Por: Assessoria de imprensa

O vereador Matheus Monteiro apresentou requerimento solicitando esclarecimentos a Secretaria Estadual de Saúde, sobre o andamento do processo para emissão das carteiras de identificação destinadas a pessoas com fibromialgia. O documento também pede uma previsão concreta para o início da emissão das carteiras, que garantem a essas pessoas o direito ao atendimento prioritário em serviços públicos e privados, conforme determina a Lei Estadual Nº 3.989 de 22 de Julho de 2022.

Segundo o vereador, pacientes com fibromialgia enfrentam dificuldades diárias devido à natureza crônica e debilitante da doença, que provoca dores intensas e fadiga. “A criação dessa carteira de identificação é um passo fundamental para assegurar o respeito aos direitos dessas pessoas, especialmente no acesso mais ágil a atendimentos médicos e demais serviços essenciais”, destacou Monteiro.

Ainda de acordo com o parlamentar, muitas pessoas com fibromialgia têm buscado informações junto ao seu gabinete sobre o tema, demonstrando a urgência da medida. “Precisamos de transparência e celeridade nesse processo. Meu compromisso é acompanhar e cobrar para que essas carteiras saiam do papel o quanto antes”, afirmou.

A iniciativa reforça o compromisso do vereador com as pautas de saúde e inclusão, buscando garantir mais dignidade e qualidade de vida para os cidadãos que convivem com a fibromialgia.