Durante a reunião foi discutida a liminar da Justiça que restringe no município de Gurupi, aglomerações de equinos em eventos como cavalgadas, leilões e vaquejadas, devido ao foco da doença de mormo nos municípios vizinhos de Formoso do Araguaia, Sandolândia e Cariri do Tocantins.

Para o presidente da Câmara Municipal de Gurupi,  Valdônio Rodrigues, a reunião em Palmas foi muito produtiva, o presidente da Adapec Humberto Camelo, explicou que Gurupi em todas as propriedades fiscalizada e os exames realizados, não confirmaram nenhum caso da doença. “Com isso esperamos que as autoridades do Judiciário possam estar compreendendo a importância da cavalgada em Gurupi, um evento com décadas de  tradição”.

Valdônio também ressaltou que a cavalgada movimenta a economia do município. ”As pessoas compram roupas, calçados, acessórios, as lojas agropecuárias vendem equipamento como arreio, sela é uma cadeia muito grande. Gurupi desde o ano passado, está tendo prejuízos, com a não realização da cavalgada”.

Segundo o vereador Eduardo Fortes, a cavalgada de Gurupi, que antecede a festa agropecuária, é importante para aquecer a economia da cidade. “Queremos provar que Gurupi não tem nenhum foco de mormo, então fizemos um oficio junto com o deputado Mauro Carlesse, questionando a Adapec se foi constatado algum caso da doença no município, assim que recebemos a resposta, iremos encaminhar ao juiz”.

O vereador Jair Sousa expôs que está confiante que a Justiça, irá julgar favorável pedido para realização da cavalgada em Gurupi, porque já foi constatando que em Gurupi não possui caso da doença de mormo, e os únicos  casos registrados no Sul do Estado, foram nos municípios vizinhos (Sandolandia. Formoso e Cariri).