Evento marcou também as comemorações dos 25 anos da AGL e reuniu autoridades, escritores e convidados em uma noite de homenagens e celebração à literatura gurupiense.

Ascom/ Câmara de Gurupi

Nesta sexta-feira (10), a Câmara Municipal de Gurupi foi homenageada pela Academia de Letras de Gurupi (AGL) com a Honraria Machado de Assis por mérito institucional, durante a cerimônia de posse dos novos membros da Academia. O evento, realizado no Sesc Parque Filó Moreira, também celebrou os 25 anos de fundação da AGL e reuniu autoridades, escritores, convidados e o público em geral em uma programação repleta de cultura, emoção e reconhecimento.

Durante a solenidade, o presidente da AGL, Jenilson Cerqueira, destacou a importância da data e o papel da instituição na valorização da literatura regional. “Celebrar 25 anos da Academia é celebrar a história da nossa cidade contada por meio da palavra, da arte e da cultura. Cada novo membro representa a continuidade desse legado”, ressaltou.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, também participou da cerimônia e parabenizou a Academia pela trajetória.“A Academia de Letras de Gurupi é um patrimônio cultural do nosso município. Ela preserva nossa identidade e incentiva o conhecimento e a arte. Parabenizo todos os escritores por contribuírem para essa história”, afirmou.

Entre os momentos mais marcantes da noite, o presidente da Câmara Municipal, Ivanilson Marinho, recebeu em nome do Legislativo gurupiense a Honraria Machado de Assis concedida pela AGL, mérito institucional em reconhecimento ao apoio contínuo da Câmara às ações culturais e literárias do município. Em seu discurso, Ivanilson expressou gratidão e destacou a importância do fortalecimento da cultura local.

“Recebo essa honraria com imensa alegria e em nome de todos os vereadores e servidores da Câmara Municipal de Gurupi. Esse reconhecimento nos motiva a continuar apoiando e incentivando as iniciativas que valorizam a literatura, a arte e o conhecimento, pilares essenciais para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o presidente.

O ponto alto da cerimônia foi a posse dos novos membros oficiais da AGL:
Angelina Mendes Coelho, Adriana Alves Castelo Branco, Donatila Bertola Rodrigues Rego, Isabelle Neves, Jenair Vicentini, Nilsem Santos e padre Vilmário Soares Lustosa.

A nova imortal Adriana Castelo Branco, publicitária, jornalista e assessora de comunicação da Câmara Municipal de Gurupi, expressou gratidão e emoção com a conquista. “É um momento de muita emoção e honra poder assumir uma cadeira na Academia de Letras da minha cidade. Vejo como uma oportunidade e uma responsabilidade de disseminar conhecimento e inspirar outras pessoas a seguir este caminho, especialmente por estar entre grandes mestres do saber”, declarou.

A noite também foi marcada pela entrega da Honraria Machado de Assis AGL 25 anos, concedida a diversos escritores por mérito literário, entre eles: Eliosmar Veloso, Luís Cláudio Barbosa, Neto Amorim, Ana Márcia Sousa Barros da Silva, Ednea Amancio Rezende, Jonair Barbosa Rocha, Gilberto Correia da Silva, Paulo Roberto Albuquerque Lim, Zacarias Gomes Martins, Antônio Farias da Silva (Palmares), Deusderes Alves Acácio, José Carlos Rodrigues da Silva, José Maciel de Brito, Marilde de Almeida Gomes, Juraci Pereira Teles, Roberto José Ribeiro, Olívia Sarmento Brito Lopes, André Gouveia e Plínio Sabino Sebis.

Houve ainda homenagens especiais nas categorias Mérito Artístico (Lucirez Amaral), Mérito Cultural (Chiquinho Chocolate) e Mérito Científico (Maria Welitânia de Oliveira e Talita Pereira).

A jornada literária começou às 15h, com a exposição e lançamento coletivo de obras literárias no hall do Sesc, acompanhados pela Banda CPM-TO. À noite, o público prestigiou o painel literário com o tema “Literatura contemporânea e os novos desafios na era digital”, mediado pela jornalista e mestre de cerimônias da UnirG, Letícia Melo. O debate contou com a participação da professora Maria Welitânia de Oliveira, secretária municipal de Cultura e Turismo Liliane Pagliarini, escritor e presidente da Academia Palmense de Letras, Orion Milhomem, coronel e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes dos Militares do Tocantins, Cléber Sobrinho, jornalista e empresário Cleber Toledo e professor e escritor Paulo Albuquerque, mestre em Comunicação e Sociedade e doutor em Ciências Jurídicas.

Encerrando as comemorações, a posse dos novos imortais simbolizou não apenas a renovação da Academia, mas também a continuidade de sua missão de promover e preservar a literatura e a cultura gurupiense.

O evento contou com apoio da Prefeitura Municipal de Gurupi, Câmara Municipal de Gurupi, Governo do Estado do Tocantins, Universidade de Gurupi (UnirG), Sesc, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.