Por: Geovana Penha/ Ascom Câmara

Na manhã desta segunda-feira (15), foi realizada a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras da 2ª e 3ª etapas do Hospital Geral de Gurupi (HGG), marcando um novo capítulo na consolidação da saúde pública na região sul do Tocantins. A obra orçada em 103 milhões de reais, tem previsão de 36 meses de execução.

O evento contou com a presença do governador em exercício, Laurez Moreira, da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, do secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, da desembargadora Ângela Prudente, dos vereadores, além do presidente da Câmara Municipal, Ivanilson Marinho e outras autoridades estaduais e municipais.

As obras retomadas contemplam a finalização de áreas fundamentais para o pleno funcionamento do hospital, incluindo internações, centro cirúrgico, UTI, serviços de diagnóstico e apoio, imagiologia e serviços complementares como necrotério, assistência farmacêutica, laboratório, almoxarifado, cozinha, refeitório, lavanderia, infraestrutura técnica e setores administrativos. Além disso, o Governador anunciou a instalação de equipamentos de imagem para o hospital regional de Gurupi. Dentre eles, o tomógrafo computadorizado de 64 canais, raio-x fixo digital com mesa de exames com painel de detector de imagem digital integrado, processamento e visualização de imagens. Com isso, o HGG se aproxima de se tornar uma referência em atendimento hospitalar de média e alta complexidade para toda a região sul do estado.

O presidente da Câmara Municipal, Ivanilson Marinho, celebrou o momento e reforçou o papel do legislativo local:

“A Câmara tem sido parceira na busca por melhorias na saúde. Essa assinatura representa um avanço concreto e nos enche de esperança. Continuaremos acompanhando de perto para garantir que as obras sigam dentro do cronograma e atendam às necessidades do nosso povo”, declarou.

Durante a solenidade, o governador em exercício Laurez Moreira reforçou o compromisso do Governo com a saúde pública:

A retomada dessas obras é um compromisso com a vida e com a dignidade das pessoas. O Hospital Geral de Gurupi é uma obra esperada há muitos anos, e agora estamos dando um passo definitivo para sua conclusão. Nosso objetivo é entregar um hospital completo, moderno e capaz de atender com excelência todos os tocantinenses que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Laurez.

A prefeita Josi Nunes também destacou a importância do momento para o município:

“Hoje é um dia histórico para Gurupi. Essa é uma obra que representa um sonho coletivo, que envolve toda a população do sul do Estado. A parceria entre município, Estado e todos os poderes é fundamental para que possamos transformar esse hospital em uma realidade concreta de atendimento digno e humanizado”, disse a gestora.

O secretário estadual da Saúde, Vânio Rodrigues, pontuou o impacto positivo que a conclusão da obra terá no sistema de saúde do Tocantins:

“Estamos trabalhando para fortalecer a rede hospitalar de forma planejada e eficiente. A conclusão do HGG vai ampliar a oferta de leitos, cirurgias, exames e especialidades, contribuindo para desafogar outras unidades e atender com mais rapidez e qualidade quem precisa”, destacou o secretário.

Na ocasião, ainda foram entregues três viaturas para a polícia civil de Gurupi, entregas de kits do programa mesa farta para auxiliar agricultores familiares em situação de vulnerabilidade.

Com a retomada das obras, a expectativa é de que o Hospital Geral de Gurupi seja entregue à população com uma estrutura moderna, tecnológica e acolhedora, fortalecendo significativamente o atendimento público de saúde em toda a região.

Autoridades presentes: Governador em exercício, Laurez Moreira, Prefeita Josi Nunes, Desembargadora Ângela Prudente, Senador Irajá Abreu, Presidente da Câmara Municipal de Gurupi, vereador Ivanilson Marinho, demais vereadores: Matheus Monteiro, Leda Perini, Célia Lima, Colemar da Saborelle, Pedro Morais, André Caixeta, Marilis Fernandes, Valter Coelho, Rodrigo Maciel, Rodrigo Ferreira, Jair do Povo, Diane da vitória dos bichos, Ronaldo Lira, Secretário de Estado de Saúde Vânio Rodrigues, Presidente da AGETO Antônio Trabulsi Sobrinho.