Radar da transparência

História

É impossível falar de Gurupi sem associá-la à BR-153. Isso porque a história do município está intimamente ligada à construção da Belém-Brasília, marco do surgimento e desenvolvimento de muitas outras cidades, ao longo de sua extensão no antigo norte goiano.
Dados históricos dão conta que o fundador de Gurupi, Benjamim Rodrigues, chegou a procurar o engenheiro da rodovia, Bernardo Sayão, em Goiânia, para uma exposição de motivos de a mesma cortar as férteis terras recém-habitadas pela sua família e outros aventureiros.

A instalação definitiva do fundador de Gurupi na região se deu em 1952, ocasião em que concluiu a picada da rodovia projetada por Bernardo Sayão, até a estrada que ligava o município de Peixe a Porangatu; fez todo o levantamento da planta do município e construiu o primeiro comércio de Gurupi. A partir daí a paisagem do agreste foi dando lugar aos barracos de taipa dos novos moradores de várias outras localidades. A notícia do primeiro caminhão ao local já denominado de Gurupi é de setembro do mesmo ano, de propriedade do senhor Buta, que veio abastecer o comércio de Benjamim Rodrigues. A vocação para o comércio começou a partir desta data. Em pouco tempo a notícia se espalhou pelas regiões mais distantes e, com isso, atraiu interesses de moradores de outras localidades, como Porto Nacional, Peixe, Cristalândia, Dueré e Formoso do Araguaia.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Gurupi, pela Lei n.º 251, de 09-10-1956, com território desmembrado do distrito Brejinho de Nazaré, subordinado ao município de Porto Nacional.
Elevado à categoria de município com a denominação de Gurupi, pela Lei Estadual n.º 2140, de 14-11-1958, sendo desmembrado do município de Porto Nacional. Sede no atual distrito de Gurupi. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Municipal n.º 5, de 10-05-1963, é criado o distrito de Cariri e anexado ao município de Gurupi.

Pela Lei Municipal n.º 61, de 27-08-1963, é criado o distrito de Aliança do Norte e anexado ao município de Gurupi
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Gurupi, Aliança do Norte e Cariri.
A Lei Estadual n.º 10.439, de 10-01-1988, desmembra do município de Gurupi o distrito de Aliança do Norte, elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1991 o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.

Gurupi - TO

Fundação: 1959