Vereador Colemar da Saborelle impulsiona iniciativa para implantação do Cordão de Girassol como símbolo de identificação de pessoas com deficiências ocultas
Última atualização em 08 maio 2024 às 08h41

Por Jairo Santos/Ascom Colemar da Saborelle
Com o objetivo de promover inclusão e conscientização, o vereador Colemar da Saborelle apresentou uma proposta junto à Secretaria de Assistência Social e Cidadania. A iniciativa propõe a confecção e distribuição do cordão de girassol como um símbolo de identificação para pessoas com deficiências ocultas.
Aprovado em 15 de julho de 2023, o Projeto de Lei (PL) 5.486/2020 formaliza o uso deste acessório, que consiste em uma tira de tecido verde com desenhos de girassóis, como um meio de tornar mais visíveis as condições invisíveis que muitas pessoas enfrentam.
O cordão de girassol, também conhecido como colar de girassol, busca facilitar o reconhecimento as pessoas com deficiências ocultas, como surdez, autismo, deficiências cognitivas, entre outras. Junto com o cordão tem um crachá que pode ser identificado por aqueles que oferecem assistência.
Em vários países e em alguns municípios brasileiros, a fita com desenhos de girassóis já é utilizada como símbolo para pessoas com deficiências ocultas. O Vereador Colemar da Saborelle destaca a importância da viabilidade e confecção deste símbolo, não apenas tornará mais fácil a identificação das pessoas que enfrentam essas condições, mas também promoverá um ambiente mais inclusivo.