Por Jairo Santos/Ascom Colemar da Saborelle

Com o objetivo de promover inclusão e conscientização, o vereador Colemar da Saborelle apresentou uma proposta junto à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A iniciativa propõe a confecção e distribuição do cordão de girassol como um símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas.

Aprovado em 15 de julho de 2023, o Projeto de Lei (PL) 5.486/2020 formaliza o uso deste acessório, que consiste em uma tira de tecido verde com desenhos de girassóis, como um meio de tornar mais visíveis as condições invisíveis que muitas pessoas enfrentam.

O cordão de girassol, também conhecido como colar de girassol, busca facilitar o reconhecimento as pessoas com deficiências ocultas, como surdez, autismo, deficiências cognitivas, entre outras. Junto com o cordão tem um crachá que pode ser identificado por aqueles que oferecem assistência.

Em vários países e em alguns municípios brasileiros, a fita com desenhos de girassóis já é utilizada como símbolo para pessoas com deficiências ocultas. O Vereador Colemar da Saborelle destaca a importância da viabilidade e confecção deste símbolo, não apenas tornará mais fácil a identificação das pessoas que enfrentam essas condições, mas também promoverá um ambiente mais inclusivo.