Adriana Castelo Branco/Ascom Câmara de Gurupi

Na manhã desta quinta-feira (04), parlamentares do Legislativo gurupiense participaram da abertura da programação da Semana Cívica da Independência do Brasil, realizada na Escola Municipal de Tempo Integral Elizeu de Carvalho, localizada no setor Industrial. O objetivo do evento foi proporcionar aos alunos conhecimento sobre a data histórica e a importância da celebração que marca a independência do país.

A Escola de Tempo Integral Elizeu de Carvalho conta com 178 crianças matriculadas, distribuídas entre os níveis do maternal, Pré I e II, e do 1º ao 5º ano. A programação contou com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, que apresentaram diversas atividades culturais, como dança, contação de histórias, produção de texto (“A minha vivência na escola”), cantigas de roda, rimas (“De onde eu venho”), paródias e a apresentação da música Coco Babaçu, em homenagem a Genésio Tocantins. Também houve participação em Língua Inglesa, com o tema “Palavras Mágicas”, estimulando a vivência da paz.

O presidente da Câmara, vereador Ivanilson Marinho, destacou a importância da comemoração cívica. Parabenizo a diretora da escola pela festa que relembra a nossa história. É uma data de grande importância. A palavra ‘independência’ é forte e, por isso, deve ser sempre lembrada”, ressaltou.

A coordenadora da escola, Junieta Bispo de Souza, explicou a escolha pelo novo formato do evento.Todos os anos participávamos do desfile de 7 de setembro no centro da cidade. Este ano, resolvemos fazer na escola para dar mais oportunidades às famílias de prestigiar as apresentações”, afirmou.

O secretário municipal de Educação, Samuel Rodrigues, falou sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas durante a semana. Este é um momento importante de ato cívico. Durante todo o mês, trabalhamos o patriotismo com as crianças, e agora estamos na culminância do projeto”, disse.

A aluna Élida Arádia Santana dos S. Silva, de 11 anos, estudante do 5º ano, também comentou sobre a atividade. Gosto das apresentações dessa data porque nos fazem lembrar da nossa história”, relatou.

Também estiveram presentes os vereadores Matheus Monteiro, Célia Lima, Leda Perini e Débora Ribeiro, além de secretários municipais, professores e supervisores de ensino.