Vereadores de Gurupi reforçam compromisso com políticas públicas para a primeira infância durante encontro do TCE no programa “De Olho no Futuro”
Última atualização em 28 setembro 2025 às 17h49

Adriana Castelo Branco/Ascom Câmara de Gurupi
O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), em parceria com a Prefeitura de Gurupi, promoveu neste sábado (27), o quarto encontro do Programa “TCE de Olho no Futuro”, voltado ao debate sobre políticas públicas para a primeira infância. O evento aconteceu das 8h às 17h, no Centro de Ensino Médio de Gurupi, localizado na Avenida São Paulo, entre as ruas 5 e 6, reunindo autoridades estaduais, representantes municipais e a comunidade local.
Entre os presentes estiveram a prefeita Josi Nunes, o vice-prefeito Adailton Fonseca, vereadores da Câmara Municipal de Gurupi – presidente Ivanilson Marinho, Leda Perini, Célia Lima, Walter Coelho, Jair do Povo, Rodrigo Maciel, Ronaldo Lira e Colemar da Saborelle – além de conselheiros do TCE e lideranças da sociedade civil.
Durante a abertura, o presidente do TCE-TO, conselheiro Alberto Sevilha, destacou a importância da integração entre os órgãos e a sociedade: “Esta iniciativa é de suma importância. Todos os órgãos precisam estar integrados. Estamos tentando mostrar para a população que não tem como fazer nada sozinho, por isso este evento conta com tantos parceiros.”
A prefeita Josi Nunes ressaltou a parceria institucional em prol da infância: “A Prefeitura e a Câmara são parceiras. Vem monitorar e resolver alguns problemas, e nós estamos de braços abertos para pensar e repensar essas políticas públicas. Quero aqui parabenizar a Câmara, que tem promovido ações em defesa da igualdade da primeira infância e de todas as crianças.”
O presidente da Câmara Municipal, Ivanilson Marinho, reforçou a necessidade de discutir recursos e orçamento para atender às demandas: “É muito importante dizer que o município sozinho não consegue. Hoje gastamos 5% do Fundeb no pagamento da folha, falta muita coisa. Há necessidade de rediscutir o orçamento do Estado, e que este evento possa contribuir para esse debate em benefício da primeira infância. Estamos à disposição do Tribunal para tratar desse tema.”
Ele também pontuou que é necessário rediscutir as prioridades do orçamento estadual, lembrando que, em 2025, o secretário Dimas afirmou que foram gastos cerca de R$ 200 milhões em shows, enquanto ainda faltam políticas públicas estruturantes para a primeira infância.
O evento marcou mais um passo do TCE-TO na construção de ações voltadas ao desenvolvimento infantil, promovendo diálogo entre gestores públicos, parlamentares e sociedade para fortalecer políticas públicas efetivas na área.