Agosto Lilás: vereadora Diane da Vitória dos Bichos destaca compromisso no combate à violência contra a mulher
Última atualização em 07 agosto 2025 às 12h13

Por: Assessoria de imprensa da veradora
Em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a vereadora Diane da Vitória dos Bichos subiu à tribuna da Câmara Municipal de Gurupi vestindo a cor símbolo da campanha para reforçar a importância do engajamento do Legislativo no combate aos crimes de gênero. A parlamentar, que também atua como servidora concursada do Tribunal de Justiça do Tocantins, com lotação na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Tribunal do Júri, tem feito da pauta feminina uma das prioridades de seu mandato.
Durante o discurso de abertura dos trabalhos legislativos do segundo semestre, Diane fez um veemente repúdio ao caso brutal ocorrido no Rio Grande do Norte, em que uma mulher foi espancada com mais de 60 socos no rosto, sofrendo desfiguração facial e inúmeras sequelas emocionais. O agressor foi indiciado por tentativa de feminicídio. “Trata-se de um crime bárbaro que não pode passar despercebido por nenhuma autoridade pública. Enquanto sociedade, precisamos garantir que a justiça seja feita e que mulheres estejam seguras para viver sem medo”, afirmou.
Em sua fala, a vereadora também enalteceu o trabalho dos serventuários da justiça, destacando a excelência da atuação da Comarca de Gurupi, que hoje apresenta os melhores índices de celeridade do estado no julgamento de casos envolvendo violência doméstica e crimes dolosos contra a vida.
De acordo com os dados oficiais, Gurupi tem se consolidado como referência estadual no enfrentamento à violência contra a mulher:
- O tempo médio de concessão de medidas protetivas foi de 1,3 dia entre 2023 e 2024, chegando a apenas 0,6 dia em 2024, enquanto a média estadual é de 2,2 dias.
- O tempo médio de julgamento de feminicídios em Gurupi é de 574 dias, contra 1.031 dias no Tocantins.
- No julgamento de outros crimes, Gurupi apresenta média de 238,9 dias, bem abaixo da média estadual de 572,9 dias.
- Em 2024, foram 395 medidas protetivas deferidas e 1.432 processos distribuídos à Vara de Violência Doméstica e Júri.
Os números comprovam o compromisso da Comarca com a celeridade e a proteção das vítimas. Ainda assim, a Vereadora Diane pontua que sempre há espaço para avançar ainda mais, especialmente na ampliação da rede de apoio, na integração entre os órgãos e no acolhimento humanizado às mulheres em situação de violência.
A visita institucional do Juiz de Direito Jossaner Nery, titular da Vara de Combate à Violência Contra a Mulher de Gurupi, ao Gabinete da Vereadora, reforçou o alinhamento entre os poderes no enfrentamento à violência de gênero. Diane parabenizou o Magistrado pela condução exemplar e pela celeridade nos processos, reconhecendo publicamente o papel essencial do Judiciário local para a proteção das vítimas.
Com um histórico de atuação jurídica e sensibilidade social, a Vereadora reafirmou seu compromisso com as mulheres de Gurupi e destacou que sua trajetória profissional na Justiça estadual a capacita para defender com conhecimento e responsabilidade as pautas de proteção às vítimas.
“A defesa das mulheres não é uma bandeira apenas do mês de agosto. É um compromisso permanente do nosso mandato. Seguiremos lutando com amor, trabalho e renovação por uma Gurupi mais segura, justa e humana para todas”, concluiu.