do Trevo (PSB), atualmente a associação 12 de Outubro e região não possui nenhuma unidade básica de saúde da família nas proximidades, sendo que é de responsabilidade da secretaria da saúde promover tal serviço e destaca também a grande necessidade das pessoas daquela região, como, gestantes idosos e crianças que tem que se deslocar mais de 30 km para agendar uma consulta, sem a certeza de ser atendida em tempo hábil.

"Anos atrás existia naquele prédio uma unidade básica de saúde da família e com o passar o dos anos o prédio foi se degradando e nunca teve uma reforma, com isso o atendimento médico foi extinto", justificou o vereador.

Assessoria Ver. Claúdio do Trevo

Professor Hélio Buenaga é homenageado pelos vereadores

por Ascom publicado 17/05/2018 12h40, última modificação 17/05/2018 14h48
Hélio Buenaga atualmente é professor de Geografia, História e Atualidades, no Colégio Objetivo, e ministra Conhecimentos regionais e atualidades em cursinhos para vestibular e concursos. Ele é o idealizador do Projeto Altos Papos.

Por Josy Donato/Ascom CMG

Durante a homenagem, por meio da entrega de uma Moção de Aplausos, os parlamentares foram unânimes em destacar a dedicação do professor. “Creio que a maioria de nós aqui temos ou já tivemos filhos que estudaram com professor Hélio e concordam que ele marcou a trajetória dos nossos filhos na escola”, disse o autor da homenagem, vereador Zezinho da Lafiche (PROS).

O vereador lembrou que ano passado (2017) o professor ministrou um “aulão” gratuito no plenário da Câmara para os candidatos do concurso público do município. “Sempre admirei o Hélio pelo trabalho, pela dedicação dele, pelo coração enorme que ele tem, quando o convidei para ministrar a aula, ele se prontificou instantaneamente. Também tenho uma grande admiração pelo projeto Altos Papos que envolve mais de 300 alunos jovens e adolescentes, sabemos os desafios de trabalhar com jovens e ele consegue reunir mais de 300 alunos para debater assuntos do cotidiano, e é algo de grande contribuição para esses jovens que participam, que se tornam mais críticos e conscientes do mundo a sua volta”, concluiu Lafiche.

Sargento Jenilson (PRTB) destacou que a Câmara “tem feito um funil, visando homenagear aqueles que realmente contribuem com a sociedade". “ E o Hélio realmente é uma dessas pessoas que contribui com Gurupi, por exemplo esse projeto dele é fantástico e contribui com a formação desses jovens de maneira ímpar”, ressaltou.

Coautor da Moção o vereador André Caixeta (PSDB) parabenizou Buenaga e salientou que “a contribuição dele tem sido muito importante para nossa cidade, tenho certeza que muitas vidas têm sido transformadas por meio do trabalho do professor Hélio”.

Ao agradecer a homenagem, Buenaga ressaltou que durante sua trajetória aprendeu que “a educação não deve se formar somente com conteúdo de história, geografia, matemática e física, mas sim os jovens saber como aplicar isso no cotidiano, na sua vida, o jovem quer saber o porquê dos impostos, o porquê do custo de vida alto, o porquê que os problemas acontecem na sociedade, e dentro dessa ênfase no Projeto Altos Papos discutimos temas relevantes que preocupam os jovens”.

Sobre Hélio Buenaga

Natural do Rio de Janeiro, Buenaga chegou a Gurupi em 2002. Formado em Pedagogia pela e Gestão de Recursos Humanos pela Unigranrio e graduando em Física pela Universidade Federal do Tocantins. Foi professor no Colégio Castelinho, coordenador e professor dos cursinhos Pré-Vestibular Global, Específico e CEC, atualmente é professor de de Geografia, História e Atualidades, no Colégio Objetivo.

É voluntário e representante em Gurupi da Associação Brasil SGI, ONG filiada o Organização das Nações Unidas que atua nos campos da paz, cultura e educação.

Projeto Altos Papos

Hélio Buenaga tem forte atuação com jovens e adolescentes, inclusive o projeto Altos Papos realizado no Colégio Objetivo, idealizado por ele, debate temas da atualidade e está na 6ª edição. Em sua 1ª edição, o projeto contou com a participação da Polícia Militar, Ministério Público, Médico e Psicólogo, sendo assistido por cerca de 300 alunos e familiares. Já na 2ª edição, realizada no Centro Cultural Mauro Cunha, o tema debatido foi o Racismo, Preconceito e Discriminação contando com a presença de representantes da ONG Afro Reggae do Rio de Janeiro.

A 3ª edição contou com a presença da jornalista Patrícia Lélis e da Diretora de Saúde de Gurupi, Adriana Prado, dialogaram com os jovens sobre a importância da juventude para mudar a sociedade. Em sua 4ª Edição, o projeto focou no público mais jovem debatendo a dependência digital e suas implicações no desenvolvimento educacional dos jovens.

Em 2017, o projeto teve sua 5ª edição dialogando sobre o Suicídio, um dos temas mais sensíveis da juventude atualmente, contando com a participação do Pastor Henrique Viegas, do Padre Marcos Aurélio e do Psicólogo e representante da UNIRG, Jeann Bruno. A média de público presente nos eventos foi acima de 300 participantes, sendo a maior parte de alunos e convidados dos mesmos. Todo o evento é organizado pelos alunos com as funções escolhidas por eles.

O professor, ainda, ministrou no ano de 2017 “aulões” gratuitos sobre conhecimentos regionais, destinado a pessoas que estariam realizando o concurso da Prefeitura Municipal de Gurupi, um destes foi realizado no plenário da câmara municipal no dia 02 de dezembro, véspera da prova, e contou com a presença de aproximadamente 150 pessoas.

 

 

Eduardo Fortes por meio do seu Projeto Ação Bairro a Bairro realiza Sopão Solidário para as famílias do setor Alto dos Buritis

por Ascom publicado 21/05/2018 09h06, última modificação 21/05/2018 09h06
Neste sábado (19/05) aconteceu mais uma edição do projeto social “Ação Bairro a Bairro” com distribuição de Sopão Solidário para as famílias do setor Alto dos Buritis, em Gurupi.

Idealizado pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), o projeto está em sua 7° edição, e contam com vários colaboradores, voluntários, parceiros SESI e SESC, Cooperfrigu Foods, Big Raffas Supermercado, Beira Rio Supermercado e da empresária Divina Fátima.

O projeto social engloba os programas Dia da Gestante, Atleta do Amanhã e Sopão Solidário. Além da distribuição da sopa, famílias e gestantes receberam brindes, entretenimento para as crianças, entregas de roupas, aferição de pressão arterial, pintura facial e sorteios para a comunidade.

Nesta 7° edição, centenas de pessoas compareceram. As ações são focadas para as necessidades da comunidade, visa demonstrar que está cada vez mais perto da população.

O vereador Eduardo Fortes, destaca que o projeto já mostrou que tem força e promete ampliar ainda mais.

“E em cada edição, novos parceiros surgem para somar conosco a união de ajudar e prestar assistência à comunidade local. O nosso projeto é permanente, e pretendemos percorrer em todos os setores de Gurupi”, ressalta o parlamentar.


Por Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Projeto de Lei visa incentivar doação de sangue e outro objetiva criar passe livre no transporte coletivo para usuários da rede pública de saúde

por Ascom publicado 22/05/2018 11h14, última modificação 22/05/2018 11h14
Para terem direito ao passe livre os usuários da rede pública devem atender alguns critérios. O Projeto de Lei (PL) sobre incentivo a doação de sangue, deverá ser implantando nas escolas de rede pública.

Por Josy Donato/Ascom CMG

Estas foram as duas propostas de Lei apresentadas durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 22. O “Passe Livre Saúde” é uma propositura idealizada pelo vereador Eduardo Fortes (PSDB), que tem como objetivo atender as pessoas hipossuficientes que comprovarem que estão se dirigindo a consultas médicas agendadas nas unidades de atendimento da rede do Sistema Único de Saúde do município.

“ Esse projeto visa atender a todas as pessoas físicas residentes no Município de Gurupi, inclusive aquelas que estejam no desempenho das funções de acompanhante, desde que comprovem documentalmente de maneira idónea, a marcação da consulta médica em estabelecimento conveniado com o SUS”, explicou Fortes. Leia aqui íntegra do PL 1/2018.

 Já o PL 55/2018 de autoria do vereador Jair Souza (MDB) tem como finalidade implantar nas escolas da rede pública municipal de ensino, o programa “Doadores do Futuro”. “ Esse projeto visa conscientizar os alunos da rede pública municipal de ensino sobre a importância da doação voluntária de sangue, por meio da promoção de cursos, palestras, seminários e campanhas para alunos, familiares e comunidade”, explanou o parlamentar.

Os projetos foram apresentados e encaminhados as comissões para serem analisados, casos aprovados pelas comissões retornaram a plenário para votação.

Maio Amarelo

O Superintendente Municipal de Trânsito, Leon Barcellos, pediu uso da tribuna para falar sobre o 'Maio Amarelo' e disse que "está acontecendo nas escolas do município orientações sobre o uso consciente do trânsito" e convidou os vereadores a participarem de uma movimentação que acontecerá no dia 26 de maio no Parque Mutuca " com a intenção de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo".

A próxima sessão ordinária, acontece nesta quarta-feira, 23, a partir das 9h no plenário Salomão Lustosa Pinheiro, localizado na Avenida Goiás, nº 2.880, centro.

 

 

 

 

 

Vereador Jair Souza entra na luta contra exploração sexual infantil e crimes na Internet

por Ascom publicado 23/05/2018 08h07, última modificação 23/05/2018 08h07
O parlamentar apresentou um requerimento solicitando a inclusão da semana de conscientização sobre o tema nas escolas municipais de Gurupi.

O plenário da Câmara Municipal de Gurupi aprovou o requerimento de autoria do vereador Jair Souza (MDB),  onde solicita providências ao secretário ao de Educação, Juventude e Esportes,Eurípedes Fernandes Cunha, para  que seja Instituído a Semana de Conscientização da Exploração Sexual Infantil e Combate aos Crimes de Internet nas escolas da rede municipal de ensino do município de Gurupi.  

  De acordo com Jair Souza, a iniciativa tem como objetivo a instrução e a prevenção que utilizará de procedimentos informativos, educativos e de palestras aos alunos do ensino da rede municipal de educação sobre os cuidados contra o abuso a  exploração sexual infantil praticados pela  internet. 

 “O abuso sexual ou a exploração sexual cometidos contra criança e adolescente atingem todos os seus direitos. A criança que é vítima de um crime ligado a pedofilia tem evidentemente desrespeitados seus direitos à saúde, uma vez que a sua integridade física é atingida, à vida, à dignidade, ao respeito e à liberdade. A criança que é vítima de pedofilia tem atacada drasticamente sua auto-estima, se torna depressiva e apresenta sequelas por toda a vida”, argumentou Jair Souza. 

Zacarias Martins/Ascom Ver. Jair Souza (MDB)


Marilis Fernandes comemora implantação de Colégio Militar em Gurupi

por Ascom publicado 23/05/2018 11h55, última modificação 23/05/2018 12h05
O assunto entrou em pauta em várias sessões da Câmara Municipal de Gurupi desde 2013, ano do primeiro requerimento. Depois de vários requerimentos enviados ao comando da Policia Militar de Gurupi e Secretaria Municipal de Educação para implantação de um Colégio Militar na cidade
Marilis Fernandes comemora implantação de Colégio Militar em Gurupi

Foto: Josy Donato

Segundo a vereadora Marilis Fernandes (PDT), autora dos diversos requerimentos, a criação de um Colégio Militar, sempre foi uma necessidade urgente em Gurupi, já que­ vai ajudar de uma forma diferenciada na formação educacional e militar da juventude.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) assinaram na ultima quarta-feira, 16, o Termo de Lançamento da VII Unidade do Colégio da Polícia Militar do Tocantins  (CPM) em Gurupi.

A sede da unidade será na Escola Estadual Rui Barbosa. "Queremos uma maior integração da Polícia com a comunidade. ­Gurupi  é um município ­referência na região Sul do Estado e o­ Colégio Militar vem de encontro as nossas necessidades", explicou a vereadora.

Para a estudante Karla Eduarda, aluna do 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio de Gurupi, a Educação Militar será um grande avanço para nossa cidade, “Eu sonho em estudar em uma escola militar, pretendo estudar na nova escola quando estiver funcionando, pois acredito que a educação será diferente, o que a ­vereadora buscou será um grande benefício, principalmente para nós jovens", disse a estudante. ­­

“Em outubro publicaremos o Edital para o processo seletivo, em novembro acontecerá as inscrições, em dezembro as provas e o início das aulas conforme o calendário letivo da Seduc padrão para 2019”, disse a secretária de Educação. Adriana da Costa Pereira Aguiar.

 Eloina Matos/Ascom Ver. Marilis Fernandes

Fortes propõe a obrigatoriedade da implementação no âmbito municipal, do Programa de Educação Financeira nas Escolas

por Ascom publicado 12/06/2018 11h04, última modificação 12/06/2018 11h04
O intuito da propositura é contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, poupança, investimento e consumo consciente da parte dos estudantes para orientar desde a infância a importância de uma educação financeira, conscientizar que o dinheiro não é apenas um papel, dando-se valor.

O líder da bancada municipal do PSDB, vereador Eduardo Fortes, apresentou o Projeto de Lei (PL) em Sessão Ordinária que visa à obrigatoriedade da implementação do Programa de Educação Financeira nas Escolas. O intuito da propositura é contribuir para o desenvolvimento da cultura de planejamento, poupança, investimento e consumo consciente da parte dos estudantes para orientar desde a infância a importância de uma educação financeira, conscientizar que o dinheiro não é apenas um papel, dando-se valor.

E educação Financeira possibilita que os indivíduos e as sociedades melhorem sua compreensão em relação aos conceitos financeiros. Com informação e orientação podemos nos tornar mais conscientes das oportunidades e riscos para fazer escolhas assertivas e sustentáveis em relação à administração de nossos recursos para o nosso próprio bem-estar e de toda sociedade.

“O tema educação financeira possa contribuir com a construção das competências necessárias para os estudantes enfrentem os desafios sociais e econômicos da sociedade, e também para o exercício da cidadania”, frisou Eduardo Fortes.  

Desta maneira, assume especial relevância o tema da educação financeira, que pode e deve ser manejado desde os níveis de ensino mais rasos, a fim de formar gerações cientes do seu papel e responsabilidade para consigo e, a rigor, com a sociedade como um todo.

 Educação Financeira foi tema de uma palestra para industriários de Gurupi

 Após a apresentação da propositura do vereador Eduardo Fortes na Câmara Municipal ressaltando a importância do planejamento financeiro tanto para a vida pessoal, quanto profissional, foi realizado em Gurupi uma palestra referente ao tema para os colaboradores da empresa Cooperfrigu Foods, realizado no mês passado. A palestra foi organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) e o Banco Central, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF). A abordagem do tema, seguiu o cronograma da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF).

O especialista em Finanças Pessoais, João Luiz Camanducaia, foi quem conduziu a palestra. A abordagem parte do pressuposto de que quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar seus desejos imediatos com suas necessidades de longo prazo. Um dos efeitos disso é o aumento do hábito de poupar, importante pilar da educação financeira.

“A palestra buscou proporcionar melhores condições aos participantes de lidar com emergências e momentos difíceis da vida na área financeira”, relatou Eduardo Fortes.

Durante a Semana ENEF, foram realizadas diversas ações educacionais gratuitas em todo país com o objetivo de disseminar a educação financeira e conscientizar o indivíduo sobre a importância do planejamento para que se desenvolva uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Diante do tema abordado em Gurupi, demonstra que o ensinamento perante a educação financeira é primordial na vida dos estudantes até a fase adulta, para orientar e conscientizar que o dinheiro não é apenas um papel.

  Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Por meio de ação judicial, Sargento Jenilson defende pagamento de progressões salariais dos servidores do município de Gurupi

por Ascom publicado 12/06/2018 12h47, última modificação 12/06/2018 12h47
A Ação Pública protocolada no início deste mês de junho pelo vereador Sargento Jenilson (PRTB) visa garantir o enquadramento e o pagamento das devidas progressões dos servidores municipais que deveriam ter iniciado em janeiro de 2018.
De acordo com Sargento Jenilson, diversos documentos  foram formalizados pelo gabinete do vereador junto ao gabinete do Prefeito e a Secretaria de Administração, solicitando medidas administrativas para constituição da comissão de Avaliação e Acompanhamento da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Servidores dos diversos quadros da Prefeitura de Gurupi.
 “Nesse primeiro momento foi protocolizada uma Ação Popular com o intuito de que o Judiciário determine ao Chefe do Executivo Municipal o imediato enquadramento dos servidores do Quadro Geral de acordo com o PCCS aprovado em 2015, bem como realize os demais atos para que se procedam ordinariamente as Progressões horizontais e verticais” disse o parlamentar.
Ainda Conforme Jenilson, num momento posterior, o próximo passo é  protocolar junto ao Ministério Público Estadual informações e petição no sentido de que sejam processadas Ação Civil Pública e Ação de Improbidade Administrativa pelo não cumprimento da Lei.
“Não podemos mais aguardar a vontade do prefeito em cumprir as leis e assim garantir os direitos dos servidores municipais. Espero que a Justiça determine esse pagamento o mais breve possível, pois como fiscal do executivo não poderia deixar de cumprir esse papel”, declarou o vereador Sargento Jenilson.

Vereador Jair Souza defende unidade móvel de saúde odontológica e ginecológica para Gurupi

por Ascom publicado 14/06/2018 11h07, última modificação 14/06/2018 11h07
Na sessão desta terça-feira (12), da Câmara municipal de Gurupi, o vereador Jair Souza (MDB), apresentou requerimento endereçado ao secretário de Saúde, Vânio Rodrigues de Souza, onde destaca a necessidade da aquisição de uma unidade móvel de saúde odontológica e ginecológica para o município.
Vereador Jair Souza defende unidade móvel de saúde odontológica e ginecológica para Gurupi

Foto: Zacarias Martins

De acordo com o parlamentar é de suma importância que Gurupi passe a contar com uma unidade móvel de saúde odontológica e ginecológica para melhor a população, principalmente, aquela residente nos bairros mais distantes do centro da cidade.

 Jair Souza pediu, também, um atendimento diferenciado às pessoas com deficiência motora incapacitante, observando que vários pacientes passam por transtornos quando têm que se locomover de suas casas  até ao  local de atendimento.

Zacarias Martins/Ascom Ver. Jair Souza 

Ivanilson Marinho requer ao Governo do Estado que transforme Centro Universitário UnirG em Universidade Regional de Gurupi

por Ascom publicado 14/06/2018 12h08, última modificação 14/06/2018 12h08
A solicitação feita por meio de requerimento foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária da última terça-feira, 12, quando o vereador reassumiu sua cadeira no legislativo Gurupiense após ficar afastado por 45 dias.
Ivanilson Marinho requer ao Governo do Estado que transforme Centro Universitário UnirG em Universidade Regional de Gurupi

Imagem: Josy Donato

O vereador Ivanilson Marinho (MDB) defende que ‘alteração da natureza de Centro Universitário para universidade será importante para o desenvolvimento de Gurupi’. O requerimento foi encaminhado também a Secretaria Estadual de Educação e ao Conselho Estadual de Educação.

“Acredito que esta ação credenciará ainda mais a UnirG como vetor do ensino superior da Região Sul, e poderá ampliará suas ações permitindo levar o conhecimento a outras regioes deste nosso país”, observou o vereador.

Marinho frisou que atualmente a UnirG é uma instituição pública municipal e que por meio do Decreto Municipal 181/98 que regulamentou a Lei Municipal 615/1985 e estabeleu a entidade como “ pessoa jurídica de Direito Público Interno de administraçao decentralizada”.

A mantenedora do Centro Universitário UnirG é a fundação UnirG. Atualmente a instituição oferece 16 cursos, possui 500 funcionários entre técnicos e administrativos e uma média de 400 professores.

“O requerimento foi encaminhado ao governador e as duas secretarias, acredito que esse assunto seja tratado com muita importância e vamos aguardar que seja dado um respaldo o mais breve possível, pois é de extrema importância, creio que para todos os gurupienses”, concluiu Marinho.

 

Sargento Jenilson requer implantação de Protocolo na Prefeitura de Gurupi e apresenta PL para obrigar divulgação de lista espera de paciente do SUS do município

por Ascom publicado 14/06/2018 12h13, última modificação 14/06/2018 12h13
O vereador apresentou ainda um Projeto de Resolução para homenagear professores das escolas públicas de Gurupi.
Sargento Jenilson requer implantação de Protocolo na Prefeitura de Gurupi e apresenta PL para obrigar divulgação de lista espera de paciente do SUS do município

Imagem: Josy Donato

O vereador Sargento Jenilson apresentou na manhã do último dia 06 durante sessão ordinária, o requerimento nº 536/2018 solicitando a implantação de um protocolo na prefeitura localizada na Rua 14 de Novembro (antiga rua 1) esquina com a Avenida Maranhão. O objetivo é atender as demandas da sociedade gurupiense que precisa ter acesso ao Protocolo da Prefeitura.

“Atualmente o setor de Protocolo fica localizado no Centro administrativo na saída para Peixe, o que dificulta o acesso para muitas pessoas, além disso, vale ressaltar que por ser informatizado o processo de protocolo dessa importante prefeitura, em nada atrapalhará o bom fluir dos processos no que tange a questão de ordem”, disse o parlamentar.

 Projeto de Lei

  Na mesma sessão, Sargento Jenilson apresentou o Projeto de Lei (PL) nº59/2018 com o intuito de tornar obrigatório a divulgação das listagens dos pacientes que aguardam por consultas com especialistas, exames e cirurgias na rede pública do Município de Gurupi.

Caso o PL seja aprovado, o objetivo é que a lista seja disponibilizada no site oficial da prefeitura. “Com a divulgação da respectiva lista será possível acompanhar diariamente os encaminhamentos realizados e a listagem atualizada dos pacientes que esperam por procedimentos médicos”, explicou Jenilson.  Para garantir o direito de privacidade dos pacientes, será divulgado apenas o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Honraria Professor destaque

Outra propositura apresentada pelo vereador foi o Projeto de Resolução de nº 03/2018 que visa instituir a “Honraria Professor Destaque do Ano”, a ser outorgada anualmente pela Câmara Municipal. A escolha para a honraria seria da seguinte forma: dois membros da Rede Municipal de Ensino (Ensino Fundamental), dois membros da Rede Estadual de Ensino (1 do Ensino Fundamental e 1 do Ensino Médio), e um membro da Rede Federal de Ensino (Ensino Médio), que tenham se destacado de alguma forma.

“Anualmente até o dia 17 de setembro, os vereadores encaminharão a indicação dos nomes juntamente com sua qualificação para o Coordenador Legislativo, os nomes serão escolhidos pelos vereadores com o apoio da Secretaria Municipal, Estadual e Federal. O objetivo é que a homenagem seja feita em uma Sessão solene, que deverá ser realizada preferencialmente na data de 15 de outubro, tendo em vista que é comemorado o Dia do Professor”, esclareceu Sargento Jenilson.

Os dois projetos foram encaminhados para as Comissões da Casa onde serão analisados e, caso aprovado, retornarão a plenário para votação. 
Cristhiely Marinho/Ascom Ver. Sargento Jenilson

Tramita na Câmara projeto de Lei que autoriza município a fazer empréstimo de R$ 19 milhões

por Ascom publicado 19/06/2018 12h14, última modificação 19/06/2018 12h14
O Projeto de Lei (PL) é de autoria do Executivo e visa aderir ao Programa Avançar Cidades-Mobilidade Urbana cuja finalidade é investir em pavimentação asfáltica de vias urbanas de Gurupi.
Tramita na Câmara projeto de Lei que autoriza município a fazer empréstimo de R$ 19 milhões

arquivo

Josy Donato/Ascom CMG

Conforme o PL, lido durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 19, com o recurso financeiro, cerca de 60 ruas de Gurupi serão beneficiadas com a pavimentação. Bairros como Alto da Boa Vista, Waldir Lins II, Nova Fronteira, Parque das Acácias, Parque Residencial Atalaia e Jardim dos Buritis estão dentre os que serão favorecidos.

O vereador Ivanilson Marinho (MDB), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, pediu que o presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB) colocasse em votação o pedido de Urgência & Urgentíssima para o PL passar pelas comissões e ser votado ainda na sessão desta quarta-feira, 20. “ Tendo em vista que é uma grande necessidade do nosso município, e que já temos em mãos a capacidade de endividamento de Gurupi e que as regras de pagamento e amortização são todos fixados pelo Ministério das Cidades”.

O vereador André Caixeta (PSB) defendeu a propositura e ressaltou que a proposta deve ser aprovada o quanto antes. “ Concordo com o vereador Ivanilson, e principalmente por estarmos em período eleitoral o que dificulta esses processos, então o quanto antes o município conseguir esse empréstimo mais rápido iniciaram as obras”.

Sargento Jenilson (PRTB), líder da oposição, não se manifestou contrário à urgência pela aprovação do projeto, no entanto questionou o PL ter chegado ao legislativo na semana em que se encerra os trabalhos legislativos desse semestre. “ E além disso não tem nenhuma base de impacto e nem planilha financeira, somente o balanço do ano passado”.

Marinho argumentou “ quero deixar claro aos senhores que esse projeto está bem claro e transparente” e leu um ofício, que segundo o vereador, teria sido encaminhado pela CEF ao Executivo Municipal, informando sobre a seleção ao programa.

De acordo com o texto da proposta o financiamento será realizado na Caixa Econômica Federal (CEF).

Homenagem

Logo no início do expediente desta terça, foi entregue uma moção de Aplausos à professora universitária, Márcia Andréa Marroni, que recebeu a honra por ter sido selecionada pelo Ministério da Educação para compor o Banco de Avaliadores Institucionais do Brasil.

André Caixeta (PSB), autor da Moção de Aplausos, destacou a dedicação da professora. “ Parabenizo-a por ser tão dedicada em sua profissão e pelos 13 anos de contribuição ao Centro Universitário UnirG e por fazer parte desse quadro tão importante e levar o nome da instituição da nossa cidade para todo o Brasil, para nós é uma honra entregar essa homenagem e saber que temos na nossa UnirG, professores altamente qualificados, professores doutores que têm feito um belíssimo trabalho”.

Coautora da homenagem, a vereadora Marílis Fernandes (PDT), parabenizou Márcia e ressaltou: “Gurupi fica honrando com seu gabarito, com seu currículo, sua dedicação e desempenho na prestação de serviços da UnirG”.

A Moção também teve a coautoria do vereador Zezinho da Lafiche (PROS) e foi aprovada por todos os parlamentares da Casa, no início deste mês.

LDO 2019

No grande expediente, foi aprovado por unanimidade e em votação única o Projeto de Lei 08/2018 que trata sobre Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2019. A LDO define as diretrizes gerais e as metas e prioridades para a elaboração do orçamento do Município de Gurupi, relativas ao exercício econômico e financeiro do exercício de 2019.

 

Professor Plínio Sabino Sélis recebe Moção de Aplausos da Câmara de Gurupi

por Ascom publicado 20/06/2018 11h57, última modificação 20/06/2018 11h57
Por iniciativa do vereador Jair Souza (MDB), na sessão ordinária da Câmara Municipal de Gurupi, realizada na manhã desta quarta-feira (20), o escritor e professor Plínio Sabino Sélis, foi homenageado com uma Moção de Aplausos pelo lançamento de seu livro “Gurupi em prosa e versos: breves recortes”, publicado recentemente pela Editora Veloso

  A moção foi ainda subscrita pelos vereadores Eduardo Fortes (PSDB) e   Miriam Lustosa (MDB), sendo aprovada por unanimidade.  Jair Souza destacou a importância da obra do professor Plínio Sabino Sélis para o cenário literário, em especial, para Gurupi, já que faz uma abordagem considerada interessante pelo parlamentar, sobre assuntos relacionados com a Capital da Amizade.

 “Não só por sua obra, mas por tudo que o professor Plínio representa para a literatura e a educação do Tocantins, é merecedor do reconhecimento público por parte desta Casa de Leis”, argumentou Jair Souza.

 Agradecimentos

Sensibilizado, Plínio Sabino de Selis agradeceu a Deus pela homenagem recebida da Câmara de Gurupi, principalmente, pelo aval de todos os vereadores que aprovaram a Moção de Aplausos. Também agradeceu ao vereador Jair Souza que teve essa iniciativa. “Sinto-me gratificado por esta homenagem que serve, também, de grande incentivo na minha carreira literária, que, por enquanto, registra a publicação de dois livros, mas outros, certamente viram, brevemente”, afirmou o professor.

  Sobre o homenageado

Plinio Sabino Sélis é Pós-Doutorando em Psicologia pela Universidad John Kennedy, na Argentina; Doutor em Ciências da Educação, pela Universidad Evangélica del Paraguay, além de Mestre em Educação, pela Universidade do Oeste Paulista e Especialista em Avaliação Institucional pela Universidade de Brasília, dentre outras especializações. É professor efetivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT),  e do Centro Universitário Unirg.  Integra os quadros de Membro Efetiv o da Academia Gurupiense de Letras (AGL).

 No ano passado publicou o livro “ACUSO, mas DEFENDO” (Ed. Veloso), em parceria com o professor universitário e causídico Ubiratã Silvestre Pereira, coadjuvado por três eméritos juristas, os professores Manoel Bonfim Furtado Correia (in memoriam), Plínio Pinto Teixeira (in memoriam), e Sady Antonio Boessio Pigatto.

  Zacarias Martins/Ascom Ver. Jair Souza

Vereador André Caixeta reivindica máquina de perfuração de poço artesiano para assentamentos

por Ascom publicado 21/06/2018 09h50, última modificação 21/06/2018 09h50
Visando garantir o atendimento da reivindicação, André Caixeta (PSB) protocolou requerimento destinado ao secretário de Produção e Meio Ambiente e Cooperativismo do Município e fez indicação ao prefeito Laurez Moreira.
Vereador André Caixeta reivindica máquina de perfuração de poço artesiano para assentamentos

Imagem: Josy Donato

Caixeta defendeu a importância da agricultura familiar para o município e acredita que os poços artesianos facilitarão o trabalho dos agricultores familiares, principalmente em períodos de estiagem.  “Sabendo dessa importância é necessário que o município incentive essa atividade fundamental para nossa região e busque fornecer recursos e maquinários necessários para realização do trabalho desses pequenos agricultores no campo”.

O vereador defende ainda que tendo uma perfuratriz à disposição do município facilita a vida dos pequenos produtores rurais, conforme a necessidade, “visto que quase todos não possuem condição para pagar uma empresa para abrir um poço artesiano em sua terra, pois o custo não é barato, e durante o período de estiagem muitos são prejudicados e têm como consequência a redução na produção de suas hortaliças”.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado a Secretaria de Produção e Meio Ambiente, já a Indicação foi encaminhada ao prefeito de Gurupi e aguarda um posicionamento.

Copa do Mundo: expediente desta sexta será a partir das 14h

por Ascom publicado 21/06/2018 10h45, última modificação 21/06/2018 10h43
Presidente da Câmara assinou ato decretando mudança no expediente da Casa nos dias em que os jogos da seleção brasileira ocorrerem pela manhã.
Copa do Mundo:  expediente desta sexta será a partir das 14h

Divulgação

Conforme decreto assinado pelo presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB), nos dias em que os jogos da seleção brasileira ocorrem pela manhã, o atendimento ao público e expediente dos servidores da casa terá início às 14 horas.

“Nosso horário normal de funcionamento é até às 13h, portanto no dia em que os jogos ocorrerem a tarde, o expediente e atendimento ao público será normal, encerrando as 13h”.

Ainda conforme o documento, será permitida a utilização de camisetas e símbolos da Copa da Mundo ou ornamentações que representem patriotismo e apoio a seleção brasileira, “desde que não prejudiquem o desenvolvimento das atividades normais observado a sua especialidade e atendimento ao público e não configurem promoção pessoal o partidária”.

Vereador Claudio do Trevo comemora entrega de nova ambulância e reforma de posto de saúde no Povoado Trevo da Praia

por Ascom publicado 25/06/2018 11h30, última modificação 25/06/2018 11h32
A comunidade do povoado deve receber na próxima quinta-feira, 28, uma ambulância nova e também o posto de saúde reformado.
Vereador Claudio do Trevo comemora entrega de nova ambulância e reforma de posto de saúde no Povoado Trevo da Praia

Imagem: Josy Donato

O vereador Claudio do Trevo vem defendendo desde o ano passado, por meio de requerimentos apresentados durante as sessões legislativas destinadas ao secretário Municipal de Saúde, a reforma da Unidade Básica de Saúde e também a disponibilização de uma nova ambulância para atender a comunidade do povoado Trevo da Praia, localizado cerca de 70 km de Gurupi.

“O postinho de saúde atende os casos mais simples, como uma consulta, vacinas, mas quando as pessoas necessitam de um atendimento urgente tem que vir pra Gurupi, então é a ambulância que recorrem, e esse veículo tem que estar à disposição e em bom estado”, explicou o parlamentar.

Segundo Claudio do Trevo a ambulância que atualmente atende a região já é antiga e está em mau estado de conservação “podendo deixar a população sem transporte médico adequado a qualquer momento, visto que muitas vezes é preciso se deslocar a Gurupi cerca de quatro vezes ao dia, então é de suma importância que seja um veículo em bom estado e confiável e a comunidade estava preocupada com a situação da antiga ambulância”.   

O vereador comemora também a reforma do posto de Saúde concluída recentemente. “A comunidade fica muita agradecida pelo esforço do prefeito em atender a demanda da saúde daquela região”, disse Claudio.

Sessão Itinerante

Todos os anos a Câmara Municipal de Gurupi realiza sessão itinerante no povoado Trevo da Praia. Este ano a sessão acontece na próxima quinta-feira, 28, às 9h.  “Aproveitamos para convidar a comunidade para participar da sessão que é de grande importância para a comunidade, inclusive para conhecer um pouco do trabalho do legislativo e também das reivindicações que temos feito para o povoado”, concluiu o vereador.

Eduardo Fortes propõe a denominação da Unidade Básica de Saúde do loteamento Campo Bello de Gurupi de Samuel Pereira da Silva Reis (Samuca)

por Ascom publicado 26/06/2018 09h11, última modificação 26/06/2018 09h11
O intuito é homenagear o gurupiense Samuel Pereira da Silva Reis, conhecido carinhosamente como Samuca
Eduardo Fortes propõe a denominação da Unidade Básica de Saúde do loteamento Campo Bello de Gurupi de Samuel Pereira da Silva Reis (Samuca)

Foto: Fernanda Dias

Samuel Reis morreu precocentemente aos 34 anos no último dia 08, no Hospital Regional de Gurupi após complicações cirúrgicas, o vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou no último dia, 19, em sessão ordinária o Projeto de Lei que dispõe sobre a denominação da Unidade Básica de Saúde do loteamento Campo Bello de Samuel Pereira da Silva Reis (Samuca). O Projeto de Lei passará pelas análises das comissões da Casa.

Nascido em 05 de janeiro de 1983 em Gurupi, filho do Ex-Vereador Dalvino Reis e Dirani Pereira da Silva Reis, irmão de: Syro Gledson, Marcos, Ana Cleide e Lucas, Samuel Reis era conhecido por suas postagens nas redes sociais, pelas divulgações de comidas típicas da região e querido entre amigos e familiares, o instrutor de autoescola, Samuel era de grande influência político social.

“Ele sempre defendia os interesses em benefícios da cidade de Gurupi, tinha um lastro de amizade muito grande, o qual influenciava suas ideias e conceitos” disse Eduardo Fortes.

 

Fernanda Dias/Ascom Ver. Eduardo Fortes

Trevo da Praia recebe sessão itinerante nesta quinta

por Ascom publicado 27/06/2018 09h13, última modificação 27/06/2018 09h13
Todos os anos no mês de junho os moradores do Povoado Trevo da Praia aguardam ansiosos pela sessão itinerante, que acontece geralmente na última semana do mês de junho.
Trevo da Praia recebe sessão itinerante nesta quinta

Arquivo

Neste ano os vereadores se deslocarão para o Povoado Trevo da Praia nesta quinta-feira, 28, onde realizarão a última Sessão Ordinária deste semestre, prevista para iniciar às 9 horas, e ocorrerá no barracão da Associação dos Moradores do povoado.

 A sessão itinerante no Povoado Trevo da Praia é prevista em Lei e acontecem todos os anos no mês de junho, na mesma semana em que os moradores do distrito estão comemorando o tradicional “festejo do Divino Pai Eterno”.

O vereador Claúdio do Trevo (PSB), que é do povoado e sempre tem apresentado vários requerimentos com demandas daquela comunidade ressalta a importância da sessão itinerante para a comunidade do Trevo da Praia. “É a oportunidade que a comunidade tem de ser ouvida e também de saber o que o Legislativo tem feito pelo região, além de ver de perto uma pequena parte do trabalho do da Câmara Municipal”, destacou. 

Na pauta serão discutidos e apresentados requerimentos que atendam demandas da região. A Sessão Ordinária será aberta a participação dos moradores do povoado e região, que foram previamente convidados pela Câmara.

 

Sessão Itinerante no Trevo da Praia: Vereadores votam requerimentos destinados a atender demandas do povoado

por Ascom publicado 29/06/2018 09h20, última modificação 29/06/2018 11h47
Representantes da comunidade também foram ouvidos durante a sessão ordinária que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28.

Foi a última sessão ordinária desse semestre da Câmara Municipal de Gurupi, e aconteceu no Barracão da Associação de Moradores do Povoado Trevo da Praia. Moradores da comunidade e região acompanharam o trabalho dos vereadores. A sessão itinerante naquele povoado acontece todos os anos no mês de junho, e é resultado de um Projeto de Lei (PL) aprovado há mais de dez anos.

Durante o expediente, foram votados e aprovados 27 requerimentos, 8 indicações ao executivo municipal, lidos 5 projetos de Leis de autoria do executivo,  1 de autoria do vereador sargento Jenilson e 1 oriundo da Mesa Diretora da Casa.

Requerimentos e indicações

  Saúde

O vereador André Caixeta (PSB) apresentou dois requerimentos destinados ao secretário municipal de saúde em que solicita providencia para realização de palestras sobre combate e prevenção ás drogas e também a disponibilização de atendimento psicológico semanal para a comunidade do povoado.

Wendel Gomides (PDT) solicitou também a secretaria de saúde que disponibilize um médico oftalmologista para realizar atendimento no posto de saúde do Trevo da Praia.

O vereador que é da comunidade, inclusive carrega em seu nome político parte do nome do povoado, Claudio do Trevo (PSB), foi o que mais apresentou requerimentos. Dentre eles, solicitou que a pasta da saúde realize um mutirão de atendimento para prevenção e promoção da saúde na comunidade.

Infraestrutura

As demandas mais apresentadas foram da área da infraestrutura. O vereador Ivanilson Marinho (MDB) teve requerimento aprovado em que pede a deputada Federal Josi Nunes (MDB) que inclua no orçamento do Ministério da Educação a cobertura da quadra poliesportiva Benevenuto Alves Moreira, do povoado. Marinho também defendeu a regularização fundiária dos imóveis irregular da região.

Também a deputada Josi Nunes, Claudio do Trevo destinou requerimento pedindo emenda parlamentar para pavimentação asfáltica das ruas. O vereador e presidente da Mesa Diretora, Valdônio Rodrigues (PSB) requereu que o secretário de infraestrutura solicite estudos para alargamento e encascalhamento das estradas vicinais do município.  

Todos os requerimentos foram votados e aprovados por unanimidade e serão encaminhadas as pastas responsáveis. Dentre as indicações feitas ao prefeito de Gurupi estão: a instalação de Wifi e sinal de TV digital, revitalização do Posto Policial.

Ordem do dia

Na ordem do dia foram votados quatro Projetos de Leis, todos do Executivo, uma Moção de Pesar, proposta pelo vereador Eduardo Fortes, pela morte de Samuel Reis (muito conhecido em Gurupi como Samuca, filho do ex-vereador Dalvino Reis) falecido no último dia 08 após complicações cirúrgicas.  E duas Moções de aplausos, propostas pelo vereador sargento Jenilson, com intuito de homenagear o empresário Marcelo Antônio Leão e o professor Wilker Souza Saraiva.

 Dentre os Projetos de Lei, votado e aprovado por maioria absoluta, com voto contrário do vereador Sargento Jenilson, o PL 05/2018 que altera e revoga dispositivos da à Lei Municipal n. 827, de 21 de dezembro de 1989, no artigo 13 que se refere sobre idade mínima e máxima para ingresso em concursos públicos do município. Jenilson também votou contra o projeto  012/2018 , do executivo,  que dispõe sobre os contratos por tempo determinado. .

Outro proposta de Lei aprovado 013/2018, do executivo, em que autoriza o Poder Executivo a tomar empréstimo junto a Caixa Econômica no valor de 19 milhoes.

 

Câmara realizou sessão extraordinária para votar projetos de Leis antes de recesso parlamentar

por Ascom publicado 29/06/2018 14h53, última modificação 29/06/2018 14h53
Foram votados na manhã desta sexta-feira, 29, 05 Projetos de Leis (PL) de autoria do Executivo.

 Após serem aprovados pelas comissões os projetos de Leis foram votados durante a sessão extraordinária da manhã de hoje. O primeiro a ser votado foi o PL 014/2018 que dispõe sobre a criação de um cadastro de serviço voluntário no município de Gurupi e foi aprovado  por maioria absoluta com voto do contrário do vereador Sargento Jenilson (PRTB.  

O PL 015/2018 também foi aprovado por maioria absoluta e acrescenta o inciso 11 no artigo 1º da Lei 2.365/2017, para regulamentar doação de área ao Instituto Gurupi Prev. O vereador Sargento Jenilson (PRTB) votou contrário e questionou o PL. 

“Possuem recursos próprios, e porque eles mesmo não adquirem seu terreno próprio, até para fomentar o comércio local, hoje a Câmara Municipal tem uma necessidade muito maior, visto que paga um aluguel de aproximadamente 20 mil reais por mês, enquanto que o Gurupi Prev tem um prédio cedido pelo município e não possui gasto com aluguel”.

Ciência e tecnologia

Esteve em pauta também o PL 016/2018 para diminuir para 13 a quantidade de membros do Conselho Municipal de Ciência Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (COMCITIE) e aumentar para 7 o número de membros do comitê executivo do fundo (FUMCITIE), além de substituir a participação da Secretaria Municipal de Administração pela da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, o qual foi aprovado por unanimidade.

UnirG

A fundação UnirG também esteve em pauta, quando foram votadas duas propostas de Leis referente a entidade. Uma trata sobre alteração da Lei Municipal 2.371/2018, sobre o novo programa de financiamento estudantil da fundação, que altera o inciso 1º do artigo 1º (que estima a renda bruta familiar para ter direito ao programa) e 3º (beneficia no ato da matrícula) e acrescenta o artigo 4ª que denomina o nome do programa de Crediunirg Plus. Veja integra do PL 017/2018, também aprovado por unanimidade.

Projeto 18/2018 para autorizar contratação de Procurador Jurídico em caráter temporário para a instituição, foi aprovado por maioria absoluta, após ter pedido de vista, feito pelo vereador Sargento Jenilson, que manifestou voto contrário, e teve pedido de vista negado.  

Os projetos aprovados serão encaminhados ao executivo municipal para sansão.

Recesso

A Câmara Municipal estará de recesso neste mês de julho, funcionando apenas os serviços administrativos.

Aprovado Projeto de Lei que obriga uso do taxímetro em Gurupi

por Ascom publicado 08/08/2018 11h45, última modificação 09/08/2018 10h29
Atendendo exigência do Ministério Publico Estadual (MPE) o Projeto de Lei de autoria do Executivo, que tramitava na Câmara Municipal de Gurupi desde dezembro 2017, foi votado.
Aprovado Projeto de Lei que obriga uso do taxímetro em Gurupi

divulgação

Após passar pelas comissões o Projeto de Lei (PL) 059/2017 foi votado na manhã desta quarta-feira, 08, e aprovado por unanimidade com duas emendas aditivas e duas modificativas. A primeira votação ocorreu na Sessão Ordinária e a segunda e terceira, na primeira Sessão Extraordinária deste mês.

Uma das emendas aditivas foi acrescentada no artigo 2º um 4º parágrafo para que sejam reservadas 10% das vagas para condutores com deficiência, cujo autor da proposta é o vereador Ivanilson Marinho (MDB), presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, que também apresentou proposta de emenda modificativa para garantir que 10% dos táxis possuam acessibilidade.

Já o vereador Ataíde Leiteiro (PPS), que preside a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização, aditou os artigos 1º e 3º para que pessoas jurídicas também possam explorar o serviço na cidade e no artigo 17º aumentou o prazo para 180 dias para que os taxistas se adequem as novas regras (após sanção do projeto). Também foi modificado o parágrafo 1 do artigo 2º, onde previa 1 taxista para cada 800 habitantes, passou a ser 1 para 1000.

Segundo o taxista Brasil da Rocha que acompanhou a votação, a regra do uso do taxímetro pode incentivar o aparecimento de taxistas clandestinos. “O povo de Gurupi não está acostumado com o uso do taxímetro e isso pode prejudicar o nosso trabalho e ainda influenciar a clandestinidade, mas temos que obedecer o Ministério Público e nos adequar uma Lei Federal que determina isso”.

O PL será encaminhado nesta quinta-feira, 9, ao Executivo para ser sancionado. 

Outros assuntos

Durante a sessão desta quarta foram apresentados dois Projetos de Leis oriundo do Legislativo. O vereador Jair Souza (MDB) apresentou PL 65/2018, cuja finalidade é estabelecer no município de Gurupi uma Política de Prevenção à violência contra Educadores.

“As agressões sofridas por educadores vêm se tornando cada vez mais frequentes e graves no cotidiano das escolas brasileiras, então esse Projeto busca, por meio de um enfoque educativo, coibir tais ações que prejudicam de forma efetiva o processo educacional”, explanou o parlamentar. O PL ainda será analisado pelas comissões.

Já a vereadora Mírian Lustosa (MDB) levou ao plenário uma proposta de Lei visando implantar um cemitério de animais de estimação no município de Gurupi. “ É comum ao sair de Gurupi nas estradas vicinais, animais mortos jogados pelo seus donos as margens da rodovia, é uma questão de saúde pública, devido ao mau cheiro gerado pela decomposição ou até uma doença que poderá ser transmitida”, justificou a vereadora.

Requerimentos

Foi votado e aprovado, subscrito por todos os vereadores, requerimento do vereador Ivanilson Marinho (MDB), em que solicita a regularização fundiária de imóveis em situação irregular do Jardim Medeiros.

Wendel Gomides (PDT) solicitou a informatização do sistema de saúde do município. “ Esse sistema usado hoje já está ultrapassado, é precisa informatizar para dar mais agilidade aos atendimentos”.

Um requerimento do vereador Sargento Jenilson (PRTB) em que solicita a pavimentação asfáltica da pista do Clube de Aeromodelismo e Gurupi foi aprovada. Durante a sessão o vereador Ivanilson Marinho sugeriu uma reunião com o Executivo Municipal e o Secretário de Infraestrutura para tratar sobre o assunto e resolver o quanto antes.

Acesse AQUI a pauta completa dos assuntos discutidos nesta 2º Sessão Ordinária do mês de agosto. As próximas Sessões Ordinárias deste mês estão previstas para os dias 20, 21, 22 e 23.

André Caixeta defende que mais escolas sejam transformadas na modalidade “tempo integral”

por Ascom publicado 09/08/2018 10h35, última modificação 09/08/2018 10h35
Por meio de requerimento votado e aprovado nesta última quarta-feira, 08, o vereador pediu elaboração de estudos para verificar a viabilidade.
André Caixeta defende que mais escolas sejam transformadas na modalidade “tempo integral”

Imagem: Josy Donato

A proposta do vereador André Caixeta (PSB) é para que as escolas Domingos Barreira Amorim e Professor Valnir de Sousa Soares, localizadas no setor Jardim dos Buritis e Jardim Medeiros respectivamente, sejam transformadas na modalidade de Escola de Tempo Integral.

Caixeta defende que passando mais tempo na escola o jovem poderá ter um ensino de melhor qualidade, além de reduzir o índice de jovens envolvidos com a criminalidade.

“ A educação  tem como proposta principal garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural-, dessa forma creio que proporcionará aos meninos e meninas inseridos nesse modelo melhores oportunidades profissionais, onde não terão tempo para se envolverem na criminalidade, mas pelo contrário um impulso para se tornarem cidadãos de bem”, argumentou o parlamentar.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao Secretário Municipal de Educação.

Pagamento na conta para comemorar o Dia dos Pais

por Ascom publicado 10/08/2018 14h45, última modificação 10/08/2018 14h56
Neste domingo, 12, é comemorado o Dia dos Pais em todo o Brasil. E para que os servidores da Câmara possam presentear ou comemorar esta data especial, o salário do mês de agosto já foi depositado na conta dos colaboradores.
Pagamento na conta para comemorar o Dia dos Pais

montagem/divulgação

Foi realizado na tarde desta sexta-feira, 10, o pagamento salarial aos servidores da Câmara Municipal de Gurupi. O salário normalmente é pago no dia 20º dia útil do mês, no entanto o presidente da Casa, Valdônio Rodrigues (PSB), especialmente em vésperas de algumas datas especiais libera o pagamento antecipado.

“O motivo principal é que os servidores podem comemorar esta data com mais tranquilidade, podendo presentear seus pais, ou comprar um presente para o seu filho entregar para o pai, mas também movimenta o comércio local e isso é muito importante para a cidade”, esclareceu o presidente e aproveitou para desejar um feliz Dia dos Pais a todos os pais.

César da Farmácia comemora aquisição de máquinas para fabricação de fraldas descartáveis

por Ascom publicado 13/08/2018 11h47, última modificação 13/08/2018 11h47
Esse é um pedido feito pelo parlamentar à Secretaria Municipal de Saúde, em setembro do ano passado (2017) por meio de requerimento votado e aprovado em plenário.

A Secretaria da Saúde de Gurupi já divulgou a realização de licitação para compra de maquinário visando fabricar fraldas descartáveis e absorventes.

 Atendendo o Requerimento nº 388/2018, de autoria do vereador César da Farmácia (DEM), em que solicitou ao Secretário de saúde, Vânio Rodrigues, a aquisição de maquinário para fabricação de fraldas descartáveis, a secretaria Municipal de Saúde por intermédio do         Fundo Municipal de Saúde  tornou público a realização de licitação na modalidade pregão sob o nº 022/2018, cujo objetivo é a aquisição de Máquina para confecção de fraldas geriátricas, infantis e absorventes.

 “Agradeço a sensibilidade desta administração, em atender ao nosso requerimento com tanta presteza”, disse César da Farmácia.

 Assessoria ver. César da Farmácia

Eduardo Fortes apresenta projeto que prevê implantação do uso de energia solar em órgãos públicos de Gurupi

por Ascom publicado 14/08/2018 09h54, última modificação 14/08/2018 09h54
Na 1° sessão ordinária do mês de agosto dia, 07, o vereador Eduardo Fortes (PSDB) apresentou o Projeto de Lei sob n° 62/2018 que dispõe sobre a implantação do uso de energia solar em bens imóveis, logradouros públicos e sinalização semafórica do município de Gurupi.
Eduardo Fortes apresenta projeto que prevê implantação do uso de energia solar em órgãos públicos de Gurupi

Foto: Fernanda Dias

O edifício público é um imóvel especialmente construído ou adaptado para abrigar serviços administrativos ou outros destinados a servir o público. Incluem-se nesta categoria as sedes administrativas, as escolas, hospitais, entre muitos outros tipos de edifícios.

De acordo com o projeto de lei, justifica pela necessidade do uso consciente das fontes de energia em nossos tempos e pela necessidade do poder público ser exemplo para todos os cidadãos.

Tem como objetivo instalar sistema de energia solar, quando da sua construção, ampliação ou reforma, para geração de iluminação nos ambientes internos e externos. Em Palmas, já tem este projeto e se encontra implantado, tendo uma economiza de energia elétrica para os cofres públicos.

“Há um elevado consumo de energia nos órgãos públicos em geral. O uso de energia solar propiciará a economia de energia elétrica, levando a uma economia financeira. Este recurso economizado poderá ser usado em outras necessidades de nossos cidadãos. Portanto, peço apoio aos nobres vereadores para aprovação do presente projeto de Lei que passará pelas comissões”, discursou Eduardo Fortes.

 Fernanda Dias/Ascom ver. Eduardo Fortes

Gurupi deve contar com política de prevenção à violência contra educadores

por Ascom publicado 20/08/2018 09h36, última modificação 20/08/2018 09h36
O Projeto de Lei regulamentando o tema é de iniciativa do vereador Jair Souza (MDB).
Gurupi deve contar com política de prevenção à violência contra educadores

Foto: Zacarias Martins

Agressões sofridas por educadores vêm se tornando cada vez mais frequentes e graves no cotidiano das escolas brasileiras. Tais agressões não se configuram somente no aspecto físico, sendo registrados números significativos de agressões verbais, furtos e vandalismo, entre outras manifestações de violência.

 Esses foram os motivos que levaram o vereador Jair Souza (MDB), apresentar um Projeto de Lei na sessão ordinária da Câmara Municipal de Gurupi, realizada na manhã desta quarta-feira, (08), que pretende instituir a política de prevenção à violência contra educadores.  

 De acordo com o parlamentar, o objetivo é estimular a reflexão acerca da violência física e moral cometida contra educadores no exercício de suas atividades acadêmicas e educacionais nas escolas e comunidades, além de implementar medidas preventivas, cautelares e punitivas para situações em que educadores, em decorrência do exercício de suas funções, estejam sob risco de violência que possa comprometer sua integridade física e moral.

 “As atividades voltadas à reflexão e combate à violência contra os educadores serão organizadas conjuntamente pelo Poder Executivo, por entidades representativas dos profissionais da educação, conselhos deliberativos da comunidade escolar, entidade representativas de estudantes, e deverão ser direcionadas a educadores, alunos, famílias e à comunidade em geral”, explicou Jair Souza.

 O parlamentar argumentou, ainda, que o tema da violência nas escolas vem ganhando maior relevância em um contexto em que, como ocorre na sociedade brasileira, a violência fora ou no entorno da escola cresce de forma significativa. “A situação chegou a tal ponto que é hora de propor um pacto em favor da educação, pedra fundamental do desenvolvimento cultural, social e econômico do país, começando pela defesa dos professores e demais educadores”, assevera o parlamentar.

 “Na tentativa de enfrentar as agressões a que são acometidos os educadores, este Projeto de Lei busca, através de um enfoque educativo, coibir tais ações que prejudicam de forma efetiva o processo educacional”, finalizou o vereador Jair Souza.

Zacarias Martins/Ascom Ver. Jair Souza (MDB)

Ações do documento